sábado, 24 de fevereiro de 2007

As surpresas da semana

1 - Um filme a não perder: http://criticaartistica.blogspot.com/2007/02/diamante-de-sangue.html

2 - O Porto em fotografia por António Amen: http://amen.no.sapo.pt/

3 - Pintaram uma montanha de verde! O Filipe conta a história em: http://umamadordanatureza.blogspot.com/2007/02/sem-comentrios.html

4 - Através do Blog da Sabedoria tive conhecimento da maravilha arquitectónica Mosteiro de Sumelo (Turquia), ver as fotografias em: http://www.taringa.net/posts/108894/Monasterio-De-Sumela--Turquia-.html

5 - Um texto fabuloso do João para ler: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/02/annamarilyn.html

6 - Um Valentim lindo, lindo! Para ver em: http://www.flickr.com/photos/joanamateus/395342437/

7 - Um cachecol espantoso para ver em: http://www.flickr.com/photos/jblthistle/362076216/

8 - Uma leitura magnífica da Amélia para ler: http://barcosflores.blogspot.com/2007/02/os-meus-poetas-68.html

9 - Uma coleção de fotografias de Robert Doisneau no Século Prodigioso: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/02/doisneau-robert-fotografia.html

10 - Os impressionantes bules da Wanda: http://www.flickr.com/photos/10799328@N00/

11 - Para os amantes do chá, descobri um objecto intensamente bonito e útil: http://belladia.typepad.com/bella_dia/2007/02/tea_cozy.html#comments

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Letras

A vida só te exige aquilo de que és capaz.
A única proeza possível é não fugir.

Dag Hammarskjold (29.07.1905 - 18.09.1961)
Concertos de Domingo
Orquestra Sinfónica Juvenil

Cinema S. Jorge - Lisboa
25 Fevereiro, 18h
Entrada Livre

"A Câmara Municipal de Lisboa e a Egeac, promovem um conjunto de concertos, que contam com a participação de três importantes orquestras da capital: Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra da Escola de Música do Conservatório Nacional e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. O objectivo é que estes concertos se realizem todos os últimos Domingos de cada mês.
Orquestra Sinfónica Juvenil: Max Weber, François Devienne, Johannes Brahms, Bedrîch Smetana
Cristopher Bochmann, direcção
João Vidinha, flauta"

Cinema S. Jorge
Avenida da Liberdade, 175 - Lisboa
Telefone: 213 103 402
Internet: www.egeac.pt

In site: http://www.lisboacultural.pt/cgi-bin/lxcultural

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Concurso de Fotografia Purificación García

Informações no site:
http://www.purificaciongarcia.es/concurso/bases.portugues.html
Vila Nova de Foz Côa
Festas da Amendoeira em Flor no Douro Superior

"O espectáculo da floração da amendoeira tem início, normalmente, na segunda semana de Fevereiro, e prossegue até aos primeiros dias de Março, prenunciando a Primavera nas terras quentes do Alto-Douro. Para celebrar “O Douro em Flor”, os concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa unem-se todos os anos para oferecer aos habitantes e visitantes um variado programa de animação, nas chamadas Festas das Amendoeiras em Flor.
Vila Nova de Foz Côa reivindica o título de «Capital da Amendoeira», já que possui a maior densidade de amendoeiras em toda a sua área (106.000 árvores em 38.000 hectares). Este ano, as festividades iniciam-se, neste concelho, na sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, com a II Serenata aos Patrimónios Mundiais, com a participação de um Grupo de Fados de Coimbra, na Praça do Município, às 21:25.
No sábado há Autocross e Kartcross das Amendoeiras, bem como um concerto de música popular portuguesa, no Gimnodesportivo, às 22:00. Dia 25, domingo, por voltas das 10:00, inaugura-se a I Mostra da Laranja, em Mós. Durante o dia finalizam-se as competições motorizadas iniciadas na véspera e, à noite, sobe ao palco do Gimnodesportivo um espectáculo de tributo aos Xutos & Pontapés, às 21:45."

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=4704&rev=2&zona=26

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

ONU lança programa para plantar 1.000 milhões de árvores

"O Programa do Meio Ambiente da ONU (UNEP) pôs em marcha um programa para conseguir que durante 2007 se plantem em todo o mundo 1.000 milhões de árvores.
A ideia partiu do prémio Nobel da Paz em 2004, a ecologista queniana Wangari Maathai, fundadora de um movimento que plantou mais de 30 milhões de árvores em 12 países africanos desde 1977.
A ONU apela a particulares, organizações juvenis, escolas, organizações não governamentais, autoridades locais e nacionais que adiram a esta iniciativa comunicando os seus donativos de árvores no site da UNEP.
Todos os participantes receberão um certificado e no site serão publicadas as suas fotos e relatos sobre as suas acções.
Todavia, este organismo da ONU pede que se tenha em atenção o tipo de árvore mais adequado a plantar conforme a região, pelo que irá oferecer a assessoria necessária através de organizações especializadas em reflorestação."
Mais informações:
www.unep.org/billiontreecampaign

In site: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=257224

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Letras

Estou a ver os teus olhos
brancos de rugas,
fechados de nuvens.
Ninguém os vê.

Queria eu senti-los
amá-los, fechá-los dentro de mim
para guardar,
para morrer nas tuas mãos.

Maria Lua
Letras

"É preciso ser gigante para ser gota de orvalho. Depois de abraçar a terra, mergulhar no mar, transformado em nuvem, comandar uma batalha de raios, cair muito alto, das alturas, no coração de uma flor, a nossa alma, gota celeste, desaparece num fino raio de sol".

Amadeu Sousa Cardoso, escreve em 1912, numa carta dirigida à sua mulher, Lúcia.

In Revista Pública - 5 de Novembro 2006

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Ajuda preciosa para grávidas e futuras mamãs

"Durante a gravidez e desde que o Gaspar nasceu tenho engolido muitos conselhos dados pela minha amiga Selma. Quero partilhar algumas dicas preciosas que me têm ajudado muito a mim e a ele.
As couves:
Para quem está a amamentar e em especial no início, com a subida do leite, por vezes fica-se com muitas dores no peito. Se, no fim de cada mamada, colocarmos uma couve (depois de lavada e guardada no frigorifico) no peito e a prendermos com o soutien o alívio é quase imediato. A couve, que pode ser lombarda ou portuguesa, desde que tenha a folha verde, ajuda a controlar e a estabilizar a produção de leite. Porquê? Não sei se é devido ao cálcio porque todos os vegetais de folha verde são ricos em cálcio. Não sei. Se calhar estou a dizer uma grande barbaridade. O que sei é que ajuda mesmo.
Gengibre:
Depois do passeio a Sintra fiquei constipada e com dores de garganta. Normalmente como não gosto de tomar medicamentos, quando estou neste estado ou com febre faço um chá bem forte de gengibre e vou bebendo durante o dia. Como? Cortar um pedaço da raiz do gengibre às rodelas e colocar num litro de água. Deixar ferver pelo menos 10 minutos. Beber quente e se gostar acrescentar uma colher de mel.
Limão:
Durante a gravidez fiquei com herpes labial. Como não podia usar qualquer medicamento para combater esta chatice, recomendaram-me que pusesse limão. Cortei um limão ao meio e fui esfregando o limão no herpes. Uma maravilha! Secou muito rápido :)
Caneca com chá de funcho:
O chá de funcho é bom para as cólicas e para os gases. Desde que comecei a beber 5 canecas por dia que o Gaspar tem dormido melhor, com menos cólicas."

In blog: http://papeisportodolado.blogspot.com/2007/02/ajudas-preciosas.html

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Hoje estou um pouco sem palavras, limito-me a existir. São momentos e só temos de aceitar, respirar fundo e ficar muito sossegadinhos no "nosso canto".
Continuamos sem batedeira e limitados na doçaria (não posso fazer fritos todas as semanas...), mas está a chegar a nova máquina e haveremos de compensar toda essa ausência!

Torta de Noz

Ingredientes
250g de miolo de noz
250g de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de farinha para bolos (já com fermento)
6 ovos (à temperatura ambiente)
Preparação
Passe as nozes pela máquina de triturar e misture-as com a farinha. Bata bem as gemas com o açúcar e adicione ao preparado as nozes.
Por fim, junte as claras em castelo, cuidadosamente envolvidas com uma colher de pau.
Espalhe a massa num tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal, e leve ao forno a cozer durante, mais ou menos, 30 minutos. Desenforme e enrole imediatamente com a ajuda de um pano.
O forno deverá ser pré-aquecido (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).

In Revista Doces Momentos, 2005

************************************************************

Pudim de Laranja

Leve a ferver 9 dl de leite com a raspa da casca de 2 laranjas.
Dissolva 80 g de açúcar com 60 g de maisena e 1 dl de leite frio. Junte ao leite a ferver, a pouco e pouco. Deixe cozer sobre lume brando cerca de 3 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
Deite o preparado numa forma de pudim previamente passada por água fria (ou poderá colocar no frigorífico para ficar fria) e deixe arrefecer e solidificar (depois de frio poderá colocar no frigorífico para solidificar mais rapidamente).
Sugestão: Poderá partir em bocadinhos bolachas tipo Maria e colocar no fundo da forma e deitar o pudim por cima.

In Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas - Vaqueiro