sábado, 4 de junho de 2011

As surpresas da semana

1 - Fim de Maio Primavera.

2 - Oxfam avisa que preços dos alimentos “vão duplicar até 2030”.

3 - Passatempo: ganha uma experiência “de Kayak pela Rota das Ilhas” para 2 pessoas. O pacote inclui estadia de 2 noites em quarto duplo, pequeno-almoço no Hotel Turismo do Minho**** e 1/2 dia em passeio de Kayak no Estuário do Rio Minho (participa até 9 Junho 2011).

4 - Quase que parecem verdadeiras modelos saídas das páginas das revistas… mas enganam! Trata-se de pequenas obras de arte feitas de vegetais e que fazem parte do projecto The Fantasies of Chinese Cabbage. A autora é Ju Duoqi e os seus trabalhos podem ser vistos na Galerie Paris-Beijing.

5 - Comissão Europeia gastou oito milhões de euros em festas e jactos privados.

6 - Passatempo Saber Viver/Hard Rock Café: ganhe vouchers para refeições no Hard Rock Cafe Lisboa e t-shirts (participa até 16 de Junho 2011).

7 - O vinho “Chave Dourada”, vinho licoroso secularmente produzido em Mação, vai ser alvo de um projeto da autarquia tendo em vista a sua preservação e conservação. A “fórmula secreta” de fabrico deste vinho tem passado de geração em geração por três famílias de Mação, permanecendo em “risco latente” de extinção, já o seu consumo acaba por ficar limitado à família e a um círculo restrito de amigos destes produtores usado em ocasiões especias.

8 - O filme de animação «Viagem a Cabo Verde», de José Miguel Ribeiro, foi eleito o melhor documentário da competição internacional de curtas-metragens no Festival de Cinema de Cracóvia, na Polónia, que terminou domingo. Além do Dragão de Prata, o filme recebeu ainda o prémio D. Quixote, atribuído pela Federação Internacional das Associações de Cinema, como informa a agência Lusa.

9 - Passatempo Saber Viver/LEGO Technic: Temos 15 kits de construção para oferecer. Habilite-se já! Participa até 15 Junho 2011.

10 - Como José e Maria foram mortos no faroeste do Brasil por defenderem a floresta. Para ver: TEDx Amazônia - Zé Cláudio Ribeiro Nov 2010 (English subtitles).

11 - Fralda com cachorrinho. Um cachorrinho verdadeiramente delicioso para bordar o enxoval do bebé. Aumente o desenho para o tamanho desejado, escolha as suas cores favoritas da gama Anchor Moulinée borde com ponto pé-de-flor e ponto cheio.

12 - Passatempo: lançamos o desafio para que nos façam chegar as mais deliciosas receitas que acompanhem um Porto Ferreira. As melhores 20 receitas farão parte de um livro de receitas que será oferecido aos leitores das revistas Activa e Visão e receberão uma oferta de um VP Porto Ferreira. A mais original, ganha um fim de semana na cadeia de hotéis Tivoli (participa até 24 de Junho 2011).

13 - A experimentar em breve: Gratinado de Legumes com Broa.

14 - São mil e uma as maravilhas a descobrir na galeria do torreão da Torre de S. Sebastião, do Museu Condes de Castro Guimarães. Subindo o torreão é possível admirar mais de perto o belíssimo tecto pintado com os brasões da família de Jorge O´Neill, o primeiro proprietário do edifício.

15 - Passatempo: a Nacional para celebrar o Dia Mundial da Criança, oferece 3 bilhetes duplos para o Oceanário de Lisboa (participa até 17 Junho 2011).

16 - Além de cortarem nas deslocações, dentro de Portugal e ao estrangeiro, os turistas nacionais optam cada vez mais por alojamento gratuito, em casa de familiares e amigos. Em 2010, o número de viagens diminuiu 12,4 por cento, menos dois milhões de deslocações que em 2009.

17 - Ateliers de Aves e Morcegos. Quer ficar a conhecer melhor as aves e morcegos?! Inscreva-se no Atelier de Aves que decorrerá no dia 2 de julho e na XV Noite Europeia dos Morcegos que decorrerá no dia 29 de julho. Os cursos têm uma forte componente prática e são gratuitos.

18 - Passatempo: a Jing-She oferece-te o DVD do Filme "Panda do Kung Fu", Cadernos do Panda do Kung Fu, Livro de Autocolantes do Filme e o peluche oficial do Panda (participa até 17 Junho 2011).

19 - Vinho português feito com uvas biológicas premiado no Reino Unido.

20 - Pimenta vermelha aliada da dieta. Pequenas quantidades ajudam a reduzir o apetite e a perder calorias.

21 - Receba um kit Klorane na Semana do AmbienteSe o seu bebé nascer entre 3 e 10 de Junho, torne-se fã Klorane no facebook, envie-nos a fotografia do seu bebé recém-nascido e receba um kit Klorane para os primeiros cuidados do seu bebé. Se o seu filho fizer anos esta semana, não deixe de nos avisar através do facebook, colocando a sua fotografia... a a Klorane também tem um presente para si! Parabéns!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sombrinhas de Chocolate Regina
Dimensões: 15 x 3 cm.
Peso: 20 gr.
Preço unidade: 1,00 euro
Para comprar online na loja A Vida Portuguesa

Com o formato original de um chapéu de chuva e moldadas em chocolate de leite, as divertidas Sombrinhas de Chocolate Regina constituem uma deliciosa opção para os mais pequenos. Este é um produto histórico que remonta a infância de muitos portugueses, tendo sido reeditado pela Imperial após a aquisição da marca Regina, em 2000. Disponíveis em três cores, vermelho, amarelo ou azul às ricas douradas.

in Máxima
10ª edição do Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras 2011
25 a 31 de Julho 2011
Mata do Desterro, em Seia - Serra da Estrela
Regime de voluntariado (alojamento, alimentação e seguro pessoal são oferecidos)
Inscrições e mais informações: www.ci.uc.pt/invasoras

O Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), Município de Seia, estão a organizar um Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras, a decorrer de 25 a 31 de Julho de 2011, na Mata do Desterro, em Seia, Serra da Estrela. Esta é a 10º edição do Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras, decorre em regime de voluntariado (alojamento, alimentação e seguro pessoal são oferecidos) e é uma oportunidade única para participar em actividades de controlo de plantas invasoras e simultaneamente receber formação sobre Invasões Biológicas e Plantas Invasoras.

Com os melhores cumprimentos,
Elizabete Marchante
Centre for Functional Ecology/Centro de Ecologia Funcional
Department of Life Sciences/Departamento de Ciências da Vida
University of Coimbra/Universidade de Coimbra
P.O. Box 3046/Apartado 3046
3001-401 Coimbra - Portugal
http://cfe.uc.pt
http://www.ci.uc.pt/invasoras

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sons

ASA – Jailer

Muito, muito bom!
Limão

O limão, cientificamente conhecido como Citrus limon, é o fruto do limoeiro uma árvore da família das rutáceas.
É um fruto caracterizado pela sua forma oval. A sua cor pode ir de verde-escuro a amarelo e a textura da sua casca externa, pode ser lisa ou enrugada. Como outras frutas cítricas, a parte interna do limão é constituído por oito a dez segmentos. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades de limão sendo as mais conhecidas o limão-galego, limão-sicíliano, limão-cravo e o limão-tahiti.
A maioria dos limões são azedos, ácidos e adstringentes mas são surpreendentemente refrescantes. O limão está disponível todo o ano, apesar de em maior quantidade a partir de Maio até Agosto.
Fruto originário da região sudeste da Ásia, desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência data do século III ou IV. Foram os conquistadores árabes que o trouxeram da Pérsia para a Europa.
Como muitas outras frutas e vegetais, os limões foram levados para a América por Cristóvão Colombo, durante a sua segunda viagem ao Novo Mundo em 1493. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto (patologia caracterizada pela deficiência de vitamina C). Durante a Idade Média, o limão era raro e caro, acessível apenas a pessoas muito ricas. Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.
Hoje os principais produtores de limão são os Estados Unidos, Itália, Espanha, Grécia, Israel e Turquia. As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras.
Com o sumo do fruto, preparam-se refrigerantes, molhos e aperitivos, bem com xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e na preparação de licores e sabões.

Informação Nutricional
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, além se caracterizar pelo seu baixo valor energético e pela presença de flavonóides.
Para ver a Tabela de composição nutricional

Vantagens e desvantagens
O limão é um fruto rico em vitamina C que, por ser um antioxidante, ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.
O limão possui, uma substância própria denominada, limoneno rico em flavonóides, tornando-se assim um fruto interessante para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante deste nutriente (os antioxidantes combatem os radicais livres - moléculas associadas ao envelhecimento precoce).
A casca do limão contém quantidades consideráveis de oxalatos, um anti-nutriente que pode interferir com a absorção de cálcio proveniente da dieta. Devido ao seu baixo valor calórico, o limão é uma óptima escolha para utilizar como tempero, substituindo a utilização de gorduras e/ou molhos menos saudáveis.

Como comprar e conservar
Escolha limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de sumo normalmente cedem à pressão dos dedos ao toque. O limão deve apresentar cor amarela, aqueles que têm reflexos verdes serão mais ácidos, devido ao facto de não estarem totalmente amadurecidos.
O limão permanece fresco quando mantido à temperatura ambiente, longe da exposição solar, por cerca de uma semana. Quando armazenado no frigorífico, fechado num saco plástico, este manter-se-á durante cerca de quatro semanas.
Os sinais que demonstram que o limão já está deteriorado são as rugas, a consistência mole, as manchas e a coloração monótona. O sumo e as raspas do limão podem ser armazenados em local fresco e seco num recipiente de vidro hermeticamente fechado para uso posterior, no entanto, o ideal é consumir o sumo e as raspas imediatamente após espremer/cortar o limão.
O sumo de limão deverá ser colocado em recipientes próprios para gelo no congelador e depois de estar congelado, os cubos de sumo deverão ser colocados em sacos de plástico e mantidos no congelador até serem consumidos.

in Nestlé

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Museu da Farmácia
Rua Marechal Saldanha, n.º 1
1249-069 Lisboa
Telf.: 21 213 400 680
museudafarmacia@anf.pt

Inaugurado em Junho de 1996, o Museu da Farmácia é o único museu de História Universal em Portugal e um dos mais completos a nível mundial, exibindo uma vasta colecção de testemunhos históricos e científicos, ao longo de 50.000 anos de História.
A excelência do Museu da Farmácia é constantemente celebrada pela atribuição de prémios de prestígio: Melhor Museu Português, em 1996/97/98; Melhor Projecto Farmacêutico, em 1999; Melhor Design em Comunicação, em 2002; Museu Nomeado para o melhor Museu da Europa - EMYA, em 2004; e Melhor Serviço de Extensão Cultural, em 2009. Além destes prémios, o Museu foi ainda cinco vezes distinguido pela National Geographic.
Visite-nos!

in Newsletter Associação Nacional de Farmácias, n.º 73 (13 Maio 2011)
Colcannon irlandês

Ingredientes
4 batatas descascadas, cortadas aos pedaços e cozidas
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
2 chávenas grandes de couve à escolha sem troços cortada aos pedaços
½ chávena de leite vegetal simples morno
2 colheres de sopa de margarina vegana à temperatura ambiente
2 cebolas novas laminadas
2 fatias de tofu simples ou fumado cortadas aos pedaços
1 pitada de sal integral
1 pitada de pimenta preta moída
salsa fresca picada a gosto
1 dente de alho (opcional)

Preparação
Num tacho grande aquece o azeite, (aloura o alho) e cozinha a couve em lume brando. Junta as batatas cozidas, o leite, a margarina e esmaga tudo. Junta as cebolas, os pedaços de tofu e a salsa; volta a mexer bem e tempera.
Podes servir assim ou ainda levar ao forno numa forma refractária untada e tapada. Serve bem quente.

in Centro Vegetariano

terça-feira, 31 de maio de 2011

Convite
From Trash to Trends
TELA BAGS
Inauguração Exposição
2 Junho, 19h
MUDE
Rua Augusta, 24 - Lisboa
Tel. + 351 21 888 61 17 / 23
mude@cm-lisboa.pt / mudemuseum@gmail.com
www.mude.pt
clique na imagem para ampliar
Estudo revela que adolescentes fumam para se integrarem
Jovens com 13 anos reconhecem implicações do tabagismo a longo prazo na saúde

De acordo com um trabalho de investigação realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), os adolescentes fumam com o intuito de melhorar o seu estatuto social junto dos colegas e apontam a pressão do grupo como uma das principais causas para começarem a fumar. Os jovens relacionam o acto de fumar com um desejo de emancipação, sendo que alguns adolescentes referem também a vontade de experimentar.
Estes são alguns dos resultados de um estudo da autoria de Sílvia Fraga, investigadora da FMUP, que servem de mote a um evento organizado pela Faculdade de Medicina, dirigido a Escolas, no Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado na próxima terça-feira. A iniciativa tem como tema «Consequências do Tabagismo na Adolescência» e decorre entre as 10h e as 13h, na Aula Magna da FMUP.
De acordo com Teresa Duarte, responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da FMUP, “com esta iniciativa, pretende-se alertar os mais novos para as consequências do acto de fumar a curto e médio prazos”, ajudando os jovens a resistirem à pressão do grupo, identificada pelos investigadores da FMUP como um dos factores mais importantes para a iniciação do tabagismo na adolescência.
Num estudo prévio, em que 2036 adolescentes de 13 anos foram avaliados quantitativamente no âmbito do Projecto EPITeen, da FMUP, mostrou-se que 19,9 por cento dos adolescentes já tinha experimentado fumar, 1,8 por cento faziam-no ocasionalmente e 1,3 por cento fumava pelo menos um cigarro por dia.
Estes resultados foram complementados com um estudo qualitativo, em que 30 desses adolescentes (15 rapazes e 15 raparigas) foram entrevistados com o objectivo de avaliar as representações sociais subjacentes ao comportamento de fumar.

Ineficácia das campanhas de sensibilização

Os investigadores da FMUP perceberam que os adolescentes têm consciência de algumas das implicações do tabagismo na saúde: “Eles sabem que fumar faz mal e são capazes de associar o tabagismo a um maior risco de sofrer de cancro do pulmão ou doenças respiratórias e de morrer. No entanto, as informações de que dispõem não os impedem de fumar”, esclarece Sílvia Fraga.
De acordo com a investigadora, “os adolescentes parecem não se reconhecer como alvo das campanhas de sensibilização que se centram nas consequências a longo prazo”. Essa poderá ser uma das razões da sua ineficácia junto dos jovens. Aliás, os adolescentes mostram-se cansados das campanhas e propõem, como estratégia preventiva, medidas repressoras nas escolas.
Sílvia Fraga conclui que “é importante desenvolver novas campanhas que realcem as consequências do consumo de tabaco na adolescência” para estimular uma mudança de comportamentos, e propõe que os programas escolares de promoção da saúde se foquem em melhorar a capacidade dos adolescentes controlarem a pressão do grupo.
Por isso mesmo é que a FMUP pretende dar o exemplo, promovendo uma acção anti-tabágica dirigida aos adolescentes. Do programa, consta a apresentação dos resultados do estudo de Sílvia Fraga, seguindo-se uma intervenção de José Agostinho Marques (pneumologista e director da FMUP) sobre as consequências do tabagismo na adolescência a curto e médio prazos. O evento encerra após a alocução de Miguel Ricou, psicólogo e investigador da FMUP, sobre a relação entre os adolescentes, os amigos e o tabaco.

in Ciência Hoje

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Petição Diga não à caça ao Melro
www.peticaopublica.com/?pi=P2011N10013

Para: Ministério da Agricultura; Secretário de Estado das Florestas
Caça ao Melro - vamos impedir que isso aconteça!

Segundo notícia avançada no Semanário SOL de 13 de Maio de 2011, a partir de Novembro de 2011, os Caçadores vão poder matar, por dia, 40 melros - Aves emblemáticas e até agora protegidas por Lei! A medida está a chocar as associações do sector, que garantem que tal não foi negociado na definição do calendário venatório para os próximos três anos. Ora, se nem a Federação Portuguesa de Caçadores (APC) está de acordo, nós - que apreciamos a Natureza - não podemos deixar que esta Lei entre em vigor. PASSE PALAVRA! Diga NÃO, à caça ao MELRO!

Os signatários
www.peticaopublica.com/?pi=P2011N10013
Sumos Naturais - Pequeno guia para o consumo

São frescos, saborosos e excelentes aliados da alimentação equilibrada e saudável no Verão.

  • Os sumos naturais são uma excelente forma de hidratar o organismo no Verão. Dado a fruta ser um alimento muito rico em vitaminas e sais minerais ajuda ao bom funcionamento metabólico do organismo. Repõe, ainda, os elementos perdidos na transpiração;
  • Use sempre fruta de qualidade, sem boa matéria-prima não obtém um bom sumo;
  • Faça algumas experiências e misture mais do que um tipo de fruta;
  • Consuma o mais rápido possível, pois assim que a fruta é espremida começa a perder qualidades (deterioração de vitaminas e outros nutrientes);
  • Quando fizer sumo com frutas que oxidam rapidamente (ex. maçã, pêra) junte algumas gotas de sumo de limão para evitar a oxidação;
  • Ainda em relação à fruta que oxida, também pode optar por misturar, por exemplo, maçã com abacaxi ou cenoura, sendo esta uma excelente aliada no Verão. Isto porque é rica em betacaroteno ajudando a pele a adquirir um tom bronzeado saudável (atenção, não protege dos raios solares UVA e UVB, o protector solar é imprescindível);
  • Para além da cenoura, outro legume excelente para sumos é a beterraba, sendo muito rica em ferro é uma excelente aliada para ajudar a combater estados anémicos. Quem não aprecia muito o sabor da beterraba deverá fazer uma mistura, por exemplo, com maçã.
in Sabores Sapo

domingo, 29 de maio de 2011

As imagens da semana


"Pessoalmente, vivo tranquilo porque, embora já tenha mudado de opiniões muitas vezes, nunca mudei de princípios. (...)Uma coisa é estar só, outra a solidão. Quem não se resolve intimamente, também se ilude quando pensa que no "arraial social" está a solução para o seu vazio. Solidão é quando nos fazem falta os que já não voltam mais."

Júlio Isidro
in Revista Perfumes e Co (Maio 2008)