sábado, 12 de setembro de 2009

As surpresas da semana

1 - Comprar online é mais ecológico.

2 - Mosteiro de Tibães reabre integralmente após 23 anos.

3 - Há muitos anos que estou para visitar o Hotel do Buçaco... Deve ser um local encantado!

4 - São cada vez mais os casais que recorrem ao terapeuta conjugal.

5 - De 1 Setembro a 18 Outubro 2009, o catálogo IKEA 2009 pode ser reciclado. A IKEA oferece 1 euro à Operação Nariz Vermelho por cada Catálogo entregue nas suas lojas.

6 - Pedido de voluntários para montagem de exposição de fotografia: a Campo Aberto vai organizar uma exposição de fotografia relacionada com o passeio ao Vale do Tua (dia 4 de Outubro), e precisa de voluntários para ajudar na instalação desta exposição, se quiserem participar contactem através do site. Obrigado!

7 - Ganhe uma viagem a Washington com a Força-G: diga porque merece ser um agente secreto como os da Força-G, o novo filme da Disney, e ganhe uma viagem de quatro dias a Washington para quatro pessoas (até 17 de Setembro 2009).

8 - O que é Nacional, é bom: pastilhas Gorila!

9 - Façam o vosso marcador para os livros.

10 - Um livrinho de receitas para download free: The Taste of Cornwall.

11 - Objecto de desejo: Cupcake crystal-embellished clutch da Judith Leiber.

12 - Um massacre em Ponte de Lima para ver no Sombra Verde...

13 - Para travar o aquecimento global não é preciso ser um activista. Pequenos gestos dentro de casa são o primeiro passo para o desacelerar. Entregue-se a esta aventura verde, que ainda por cima poupa... a sua carteira.

14 - Comemora a passagem de ano em Melbourne na festa "The Ocean of White" com um pack VIP. Que inclui viagem da tua cidade até Melbourne, 2 noites de estadia, 4 bilhetes para a festa, limousine, entre outros (até 5 Outubro 2009). Boa sorte!

15 - Em Portugal há uma cidade nova que muitos portugueses desconhecem. Uma capital de província em que nada se passava, mas onde, de repente, tudo parece ter acontecido. Bem-vindo a Viana do Castelo.

16 - A coruja-do-mato (Strix aluco) é uma ave de rapina com actividade crepuscular e nocturna, de dimensão média (pesa cerca de 600g) e aspecto compacto. Possui asas relativamente curtas, largas e arredondadas, e cabeça grande e arredondada.

17 - Passatempo Comboio da Aventura – Rotas do Alentejo (até dia 14 Setembro 2009).

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ciclo Cinema & Ambiente
15 Setembro 2009 a 13 Julho 2010, às 21h30
Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro, 39 - Lisboa

Telf.: 213596200
Entrada livre (todas as sessões têm entrada gratuita, no limite dos lugares disponíveis. Será necessário bilhete de ingresso. Dirija-se à bilheteira da Cinemateca no próprio dia de sessão, das 14h30 às 15h30 e das 18h00 às 21h30).

"A Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, apresenta o ciclo Cinema & Ambiente, de 15 de Setembro de 2009 a 13 de Julho de 2010. No final de cada filme, uma personalidade pública será convidada a comentar a obra. As sessões são de entrada livre e realizam-se mensalmente na Cinemateca, às 21h30.
"O objectivo deste ciclo de cinema é motivar uma discussão alargada com o público sobre a temática ambiental", explicam os organizadores.

Calendário:

15 de Setembro 2009: "Seguro" (Safe), de Todd Haynes. Comentado por Teresa Patrício Gouveia.
13 de Outubro 2009: "A Nuvem" (Die Wolke), de Gregor Schnitzler. Comentado por Inês Pedrosa.
10 de Novembro 2009: "Os Últimos Dias do Paraíso" (Medicine Man), de John McTiernan. Comentado por Susana Fonseca.
15 de Dezembro 2009: "Efeitos na Escuridão" (The Trigger Effect), de David Koepp. Convidado a anunciar.
12 de Janeiro 2010: "Five", de Arch Oboler. Convidado a anunciar.
9 de Fevereiro 2010: "À Beira do Fim" (Soylent Green), de Richard Fleischer. Convidado a anunciar.
9 de Março 2010: "O Lado Selvagem" (Into the Wild), de Sean Penn. Comentado por Paula Moura Pinheiro.
13 de Abril 2010: "Os Respigadores e a Respigadora" (Les Glaneurs et la Glaneuse), de Agnès Varda. Comentado por Helena Roseta.
11 de Maio 2010: "A Floresta Interdita" (Wind across the Everglades), de Nicholas Ray. Convidado a anunciar.
8 de Junho 2010: "O Mundo do Silêncio" (Le Monde du Silence), de Jacques-Yves Cousteau e Louis Malle. Convidado a anunciar.
13 de Julho 2010: "O Acontecimento" (The Happening), de M. Night Shyamalan. Comentado por Viriato Soromenho-Marques."

In site Ecosfera - Público

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arte na bilheteira do Metro
Projecto intitulado "Próxima Paragem Cultura"


"O Metro do Porto e o Metropolitano de Lisboa lançam quarta-feira o projecto "Próxima Paragem Cultura", em que vão promover obras de jovens artistas nos seus títulos de transporte, disse hoje à Lusa fonte da empresa portuense.
Este projecto consiste na utilização dos títulos de transporte do Metro do Porto e de Lisboa e para a divulgação dos trabalhos de jovens artistas portugueses. A ideia de usar títulos de transporte como meio de divulgação de conteúdos já tem sido testada em várias grandes cidades do Mundo, mas é a primeira vez, a nível mundial, que se usa este suporte alternativo para a promoção de jovens artistas.
A fonte referiu que a apresentação desta iniciativa de promoção cultural, que se enquadra no projecto "Próxima Paragem Cultura", realiza-se quarta-feira, às 19h30, na Estação de S. Bento. Nesta apresentação, que é presidida pela secretária de estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, estarão em exposição as obras de arte seleccionadas, na presença dos seus autores."

In site Ípsilon

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cultura Online
Lançado novo portal da cultura, "inovador e interactivo"

www.culturaonline.pt

"Foi lançado um novo portal de cultura online, o culturaonline.pt. O site apresenta-se como “um conceito inovador no panorama nacional”, uma rede social participada pelo Ministério da Cultura.
Em comunicado, o ministério afirma que se trata de uma “lógica de revelação inovadora e interactiva que potencie, de forma efectiva, a adesão e a vivência da cultura por uma comunidade vasta e coesa”. Este novo portal de cultura, que representou um investimento de 700 mil euros, “pretende assumir-se como motor para a mudança de paradigma da divulgação cultural em Portugal”.
Entre os objectivos, destacam-se o da promoção de visita aos espaços e infra-estruturas culturais, através de conteúdos digitais tridimensionais com divulgação on-line gratuita. A criação de uma rede social cultural, “tornando os cidadãos participantes activos na dinamização da oferta cultural – através da divulgação de conteúdos, podcasts, personalização na plataforma, blogues, entre outros.
Há ainda funcionalidades tecnológicas que serão introduzidas no início de 2010, “orientadas para a captação de investimento e consolidação de um modelo de negócios auto-sustentável” – merchandising online, pagamentos electrónicos, catálogos 3D e uma loja museológica online.
O portal foi lançado esta terça-feira, 8 de Setembro, no Palácio Nacional da Ajuda, e já se encontra disponível para consulta."

In site Público

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Atelier de plantas medicinais, aromáticas e condimentares
por Fernanda Botelho
13 Setembro 2009, das 10h30 às 16h30
Largo da Juventude, 8
Tojeira
(perto de Magoito, concelho de Sintra)
Telf.: 219611767
30 euros por pessoa (com almoço)

clicar na imagem para ampliar
Colecção António Olmos
Inauguração: 11 Setembro às 21h30
12 Setembro a 30 de Novembro 2009
Terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Centro Cultural de Cascais
Telf.: 214848900
www.cm-cascais.pt

clicar na imagem para ampliar

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Madre Teresa, 12 anos depois

"Agnes Gonxha Bojaxhiu, a futura Madre Teresa, nasceu no dia 26 de Agosto de 1910 em Skopje, Macedonia, numa família de origem albanesa. Agnes deixou a sua casa em setembro de 1928, entrando no convento de Loreto em Rathfarnam, (Dublim), Irlanda, onde foi acolhida como postulante no dia 12 de Outubro e recebeu o nome de Teresa, como a sua padroeira, Santa Teresa de Lisieux.
Foi enviada pela congregação do Loreto para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de Janeiro de 1929. Tendo apenas chegado lá, entrou no noviciado de Loreto, em Darjeerling. Fez a profissão perpétua como irmã do Loreto no dia 24 de Maio de 1937, e daquele dia em diante foi chamada Madre Teresa.
No dia 10 de Setembro de 1946, no comboio que a conduzia de Calcutá para darjeeling, Madre Tereza recebeu aquilo que ela chamou “chamamento no chamamento”, que teria feito nascer a família dos Missionários da Caridade, Irmãs, Irmãos, Padres e Colaboradores.
Ao longo dos anos 50 e no inicio dos anos 60, Madre Teresa estendeu a obra das Missionárias da Caridade seja internamente dentro Calcutá, seja em toda a Índia. No dia 1 de Fevereiro de 1965, Paulo VI concedeu à Congregação o “Decretum Laudis”, elevando-a a direito pontifício. A primeira casa de missão aberta fora de Calcutá foi em Cocorote, na Venezuela em 1965. Do final dos anos 60 até 1980, as Missionárias da Caridade cresceram seja em número de casas de missão abertas em todo o mundo, seja no número dos seus membros.
Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz, como reconhecimento pelo seu trabalho.
No final dos anos 80 e durante os anos 90, não obstante os crescentes problemas de saúde, Madre Teresa continuou a viajar pelo mundo para a profissão das noviças, para abrir novas casas de missão e para servir os pobres e aqueles que tinham sido atingidos por diversas calamidades.
Às 9h30 da noite do dia 5 de Setembro de 1997, ela morreu na Casa Geral. No dia 13 de Setembro teve um funeral de Estado e o seu corpo foi conduzido num longo cortejo através as estradas de Calcutá. Chefes de Estado e de Governo, Rainhas e enviados especiais chegaram para representar os países de todo o mundo.
Foi beatificada por João Paulo II a 19 de Outubro de 2003, após o Papa polaco ter dispensado o período de espera de 5 anos para a abertura da Causa de Canonização."

In site Agência Ecclesia

domingo, 6 de setembro de 2009

As imagens da semana

Fui ver a exposição biobibliográfica sobre Trindade Coelho - Essas infinitas saudades... Comemorações do Centenário da Morte de Trindade Coelho 1861-1908, em exibição na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa (entrada gratuita).
É uma mostra pequenina mas feita com profissionalismo e visualmente muito bem concebida. E ainda podemos conhecer um pouco do Concelho de Mogadouro através da projecção de um vídeo (e ficamos com imensa vontade de o visitar!).
Boa semana!