sábado, 16 de junho de 2012

As surpresas da semana

1 - Provoca muita revolta: Sapateiro reformado de Vila Franca de Xira multado por alimentar cães abandonados

2 - Observatório denuncia sofrimento dos portugueses e degradação do SNS

3 - Oferta desmaquilhante de olhos Sephora (25ml) até 25 de Junho 2012 e limitado ao stock existente. Deve imprimir o vale no FB da Sephora e trocar numa loja mais perto de si.

4 - O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé condenou os proprietários da Quinta da Rocha à reposição completa dos habitats que destruíram. Após anos de queixas, o tribunal veio dar como provados todos os factos que vinham sendo denunciados por ONGA, onde se inclui a SPEA, e habitantes locais.

5 - França vai proibir pesticida suspeito de contribuir para mortalidade das abelhas

6 - Campanha Farmácias Portuguesas: Ganhe 10 pontos adicionais no seu Cartão Farmácias Portuguesas ao dar-nos o seu email e nº de telemóvel, para ser contactado(a), caso seja um(a) dos(as) premiados(as).

7 - Adele ultrapassou esta semana um recorde que pertencia a Michael Jackson. Segundo a BBC News, «21» é agora o quinto álbum mais vendido de sempre no Reino Unido, deixando para trás «Thriller». O mais recente disco da cantora inglesa já vendeu 4.274.300 cópias em território britânico, mais 500 unidades do que um dos mais conhecidos discos de Michael Jackson.

8 - Toda a costa portuguesa está exposta a tsunamis. Académico refere que maior risco é no Alentejo e Algarve

9 - Ofertas Nivea: até 30 Junho 2012, na compra de 2 produtos Nivea – excepto sabonetes.

10 - Salvador Mendes de Almeida foi ontem, dia 10 de Junho, condecorado como oficial da Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, juntamente com a judoca Telma Monteiro, que recebeu a mesma condecoração.

11 - Depois do sucesso que a iniciativa conheceu em 2011, o Município de Odemira decidiu dar continuidade aos passeios de barco no Rio Mira, com ligações regulares entre Odemira e Vila Nova de Milfontes, durante os meses de maior afluência turística ao concelho e à região.

12 - Passatempo Delta “As melhores Receitas de Café”: o prémio é um cabaz composto por: uma máquina de café Delta Qosmo; 2 garrafas de Reserva comendador tinto, 2 Chávenas Siza Vieira, 1 Blend Exclusivo de café Seleccão Mayor, 1 Embalagem de Açucar, Mascavado em cubos Seleccão Mayor e 1 embalagem de Passas de uva com, chocolate Seleccão Mayor (participa até 2 Julho 2012).

13 - Fundações. Finanças falha prazo de avaliação. Existem cerca de 1200 fundações em Portugal. Calcula-se. Foi para saber ao certo quantas há, a que se dedicam e que dinheiros públicos recebem que o governo lançou no início do ano um censo a estas entidades. Se os prazos tivessem sido cumpridos, já tudo estaria feito. Mas não foram.

14 - A fusão que fez nascer o novo Instituto do Sangue e da Transplantação (IPST) foi entendida pela administração do novo organismo como justificação para uma operação de criação da nova marca para a qual o IPST canaliza 75 mil euros. Um contrato que já foi adjudicado.

15 - Promoção: um voucher para imprimir, ir a uma perfumaria Douglas e ter 25% de desconto em sombras e máscaras. Podem imprimir no facebook da Douglas.

16 - A partir de 1 de julho, a TMN irá disponibilizar serviços de comunicação roaming com descontos até 60 por cento. Seja em serviços de dados ou voz, a TMN oferece “Classe Económica” para quem viaje.

17 - Como estão a evoluir as quotas dos supermercados nacionais

18 - Experimente grátis: Body Lotion Rivitalizante Nivea Homem

19 - Já conhece a nova Pousada em Cascais?

20 - Uma verdadeira delícia: Bem-casados

sexta-feira, 15 de junho de 2012

23 Junho 2012 - Open Day na Tapada Nacional de Mafra

http://www.tapadademafra.pt

Entrada e actividades gratuitas


No dia 23 de junho junta-te ao MEOKIDS e passa o dia na Tapada Nacional de Mafra, onde teremos divertidas atividades para ti.
Há patrimónios que merecem ser conhecidos por todos nós. Pela sua história e relevância ambiental, a Tapada Nacional de Mafra é, sem qualquer dúvida, um deles.
Para que todos tenham a oportunidade de conhecer este espaço natural, a Tapada vai abrir as suas portas a todos aqueles que a queiram visitar.
Neste dia encontrarás disponíveis gratuitamente, todas as atividades, como, Mini- Circuitos de comboio, Sessões de Falcoaria, Ateliê com Burros, Tiro com Arco, Passeios de Charrete, percursos disponíveis para BTT e Pedestres.
Vem conhecer este espaço, e pede aos teus pais para no verão passares um dia em família, em plena natureza. Junta-te a nós e passa um fantástico dia.

in SAPO Kids

One - Relógios solidários... e bem portugueses!

http://www.onewatchcompany.com


Quando a crise cresce nascem também cada vez mais iniciativas de solidariedade e esta, muito especial, é lançada pela One.
A marca de relógios portuguesa One convidou a Máxima para assistir ao lançamento da edição especial solidária "Portugal - Terra dos Sonhos", na tapada da Ajuda. Esta edição conta com dois modelos de relógio, um para senhora e outro para homem, e cada um com duas braceletes diferentes. Estas braceletes têm vários símbolos da cultura nacional e, bem ao estilo One, podem ser mudadas com muita facilidade. Cada relógio custa € 65 dos quais € 8 revertem para a Associação Terra dos Sonhos. Esta campanha já está em vigor e vai permanecer até ao final do ano. Aqui ficam imagens dos famosos relógios e, se gostou, lembre-se que a causa merece e as espectativas são elevadas, porque a marca quer fazer uma generosa doação em nome de todos os portugueses.

in Máxima Blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A sua tarifa é bi ou tri-horária?

A DECO exige a retificação imediata da situação e ajuda-o a reclamar junto da EDP
http://www.deco.proteste.pt/contadorescertos

Mais de metade dos 800 mil clientes da EDP com tarifa bi-horária ou tri-horária poderão estar a ser lesados porque os seus contadores não têm a hora ou até a data certa. A DECO exige a retificação imediata da situação e ajuda-o a reclamar junto da EDP.

No site da Deco Proteste podem pedir uma avaliação ao contador da Electricidade:
Contador Certo - http://www.deco.proteste.pt/contadorescertos

E depois, podem reclamar directamente através do site.

Fumo emitido por veículos a gasóleo é cancerígeno

Organização Mundial de Saúde inclui gases no grupo 1, o mais perigoso

Depois de uma semana de debate, os especialistas reunidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluíram que os gases que emitem os tubos de escape dos veículos a gasóleo (ou diesel) devem ser classificados como cancerígenos.
A Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC) é o organismo da OMS responsável por classificar os diferentes compostos e processos (como o tabaco ou as radiações solares) em função das suas probabilidades de provocar cancro no ser humano.
Dentro da sua classificação, a IARC acaba de incluir os fumos de combustão dos motores a diesel no grupo 1, o que inclui todos os elementos acerca dos quais foi possível demonstrar cientificamente que podem provocar tumores. Em 2009 tinham já subido para esta categoria o tabaco, o arsénico e as lâmpadas de bronzeamento.
Segundo o comunicado de imprensa emitido pela IARC, os gases emitidos pelos veículos a diesel estão associados ao aumento do risco de cancro do pulmão. Quanto aos gases emitidos pelos motores a gasolina, os especialistas dizem que são 'potencialmente cancerígenos', pertencendo ao grupo 2A. Desde 1988 que os gases do diesel estavam nesta mesma categoria de menos risco.
No entanto, em 1998, um painel de especialistas recomendou uma revisão prioritária desta classificação, tendo em conta as novos dados que alertavam para os seus riscos. Esses dados resultaram de investigações realizadas com trabalhadores altamente expostos ao fumo do trânsito. Tendo em conta as conclusões, o IARC considera que existem evidências suficientes sobre a cancerigenicidade dos gases, principalmente no que diz respeito a tumores nos pulmões e, embora com menos impacto, ao cancro da bexiga.
A OMS defende que as autoridades devem tomar todas as medidas possíveis para reduzir a exposição da população a estes fumos. A IARC reconhece que está já a ser realizado trabalho do ponto de vista técnico para fabricar diesel menos contaminante (com menos conteúdo de sulfureto) e motores capazes de uma combustão mais eficiente. Ainda assim, admite que ainda é cedo para perceber se estas mudanças terão algum impacto positivo a médio prazo.

in Ciência Hoje

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sto. António na Religiosidade Popular

Santo António é um santo de projecção universal, sendo, muito provavelmente, o mais popular de todos os santos. Igrejas e capelas dedicadas a Santo António, imagens em grande parte das igrejas e nas casas particulares, azulejos e pinturas, cânticos, festas e peregrinações dão ideia da grande devoção popular a Santo António, que hoje atravessa todas as idades e todas as classes sociais, em todo o mundo.
Contudo, o culto de Santo António, ainda que se tenha mantido sem interrupções desde o século XIII em Portugal, na Diocese de Pádua e dentro das Ordens Franciscanas, só começou a estender-se a todo o mundo a partir do século XV, com o florescer da Observância entre os Frades Menores.

De cónego Agostiniano a frade Franciscano
A vida de Santo António é muito conhecida, uma vez que vários estudos de relevo lhe têm sido dedicados, pelo que nos limitaremos a alguns traços ligeiros, que nos parecem mais significativos para compreendermos a afeição popular por este Santo.
António é um intelectual do seu tempo e o Primeiro Doutor da Ordem Franciscana. Mas esta qualidade é pouco conhecida pelo povo, apesar de ter sido declarado Doutor da Igreja, em 1946, mediante a bula Exulta, Lusitania felix, de Pio XII.
Filho de ricos comerciantes portugueses, recebeu no Baptismo o nome de Fernando Martins de Bulhões. Nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, cerca de 50 anos depois do nascimento da nação portuguesa e no decurso da reconquista cristã do território ao domínio muçulmano. A sua história deve ser vista nesse ambiente de expulsão dos muçulmanos e, ao mesmo tempo, de emergência de uma nova nação. Vive os primeiros anos da sua vida a dois passos da Catedral de Lisboa, onde frequentou os primeiros estudos, nas aulas de Gramática. Próximo dali, a cerca de um quilómetro, fica o Mosteiro de São Vicente de Fora, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Com cerca de 15 anos de idade, Fernando pediu aos pais que o deixem entrar no Mosteiro e aí fez o noviciado. Depois, cerca dos 19 ou 20 anos, foi terminar a sua formação intelectual em Santa Cruz de Coimbra, onde foi Ordenado Sacerdote. Em Coimbra teve a oportunidade de conhecer os Frades Menores de São Francisco, que viviam no eremitério de Santo Antão, nos Olivais, sobre uma colina, a Nordeste da cidade. Por essa altura, passaram por Portugal a cominho de Marrocos, cinco Frades Franciscanos, para aí pregarem a fé cristã. Mal recebidos em Marrocos, acabaram por ser barbaramente martirizados.
Este facto foi crucial no despertar da vocação franciscana em Fernando de Bulhões. A passagem solene, pelas ruas da cidade de Coimbra, dos corpos dos cinco Frades martirizados em Marrocos, fez nascer nele o mesmo ideal. Podemos dizer que, nesse dia, o desejo de encontrar a morte pelo martírio desprendeu-o de tudo: das suas raízes, da sua vocação monástica e da quietude do Mosteiro, dos estudos, da ciência. Tinha cerca de 30 anos. Pediu para entrar na Ordem dos Frades Menores e aí recebeu o nome de António, sendo-lhe concedida imediata permissão para partir para o norte de África.
Aí desembarcou, no Inverno de 1220. Mas, uma persistente doença obrigou-o a voltar para a Portugal. No regresso, o navio que do Norte de África vinha para Lisboa, foi desviado por uma violenta tempestade e foi parar às costas da Sicília, na Itália. Estávamos no começo da Primavera de 1221. O religioso português foi recolhido pelos seus irmãos Franciscanos italianos, que o levaram para a cidade de Messina, devolvendo-lhe, com os seus cuidados, a saúde corporal.
No final de Maio, desse mesmo ano, realizava-se em Assis o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, para o qual todos os religiosos eram convidados. Foi aí que António conheceu Francisco de Assis. Terminado o Capítulo, seguiu para o pequeno eremitério de Montepaolo, perto de Forli, no Norte de Itália, onde estavam seis Frades. É-lhe dado o encargo de presidir à celebração da Santa Missa para os seus irmãos e ajudar nos trabalhos domésticos. Desejando preservar a humildade, António nunca revelou seus conhecimentos e raramente era visto com livros, além do breviário e do missal.
Na cidade de Forli havia um convento de estudos da Ordem de São Domingos. Em setembro de 1222, os Dominicanos convidaram os Franciscanos para participarem na cerimónia das Ordenações sacerdotais naquele convento. Na hora própria, o superior dos Dominicanos dirige-se aos Franciscanos, a fim de que um deles fizesse a pregação. O Superior do eremitério de Montepaolo pede ao irmão António que suba ao púlpito e diga «tudo o que lhe seja sugerido pelo Espírito Santo». As primeiras palavras foram simples, mas, em seguida, tornam-se firmes, seguras e convincentes, a ponto de impressionarem todos os presentes. A notícia deste facto percorreu toda a região e, em pouco tempo, António foi nomeado pregador oficial da Ordem.
Na época de António, desenvolveram-se alguns movimentos heréticos, entre os quais estavam os Cátaros, isto é, puros, e os Albigenses, que renovavam as antigas correntes gnósticas e maniqueístas. Com a sua pregação, António irá defrontá-los, procurando contrapor-se às suas doutrinas. O conhecimento profundo das Escrituras dava às suas palavras uma autoridade invulgar, lançando no coração de ouvintes raízes tão fundas, que a todos arrebatava e reconduzia à verdade. Tanto pregou no Norte da Itália, como no sul da França, onde se destacam Montpellier, Le Puy, Arles, Toulouse, Limoges, Bourges, entre outras cidades.
O seu ofício de pregador valeu-lhe o título de «Arca do Testamento», mas António foi também director de estudos e professor de teologia. Segundo algumas fontes, o próprio São Francisco o teria incumbido dessas funções. Em Bolonha fundou e dirigiu a primeira escola da Ordem Franciscana.
As suas biografias mais seguras, ocultam-nos pormenores acerca deste período da vida do pregador António. Só no fim do século XIII, D. Jean Rigaud, bispo da Bretanha, procurou ordenar os factos lendários preenchendo as lacunas da vida do Santo. Desta forma, a fama de Taumaturgo provém sobretudo dos escritos deste bispo, que ficaram conhecidos com o nome de «Rigaldina».
Em 1226, foi nomeado Custódio dos Frades Menores da região de Limoges e, em 1227, é nomeado Superior Maior da província da Romagna, que abrangia todo o norte da Itália. António exerce esse cargo até Maio de 1230 e segue para Pádua, pregando sucessivamente nas 55 igrejas da região. Em fins de 1231, com a saúde muito abalada, António retira-se para o castelo de Camposampiero, próximo de Pádua. Ali, escreve e revê os seus Sermões, dedicando longas horas à meditação espiritual.
Um dia, estando em Camposampiero, sente-se mal à mesa e pede a um dos irmãos que o leve imediatamente para Pádua. No caminho, sentido-se desfalecer, teve de ficar no mosteiro das clarissas, em Arcella. António só tem tempo para se confessar e receber a unção. Morreu dizendo: «Vejo o meu Senhor». Era o dia 13 de Junho de 1231.

Esta transcrição omite as notas de rodapé.

Acácio Sanches
in Província Portuguesa dos Capuchinhos

terça-feira, 12 de junho de 2012

Jorge Drexler

Dance me to the end of love

Gosto muito!

L de Linhaça

As sementes de linhaça são daquelas “coisas novas” que vale a pena experimentar. De facto, apesar de nos parecer um alimento relativamente novo, o consumo de sementes de linhaça remonta aos tempos da Grécia Antiga. Tiveram o seu ponto alto quando o imperador Carlos Magno, de tão fascinado com a sua versatilidade quer no uso culinário como também na vertente têxtil, legislou não só o seu cultivo como inclusive a obrigatoriedade do seu consumo.
Quando se fala de “ómega 3” somos inevitavelmente transportados para o universo dos peixes gordos, como a sardinha, salmão e cavala. Esta associação, fazendo todo o sentido, não implica no entanto que não existam outros alimentos também muito ricos nestes ácidos gordos. As sementes de linhaça - para além de um extraordinário teor de fibra - têm justamente nos ómega 3 o seu maior foco de interesse. Há todavia que reconhecer que este ácido alfa-linolénico (ALA) das sementes de linhaça não tem a mesma sustentação científica no que diz respeito à protecção cardiovascular que os seus análogos eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) provenientes dos peixes gordos.
Em todo o caso, cerca de 10 a 15% da quantidade de ALA ingerida consegue ser convertida em EPA e DHA, o que faz das sementes e do óleo de linhaça uma fonte primordial de ómega 3 para quem não ingere peixe. Para além dos benefícios na saúde cardiovascular, que englobam uma melhoria da actividade anti-inflamatória, anti-aterogénica e antiarrítmica associada a uma ligeira diminuição observada nos níveis de “mau” colesterol, as sementes de linhaça possuem igualmente um considerável potencial anticancerígeno derivado da sua elevada quantidade de linhanos. Estes compostos são fitoestrogénios com actividade semelhante às isoflavonas da soja e, como tal, poderão ser igualmente úteis na diminuição do risco de doenças cardiovasculares e do cancro da próstata e estômago.
A versatilidade destas sementes na nossa alimentação aumenta ainda mais o seu interesse uma vez que poderá ser facilmente adicionada a sopas, saladas, batidos e iogurtes, tal como na confecção de pão e outras preparações caseiras como muesli ou cereais. Uma vez que a biodisponibilidade quer dos ácidos gordos ómega 3 quer dos linhanos aumenta quando a semente é moída, deverá existir o cuidado de a consumir logo após a moagem de modo a aproveitar ao máximo os seus benefícios sem a expor à oxidação.
Assim, as sementes de linhaça são daqueles casos em que primeiro estranha-se, depois entranha-se. Independentemente da razão, desde a não ingestão de peixes gordos até à melhoria do trânsito intestinal passando pela diminuição do colesterol, o certo é que quem já as experimentou dificilmente passa sem elas

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt
in Lifestyle Público

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sinalética para marcar a mesa dos noivos (ou para outras ocasiões)

http://simplesmentebranco.com/wp-content/uploads/IdeiasProntas_FelizesParaSempre.pdf

Já sabem que por aqui gostamos de pormenores mimosos, simples de executar e com muita personalidade e delicadeza.
Para a 3ª edição da S Magazine, a Wise_up Weddings desenhou esta sinalética para marcar a mesa dos noivos.
Basta fazer o download, imprimir, recortar e juntar fitinhas a gosto.

in Simplesmente Branco

«Pão de Santo António» chega aos emigrantes portugueses e ajuda obra social

Pão de Santo António à venda na Igreja de Santo António
Rua das Pedras Negras, 1
1100-401 Lisboa

As receitas revertem para a Obra da Imaculada Conceição e Santo António, instituição presidida pelo religioso franciscano que se dedica à proteção de rapazes e raparigas em situação de risco.

O Pão de Santo António, que começou este domingo a ser vendido na igreja lisboeta com o mesmo nome, chega todos os anos aos emigrantes portugueses e contribui para ajudar jovens em risco. Até quarta-feira, feriado municipal em Lisboa e dia em que os católicos de todo o mundo evocam, acompanhados por uma oração destinada a abençoá-los, são embrulhados em papel que leva o carimbo do Doutor da Igreja.
Os principais compradores das dezenas de milhares de pães, 40 mil em alguns anos, são pessoas provenientes da capital e arredores que depois consomem, guardam ou enviam para os emigrantes explica o frei José Silvestre ao programa ECCLESIA na Antena 1 que vai para o ar esta noite na Antena 1, a partir das 22h45.
As receitas revertem para a Obra da Imaculada Conceição e Santo António, instituição presidida pelo religioso franciscano que se dedica à proteção de rapazes e raparigas em situação de risco. A tradição do Pão de Santo António, fundada numa “lenda” com “fundo verídico”, mantém a solidariedade de Fernando Martins de Bulhões, nascido em Lisboa no final do século XII e falecido em Pádua, atual Itália, no ano de 1231.
Santo António, que “nunca deixava sem nada os pobres que iam bater à porta do convento”, pegou um dia em todo o pão existente na despensa da comunidade religiosa e deu-o a um grupo de pedintes, recorda o frei José Silvestre.
Quando o cozinheiro se preparava para pôr a mesa reparou que o pão havia desaparecido, pelo que comunicou ao irmão António o que julgava ter sido um roubo mas o santo pediu-lhe para ver melhor. De regresso à despensa o cozinheiro verificou que os mantimentos estavam no seu lugar, e é neste acontecimento que se baseia a história que chega aos nossos dias, conta o responsável.
Hoje é comum assistir-se à devoção de tocar com o pão no quadro de Santo António existente na igreja: “Há superstição” mas também há pessoas “em grande sofrimento” que abrem o seu coração e saem muito confortadas”, sublinha.
Santo António é o padroeiro secundário de Portugal e principal da cidade de Lisboa, sendo também titular da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, além de a sua memória ser liturgicamente assinalada nas dioceses de Santiago (Cabo Verde) e da Guiné-Bissau.

PRE/RJM
in Agência Ecclesia

domingo, 10 de junho de 2012

As imagens da semana


O Portugal Futuro

O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro.

Ruy Belo