sábado, 17 de março de 2007

As surpresas da semana

1 - Um Blog de Cheiros anunciando a Primavera para descobrir em: http://cheirar.blogspot.com/

2 - Uma casinha adorável para morar da Bella Dia ver em: http://belladia.typepad.com/bella_dia/2007/03/the_little_pink.html

3 - Via Coisas ficamos a saber como fazer uma Pen Drive Mini Cooper, para ver em: http://www.instructables.com/id/ENH1LEBADJEYSYV8GE/

4- Um poema magnífico pela Aldina para ler em: http://www.aldinaduarte.com/blog/?p=1014

5 - Belas ilustrações da Cassandra C. Barney para ver em: http://www.cassandrabarney.com/cassandra%20c.%20barney.html

6 - Uma Homenagem a Elis (uma das minhas cantoras preferidas!) para ver no Tivoli, dias 23 e 24 de Março, mais informações em: http://www.teatro-tivoli.com/espectaculo.php?id=54

7 - Uma surpresa do João para ler em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/03/ficaram-assim.html

8 - A Maçã Riscada é uma loja absolutamente deliciosa em Palmela, para ver em: http://www.macariscada.blogspot.com/

9 - Outro poema lindíssimo pela Amélia para ler em: http://barcosflores.blogspot.com/2007/02/omnia-vincit-amor-70.html

10 - Um bonito pendente, relacionado com as amendoeiras em flor, da Carla para ver em: http://pozinhos.blogspot.com/2007/03/amendoeiras.html

11 - Por coincidência voltei a ver o Outono da Rute e continuo apaixonada por ele! Quem sabe se ainda não virá fazer-me companhia. Para ver em: http://www.flickr.com/photos/reimao/253273132/in/set-72157594170688183/

sexta-feira, 16 de março de 2007

Museu do Relógio
Convento do Mosteirinho (junto à Praça da República)
7830-341 Serpa
Telf: 284543194
E-mail:
museudorelogio@iol.pt
Site: www.museudorelogio.com
Horário:
Sábado, domingo e feriado 10h00 às 17h00
Terça, quarta, quinta e sexta-feira 14h00 às 17h00
Encerra à segunda-feira

"Os amantes da relojoaria têm, neste começo de ano, a oportunidade de visitar o Museu do Relógio, em Serpa, e conhecer, em primeira mão, as duas criações a lançar em 2007. Os protótipos do Relógio Inverso (em que tudo funciona ao contrário) e do Relógio Algarve (a lançar no Verão) prometem surpreender.
Desde 1999 que o Museu do Relógio desenha e produz relógios com a sua marca, em parceria com manufacturas Alemã e Russa, alguns deles em edição limitada.
Inaugurado há 11 anos no Convento do Mosteirinho, uma construção manuelina do séc. XVI, este Museu conta com um espólio de cerca de 1.700 relógios, todos mecânicos, datados a partir do séc. XVII. Uma das salas de exibição é dedicada ao relógio de origem nacional, a mesma onde decorrem exposições temporárias.
Oferece ainda um pequeno jardim, um bar, uma biblioteca com mais de 500 livros temáticos e uma conceituada Oficina de Restauro, que disponibiliza os serviços dos seus prestigiados Mestres-Relojoeiros no restauro ou reparação de qualquer relógio."

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=4654&rev=2&zona=25

quinta-feira, 15 de março de 2007

Morrer de Olhos Abertos

"Morrer com dignidade é difícil, sem dúvida, quando se é prisioneiro de uma conspiração do silêncio, quando aqueles que nos são mais próximos assistem, angustiados, impotentes e mudos ao nosso lento desaparecimento. Quando não podem ou não querem acompanhar-nos. Por mais lúcidos que sejamos, esta demissão dos que nos rodeiam, pode dificultar o nosso morrer, o nosso «trabalho da morte». Como estar em paz consigo mesmo e com os outros, como despedir-se, como transmitir qualquer coisa de si e da sua experiência de vida, se toda a gente foge ou faz como se a morte não estivesse ali à porta?
A forma como deixamos este mundo depende tanto da maneira como vivemos a nossa vida, como da atitude dos que nos rodeiam.
(...)
Cada um de nós pode preparar a sua morte - cujo dia e cuja hora ninguém conhece - vivendo o mais que possa de acordo com os seus valores e o mais conscientemente possível. Cada um de nós pode aproximar-se da morte, olhando-a de frente, desde que não deixe de reconhecer a sua realidade, desde que o meio nos aceite, desde que, à volta de quem morre, se respirem verdade e amor. Cada um de nós pode fazer da sua morte uma lição de vida para os outros."

Maria de Hennezel
(Psicóloga da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário de Paris)
in Livro "Morrer de Olhos Abertos", Editora Casa das Letras

quarta-feira, 14 de março de 2007

Sons

Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma
"Hable con Ella" by Pedro Almodovar
Letras

Amo as pedras, os astros e o luar
Que beija as ervas do atalho escuro,
Amo as águas de anil e o doce olhar
Dos animais, divinamente puro.

Amo a hera que entende a voz do muro
E dos sapos, o brando tilintar
De cristais que se afagam devagar,
E da minha charneca o rosto duro.

Amo todos os sonhos que se calam
De corações que sentem e não falam,
Tudo o que é Infinito e pequenino!

Asa que nos protege a todos nós!
Soluço imenso, eterno, que é a voz
Do nosso grande e mísero Destino!...

Florbela Espanca (8 Dez 1894 - 1930)

terça-feira, 13 de março de 2007

Ponto de Encontro das Crianças e Jovens com Doença Renal
http://criancaerim.blogspot.com/

"Este blog surge de uma amizade, ou de um conjunto de amizades, que atravessa o País. Conhecemo-nos através do Nephkids, um fórum na Internet, que é visitado por pais de todo o mundo e moderado por médicos, onde apenas se discutem doenças renais em Crianças e Jovens. Fomos descobrindo que tínhamos muitas coisas em comum, pois temos a mesma idade, ambas temos filhos nascidos em 2003 com insuficiência renal crónica congénita e ambas sentimos necessidade de ir mais além e procurar na Internet o máximo de informação para compreender a doença dos nossos filhos. Nessa busca encontrámos informação e apoio e criámos amizades.
Em todo este percurso fomo-nos deparando também com as várias dificuldades e limitações associadas à doença renal. Ao contrário do que muitas vezes possa parecer, as crianças não são doentes "em ponto pequeno", pois têm especificidades muito próprias. A Nefrologia Pediátrica deve ser mais apoiada, faltam meios, técnicos e humanos. Os recursos são muito limitados, e apesar de compreendermos que os profissionais fazem o que podem com os recursos disponíveis, é nossa opinião que a sociedade civil, e sobretudo nós enquanto Pais, devemos colaborar com os serviços de saúde no apoio às Crianças e Jovens com doença renal. É nosso objectivo alertar, informar e sensibilizar Pais, Autoridades, e todos os que lidam com Crianças e Jovens com doença renal, mas também criar uma rede de entreajuda online. E, porque todos temos a aprender uns com os outros, convidamo-los a todos a participar activamente neste ponto de encontro.
Aos Jovens ou aos Pais, pedimos testemunhos, histórias de vida, que nos contem como, após o choque do diagnóstico inicial, conseguiram voltar a sorrir. Que nos contem as vossas maiores ambições, os projectos, e que demonstrem ao mundo que a doença renal não vos vai impedir de continuarem a vossa vida!
Aos Profissionais, pedimos que contribuam com comentários, opiniões, artigos próprios ou links, notícias, eventos, avanços científicos, tudo aquilo que não têm tempo para nos dizer no dia-a-dia.
Entretanto, como não há inauguração sem brinde, brindemos a todos nós!! Que cada um de nós consiga contribuir para uma maior informação na comunidade das Crianças e Jovens com doenças renais, que esta comunidade se aproxime, que se criem iniciativas, que possamos celebrar muitos Dias Mundiais do Rim, com saúde e alegria!"

Marta Campos e Vanda Ferreira
E-mail: CRIANCAeRIM@gmail.com
http://criancaerim.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de março de 2007

Projecto Mão a Mão - Leilão de Março 2007

"O leilão do mês de Março já está a funcionar.
Até ao próximo dia 31 de Março poderão licitar qualquer um dos 51 artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Casa da Criança Mirandesa, de Sendim, pertencente ao distrito de Bragança.
Boas Licitações!"

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Para informações ou sugestões: mao-a-mao@hotmail.com

domingo, 11 de março de 2007

Na passada sexta-feira (dia 9 de Março) avistei a primeira Andorinha após o Inverno, são elas que trazem a Primavera, são elas o primeiro e mais rigoroso indicador de mudança da estação.
Só espero que, durante a minha vida, possa ter sempre perto uma Andorinha para anunciar a Primavera.

Bolo de Marmelada com Nozes e Vinho do Porto

Ingredientes:
200 g de açúcar amarelo
6 ovos (à temperatura ambiente)
200 g de marmelada
200 g de farinha para bolos (já com fermento)
100 g de passas de uva Moscatel
100 g de miolo de noz
1 dl de Vinho do Porto
Preparação
1. "Retirar as grainhas das passas de uva. Cortar as passas e colocar em vinho do Porto, aproximadamente 1 hora antes de fazer o bolo.
2. Adicionar todos os ingredientes, à excepção das nozes e as passas no vinho. Bater tudo muito bem (10 minutos).
3. Adicionar as passas no vinho do Porto. Mexer bem.
4. Adicionar as nozes picadas grosseiramente.
5. Levar ao forno, em forma untada com margarina, polvilhada com farinha e forrada com papel vegetal.
6. Depois de cozido, pincelar o bolo com geleia de marmelo, previamente derretida no microondas. Deixar ficar mais 5 minutos no forno, mas com o lume desligado.
7. Desenformar depois de frio.
Este é um bolo muito perfumado. Óptimo para acompanhar com café ou chá, assim num dia chuvoso como o de hoje."

In blog: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/

**************************************************************

Bolo de Bolacha da D. Alice

Ingredientes
2 pacotes de bolacha tipo Maria
5 maçãs reinetas
canela q.b.
pinhões ou amêndoa ralada q.b.
Preparação
Descascar, descaroçar e cortar as maçãs aos quadrados. Coze-las em pouca água até ficarem em puré (se houver necessidade poderá utilizar a varinha mágica).
Deixar arrefecer.
Quando o puré estiver frio juntar canela a gosto e misturar bem.
Num prato redondo dispor, conforme desejar, uma camada de bolachas, depois uma camada de puré de maçã e assim sucessivamente até terminar as bolachas.
Na última camada colocar só puré de maçã (poderá tapar os lados/em volta das bolachas com o puré).
Ralar algumas bolachas na picadora e deitar por cima, pode utilizar também pinhões ou amêndoa ralada.
Vai ao frigorífico algum tempo antes de servir.