sábado, 6 de junho de 2009

As surpresas da semana

1 - Balada de um País Vazio.

2 - Flores e Gerês na rede mundial de Reserva da Biosfera.

3 - A Bruaá anuncia a abertura do concurso "Pontos à nossa volta": enviem-nos uma fotografia onde apareçam pontos, PONTÕES ou pontinhos até 19 de Junho 2009. O vencedor ganhará um livro "O ponto". No dia 22 anunciaremos o(a) vencedor(a).

4 - Os Bichanos do Porto fazem um Pedido de Famílias de Acolhimento Temporário. Alguém pode ajudar?

5 - Estudo da Quercus Revela: Pagamento de Sacos de Plástico Eleva a Reutilização para 50%.

6 - Ganhe uma viagem a Roma com Anjos e Demónios e a FOX (até 20 Junho 2009). O Vencedor deste passatempo tem a oportunidade de visitar a Igreja de Santa Maria del Popolo, Piazza del Popolo, a Praça de São Pedro,a igreja Santa Maria della Vittoria, o Panteão, Piazza della Minerva, Piazza Navona e o Castelo Sant`Angelo.

7 - Magnífico: Escritório OfficePod!

8 - Passatempo CorrerPorPrazer.com e ASICS, oferece 10 T-Shirts técnicas: para ganhar uma T-Shirt técnica da ASICS, basta escrever uma frase, ou pequeno texto (em prosa ou verso), onde deverão constar as palavras: ASICS e CORRER POR PRAZER (até 7 Junho às 24h00).

9 - O Mar das Berlengas: Mostra Colectiva de Fotografia Subaquática (5 a 14 de Junho 2009).

10 - Quer ganhar uma viagem de avião para 2 pessoas aos Açores? Basta responder acertadamente à pergunta que lhe colocamos e ficará automaticamente habilitado a ganhar esta oferta da companhia área SATA.

11 - Uma verdadeira delícia: Ananás com Hortelã do Jamie Oliver.

12 - Um passeio maravilhoso: Solstício de Verão: Noites Serradas (11 Km) - Parque Natural da Arrábida.

13 - Receba grátis amostras de SURF (detergente para a roupa)!

14 - Agora que o Verão já praticamente chegou, e que apetece mesmo dar um mergulho, a mini-saia resolveu, a pedido de algumas amigas leitoras, dar algumas dicas, que ajudem na escolha do biquini ideal!

15 - Esta semana fiquei a saber que o calçado (gosto muito, muito!) da marca Fly é Made in Portugal! E também que em Guimarães existe uma loja de fábrica da Fly com preços muito em conta, segundo a Cláudia: na Rua da Liberdade, é a rua que desces perto da Pastelaria Clarinha. E no Parque Industrial de S. João de Ponte. E penso que em Pencelo mesmo na fabrica também vendem.

16 -Amazing: Gary: directed by Clément Soulmagnon, Yann Benedi, Sébastien Eballard & Quentin Chaillet Copyright Supinfocom 2008.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente
Estreia mundial de HOME - O Mundo é a nossa Casa

Veja o filme gratuitamente no Forúm FNAC mais perto de si, na Praça Luís Camões (com concerto surpresa) ou em http://cultura.fnac.pt/HOME
Home (versão portuguesa). Duração: 1h e 58m.
Home (english with subtitles)

clique para ampliar a imagem
5 Junho 2009 - Dia Mundial do Ambiente
A CP oferece-lhe a viagem nos comboios urbanos de Lisboa e do Porto
Entre as 10h00 e as 16h00, e as 19h00 e as 24h00
Telf.: 808 208 208
www.cp.pt

"1259 Toneladas de CO2 foi quanto os Clientes dos comboios urbanos e de longo curso da CP pouparam ao ambiente no ano passado, no Dia Mundial do Ambiente, retirando das estradas 303932 automóveis.
Ajude-nos a bater este recorde. Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, no próximo dia 5 de Junho, a CP oferece-lhe a viagem nos comboios urbanos de Lisboa e do Porto, nos períodos compreendidos entre as 10h00 e as 16h00, e as 19h00 e as 24h00.
Vá de comboio. O ambiente agradece."

In site CP

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Semana Sabores do Algarve
6 a 14 de Junho 2009
www.turismodoalgarve.pt

"Oitenta restaurantes aderiram à inédita semana «Sabores do Algarve» com o intuito de fazer crescer água na boca de todos os que quiserem provar os pitéus algarvios confeccionados de propósito para o evento. De 6 a 14 de Junho, o Algarve está na mesa dos visitantes.
A iniciativa – organizada pelo Turismo do Algarve decorrerá nos restaurantes participantes e em todos os concelhos da região. De Aljezur a Alcoutim, não será difícil encontrar um estabelecimento com pratos típicos inspirados na serra e no mar e com o selo «Sabores do Algarve».
Linguado com amêijoas, galinha corada no forno com batata-doce, cozido de grão, ensopado de javali, arroz de marisco e sargo grelhado da Costa Vicentina acompanhado de hortaliça são alguns dos pratos pensados para os turistas e residentes.
Como a boa comida pede uma boa bebida, a ementa incluirá uma carta de vinhos produzidos na região. Brancos, tintos e rosés darão o toque de requinte à refeição que terminará com as doces sobremesas tradicionais, como os fritos de Aljezur com mel de rosmaninho ou os dom-rodrigos, e com um bom digestivo.
«O objectivo do evento é aprofundar o conhecimento sobre a tradição vitivinícola e gastronómica do Algarve e abrir os sentidos de todos para os paladares regionais», explica o presidente do Turismo do Algarve, António Pina.
Além dos restaurantes, a semana «Sabores do Algarve» está também presente na imprensa. Cerca de 80 mil euros é o valor do plano de meios do evento que será divulgado nos jornais Correio da Manhã, Algarve Resident, Barlavento, O Algarve e Jornal do Algarve, em banners de sítios em linha, em publicidade exterior (outdoors e expositores), na RTP1 (em spots de 10 segundos, num total de 102 transmissões) e na rádio TSF (126 difusões de spots de 20 segundos).
Os parceiros do Turismo do Algarve nesta iniciativa são as 16 câmaras municipais da região, a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, a Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve."

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pede já o teu KIT KAT Senses Grátis em http://www.unsminutinhossemhomens.com

Uma amostra por e-mail válido introduzido.
Atenção: só pode imprimir o vale/voucher uma única vez.


MUDE – Museu do Design e da Moda
Rua Augusta, 24

1000-053 Lisboa
Telf.: 218 886 117
E-mail: mudemuseum@gmail.com
Horário: Terça a quinta, das 10h às 20h. Sexta e sábado, das 10h às 22h.
www.mude.pt

Entradas gratuitas até dia 1 de Julho 2009

"Para quem não conhece o conceito, o espaço pode parecer, à primeira vista, uma obra inacabada. À vista estão as paredes descarnadas, buracos na bancada, cimento a descoberto. Uma imagem nada usual daquilo que conhecemos como museu. Mas essa é uma das razões pelas quais o MUDE vem marcar a diferença.
A ideia é abri-lo totalmente ao público no final de 2010, mas, até lá, pretende oferecer uma programação expositiva e cultural regular, que pode ser encarada como uma antestreia da grande inauguração. Instalado no antigo Banco Nacional Ultramarino, um edifício que conta com sete andares, receberá, gradualmente, novas exposições que funcionarão simultaneamente como inauguração de novos pisos.
“Antestreia, Flashes do Museu do Design e da Moda, de Corbusier a Alaia” é o nome da primeira mostra e dá a conhecer a evolução do design e da moda ao longo do século XX, através de mobiliário, peças de vestuário e outros objectos acompanhados de passagens de filmes e música de diferentes épocas.A grande surpresa é a colecção de moda de Francisco Capelo, pela primeira vez apresentada ao público, que mostra peças distintas de Pierre Balmain, André Courrèges, Jean Paul Gaultier ou John Galliano. No universo do design, há obras imperdíveis de Russel Wright, Le Corbusier, Verner Panton ou Jean Prouvé.
O MUDE contempla também uma agradável cafetaria com refeições saudáveis a preços acessíveis, bem como uma série de jornais e revistas de lazer e cultura. Na loja de souvenirs encontram-se t-shirts, livros, malas, entre outros artigos.
De 5 de Junho a 13 de Setembro, a marcar a inauguração do primeiro piso, o museu acolhe uma segunda mostra, intitulada “Ombro a Ombro”, com um conjunto de cartazes e posters políticos que patenteiam a importância da imagem na construção da sociedade de consumo contemporânea. Lenine, Che Guevara, Arnold Schwarzenegger, Obama e outras personalidades vão estar presentes."

In site Myguide.pt

terça-feira, 2 de junho de 2009

Marcha Contra a fome – Walk the World 2009
7 Junho 2009
Lisboa: Torre de Belém - Docas
Porto: Cais de Gaia - Jardim do Passeio Alegre
Inscrição - 5 euros
www.movingtheworld.org/walk_the_world_2009

"Realiza-se no próximo dia 7 de Junho a Marcha Mundial Contra a Fome – Walk the World 2009, uma manifestação global destinada a angariar fundos para as acções do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas que luta contra a fome infantil. Lisboa e Porto são as cidades portuguesas que acolhem esta iniciativa, podendo as inscrições ser feitas a partir de hoje até ao próprio dia.
A Marcha Mundial Contra a Fome decorre durante 24 horas, em todos os fusos horários, começando na Nova Zelândia e terminando na Samoa, tendo como principal objectivo contribuir para erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015, de acordo com a Campanha do Milénio das Nações Unidas. Além de Portugal, participam nesta iniciativa cerca de 80 países dos cinco continentes.
Para participar, os interessados terão apenas de se deslocar aos locais de inscrição (ver lista em baixo) e contribuir com 5 euros – o equivalente a 25 refeições no âmbito do World Food Programme -, sendo-lhes entregue uma t-shirt e um boné para usar no dia. Em Lisboa, o percurso vai da Torre de Belém às Docas de Alcântara e, no Porto, será entre o Cais de Gaia e o Jardim do Passeio Alegre.
Esta acção de solidariedade social surgiu no âmbito de uma parceria estabelecida em 2003 entre o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e a TNT, às quais se juntou, em 2007, a Unilever. Desde o seu lançamento, a Marcha registou um enorme crescimento – de evento regional com 40 mil participantes, para um evento global com 250 mil participantes, em 2008. Nesse ano, a iniciativa abrangeu 280 cidades, em 70 países, alcançando um total de 1 milhão de dólares angariados, o suficiente para alimentar e educar 20 mil crianças durante um ano. Em Portugal, a Marcha contou em 2008 com 10 mil participantes, totalizando cerca de 100 mil euros, valor que permite alimentar e educar 3.700 crianças durante um ano."

Locais de inscrição:
Lojas SportZone
Lisboa: CascaiShopping, Oeiras Parque, Centro Colombo, Armazéns do Chiado, Centro Vasco da Gama, Fórum Almada
Porto: NorteShopping, GaiaShopping, Arrábida Shopping, Via Catarina, Parque Nascente, IKEA Matosinhos,
TNT
Lisboa (tel. 21 854 5000): Rua C, Edifício 77 - Aeroporto de Lisboa (junto ao Instituto de Meteorologia)
Parque da Nações - Torre Zen - Av. D. João II, Lt 1.17.01 (em frente à IBM)
Porto (tel. 22 943 2600): Rua do Barreiro, 200 – Urbanização Boa Viagem 2 – Moreira da Maia
Coimbra (tel. 239 49 7790): Mercado Abastecedor da região de Coimbra - Entreposto E2 Reveles

In site Portal do Cidadão com Deficiência

segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 Junho - Dia Mundial da Criança
Motivar as crianças para rituais saudáveis

"No que toca à saúde dos mais pequenos, é fundamental que eles tenham direito a uma alimentação saudável/equilibrada e a actividade física que, em conjunto, mais do que uma obrigação, devem ser uma grande diversão.

A Criança tem direito a…

…ter bons exemplos de vida saudável em casa
! Sabe-se que as crianças cujos progenitores são fisicamente activos e aquelas que têm o interesse, o suporte e o apoio dos pais têm maiores níveis de actividade física do que as restantes.
…acumular pelo menos 60 minutos de actividade física moderada ou vigorosa na maioria dos dias da semana (ou preferencialmente em todos), enfatizando as modalidades/brincadeiras que lhe conferem mais diversão e satisfação. Costuma proibir o seu filho de jogar à bola no pátio?!
…jogar vídeo-games e a ver televisão. No entanto, o tempo passado com estes comportamentos deve ser limitado e negociado, de forma a um maior envolvimento em actividades físicas e desportivas.
…frequentar as actividades de Desporto Escolar. Estas actividades, para além de gratuitas, são orientadas pelos professores especialistas.
…ter um pequeno-almoço completo e equilibrado todos os dias, de preferência na companhia dos pais. Esta refeição é imprescindível para um bom rendimento físico e intelectual.
…comer de todos os alimentos! Mais importante do que a proibição em torno de algum grupo alimentar, é a criança perceber que existem alimentos mais saudáveis, que devem ser ingeridos frequentemente, e que existem outros menos saudáveis, a reservar para ocasiões especiais.
…conhecer uma grande variedade de alimentos, os seus sabores e as suas texturas. Já pensou em ir a uma feira alimentar ou uma feira de agricultura biológica com os mais pequenos? Ou em ter um horta doméstica?
…almoçar na cantina da escola! Os menus actuais são aconselhados por profissionais de nutrição e/ou dietética e, por norma, garantem um adequado aporte de calorias e nutrientes.
…levar pequenos snacks saudáveis - como por exemplo um iogurte, uma peça de fruta e/ou uma sandes de queijo - para a escola. A preparação destas pequenas refeições em casa evita o recurso a opções menos saudáveis e mais calóricas que muitas vezes abundam nos cafés e cafetarias localizados nas proximidades da escola. Além disso, este será um bom incentivo para comportamentos similares no futuro.
…ter horários fixos para as 5-6 refeições diárias! Este procedimento é fundamental na educação da criança, na transmissão de valores cognitivos e na criação de maior significado em torno da alimentação.
…ingerir 4-5 porções de legumes e fruta, de acordo com as suas preferências. No caso dos legumes privilegiar os cozidos e incluir hortaliças de folhas verdes ou amarelo-alaranjadas - ricas em vitamina A; e relativamente às frutas, incluir uma peça rica em vitamina C, como a laranja, o morango e o melão maduro."

In site Rituais de Vida Saudável

domingo, 31 de maio de 2009

As imagens da semana

A minha amiga E. convidou-me para participar na Corrida da Mulher 2009, que decorreu entre Santos e a Torre de Belém (5 Km).
E, apesar de muito cansada e inicialmente sem motivação, o ânimo foi aumentando e no final estava rendida.
Gostei muito, muito!
A minha primeira Maratona, inesquecível: uma multidão de mulheres (o limite das inscrições era 15 mil pessoas, mas acho que estavam mais), muita cor rosa, música ao longo do trajecto, palmas e buzinas, calor, autocarros da Carris repletos de mulheres em rosa e roxo, poucas corredoras e brindes: sacos, banda para o cabelo, revista, pacote de leite com chocolate, barritas, gelado, águas e a importante medalha de participação (que com muito orgulho ostentamos!).
Obrigado E., S. e A. pelo convívio!































"Os lobos saudáveis e as mulheres saudáveis têm características em comum: percepção aguçada, espírito brincalhão e uma elevada capacidade de dedicação. Os lobos e as mulheres são gregários por natureza, curiosos dotados de enorme resistência e força. São profundamente intuitivos e têm grande preocupação com os seus filhos, com os parceiros e com a matilha. Têm uma determinação feroz e uma extrema coragem."

Águeda de Sena adaptado de "Mulheres que correm com os lobos" de Clarissa Pinkola Estés