sábado, 21 de junho de 2008

As surpresas da semana

1 - Informações sobre coberturas ajardinadas para ver aqui.

2 - Les 100 plus belles plages du monde.

3 - Um passeio imperdível: Fim de tarde no Cabo Espichel (12Km).

4 - Louis Vuitton Soundwalk.

5 - Descobri o blogue da Nanda que tem uma receitas simplesmente deliciosas e que pretendo ir experimentando.

6 - Ao vivo ainda é mais espantosa: Dellaria, Aquamarine.

7 - Pois... Já ouvi muitas pesssoas a queixaram-se também!

8 - Quando falamos nos direitos das mulheres (nomeadamente na celebração do Dia da Mulher) é para que se terminem as pressões, as violências/descriminações sobre as próprias. E possam ter o direito de serem livres e escolherem a sua vida.

9 - Adorei!

10 - Quinta do Agrinho (Gerês) - Turismo rural. Um site para visitar.

11 - Fotografias espectaculares!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Solstício de Verão
De 21 a 22 de Junho 2008
Estremoz, Centro de Ciência Viva de Estremoz - Convento das Maltezas
Constância, Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia - Centro de Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
Telf.: 268334285

"O solstício de Verão, que ocorrerá em Portugal às 0h59 do dia 21 de Junho, terá um conjunto de celebrações ao longo do fim-de-semana, numa iniciativa inédita, onde a ciência, o desporto, a música e os contadores de histórias vão conviver e recriar o que há mais de dois mil anos foi descoberto - o raio da Terra.
Foi no solstício de Verão, que marca também o início da estação estival no hemisfério Norte, que o sábio grego Eratóstenes, utilizando as sombras projectadas pelo Sol em dois locais do actual Egipto e cálculos geométricos muito simples, foi capaz de determinar o raio da Terra com uma extrema precisão.
Para comemorar este feito, os Centros Ciência Viva de Estremoz e de Constância e a Câmara Municipal de Estremoz resolveram associar-se num conjunto de actividades que vão permitir que jovens em todo o país, não só recriem a experiência de Eratóstenes, "mas também percebam que muitos dos avanços científicos que permitiram o desenvolvimento tecnológico actual resultaram mais da intuição genial de alguns cientistas do que de complicadas experiências ou do recurso a cálculos e equipamentos muito sofisticados", salienta o coordenador do Centro Ciência Viva de Estremoz, Rui Dias.
No sábado (dia 21), em vários locais públicos de todo o país, entre as 10h00 e as 15h00 irão ser realizadas medições relacionadas com a trajectória solar que serão disponibilizadas em tempo real na Internet. Entre as 15h00 e as 17h00, todos os locais que participam nesta actividade irão utilizar os dados recolhidos para a determinação de algumas das principais dimensões da Terra.
Para Rui Dias, também docente da Universidade de Évora, no ano em que se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra, "esta é sem dúvida uma forma de ficarmos a conhecer melhor o planeta onde habitamos".
Neste sentido, o culminar desta actividade coincide com uma volta em bicicleta ao "Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz", um dos quatro sistemas solares à escala existentes em todo o mundo. O início deste passeio científico está agendado para as 18h00 do dia 21, estando o fim previsto para as 13h00 de domingo (dia 22).
Pelo meio haverá um acampamento, em plena planície alentejana, onde haverá uma observação do céu nocturno orientada pelo professor Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância, música e contos com os astros."
Público

In site Guia do Lazer

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Museu do Oriente
Avenida de Brasília, Doca de Alcântara (Norte)

1300-598 Lisboa
Telf.: 21 358 52 44 / 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt
Horário: Diariamente das 10h às 18h, sexta-feira das 10h às 22h. Encerra à terça-feira.
Acesso livre às exposições sextas das 18h00-22h00.
Infra-estruturas: autocarro Carris nº 12 (Santa Apolónia-Museu do Oriente); comboio CP Cascais (Estação Alcântara-Mar)
http://www.foriente.pt

"Inaugurado no dia 8 de Maio de 2008, o Museu do Oriente, testemunho das relações históricas entre Portugal e a Ásia, materializa o objectivo da Fundação do Oriente desde a sua criação há 20 anos. As colecções que reúne permitem uma abordagem histórica, religiosa, antropológica e artística da cultura oriental.
O museu lococaliza-se num edifício projectado pelo arquitecto João Simões nos anos 40. A sua elegante arquitectura exterior foi devidamente conservada e revalorizada, mas já o seu interior foi drasticamente adaptado, num projecto a cargo do atelier Carrilho da Graça.
O museu conta com duas exposições permanentes (uma delas rotativa), uma exposição temporária, um auditório com 360 lugares que será palco de uma programação cultural, uma loja, uma cafetaria e um restaurante no quinto piso, com vista sobre o Tejo, onde não falta a comida oriental.
No primeiro piso, encontra-se a exposição permanente do museu, subordinada ao tema “A Presença Portuguesa na Ásia” com o sector central inteiramente dedicado a Macau, o sector nascente com peças da Índia à “Ásia Extrema” e o sector poente com destaque para Timor-Leste.
No segundo piso, encontra-se a exposição rotativa das 13 000 peças da colecção Kwok On, de Jacques Pimpaneau, dedicada à arte popular asiática. Os primeiros objectos estão expostos sob o tema “Deuses da Ásia”.
O Museu do Oriente, revela-se assim um verdadeiro Centro Cultural que, mais do que um simples expositor, pretende ser uma narrativa da história do mundo oriental."

In site Myguide

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Resultados da Campanha 2008
"Ofereça um sapato, receba um sorriso"


"Chegou ao fim a primeira campanha "Ofereça um sapato, receba um sorriso". Os resultados de 2008, ano zero do projecto, excederam claramente as expectativas. Os números foram muito acima dos objectivos iniciais previstos que eram de 20 pares por ponto de recolha. Foram contados acima de 4800 pares de sapatos.
O acolhimento da campanha por parte da sociedade civil foi fantástico. Várias pessoas e empresas aderiram ao projecto mesmo não tendo uma loja botaminuto perto de si. Como exemplo temos a Sonae Indústria que conseguiu uma recolha interna de cerca de 50 para além de várias sapatarias que doaram sapatos novos fora de colecção.
Por outro, fomos contactados por entidades e pessoas individuais que pretendiam beneficiar da oferta como a Associação Integrar, grupo espírita Batuíra entre outros, revelando que esta acção foi de encontro às necessidades da sociedade.
A acção teve também algum impacto em vários blogs que aderiram à divulgação da campanha. Como exemplos temos:
http://thestorypeace.blogspot.com/2008/02/oferea-um-sapato-receba-um-sorriso.html
http://codigourbano.blogspot.com/2008/01/boas-sapatadas.html
http://ascoisasdatininha.blogspot.com/2008/01/oferea-um-sapato-oferea-um-sorriso.html
http://mariapudim.blogspot.com/2008/02/j-est-na-rua-campanha-oferea-um-sapato.html
http://aquiaolado.wordpress.com/2008/02/10/ofereca-um-sapato-receba-um-sorriso/
http://www.almadadigital.pt/portal/page/portal/ACD/ACD/?d_id1=12130408&cboui=12130408

Após a recepção de todo o calçado houve que fazer uma triagem adicional. A regra foi a de oferecer apenas calçado que “pudesse ser utilizado por cada um de nós”. Chegámos assim a um número final de 3219 pares!
Face ao grande número de recolhas, foi necessário alterar, conjuntamente com os nossos parceiros, a entrega às várias instituições levando a que o processo de entrega fosse adiado até ao passado dia 3 de Junho. Anexamos as instituições parceiras na Campanha de 2008.
Instituições (n.º pares)Via Lions:

- Casa Acolhimento Quinta S. Miguel (Venda Nova) - 1085
- Cantanhede (Instituição A Colmeia) - 600
- Vicentinas - 110
- Centro Comunitário da Parede - 146
- Irmãs Bom Pastor - 91
- Apoio fraterno da Imaculada Conceição - 81
- Centro de Apoio Social do Pisão - 81
- Rotários de Benfica - 1000
- Associação Integrar (Coimbra) - 25
Total - 3219

Está em preparação um dossier da campanha, que será público, onde estarão os certificados de entrega de todas as instituições que receberam o calçado De referir que alguns dos sapatos entregues estava novo e que 70% do calçado era de senhora, 16% de Homem e 14% de criança.
A Campanha “Ofereça um sapato, receba um sorriso” foi a vencedora dos prémios de franchising na categoria de responsabilidade social.
Foi com muito orgulho que recebemos o troféu que nos servirá de estímulo para a próxima campanha que decorrerá entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 2009.
Esteja alerta e contribua!
"

In site Ofereça um sapato, receba um sorriso

terça-feira, 17 de junho de 2008

Maioria dos consumidores desconhece
Pagamento dos aperitivos nos restaurantes não é obrigatório

"Proprietários que não respeitem Lei incorrem em multas e até pena de prisão.
Quando se senta na mesa de um restaurante e começa a consumir os «couverts», também conhecidos por aperitivos ou entradas disponíveis, saiba que não tem de os pagar.

O alerta foi feito esta terça-feira pelo presidente da Associação Portuguesa dos Direitos do Consumo (APDC), Mário Frota, que, em declarações à Agência Financeira, assumiu haver «uma ignorância das pessoas a esse respeito», pelo que «a maioria delas deixa passar, continuando a pagar».
O responsável adianta ainda que «o consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes, sem ser pedido, mesmo que seja consumido».
Em geral, o «couvert» define-o a Lei, é «todo o conjunto de alimentos e aperitivos fornecidos antes do início da refeição, propriamente dita».
«Os proprietários dos estabelecimentos estão convencidos que, tratando-se de um uso de comércio, que esse uso tem força de Lei. Mas o que eles ignoram é que a lei do consumo destrói essa ideia porque tem normas em contrário», disse Mário Frota à AF.
O facto é que, no particular do direito à protecção dos interesses económicos do consumidor, a Lei 24/96, de 31 de Julho, ainda em vigor, estabelece imperativamente: «O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa.»
Daí que, em rigor, o «couvert» desde que não solicitado, tem de ser entendido como oferta sem que daí possa resultar a exigência de qualquer preço, antes se concebendo como uma gentileza da casa, algo de gracioso a que não corresponde eventual pagamento.
Num futuro próximo, «pode ser que se assista à inversão do cenário se as pessoas começarem a reivindicar os seus direitos, caso contrário, pode haver problemas, se os proprietários negarem os direitos dos consumidores».

Cobrar «couvert» pode levar a coima até 35 mil euros
Associação e restaurantes reunem-se a propósito do «Couvert»

Lara Ferin (31-05-2008)
In site
Agência Financeira

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cada Cor seu Paladar

Roxos e Vermelhos
Beringela - Ajuda a baixar o colesterol e a tensão arterial.
Beterraba - Alimento valioso para síndromes de fadiga crónica ou convalescença.
Nabo roxo e Tomate - Óptimos para a pele.
Rabanetes - Solução para problemas de fígado, vesícula e problemas respiratórios.
Uvas - Óptimas para as dietas de emagrecimento, fadiga e convalescença.
Morangos - Ajudam nos casos de gota, artrite e anemia.
Framboesas - Boas para o sistema imunitário.
Amoras - Aliadas do coração, circulação e problemas de pele.
Ameixas - Boas para o coração, circulação e retenção de líquidos.
Figos - Fonte de energia, ajuda na anemia e nos problemas digestivos.

Amarelos e Laranjas
Banana - Fonte de energia que diminui o nível de colesterol.
Ananás - Bom para a digestão e protector do coração.
Laranja - Excelente no combate a infecções e para melhorar a circulação.
Limão - Fortalece o sistema imunológico e é bom para problemas digestivos, da boca e gengivas.
Cenouras - Aliadas da pele, do coração e da visão.
Pêssegos - Bons para quem segue dietas com pouco sal e/ou tem problemas de colesterol, anemia e fadiga.

Verdes
Pêra abacate - Boa para o coração, circulação e pele.
Pimentos - Reforçam a pele e a resistência física.
Courgettes - Ajudam nas dietas de emagrecimento e nos problemas de pele.
Alho francês - Aliado na redução do colesterol e dos problemas respiratórios.
Brócolos - Usados na síndrome de fadiga crónica, a anemia, stress e problemas de pele e sistema imunitário.
Pepino - Boa ajuda para a pele, olhos e dietas de emagrecimento.
Azeitonas - Boas para a pele, sistema circulatório e coração.
Couves de Bruxelas - Boas no fortalecimento das defesas e nos problemas de pele.
Alface - Bom remédio para insónias, agitação e bronquite.
Kiwi - Óptimo para o sistema imunitário, pele e problemas digestivos.

A moda da Soja
Há alguns anos fomos introduzindo na nossa alimentação um alimento que nos foi estranho durante séculos: a soja. Originária da China e do Japão, a soja é um alimento conhecido há milhares de anos mas que o Ocidente só começou a utilizar há pouco.
Alimento rico em proteínas de origem vegetal (e por isso muito utilizada por quem faz uma alimentação vegetariana) a soja é rica em vitaminas e sais minerais, e tem uma fácil digestão. Pode ser consumida na forma de granulado, leite, iogurtes, molho, pasta (miso) ou queijo (tofu) e entre as suas vantagens conta-se a prevenção de doenças cardiovasculares, a redução dos níveis de colesterol e o controlo do peso."

In Revista Perfumes & Co, n.º 55 - Maio 2008

domingo, 15 de junho de 2008

As imagens da semana

Nem sempre são fotografias bonitas, ordenadas, interessantes... Tratam-se apenas de instantes dos "encontros" que vão marcando os meus breves dias (como diz o Tolentino num dos seus poemas) e como, há quase três semanas, o meu tio Manel está internado no Hospital de Santa Maria, não podia deixar de mostrar um pouco o espaço do qual sou visita frequente...
Por vezes, são apenas imagens do que envolve a minha existência, fotografias da vida que percorre o meu caminho e o meu coração. Também elas, magnificamente surpreendentes para serem partilhadas neste blogue, convosco.

A entrada para um mundo...

de quem desespera esperando por melhores dias...

e quer voltar a sair rapidamente!

Houve tempo para dar um pulinho (duas horas!) à Feira do Livro...

e descobrir esta maravilha por 3,00 euros!

Espantosamente ilustrado pela Marta Torrão (quem não se lembra do livro: Come a Sopa, Marta!) e com texto de Maria Monteiro.

Uma oferta deliciosa chamada "João Pé Descalço".

Ritual no Santo António: conseguir um belo manjerico (a erva dos namorados)! Com uma bonita flor de papel e um poema/quadra (este ano faltou...)

Comprado por 2,00 euros à minha prima Olga para ajudar na festinha do Infantário.