sábado, 6 de setembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Não esquecer de participar no Passatempo do Van Dog!

2 - Um blogue com receitas de culinária da Turquia.

3 - A Serrote tem novidades! Quero este conjunto de cartões para mim...

4 - "I want to die at home, Paul Newman tells his family as he's given 'weeks to live".

5 - Já escrevi sobre esta história, mas agora tenho fotografias para clarificar...

6 - Se estivesse perto do Porto não perdia este atelier por nada!

7 - Um dos meus poemas preferidos da Cecília Meireles.

8 - Para quem gosta de Zeca Afonso.

9 - "Santarém: Jardim das Portas do Sol finalmente em obras".

10 - Verdade, verdadinha sobre o Jardim Botânico!

11 - Um passeio a não perder: Douro, Vindimas e Vinho (Favaios).

12 - Ideias espantosas para crianças no Bloesem Kids.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

MESTRE CACAU (Chocolate artesanal)
Rua da Branca, 16
7800-459 Beja
Tel./Fax: 284 326 168
Email: geral@mestrecacau.pt
http://www.mestrecacau.pt
Horário:
2ªf a 6ªf: 10h-13h ; 15h-19h
sábado: 10h-13h
encerra aos domingos

"Criada no final de 2005, a empresa Mestre Cacau é o resultado de largos meses de estudo e desenvolvimento de uma ideia que nasceu há cerca de três anos. Muita da inspiração veio da Suíça, o país do chocolate, mas principalmente da Bélgica, que impressionou com a enorme quantidade e variedade de bombons e chocolatarias.
Só percorrendo as ruas esguias e estreitas que partem da Grand Place, em pleno coração de Bruxelas, é que se compreende porque é que o chocolate e osbombons são tão apreciados na Bélgica.
Foi sem dúvida a beleza das pequenas “chocolateries” e a alegria de quem as visitava que convenceu os três sócios a lançar este projecto inovador de produção de chocolates e bombons no coração de Beja.
Neste momento a mestre cacau dedica-se em exclusivo ao fabrico de chocolatese bombons artesanais, utilizando matérias primas seleccionadas e com receitas próprias.
Entre as melhores especialidades encontra-se a série Alentejo & Chocolate com bombons de medronho, bombons de mel da serra de Mértola, trufas de alecrim e bombons com vinho do Alentejo."

In site Mestre Cacau

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festa das Vindimas (dedica 46ª edição ao Centenário do Moscatel de Setúbal)
4 a 9 de Setembro 2008
Largo de S. João e Avenida dos Bombeiros Voluntários
Palmela

"Entre 4 e 9 de Setembro, Palmela é anfitriã da 46ª edição da Festa das Vindimas, numa organização da associação de Festas de Palmela, com o patrocínio da Câmara Municipal.
No ano em que se assinalam os 100 Anos da Origem Demarcada do Moscatel de Setúbal, a Festa das Vindimas associa-se às comemorações e dá lugar de destaque ao Moscatel, sem esquecer os vinhos tintos e brancos regionais, de grande qualidade.
Como habitualmente, a Festa apresenta os momentos tradicionais que a tornaram num dos maiores certames do distrito de Setúbal e do país. É o caso da Eleição da Rainha das Vindimas (no dia 3), do Cortejo de Camponeses, da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto e dos Cortejos Alegóricos que, este ano, a propósito do Centenário do Moscatel, fazem desfilar algumas das principais empresas produtoras e revisitam momentos marcantes do século XX.
Exposição, prova e venda de vinhos, cursos de iniciação à prova de Moscatel, exposições temáticas e a apresentação do Moscatel do Centenário são algumas das principais atracções para os apreciadores de vinho. Também a fruta – as uvas, os pêssegos e a maçã riscadinha certificada – tem o seu espaço no centro da festa, numa mostra dos produtos de qualidade do concelho.
O recinto da festa cresceu e estende-se, agora, entre o renovado Largo de S. João e a Avenida dos Bombeiros Voluntários, com melhores condições de circulação e vários espaços de diversão e feira. O programa de festas apresenta motivos de interesse diversificados, com várias provas desportivas, actividades infantis e espectáculos para todos os gostos. Da Weasel, Xaile, Lusotango, Faithfull, Joana Pessoa, Margarida Bessa, Dixie Boys, Melech Mechaya e Raspa de Tacho são alguns dos principais nomes que preenchem o cartaz, a par das bandas e corais das filarmónicas e dos ranchos folclóricos do concelho.
Durante o certame, o pavilhão da Câmara Municipal de Palmela acolhe a exposição “A Rota de Vinhos da Península de Setúbal... pela Mão da História e da Memória”, com o objectivo de promover a Rota, numa perspectiva patrimonial e divulgar a história das nove empresas associadas. No âmbito da participação dos municípios geminados na Festa (Barcarrota e Jávea, Espanha, S. Filipe e Praia, Cabo Verde), o Cine-Teatro S. João recebe a exposição “Ayer y Hoy de Barcarrota”, da responsabilidade do município de Barcarrota, Espanha. Esta mostra é inaugurada no dia 5 de Setembro, às 15h30."

In site C.M.Palmela
Para adopção ou FAT (família acolhimento temporário)

Foi recolhida esta cachorrinha lindíssima numa estrada muito movimentada em Ermesinde.
Já foi ao veterinário e tem cerca de 2 meses e será de porte pequeno.
Tenho a casa repleta de animais para adopção e é-me impossível neste momento albergar mais um animal. Neste momento esta cachorra está dentro de uma jaula de gato a aguardar solução. Peço-vos encarecidamente que ponderem ficar com ela por uns dias... estou neste momento sem soluções!

O meu contacto é ana.mota@animaisderua.org ou Tlm.: 939770241
Obrigada.
Ana Mota
Animais de Rua

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Doce de Amora da Maria

Ingredientes
2 kg de amoras bem maduras (de preferência silvestres e biológicas)
800 g de açúcar amarelo
sumo de 2 limões pequenos
1 flor/estrela de Anis

Preparação
Lave bem as amoras em água corrente mas com cuidado para não as "amassar" pois estão maduras. E coloque-as num passador grande para escorrerem bem, caso não tenha passador tente tirar bem a água da lavagem.
Coloque um tacho (aço inox de preferência) ao lume e deite o açúcar amarelo, o sumo dos limões e junte as amoras.
E deixe ferver em lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau.
Após ter fervido, ponha em lume brando (a intensidade mais baixa possível) e junte a flor/estrela de Anis, e continue sempre a mexer com a colher de pau, de vez em quando, para não pegar ao fundo do recipiente.
Deixe cozinhar lentamente até ter um aspecto melaço (como o mel) - normalmente deixo estar 3-4 horas ao lume bem baixinho para ficar no ponto!

Uma verdadeira delícia!
Maria Lua

terça-feira, 2 de setembro de 2008

5ªs à noite nos Museus
4 de Setembro 2008
Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
Telf.: 21 391 28 00
Fax: 21 397 37 03
E-Mail: mnaa.depcom@ipmuseus.pt
Horário: 3ª feira: 14h00-18h00; 4ª feira a Domingo: 10h00-13h00 e 14h00-18h00.
Encerrado à 2ª feira

O Projecto 5ªs à Noite nos Museus. Verão 2008 tem o objectivo de oferecer nas noites de Verão, às 5ªs feiras, de uma forma lúdica, descontraída e pedagógica outras vivências em espaços museológicos, através de actividades culturais diversificadas que visam atrair novos públicos, fidelizando os já existentes, mas também captar turistas em visita à cidade de Lisboa. A par da oferta educativa de Verão dirigida a crianças e jovens, com este programa o IMC organiza um projecto-piloto que se desdobra numa programação cultural diversificada com desconto de 50% na entrada e extensão do horário de funcionamento dos museus até às 23h00.

Programação do Museu Nacional Arte Antiga

18h30 Projecção (com a presença do realizador) de O tapete voador, documentário, 56 mn
Realização : João Mário Grilo.
Produção: Bolliwood Pictures Fernando Centeio
A exposição O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura, séculos XV-XVIII realizou-se no MNAA entre Julho 2007 e Janeiro 2008. Foram apresentados tapetes orientais oriundos de colecções tanto nacionais como estrangeiras, e pintura portuguesa com a sua representação. O filme O tapete voador é outra visão que complementa a forma como o museu abordou o tema.
20h00 - 22h00 Venha jantar ao jardim do Museu.
18h00 - 22h30 Venha tomar café ao Museu.
21h00 - 22h30 Discos pedidos
Escolha uma música e dedique-a a alguém.
Faça o pedido e ouça descontraidamente no jardim a saborear uma bebida.
19h30 – 22h30 Visitas guiadas
Visitas de 30 em 30 minutos às Exposições Temporárias e às Colecções de Pintura e Artes Decorativas estrangeiras (salas do 1º andar do Palácio Alvor).


In Newsletter MNAA - 1 Setembro 2008
Para adopção - Filipe (19 Agosto 2008)

Falecido a 5 de Setembro 2008

Chama-se Filipe e foi encontrado no dia 20 de Março 2008 atropelado na estrada.
Não pensamos que sobrevivesse....mas depois de muita luta e cuidados veterinários o Filipe resistiu e recuperou totalmente.
É um menino saudável, agora com 8/9 meses , porte pequeno/médio (pesa 10 Kgs e não vai crescer mais).
É meigo, brincalhão,gosta muito de brincar com outros animais.
1.ª vacina (07/04/2007). 2.ª vacina (07/05/08) - vacinas em dia.
Vai ser castrado.
Link do Filipe: http://www.refugiodaspatinhas.org/in_memoriam/filipe
PRECISA MESMO MUITO DE UMA FAMILIA COM MUITA URGÊNCIA!!!
Contactos:
geral@refugiodaspatinhas.org
91 5408298 ou 93 9454292


clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Letras

Esta noite sonhei oferecer-te o anel de Saturno
e quase ia morrendo com o receio de que não
te coubesse no dedo

Jorge de Sousa Braga
Nasceu em Cervães, Vila Verde, em 1957.

domingo, 31 de agosto de 2008

As imagens da semana

Um passeio magnífico a Sintra para visitar o Parque de Monserrate (e como estão a decorrer obras de recuperação no Palácio, foi possível entrar e espreitar um pouco mas sem autorização para tirar fotografias...) e o Museu do Brinquedo. E terminamos na Piriquita a comer os delíciosos Travesseiros!
Gostei muito, muito de Monserrate (há bastante tempo que ansiava por visita-lo), as árvores são impressionantes (um verdadeiro oásis para quem aprecia árvores!), a vegetação luxuriante (os medronheiros sendo um arbusto, na zona de Sintra atinge porte arbóreo! E os seus frutos vermelhos, parecidos com ouriços, dão uma excelente aguardente), o Palácio é fabuloso em detalhes (e só tivemos direito a visitar alguns recantos...), as ruínas da Capela parecem pertencer a uma floresta encantada, um verdadeiro Reino Mágico!
As obras e limpeza do imenso Parque prosseguem (nomeadamente com o corte de muitas árvores... Na minha opinião abater árvores é sempre um crime e deixa-me imensamente triste...) por forma a que todo o espaço esteja acessível ao público.
Apesar do bilhete ser 5,00 euros, valeu bem a pena, inclusive fiquei com vontade de voltar com mais tempo para apreciar tudo melhor.
Gostaria de felicitar a Câmara Municipal de Sintra (independentemente dos recursos/organismos a que recorreu) pela recuperação deste espantoso património e pela sua futura manutenção: Parabéns!
Quanto ao Museu do Brinquedo, havia necessidade de aumentar o espaço (são muitas as peças colocadas umas quase em cima de outras, as prateleiras mais altas são difíceis de visualizar para um adulto imagino para os mais pequeninos...) e que o preço dos bilhetes de entrada fossem mais baratos (a cultura deveria ser mais acessível a quem não tem tantas possibilidades - 2 euros era um valor razoável, pois existem muitos adultos a visitá-lo também), de resto, é só soltar a criança que existe dentro de cada um de nós e "partir à descoberta".
Quanto aos Travesseiros da Piriquita - doce regional de Sintra - nada a apontar, apenas que estão cada vez melhores!
Deixo as fotografias para vos influenciar a fazer esta visita também, espero que gostem tanto como eu ou ainda mais!





































































"Dá-me uma mão a mim e a outra a tudo o que existe."
Alberto Caeiro