sábado, 18 de agosto de 2012

As surpresas da semana

1 - Início da construção da Barragem de Foz Tua adiado

2 - "A construção da Barragem do Tua será trágica para Portugal. Coloca em causa esse património milenar que é o Douro, além de que economicamente é um investimento desastroso para o País. Mas como interessa à EDP, que é um verdadeiro estado dentro do estado, provavelmente irá mesmo avançar."

3 - Passatempo: o Livros-Gravidez oferece o livro infantil Formas (participa até 25 Agosto 2012).

4 - Pela segunda vez consecutiva, Melbourne, na Austrália, é a melhor cidade do mundo para se viver. O pódio do City Liveability Ranking mantém-se igual ao do ano passado com Viena (Áustria) e Vancouver (Canadá) a ocuparem as segunda e terceira posições. O ranking é elaborado pela Economist Intelligence Unit, que faz parte do grupo que edita a revista The Economist.

5 - O concurso mundial de fotografia da revista de viagens da National Geographic acaba de anunciar os vencedores. O primeiro grande prémio vai para Cedric Houin com uma imagem captada na intimidade, "ancestral com toques de modernidade", de uma família nómada no Afeganistão.

6 - Passatempo: a Geneva Lab e o iClub têm para oferecer uma coluna Geneva Sound Lab Model S (participa até 31 Agosto 2012).

7 - Crise também está a levar a pedidos de ajuda para animais de estimação

8 - Algum dia acordou e pôs-se na pele de um animal abandonado? Sabia que a indiferença também mata? À Deriva é dedicado a todos os animais que sofrem vítimas do abandono e maus tratos, é um apelo para que ponha termo a este flagelo. Pelo reconhecimento dos direitos dos animais e pelo seu direito a viver livre de sofrimento.

9 - Passatempo Feel Summer Edition: a Salsa tem para oferecer 10 Top Feel Summer Edition (participa até 27 Agosto 2012).

10 - Ban Ki-moon lança iniciativa mundial para protecção dos oceanos

11 - Justiça brasileira ordenou paragem imediata das obras da barragem de Belo Monte

12 - Declaration on Seed freedom

13 - Há um homem na Gorongosa que já plantou 85 milhões de árvores. Pedro Muagura apaixonado por plantas, contraria os que retiram verde ao centro de Moçambique. Há uma lenda sobre uma sereia que surge nas cascatas de Morumbodzi. Nos anos 60 e 70 o Parque Nacional da Gorongosa recebia 20 mil visitantes por ano, entre eles o astronauta James Lovell. Há esforços em marcha para que o Parque volte a oferecer mistério e esplendor.

14 - O estado da Califórnia, nos EUA, proibiu, com uma lei que entrou em vigor este domingo, a venda de "foie gras" - fígado gordo de pato ou ganso obtido através da alimentação forçada destas aves - nos restaurantes locais. Quem infringir a legislação está sujeito a uma multa de mil dólares (cerca de 790 euros).

15 - Amarguinha renova imagem e lança sabor a limão

16 - Top 10 Gelados - Refrescar o Paladar e a Alma

17 - Variedades de tomate: diversidade alimentar. A que actualmente não chega aos nossos pratos.

18 - Magnífica instalação: em Águeda!

19 - Prestigiado produtor de vinho australiano regressa à rolha de cortiça

20 - A famosa marca Louis Vuitton criou uma mala inspirada na cidade de Évora. Esta cidade histórica portuguesa, Património Mundial da Humanidade, entra, assim, para o mundo da moda de luxo pela mão de uma marca que é uma referência mundial.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Não abandone o seu amigo!

Você na TV: Uma Mensagem Muito Especial

http://www.tvi.iol.pt/programa/2015/videos/128760/video/13681238

Porque nunca é demais lembrar a cruel e diária realidade em Portugal...
Por favor, não abandone o seu amigo!

Bilhete Família - Alfa Pendular e Intercidades com 50% desconto ao fim de semana

Mude a vida da sua família, viaje de comboio a metade do preço
 
Ao fim de semana, saia da rotina e viaje no Alfa Pendular ou Intercidades com a sua família.
Viaje, divirta-se e descubra outros lugares, outros costumes, outros sabores…
Agora também para Pequenos Grupos.

Quando: Todos os sábados ou domingos com regresso no mesmo ou em qualquer fim de semana, sujeito à validade do bilhete, em toda a rede dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, em ambas as classes. Consulte os horários.


Como: Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras com venda de serviços de longo curso e agências de viagens com contrato CP.
Pode comprar com antecedência de 30 dias.
 
A quem se destina: Famílias e Grupos 3 a 9 elementos que paguem bilhete, em viagens ao sábado (todo o dia) e ao domingo (até às 12h00). A viagem tem de se realizar em simultâneo, no mesmo comboio, classe e para a mesma origem e destino, quer na viagem de ida, como na de volta.

Vá que é só vantagens:
  •  Desconto de 50% sobre preço de tabela (não acumulável com outros descontos ou promoções em vigor, nomeadamente ida e volta, crianças e seniores).
  • Preços preferenciais para estacionar o carro nas estações de Pragal, Lisboa Oriente, Porto Campanha e Braga. Ver
  • Possibilidade de alugar um carro na estação de destino a preços muito vantajosos com os nossos parceiros – Avis e InterRent.
  • Preços especiais para realizar circuitos turísticos com a Carristur. Em Lisboa, Coimbra, Braga e Porto. Saiba mais!
  • Possibilidade de estadia nas unidades hoteleiras a preços bonificados - Hotéis.
  • Possibilidades de associar a viagem de comboio a uma visita educacional e lúdica, a preços bonificados - Jardim Zoológico e Kidzania.

in CP - Comboios de Portugal

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Becel - vale de desconto de 2€

Becel Pro-activ sabor a manteiga
Não acumulável com outros vales ou promoções da marca. A utilização deste vale é válida apenas numa única compra.
https://facebook.others.pt/ddb/becel/pdf/vale_becel_proactiv_manteiga.pdf


Silvex aposta cada vez mais nos biodegradáveis


A marca Silvex é uma marca portuguesa com 44 anos, com produção em Portugal e que tem como missão tornar a vida mais fácil aos seus clientes e consumidores. A empresa sempre apostou na inovação, tendo sido responsável pela introdução no mercado nacional da película aderente no final dos anos 60.
O objetivo e o posicionamento da marca Silvex é criar produtos que tornem a vida mais fácil, a pensar nos portugueses e nos nossos hábitos, e não lançar produtos que foram pensados para outros mercados.
A última grande invenção da Silvex a nível mundial é a Película Aderente Biodegradável, produto que poderá ter o potencial de garantir o crescimento da empresa para os próximos anos.
Em 2011, o volume de negócios ficou próximo dos 28 milhões, para 2012, a Silvex prevê mais de 30 milhões de euros.
As exportações têm vindo a aumentar progressivamente, em particular nos mercados do Sul da Europa (Espanha e Itália) e Angola. Esperando que este ano as vendas no mercado interno se mantenham e as exportações atinjam os 30% no final de 2012.
A Silvex tem cerca de 240 Funcionários, número que deverá subir nos próximos anos.
A empresa de Benavente começou a apostar forte na exportação em 2010, quando investiu na expansão das instalações industriais e em novos equipamentos para aumentar a capacidade de produção. “A fábrica foi alvo de um investimento global de 22 milhões de euros, com o apoio do QREN.
O produto mais vendido e mais exportado na Silvex são ainda os sacos do lixo.
A Silvex está entre as 10 maiores PME que mais contribui para o PIB do país e é a terceira maior PME em número de trabalhadores (mais de 240 em 2011).

in Produção Nacional

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festas do Mar - Baía de Cascais

17 a 26 de Agosto 2012
http://www.facebook.com/FestasdoMar


clique na imagem para ampliar

Brave - Indomável

Título original: Brave
De: Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell
Género: Animação, Aventura
Classificação: M/4
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 100 min
Site Oficial: http://www.disney.pt/brave


A princesa Merida (voz de Kelly Macdonald) é a herdeira do rei Fergus e da rainha Elinor (Billy Connolly e Emma Thompson), os governantes das belas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Desde que recebeu um arco e uma flecha como presente de aniversário, dedica-se a treinar, transformando-se numa perita nas artes da caça. Porém, numa terra de tradições seculares, qualquer rapariga da sua idade deve ser graciosa e delicada, algo que vai contra a sua natureza temerária. Assim, determinada a criar o seu próprio destino e conquistar o seu lugar num mundo predominantemente masculino, Merida vai desafiar alguns dos mais arreigados costumes escoceses. E é nesse percurso difícil que vai descobrir o verdadeiro significado de coragem.
Um filme de animação totalmente computorizado, produzido pelos estúdios da Pixar, com argumento e realização de Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell.

in Cinecartaz PÚBLICO

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Trabalhar até ao final da gravidez pode ser tão mau como fumar

De acordo com um novo estudo, mulheres que trabalham até ao final da gravidez podem dar à luz bebés com peso mais baixo que a média. O risco de hipertensão para a mãe também é maior.
Um estudo da Universidade do Essex concluiu que continuar a trabalhar durante a última fase da gravidez, sobretudo depois do oitavo mês de gestação, pode ser tão prejudicial como o hábito de fumar durante esse período.
As mulheres que trabalharam no seu nono mês de gravidez tiveram bebés cerca de 230g mais leves do que os daquelas que interromperam o trabalho entre os seis e os oito meses. Além disso, também cresce o risco de hipertensão e outras complicações de saúde para a grávida.
Uma amostra de mais de 17,483 mulheres que deram à luz em 2000 ou 2001 também foi examinada e os resultados foram semelhantes.
Um dos autores do estudo, o professor Marco Francesconi, disse que o governo deveria considerar incentivos para os empregadores oferecessem licenças de maternidade mais flexível.
"Sabemos que baixo peso ao nascer é um indício para muitas coisas acontecerem de menos boas no futuro do bebé”.

in Activa

Grávidas vegetarianas - Que cuidados devem ter?

Segundo conclusões de um estudo realizado pelo Centro Vegetariano, em Outubro de 2007, existem 30.000 vegetarianos em Portugal. Um número significativo para uma prática que alguns ainda não compreendem. A Mãe Ideal foi saber quais as vantagens e inconvenientes no dia-a-dia de uma grávida vegetariana. Se a leitora se identifica com este artigo, conheça os conselhos da nutricionista Aline Denise Maia que a ajudará a compreender melhor a relação entre gravidez e vegetarianismo.

Quais as vantagens e inconvenientes de uma grávida vegetariana?
Devemos ter em conta que uma gravidez saudável começa antes da concepção. A alimentação da mulher nos meses anteriores à concepção pode ser tão importante para o desenvolvimento do feto como aquilo que come durante a gravidez. A verdade é que ninguém necessita de grande quantidade de proteínas. Contudo, as crianças e as grávidas apresentam necessidades acrescidas que devem ser satisfeitas de forma a permitirem um desenvolvimento e crescimento saudáveis e uma gravidez sem riscos.
No caso de grávidas vegetarianas, os maiores riscos prendem-se com o aporte insuficiente de vitamina B12, de ferro, cálcio e de zinco. Este risco é muito elevado no caso de se tratar de uma grávida vegetariana pura, uma vez que, as grávidas ovo-lacto-vegetarianas conseguem assegurar um maior aporte destes nutrientes.
As vantagens de uma grávida vegetariana prendem-se fundamentalmente com um melhor controlo do peso corporal, numa melhor regulação do trânsito intestinal e de um melhor controlo da saciedade devido a uma elevada ingestão de fibra através do consumo de cereais e de legumes.

É possível levar uma gravidez saudável só comendo vegetais e tendo um comportamento vegetariano?
Na minha opinião, quando optamos por ter uma alimentação vegetariana, devemos estudar e conhecer minimamente quais as nossas necessidades em macro e micro nutrientes e a composição nutricional dos alimentos. A partir deste conhecimento e do bom senso, é possível fazer uma conjugação mais ou menos equilibrada, de forma a evitar situações de carência. No caso de uma grávida, para que corra menos riscos, deverá optar por uma alimentação ovo-lacto-vegetariana em vez de optar pelo vegetarianismo puro.

Que conselhos podem ser dados às futuras mães no que respeita a este tipo de alimentação seleccionado?
É importante que as futuras mães sejam conhecedoras da composição dos alimentos e das conjugações alimentares que devem ser feitas de forma a suprirem as suas necessidades e poderem permitir o decorrer de uma gravidez saudável e um desenvolvimento equilibrado dos seus filhos. Os alimentos de origem animal têm proteínas ricas em aminoácidos essenciais que não nos são fornecidos pelos alimentos de origem vegetal nem são sintetizados pelo nosso organismo. Estas são realidades e informações que uma futura mãe deverá ter em conta.

Que cuidados suplementares devem ter as vegetarianas que decidiram engravidar?
Deverão ser acompanhadas pelo seu médico de forma a fazerem uma correcta suplementação em ferro, em ácido fólico, zinco e vitamina B12 e redobrar os seus cuidados com a alimentação.

Dentro da escolha vegetariana, que alimentos mais beneficiam os bebés durante a gravidez?
Durante a gravidez, a ingestão de leguminosas secas, fornecedoras de proteínas de origem vegetal e de ferro, é fundamental. Os frutos secos e as sementes também são importantes graças à sua riqueza em gorduras de origem vegetal. A ingestão de ovos, queijo, iogurte e de leite, permite um aporte de cálcio importante assim como de aminoácidos essenciais. De realçar que o ferro contido nestes alimentos é mais facilmente absorvido se consumido em conjunto com alimentos ricos em vitamina C (laranja, kiwi, tangerina, frutos vermelhos, entre outros). Após o nascimento deverá ser assegurada à criança um aporte de gorduras satisfatório uma vez que as suas necessidades nestes nutrientes se encontram aumentadas.

Quais as principais carências vitamínicas de uma grávida vegetariana? E de que forma podem colmatar eventuais falhas nutritivas?
Tal como já referi, pode ser necessária a suplementação nutricional durante este período da vida. No entanto, conhecendo a composição nutricional dos alimentos e as conjugações alimentares correctas e possíveis, podem evitar situações de carência graves e de comprometimento da gravidez e do desenvolvimento do feto e da criança. As carências de ferro, vitamina B12, ácido fólico, zinco e cálcio, são sem dúvida os maiores riscos que uma grávida vegetariana corre.

O que tem a dizer sobre o vegetarianismo? Que conselhos dá aos seus praticantes em termos de vantagens e inconvenientes?
O vegetarianismo é uma opção alimentar que devemos respeitar e que poderá ser benéfica desde que equilibrada e com bom senso. É uma escolha alimentar que pode perfeitamente permitir um desenvolvimento saudável e um estado de bem-estar físico, psíquico e emocional. Os maiores cuidados deverão surgir durante a gravidez e a infância uma vez que, nestas fases da vida, as necessidades nutricionais estão incrementadas. Além do mais, um regime alimentar vegetariano pode ajudar a controlar melhor o peso corporal e o funcionamento do aparelho intestinal.

Contacto útil
Para mais informações sobre o vegetarianismo, consulte o site http://www.centrovegetariano.org
onde poderá ficar a conhecer melhor este modo de vida, o tipo de alimentação mantido pelos vegetarianos e ler alguns artigos interessantes. Tem ainda ao dispor alguns restaurantes com comida vegetariana e testemunhos de pessoas que optam por este tipo de alimentação regularmente.

in Sapo Família

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quase Nada

O amor
é uma ave a tremer
nas mãos de uma criança.
Serve-se de palavras
por ignorar
que as manhãs mais limpas
não têm voz.

Eugénio de Andrade

Made in Portugal: Vieira de Castro

António Vieira de Castro foi o fundador da marca Vieira de Castro em 1943. O negócio começou com uma pequena confeitaria de Famalicão, que se tornou pequena demais quando a concorrência começou a crescer. Foi nesse momento que o responsável decidiu começar uma nova etapa na sua vida: a actividade industrial.


Hoje estão já presentes em cerca de 45 países e em Portugal têm uma distribuição nacional. Logo depois do mercado português é o angolano que mais consome os produtos desta empresa de Vila Nova de Famalicão. Mas brevemente o Brasil deverá passar a ser o maior mercado externo. Muito graças ao sucesso da marca Princesa (um sortido) e que tem pouca expressão nas vendas em Portugal. A Vieira de Castro é agora uma das poucas marcas protegidas da cadeia de supermercados brasileira Pão de Açúcar.
A estratégia pela aposta em três áreas: diversificação de produtos, de clientes e de mercados. Cerca de 55% da produção já se destina ao mercado externo e a Vieira de Castro quer exportar mais.
Até à bem pouco tempo a Vieira de Castro tinha duas unidades biscoiteiras e uma confeitaria (onde são feitos os rebuçados Flocos de Neve e as amêndoas) em Vila Nova de Famalicão. O aumento das encomendas leva a Vieira de Castro a investir 25 milhões de euros numa terceira unidade de bolachas também em Famalicão.
Parte do investimento na terceira unidade fabril, destinada à produção de bolachas, começou a ser iniciado no ano passado. Com a nova unidade irá permitir aumentar a capacidade instalada para mais 15 mil toneladas.
A facturação prevista para 2012 é de 30 milhões de euros.
A empresa, que tem o estatuto de PME Excelência devido ao desempenho financeiro, produz também para marcas brancas e procura apostar na inovação. É pioneira em Portugal na introdução do formato de doses, onde estamos no top de vendas.

in Produção Nacional

domingo, 12 de agosto de 2012

As imagens da semana


Ao longe, ao luar,
No rio uma vela
Serena a passar,
Que é que me revela?

Não sei, mas meu ser
Tornou-se-me estranho,
E eu sonho sem ver
Os sonhos que tenho.

Que angústia me enlaça?
Que amor não se explica?
É a vela que passa
Na noite que fica.

Fernando Pessoa