sábado, 13 de junho de 2009

As surpresas da semana

1 - A centenária marca escocesa Hunter fez uma parceria com a The Royal Horticultural Society e criaram maravilhosas botas inspiradas no arquivo de Arte da instituição.

2 - Muitas crianças órfãs, desprotegidas e abandonadas – não têm ninguém que cuide delas. Crianças como estas poderão encontrar um lar e uma família nas Aldeias de Crianças SOS, onde obtém segurança, e cuidados de familiares de uma mãe e a companhia de irmãos e irmãs SOS. Ao tornar-se padrinho de uma aldeia estará a dar uma contribuição incalculável para o trabalho que é feito diariamente nas Aldeias de Crianças SOS, ajudando-nos a ajudar crianças.

3 - O VouSair tem 10 DVD's do filme Milk para oferecer! Responde a uma questão até dia 25 de Junho 2009 e boa sorte!

4 - Sabia que a grande maioria das tostas e bolachas têm um elevado teor de açúcares simples, bastante gordura e pouca quantidade de fibras alimentares?

5 - O Hotel Lapa Palace foi comprado pela cadeia hoteleira Olissippo Hotels.

6 - Passatempo Activa: escreva uma frase original e habilite-se a um fim-de-semana no Cascatas Golf Resort, em Vilamoura (para 2 pessoas, em regime de alojamento e pequeno-almoço).

7 - Cristiana Miranda é portuguesa, tem 26 anos e é a realizadora de um dos últimos videoclips da cantora Dido, filmado na Nazaré.

8 - O Cão da Serra da Estrela é uma raça de cão de gado bela e funcional. Conheça as origens, evolução e aptidões, de uma das raças envolvidas no projecto de conservação do Lobo e de raças portuguesas de Cães de Gado.

9 - Passatempo Madonna: o Canal Hollywood vai oferecer entradas para duas pessoas com bar VIP, para assistir a um dos próximos concertos de Madonna, a decorrer em Espanha. Além do concerto, poderá ainda ganhar ofertas exclusivas. Participa até 7 Julho 2009.

10 - O novo anúncio ao perfume N.º 5 conta com Audrey Tautou no principal papel. Realizado por Jean-Pierre Jeunet, o filme de sedução vai arrebatar as audiências.

11 - A “velhinha” locomotiva a vapor Henschel & Sohn, de 1925, volta a percorrer a Linha do Douro, todos os sábados, no âmbito do programa Comboio Histórico.

12 - Passatempo Sapo Mulher: envie-nos as suas melhores imagens. Mostre-nos o seu jardim e ganhe prémios.

13 - Segundo o especialista, quem beber diariamente refrigerantes ou comer um doce, e não combater com exercício físico o aumento de peso, poderá certamente contar com pelo menos mais 4 Kg, ao final do ano.

14 - Uma impressionante obra de arte: Bengaleiro Fig Leaf, de Tord Boontje. Portas revestidas com 616 folhas de figueira feitas em esmalte pintado. No interior, uma "árvore" em bronze serve de bengaleiro.

15 - A linha ferroviária de Leixões, que até agora era exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, vai passar a receber também comboios de passageiros.

16 - Pequenos grandes gestos que ajudam o ambiente.

17 - Sobral de Monte Agraço: encontram-se abertas as inscrições, para o Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres "Jovens à Descoberta do Património", até dia 19 de Junho de 2009.

18 - 1.ª Exposição Canina Nacional de Loures: sábado, 20 de Junho de 2009, no Parque Verde do Centro Comercial LoureShopping.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um Milhão de Terços por Portugal
www.tercosporportugal.com.pt
Basílica dos Mártires
Rua Serpa Pinto, 10D
1200-445 Lisboa
E-mail: tercosporportugal@gmail.com
Tlm: 910895983

"Vários grupos de jovens católicos em Lisboa estão a promover uma campanha de oração maciça por Portugal. O objectivo é atingir o milhão de terços diários, em cumprimento do pedido de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima para que rezassem o terço.
A campanha foi lançada ontem à noite na Basílica dos Mártires, no Chiado, em Lisboa. Os objectivos da campanha foram então explicados: passa por promover a oração diária do terço, mas com a intenção específica de rezar por Portugal.
Os interessados podem preencher uma ficha de inscrição onde especificam aquilo que se comprometem a rezar. "Pode ser um terço por dia ou um certo número por semana. Podem até juntar um grupo de cinco amigos em que cada um reza uma dezena por dia, perfazendo um terço em conjunto", explica Graça, uma das promotoras do evento.
A campanha prolonga-se pelo menos até ao dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, altura na qual se realizará uma peregrinação até ao Santuário de Vila Viçosa e se fará a entrega simbólica dos terços rezados a Nossa Senhora."

In site Agencia Ecclesia

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sons

Amália Hoje - A Gaivota
Um projecto de Nuno Gonçalves (The Gift) e Fernando Ribeiro (Moonspell) pela voz de Sónia Tavares.

Fiquei completamente rendida a esta música, não consigo deixar de a ouvir!
Letras

Um dia destes temos de nos separar, e é natural que seja eu, que sou mais velho, o primeiro a partir... Antes porém, quero dizer-te que te devo o melhor da vida. Foste tu que me desvendaste o amor, que eu desconhecia. A bondade e a ternura, que eu desconhecia. Não exerci talvez nenhuma influência na tua alma – tu apaziguaste-me. O amor era em mim um simples impulso: criaste-o, e pouco a pouco essa força nas tuas mãos se transformou em sentimento religioso.
Olha para os meus cabelos todos brancos... Julgava que o amor ia diminuindo com o tempo – e o meu amor não cessa de aumentar até à morte e para além da morte.

Raul Brandão (1867-1930)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Última Aula do Professor Randy Pausch
Setembro de 2007

"A Última Aula de Randy Pausch, professor de informática na Universidade de Carnegie Mellon, do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, perante um auditório repleto, depois de recentemente lhe ter sido diagnosticado um cancro maligno no pâncreas, restando-lhe poucos dias de vida.
O testemunho dramático de Randy Pausch, terá convencido o congresso norte-americano para aprovar um fundo para apurar a possível cura do cancro do pâncreas.
«Tornei-me numa celebridade acidental depois de me ter sido diagnosticado um cancro maligno no pâncreas. Segundo o último boletim médico, não deveria estar vivo hoje», disse o professor, bastante consciencializado do problema que lhe aflige, depois de em Agosto do ano passado, lhe darem apenas três a seis meses de vida, onde acrescenta: «A reacção paliativa foi muito boa, mas isto não vai durar muito.»
Desde então, tornou-se num activista na procura de soluções na 'luta' contra esta doença maligna. Numa entrevista ao canal de televisão norte-americano ABC, o professor mostrou um espírito de esperança.
Mesmo depois de uma terapia excessiva que lhe retirou parte do estômago e do intestino e depois de várias sessões de quimioterapia, Randy Roush prepara-se para aquela a que chamou: A última aula.
A aula pode ser visionada na internet e já recebeu milhões de internautas, estima-se que cerca de seis milhões de pessoas já viram o vídeo no youtube.
Ao ver o professor a leccionar no Carnegie Mellon ninguém diria que o professor de informática, pai de três filhos, sofre de uma doença terminal.
«Se eu não pareço tão deprimido como deveria, desculpem desapontar-vos», diz o professor de informática, para os ouvintes que lotaram o auditório de Carnegie Mellon.
«Estou em muito boa forma neste momento (…). Na realidade estou em melhor forma que muitos de vocês», acrescenta Randy Pausch.
Na fase precoce da doença os sintomas não se manifestam e quando surgem o diagnóstico peca por tardio, em Portugal, surgem nada mais, nada menos, 300 a 400 novos casos todos os anos. É também uma doença que afecta mais os homens que as mulheres, e as hipóteses de cura são ainda bastante reduzidas.
Em inglês e de longa duração, mas vale a pena. É uma excelente maneira de vermos a força de vontade de muita gente cuja propósito de existência é mostrar-nos o quão belo pode ser a vida. Inspirador."

João Marco Pinhão
In Forum Portal das Curiosidades
Portulíndia
Nuno Félix da Costa
5 Junho a 12 Julho 2009
Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
Tel: +351 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt
www.museudooriente.pt

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 9 de junho de 2009

Proeminência solar

clique na imagem para ampliar

"Esta fotografia, obtida em Setembro de 1999, mostra uma proeminência solar que se estende até cem quilómetros acima da estrela. Estes fenómenos, que ultimamente não têm sido observados, podem afectar as comunicações e os sistemas de energia da Terra, situada a cerca de 100 milhões de quilómetros do Sol."

Fonte e legenda integral (em inglês): NASA

In site Portal Ecclesia

Passeio de Coche em Belém
Terça a Domingo: 9h30-12h; 14h-18h
QTOUR
Rua Vieira Portuense, n.º 56 - 1º
Lisboa
Tlm.: 965 603 119
E-mail: info@qtour.pt
www.qtour.pt

Preços
Adultos: 5 euros
Crianças: 3,50 euros (3 a 10 anos); crianças com menos de 3 anos não pagam.
Escolas: 2 euros por criança. Professores não pagam, recebendo um bilhete de oferta para passear num dia à escolha.
Cada carro tem uma lotação máxima de 8 pessoas
.

"Até ao século XIV, Belém era apenas uma bonita praia fluvial, tornando-se na zona mais emblemática de Lisboa e uma das mais bonitas do mundo a partir do século XV até aos dias de hoje. Os carros de cavalos eram uma constante em todo o bairro até meados do século XX.
Agora, em pleno século XXI, revivendo a tradição portuguesa, podemos desfrutar de um passeio com uma duração aproximada de 20 minutos, passando por vários locais de interesse histórico e cultural, tais como: Praça do Império; Palácio dos Condes de Aveiras; Jardim Afonso Albuquerque; Museu dos Coches; Palácio de Belém; Museu do Palácio de Belém; Padrão dos Távoras; Mosteiro dos Jerónimos; Museu de Arqueologia; Museu da Marinha; Planetário; Centro Cultural de Belém."

In site Qtour
Festival do Gelado
12 a 14 Junho 2008, das 10h00 às 22h00
Cidadela de Cascais
Entrada livre

"Gelado ou Sorvete? No copo ou em cone? Como surgiu o cone? E como é que se faz o Gelado? São algumas das perguntas que serão respondidas em vários ateliês e peças de teatro que vão ter lugar no fim-de-semana das 10h00 às 22h00.
Histórias e sabores que enchem os olhos e aguçam paladares estarão em exposição no Festival do Gelado que decorre de 12 a 14 de Junho, na Cidadela de Cascais."
clique nas imagens para ampliar

In site CMCascais

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Shot de Morangos com Vinho do Porto

Ingredientes
250gr de morangos
1 iogurte natural
1 cálice de Vinho do Porto
Açúcar a gosto
sumo de 1 limão
folhas de hortelã
Preparação
Lave e retire o pé dos morangos. Triture-os com a varinha mágica juntamente com o vinho do Porto, o sumo de limão e as folhas de hortelã. Junte o iogurte natural, misture e adoce a seu gosto.
Coloque em copos de shot e leve ao frigorífico até servir.
Antes de servir decore cada copinho com uma folhinha de hortelã!

In blogue As Minhas Receitas

**********************************************************

Maravilha de Morango
(Receita para 4 pessoas)

Ingredientes
2 claras à temperatura ambiente
5 colheres de sopa de açúcar (utilizei amarelo)
400 g de morangos
500g de iogurte aroma de morango
Preparação
Bata as claras em castelo com a batedeira e, sem parar de bater, vá adicionando o açúcar aos poucos. Quando tiver obtido um merengue espesso, deite numa tigela e reserve.
Lave e limpe muito bem os morangos e reduza-os a puré com a varinha mágica. Junte o iogurte e bata de novo, até uniformizar.
Adicione, aos poucos, o merengue, misturando delicadamente com movimentos envolventes, sem bater.
Deite a mistura num recipiente. Tape com película aderente ou tampa, e guarde no congelador até espessar.
Tire do congelador, bata um pouco e congele de novo. Sirva o gelado moldado em bolas.

Este gelado caseiro é extremamente delicioso e muito saudável.
Sugestão: Poderá fazer com outras frutas como: banana, pêra, maçã, manga, entre outras.

In Revista Mundo Persil - n.º 33, Verão 2006

*********************************************************

Compota de Morango

Ingredientes
2 kg de morangos (bem maduros e frescos)
Sumo de 1 limão grande ou 2 pequenos
1,200 Kgr de açúcar amarelo
5 estrelas de Anis-Estrelado
Aguardente branca q.b.
Papel vegetal
Preparação
Lavam-se bem os morangos em três águas. Tiram-se os pés e deixa-se escorrer a água.
Coloque-os num recipiente, adicione-lhes o açúcar e o sumo de limão e deixe repousar 12 horas (toda a noite, por exemplo).
Depois de terem repousado, coloque num recipiente e leve a lume brando, tendo o cuidado de estar sempre a mexer (com uma colher de pau). E junte as estrelas de Anis.
Deixe ferver durante 45 minutos. Caso a compota ainda esteja muito líquida, deixe ao lume (sempre brando) mais tempo.
Tira-se do lume e arrefece 1/4 de hora antes de deitar no boião.
Retire as estrelas de Anis ou, caso não seja possível (porque estão partidas, por exemplo), deixa-as na compota (não estragam nem alteram o sabor, apenas tenha algum cuidado se tiver crianças pequenas, mas na altura de utilizar a compota no pão ou de outra forma poderá retirar no momento, porque serão mais fáceis de visualizar).
Deite a compota nos frascos e deixe arrefecer.
Coloque por cima da compota - em cada frasco - uma rodela de papel vegetal molhada em aguardente e feche os frascos.

Muito fácil de fazer aproveitando a época dos morangos.
Uma compota caseira que irá fazer as delícias lá em casa e entre os amigos, experimente!
Maria Lua

**********************************************************

Bolo de Morango

Ingredientes
400g de açúcar amarelo
6 ovos (à temperatura ambiente)
400g de farinha para bolos (já com fermento)
6 colheres sopa de leite
200g de margarina vegetal (mais saudável!)
raspa da casca de 1 laranja ou de 1 limão
Geleia de Marmelo
Morangos q.b.
Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 10-15 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater a margarina com o açúcar durante 10 minutos.
Seguidamente, sem parar de bater e por esta ordem, juntar as gemas, o leite, a raspa da laranja (ou de limão) e a farinha (que deverá ser peneirada).
Por último, envolver cuidadosamente as claras em castelo, com uma colher de pau.
Deitar o preparado numa forma redonda (sem buraco), bem untada com margarina e polvilhada de farinha.
Por cima da massa, colocar morangos em fatias finas (bem lavados e sem os pés), até toda a massa estar coberta (juntar bem as fatias).
Levar ao forno, mais ou menos, durante uma hora (180º - 190ºC), mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
Depois de desenformar o bolo (e quando ainda está quente), deverá untar, a parte de cima, com geleia de Marmelo (ou outra geleia de fruta ou mel).

Fica um bolo delicioso e visualmente bonito.
Espero que gostem.
Maria Lua

domingo, 7 de junho de 2009

As imagens da semana

Continuo dividida: entre a beleza da Cidade em tons azuis dos Jacarandás em flor e a beleza do Campo em tons verdes e vermelhos de um prado bordado de Papoilas...
Dizem que, dessa forma, o coração fica cansado de tanta indecisão e morre por amar demais...
Ainda bem que não conheci a Praia/Mar ou já não teria coração!
Boa semana.

















Hoje sei que o viajante ideal é aquele que, no decorrer da vida, se despojou das coisas materiais e das tarefas quotidianas. Aprendeu a viver sem possuir nada, sem um modo de vida. Caminha, assim, com a leveza de quem abandonou tudo. Deixa o coração apaixonar-se pelas paisagens enquanto a alma, no puro sopro da madrugada, se recompõe das aflições da cidade.
A pouco e pouco, aprendi que nenhum viajante vê o que outros viajantes, ao passarem pelos mesmos lugares, vêem. O olhar de cada um, sobre as coisas do mundo, é único, não se confunde com nenhum outro.
Viajar, se não cura a melancolia, pelo menos, purifica. Afasta o espírito do que é supérfluo e inútil; e o corpo reencontra a harmonia perdida - entre o homem e a terra.
O viajante aprendeu, assim, a cantar a terra, a noite e a luz, os astros, as águas e a treva, os peixes, os pássaros e as plantas. Aprendeu a nomear o mundo.
Separou com uma linha de água o que nele havia de sedentário daquilo que era nómada; sabe que o homem não foi feito para ficar quieto. A sedentarização empobrece-o, seca-lhe o sangue, mata-lhe a alma - estagna o pensamento.
Por tudo isto, o viajante escolheu o lado nómada da linha de água. Vive ali, e canta - sabendo que a vida não terá sido um abismo, se conseguir que o seu canto, ou estilhaços dele, o una de novo ao Universo.

Al Berto (1948-1997)