sábado, 26 de setembro de 2009

As surpresas da semana

1 - O Museu Guggenheim de Nova Iorque está a preceder a um concurso internacional de Design a que chama Competição de Abrigos ("ShelterCompetition"). Foram admitidos cerca de 600 projectos de 68 países. Dos 600 projectos foram seleccionados 10 finalistas, entre os quais está o projecto do arquitecto português David Mares. O "CBS - CORK BLOCK SHELTER" é um abrigo construído na versátil cortiça. Mas como se não bastasse a já honrosa posição de pertencer ao TOP 10 deste concurso, neste momento o abrigo de cortiça está em 3º lugar na votação do público! Aceda ao site e vote também.

2 - Um filme espantoso: Red Riding Hood.

3 - Ganhe uma viagem a Paris e Smartbox: responda a 3 perguntas sobre a Air France e Boa Sorte! Até 30 de Setembro 2009.

4 - Desde um minúsculo escaravelho até à baleia azul, as fotografias de Luís Quinta já foram transformadas em selos.

5 - Já estou inscrita para participar, mais uma vez, no Blog Action Day 09. Junte-se a nós!

6 - Tem fotos antigas a comer um gelado? Partilhe com a Olá e ganhe 1 ano de gelados.

7 - A 12 de Outubro, a Quercus e a Águas do Algarve, S.A organizam um Seminário dedicado ao tema "Uso Eficiente da Água no Sector Residencial”, que decorrerá no Teatro Municipal de Faro. Participe!

8 - Mosteiro de Santa Clara-a-Velha já foi visitado por 25 mil pessoas.

9 - Exclusivamente para ti! Download da música “Quem és tu miúda".

10 - Um tradicional napperon de croché não tem necessariamente que parecer algo saído do baú da sua avó. Num ambiente de decoração moderno ficam lindamente e criam um visual contemporâneo.

11 - Passatempo ganhe DVD's do filme "Adeus, Lenine!": queremos que nos conte tudo o que sabe sobre a cidade de Berlim. As vinte melhores sugestões (restaurantes, lojas, hotéis, bares, miradouros, museus, galerias de artes, parques, etc) ganham DVD's do filme "Adeus, Lenine", do realizador Wolfgang Becker.

12 - Sintra abriu Museu de História Natural com exemplares raros (e entrada gratuita).

13 - Para quem gosta: Jazz Portugal.

14 - Gosto desta receita: Creme de Courgette, Ervilhas e Queijo Gruyère.

15 - Participe já e ganhe uma inesquecível estadia no La Varzea Polo & Golf Resort (até 5 de Outubro 2009).

16 - Com muita alegria, dou uma pequena contribuição no Árvores de Portugal.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sons

Bruce Springsteen - No Surrender

Gosto muito!
Festa do Outono - 27 Setembro 2009
Serralves (Porto)
Entrada gratuita
www.serralves.com
clique na imagem para ampliar

"Venha construir Espantalhos, Desfolhar e Respigar e Pintar ao ar livre num alegre e saudável convívio.
Os Tocá Rufar na percussão tradicional portuguesa, e os “Viras”, as “Chulas” e os “Malhões” do Minho também marcam presença na festa!
A não perder o filme “História de um Camelo que Chora” e ainda o teatro de Marionetas “Volta ao Mundo”, com um barco e mastros… para ir a todo o lado sem sair do sítio!
E ainda visitas guiadas em contínuo, oficinas temáticas e contadores de histórias…
Estas são apenas algumas das actividades que preparamos para as famílias, numa festa onde não vão faltar Assadores de Castanhas no Parque.
Contamos consigo!"

In Newsletter Serralves - 25.09.2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jornadas Europeias do Património 2009
25, 26 e 27 de Setembro 2009
Vários Locais em Portugal
Gratuito
www.igespar.pt/news/9/195/

"Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI®VER o PATRIMÓNIO. Tal como nas edições dos anos anteriores, o IGESPAR, enquanto coordenador nacional, convidou todas as entidades públicas e privadas que de algum modo estivessem relacionadas com o Património, a associarem-se a esta acção, e divulga agora a programação geral de actividades.

Programa 1 (Localidades de A-F)
Programa 2 (Localidades de G-O)
Programa 3 (Localidades de P-V)

Através do convite VI®VER O PATRIMÓNIO pretende-se este ano chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas.

Cartaz
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.
O programa nacional da Jornadas Europeias do Património, em 2008, constou de 600 eventos culturais, distribuídos por 483 monumentos/locais de 170 localidades de Portugal Continental e Insular, e contou com a participação de 388 entidades públicas e privadas. Em 2007, o programa foi constituído por 497 iniciativas culturais, que abrangeram todo o Território Continental e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, nomeadamente 85 localidades, e contou com a colaboração de 267 entidades públicas e privadas.
Em 2006, as 550 actividades do programa distribuíram-se por 118 localidades/Concelhos, tendo lugar em 400 locais/monumentos e contando com a participação de 188 entidades públicas e privadas. Em 2005 participaram cerca 90 entidades e o programa abarcou 65 Localidades/Concelhos nos quais foram apresentados 212 eventos culturais, em 132 locais.
Com efeito, de ano para ano, verificou-se um incomparável acréscimo do número de entidades participantes nas Jornadas Europeias do Património, bem como uma maior abrangência geográfica do Programa Nacional. Salientamos que este acréscimo representa um progressivo reconhecimento nacional da importância do projecto europeu, bem como a clara adesão a esta iniciativa coordenada pelo IGESPAR."

In site IGESPAR

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Festa da Cerveja Alemã em Lisboa
24 a 27 de Setembro 2009
Jardim do Campo dos Mártires da Pátria (Campo Santana)
Lisboa
www.oktoberfest-lisboa.com

Os lucros do evento vão ser entregue as Aldeias SOS Criança em Portugal.

"Uma festa de convívio, gastronomia e animação em ambiente bávaro.
Plataforma para convívio entre a população de Lisboa, comunidade local, empresários e personalidades da política nacional, indústria e cultura e as suas famílias. Comunidades alemãs, portuguesas e estrangeiras bem como com os estudantes das faculdades vizinhas.
Após o grande êxito da “Festa da Cerveja Alemã de2007”, e a pedido de várias pessoas e empresas que participaram no evento, os Jovens Empresários da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e a Junta de Freguesia da Pena com o apoio logístico da AIMS decidiram organizar pela terceira vez a tradicional festa da cerveja em Lisboa.
O objectivo deste evento é promover o encontro de culturas e comunidades alemãs, portuguesas e estrangeiras, bem como dar a conhecer e partilhar as tradições alemãs.
Pretende-se igualmente apoiar as Aldeias de Crianças SOS em Portugal, Centro ABC REAL – ABA (crianças autistas) e obras de Solidariedade Social da Junta de Freguesia da Pena.
Em 2009, vamos aumentar o período da festa e de convívio para quatro dias com um programa variado de animação.
Contamos aumentar consideravelmente o número de visitantes para um total de 3000 visitantes, vindos da comunidade local, e da comunidade alemã residente em Lisboa e suas famílias.
Um conjunto de medidas eficientes para mediatizar o evento está a ser preparado pela Junta de Freguesia da Pena e pela AIMS Lisbon para garantir assim uma constante divulgação do evento na comunicação social. Para além disso e na linha da sua actividade como agência organizadora de eventos (congressos, conferências e DMC) a AIMS Lisbon prestará todo o apoio logístico no que diz respeito à animação, Catering, angariação de patrocínios e coordenação de todos os intervenientes no decurso do evento."

In site Wiesn Lisboa 09

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seminário Consumo Alimentar: planear, aproveitar e poupar.
30 Setembro 2009
Auditório da Central de Valorização Orgânica
www.lipor.pt
Entrada gratuita mas sujeitas a marcação e aceites por ordem de chegada até ao limite máximo de capacidade do auditório (até dia 25 de Setembro).

"A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, no âmbito do desenvolvimento do seu projecto de promoção da Compostagem Caseira, vai promover o Seminário dedicado à temática do Consumo Alimentar.
O Seminário “Consumo Alimentar: planear, aproveitar e poupar” realizar-se-á no próximo dia 30 de Setembro no Auditório da Central de Valorização Orgânica.
O objectivo principal do Seminário é sensibilizar a população para a gestão mais eficaz dos recursos alimentares, tendo em conta o orçamento familiar e divulgar boas práticas ambientais e de economia caseira.
As inscrições são gratuitas mas sujeitas a marcação e aceites por ordem de chegada até ao limite máximo de capacidade do auditório para:
Rita Rebelo: rita.rebelo@lipor.pt
Tel.: 22 977 01 00"

In site Lipor

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Projecto Limpar Portugal"
20 de Março 2010
http://limparportugal.org
http://limparportugal.ning.com
http://twitter.com/LimparPortugal

"Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.Nas cidades, nas praias, nos montes, em todo o lado, é frequente vermos as desagradáveis lixeiras.
Partindo do relato do projecto desenvolvido na Estónia em 2008, disponível no YouTube, onde um grupo de pessoas se juntou para limpar o país em apenas um dia, o Nuno Mendes decidiu lançar o mesmo desafio aos membros do seu LandMania Clube de Portugal. O clube, que sempre apoiou este tipo de iniciativas, aceitou o desafio e os seus membros depressa puseram mãos à obra.
Este site serve para lançar o desafio, num projecto que é de todos: “Limpar Portugal!”.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho ou por zona geográfica, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Certos de que muito ainda há a fazer, toda a ajuda é bem vinda! Quem quiser ajudar, basta juntar-se ao projecto no endereço http://limparportugal.ning.com, e integrar o grupo da região onde reside, ou da região que gosta mais. É nesta rede social e na página oficial do evento http://www.limparportugal.org, que se vai dando conta dos desenvolvimentos do projecto.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
Para acompanhar o desenvolvimento do projecto segue-nos no Twitter em http://twitter.com/LimparPortugal
Para mais informações escreve-nos para projectolimparportugal@gmail.com (este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar).

Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"

In Limpar Portugal

domingo, 20 de setembro de 2009

As imagens da semana

Fomos ver a Exposição Remade in Portugal - A um Passo do Sonho, no magnífico Museu da Electricidade (finalizou no passado dia 13 de Setembro 2009 e tinha entrada gratuita), sobre design ecológico e artes plásticas.
Descobrimos algumas peças muito interessantes e práticas, como o vestido longo em patchwork de collants reutilizados do Ricardo Dourado ou o lavatório em resina carregada com inertes reciclados de rejeições de cerâmica sanitária do Carlos Aguiar; e muito bonitas também, como as peças em cortiça reciclada da SimpleFormsdesign.
De todas as exposições que vi, esta tinha algo absolutamente inovador: um baloiço pendurado entre vigas e sem nada em volta, inserido num espaço de descanso e possíveis debates/apresentações.
Uma ideia brilhante! Haverá melhor forma de descansar que sentar-se num baloiço e deixar o corpo seguir a imaginação? Ao alcance de todos: um pouco de felicidade gratuita e alegria no coração.
Obrigado a quem decidiu "oferecer" esta peça mágica a todos os visitantes!
Boa semana.








































«... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre.»
Miguel Sousa Tavares