sábado, 1 de janeiro de 2011

As surpresas da semana

1 - A antiga lixeira municipal de Silves, encerrada há cerca de 12 anos, foi alvo de uma grande operação de reflorestação. Ao todo, foram plantadas cinco mil árvores num espaço igual a dois campos de futebol. A partir de agora, quem passar pela Herdade de S. Bom Homem nem vai acreditar que naquele terreno já esteve uma montanha de lixo a céu aberto.

2 - «Avatar», de James Cameron, foi o filme mais visto nas salas de cinema portuguesas este ano, com 781.875 espectadores, revelou esta quinta-feira o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Entre 1 de Janeiro e 29 de Dezembro, a película facturou 4,5 milhões de euros.

3 - Promoção: ao abastecerem 10 litros na BP, podem pedir um voucher "a vida é bela" por apenas 4,99 euros (têm 4 experiências à escolha). A promoção está em vigor até 15 de Fevereiro 2011 e os vouchers podem ser utilizados até 30 de Setembro 2011.

4 - Servir o champagne bem fresco e suavemente numa taça inclinada é a melhor forma de manter a sua efervescência e de preservar todo o sabor, segundo determinaram investigadores franceses. O estudo vem mesmo a calhar nesta época festiva e vem publicado na última edição do «Journal of American Agricultural and Food Chemistry», da Sociedade norte-americana de Química.

5 - Passatempo: a Samsung oferece 3 telemóveis Samsung Galaxy S (participa até 12 Janeiro 2011).

6 - A melhor maneira de picar salsa!

7 - Produtos Lindor: para que possa conhecer e experimentar os nossos produtos, colocamos à sua disposição o nosso serviço de amostras grátis.

8 - Frogs in the Forest - Creatures of the Cork Forest – BBC.

9 - Centenas, se não milhares, de pinguins e de outras aves marinhas não conseguem alimentar as suas crias e estão a morrer à fome na costa neozelandesa. A falta de peixe deve-se a alterações nos padrões climáticos, causadas pelo fenómeno La Niña.

10 - Passatempo: a Activa oferece uma máquina Tassimo, Conjuntos de lingerie, kits de Banho, entre outros.

11 - Construção do IP8 obriga ao abate de quase 1300 sobreiros e azinheiras no Alentejo.

12 - Para festejar: Cocktail de Champanhe.

13 - Escolhe e imprime: Calendários para 2011 da Canon Creative.

14 - Lídia Ecojóia: Jóias naturais e muito bonitas!

15 - Passatempo: a Saber Viver oferece 25 nécessaires recheados de produtos Dove (participa até 12 Janeiro 2011).

16 - DECO: um teste realizado a várias máquinas de pão e suas funcionalidades.

17 - Camisola e gorro: Tricote peças práticas e quentes para agasalhar os seus filhos do frio do Inverno. Trabalhada em tons sóbrios, esta bonita camisola é ideal para os dias de escola e, para um visual verdadeiramente aconchegante, tricote um gorro a combinar.

18 - Passatempo: Ano Novo com Sun (participa até 7 Janeiro 2010).

19 - Gostava de ter escrito este belo post da Saloia.

20 - Passatempo: Pans Natal - O Presente que Sabe Melhor! Diz-nos onde poderá estar o Gaspar. A frase mais original e criativa ganha uma viagem para 2 pessoas a Marrocos com duas noites incluídas em Hotel de 5 estrelas! Escreve a tua frase no nosso separador PASSATEMPOS e não te esqueças de consultar o regulamento no separador NOTAS (participa até 6 Janeiro 2011).

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Sabia que pequenos passos podem fazer toda a diferença para uma vida mais saudável? Experimente em 2011!

No Ano Novo Vou Fazer...

- Alimente-se de forma saudável. É fácil fazer uma alimentação variada e equilibrada: basta respeitar a pirâmide dos alimentos. Dê preferência a legumes, leguminosas, frutos e cereais integrais. Faça uma refeição vegetariana pelo menos uma vez por semana (ou mais!).

- Viva mais e melhor! Para além de uma alimentação saudável, inclua o exercício físico nos seus hábitos diários. É essencial para uma melhor qualidade de vida, pois ajuda a combater o stress e prevenir doenças.

- Ingira muitos líquidos ao longo do dia: faz parte de um estilo de vida saudável. Para além da água, existem sumos de frutos, água de coco, tisanas e chás, repletos de nutrientes, como os antioxidantes, que nos protegem.

- Durma bem. Um sono repousante é essencial para enfrentar as tarefas do dia-a-dia. Cada indivíduo tem uma necessidade de sono diferente. Respeite a sua.

- Aprecie o verdadeiro sabor dos alimentos e opte pela agricultura biológica. A diferença não está apenas no sabor. Os alimentos são mais nutritivos, seguros e, ao mesmo tempo, tembém ajuda a conservar o ambiente.

- Cuide de si. Os cosméticos naturais e biológicos oferecem uma garantia de qualidade, por não conterem muitas das substâncias que são normalmente responsáveis pelas alergias. Além, disso, não são testados em animais!

- Exercite a mente. Adquira hobbies estimulantes, reforce laços familiares e de amizade. Aprenda a lidar com o stress e a ansiedade. A saúde mental é essencial.

- Lute contra o pessimismo. Os problemas existem. A diferença reside na forma como lidamos com eles! Encare as adversidades de forma positiva.

- Enfrente a realidade. A preservação do meio ambiente não é um problema do futuro! Faça todos os dias algo que proteja o ambiente: ande a pé ou de transportes, poupe água e luz, use energias renováveis, use detergentes mais ecológicos, proteja a biodiversidade, etc.

- Incondicional! Este é o tipo de carinho e amor que um animal de estimação pode dar. Ajude a acabar com um dos maiores flagelos actuais e adopte um animal. Caso não possua, ajude as muitas associações que, diariamente, lutam com dificuldades para cuidar de animais abandonados.

- Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três Rs há muito que estão na ordem do dia! Aprenda a poupar e reduza a quantidade de materiais em tudo o que adquire. Por exemplo, se tem roupas ou objectos que não necessita dê a alguém que os possa reutilizar. Separe sempre os resíduos.

- Ocupe os tempos livres num trabalho voluntário. Contribua não apenas nas épocas festivas. Existem pessoas e associações carenciadas que atravessam dificuldades todos os dias do ano.

In Revista Vida Celeiro, n.º 8 – Inverno 2010

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Concerto de Ano Novo nas Sés de Lisboa, Porto, Évora e Faro
8 Janeiro 2011 – Sé Patriarcal de Lisboa, 21h30
9 Janeiro 2011 – Sé Catedral do Porto, 18h00
15 Janeiro 2011 – Sé Catedral de Évora, 18h00
16 Janeiro 2011 – Sé Catedral de Faro, 17h00
Obs.: Entrada livre mediante reserva de bilhetes através do mail info@althum.com
www.althum.com

Concertos nas Sés Catedrais
A atmosfera ao mesmo tempo sóbria e imponente de uma Sé Catedral constitui um cenário de sonho para ver e ouvir um concerto de música clássica. Como já vem sendo hábito, o Patriarcado de Lisboa e a Editora Althum.com promovem o Concerto de Ano Novo que este ano se realiza nas Sés de Lisboa, Porto, Évora e Faro. O concerto estará a cargo do grupo Capella Patriarchal e do organista João Vaz que irão interpretar obras sacras de compositores dos séculos XVI e XIX. Este ano o programa é dedicado à actividade musical em Lisboa (especialmente na Capela Real) durante o reinado de D. João V.

In Lifecooler
Portugal no topo da tolerância religiosa

Portugal é dos países europeus que mais defende a igualdade de direitos entre religiões, revela um estudo alemão da Universidade Westfälisches Wilhems, apresentado em Berlim.
Segundo o inquérito, dirigido pelo professor e sociólogo das religiões Detlef Pollack, 89% dos portugueses crê que “todos os grupos religiosos devem ter direitos iguais”, percentagem que lidera os cinco países da União Europeia eleitos para o inquérito – Alemanha, França, Dinamarca e Holanda.
Questionados sobre se “a pluralidade religiosa produz conflito ou enriquecimento cultural”, os portugueses voltam a revelar-se os mais tolerantes, atingindo os 80% de respostas que falam em “enriquecimento cultural”.
A escolha dos países que o estudo inclui deveu-se aos diversos patamares de diversidade religiosa, embora tenha focado o Islão devido aos acontecimentos mundiais da última década, assinala um comunicado do ACIDI – Alto Comissariado para a imigração e diálogo intercultural.
Portugal foi objecto de estudo justamente por contraste, ou seja, pelo facto de a diversidade religiosa não ser tão pronunciada.

In Agência Ecclesia

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sugestões de Ofertas Caseiras: Açúcar de Alfazema

"Se o ano passado fiz açúcar baunilhado caseiro, este ano a escolha vai para o açúcar de alfazema. Este açúcar é optimo para adoçar chá, fazer refrescos caseiros e ainda para enrolar tortas variadas.
Para o fazer, não podia ser mais simples: misturem o açúcar com as flores de alfazema (à venda em lojas de produtos naturais, ervanárias, dietéticas e em alguns supermercados). Se quiserem podem usar o robot de cozinha para "misturar" melhor. Depois é só encher frasquinhos com esta mistura e fechar bem. O ideal é fazerem já, para estar pronto a consumir por alturas do Natal (post publicado a 11 de Novembro, por isso, será necessário perto de 2 meses para que a mistura fique boa)!
Decorem o frasco com motivos natalícios e uma etiqueta bonita e ficam com um mimo para complementar os vossos cabazes de Natal.
Em alternativa, juntem ao açúcar um pacotinho de chá e uma receita da vossa torta favorita - com a indicação que o açúcar deve ser usado para adoçar o chá e enrolar a torta -coloquem num saquinho e ficam com uma lembrança para oferecer a amigos ou familiares!"

Colher-De-Pau
in A Economia Cá de Casa
Alimentos que limpam o organismo
Há alimentos que ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas. Saiba quais são!

Azeite
: Melhora o funcionamento do fígado, da vesícula biliar e dos intestinos.
Aipo: Ajuda a limpar as vias urinárias, eliminando o ácido úrico, e protege os rins, evitando a formação de pedra; como contém fibras insolúveis, favorece o bom funcionamento dos intestinos. Se não for fã deste alimento, experimente fritar tirinhas de aipo em azeite, junte nozes e coma como acompanhamento.
Alcachofa: A presença de cinarina ajuda a promover a produção de bílis, que facilita a eliminação de substâncias tóxicas, nomeadamente através da urina. Integre este alimento na sua dieta, cozendo-as a vapor e misturando ervas aromáticas.
Cebola: Prefira comê-la crua (por exemplo, em saladas), dado que ajuda ao funcionamento do fígado e da vesícula biliar, elimina líquidos e oxigena o sangue.
Cenoura: Rica em fibras insolúveis, ajuda a evitar a obstipação, ao mesmo tempo que aumenta a sensação de saciedade. Sumos e saladas são uma boa forma de a consumir com regularidade.
Cereais integrais: Ajudam a eliminar toxinas a nível dos intestinos, protegendo contra os parasitas.
Espargos: As fibras solúveis favorecem o trânsito intestinal, enquanto o potássio facilita a eliminação de toxinas acumuladas na urina. Pode comê-los cozidos ou sob a forma de sopa (basta triturá-los com um pouco de leite e ervas aromáticas).
Limão: Poderoso antioxidante e diurético, que age sobre a qualidade do sangue, eliminando toxinas; ainda melhora a digestão e o funcionamento dos rins. Uma sugestão: junte umas gotas a um copo de água e beba-o de manhã.
Maçã: É uma fruta extremamente depurativa, dado que absorve grande parte das toxinas, enquanto a fibra facilita o trânsito intestinal. Pode consumi-la ao natural, em sumos ou em puré.
Uvas: Elevado efeito depurativo. Pode consumi-las em sumo natural.

Sofia Martinho
In ACTIVA (Set. 2010)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Maioria dos jovens portugueses não quer as grandes cidades
70% dos jovens entre os 20 e os 30 anos de idade ouvidos pelo i têm projectos para abandonar a cidade onde vivem nos próximos dois anos

Os jovens portugueses não idealizam o seu futuro nas principais cidades do país. O i ouviu a opinião de 180 cidadãos sobre o planeamento urbano e o futuro das cidades de Lisboa, Porto, Leiria e Faro e uma das principais conclusões do inquérito é que 70% dos jovens entre os 20 e 30 anos de idade têm projectos para abandonar a cidade nos próximos dois anos. São poucos os que vêem em Portugal uma perspectiva de futuro profissional e 69% elegem uma cidade estrangeira como opção de destino. Os restantes 17% ponderam a mudança para uma cidade mais pequena, vila ou aldeia e outros 14% fazem projectos para viver noutra cidade portuguesa.
Ana Almeida, 25, está desempregada. A jovem portuense diz ao i que "trabalha como jornalista freelancer nas horas vagas". Porém, a incerteza profissional motivou uma mudança de planos, que passam por trocar a cidade nortenha por Berlim ou Madrid nos próximos dois anos. O distrito do Porto concentra um quarto dos desempregados, a taxa mais alta do país. Como mostram as estatísticas, os jovens da Invicta estão desmotivados com a falta de lugares. Paulo Pinto, tradutor, 27 anos, sublinha a boa qualidade de vida e o número de actividades culturais e sociais organizadas no Porto, o que não lhe retira a vontade de viver numa grande cidade europeia.
A socióloga e professora da Universidade Nova de Lisboa Margarida Marques acredita que o número de jovens que irá realmente abandonar o país será na realidade muito inferior. "Podem surgir oportunidades em Portugal. E mudar para outro país nem sempre é fácil, também pelos custos elevados que isso implica." Porém, a socióloga avisa que mais de metade destes jovens (70%) pode concretizar a sua ambição e trocar Portugal por outro país. Com a crise, as perspectivas de criar um dinamismo económico que trave esta tendência são cada vez menores. "Muitos jovens com formação académica ao nível de mestrado e doutoramento não vão ser fixados só com a miragem de terem um emprego. Têm de ter emprego com qualidade e bom ambiente. Isso é muito importante", sublinha.
Gonçalo, 28 anos, trabalha como consultor, mas pretende trocar Lisboa por uma metrópole mais competitiva. O projecto será concretizado nos próximos dois anos, diz ao i. Os motivos são a "procura de mercados de trabalho mais competitivos onde, em simultâneo, possa usufruir da vivência numa urbe mais moderna, organizada e mais cívica". Se Lisboa e Porto não são compensatórias ao nível salarial e mostram pouca competitividade profissional, "muito menos o serão as cidades de menor dimensão", defende Margarida Marques.
Também por isso, o mar e o sol de Faro já não são suficientes para atrair as camadas jovens. Pedro Abrantes, 29 anos, está a concluir o mestrado na capital algarvia, mas garante que o futuro passa por uma cidade fora de Portugal, pela falta de vagas de emprego na área de engenharia do ambiente. Os habitantes de Faro mostram-se sobretudo descontentes com a situação laboral na cidade e a inexistência de vagas em algumas áreas. A maioria dos jovens que responderam ao inquérito pretendem mudar de cidade nos próximos dois anos, metade para outra cidade do país e a outra metade para fora de Portugal.
Margarida Marques recorda que no início da década o Banco Mundial calculava que um em cada cinco jovens licenciados vivia fora de Portugal. "Temos a percepção de que uma parte significativa dessas pessoas têm menos de 30 anos", revela. As conclusões do inquérito do i apontam para um aumento desse número. A emigração jovem acontece sobretudo nas maiores cidades para fora do país e até poderá ser compensada com a ida de jovens de cidades mais pequenas para essas metrópoles. No entanto, a concretizar-se o anseio destes 70%, 2011 e 2012 serão anos marcados pela grande fuga de massa jovem qualificada. A socióloga admite que o país não tem condições para travar esta tendência, mas a saída até pode ser benéfica a médio prazo, pois a representação portuguesa no contexto internacional poderá dar frutos: o regresso destes jovens ao país após essa experiência é positiva para Portugal, porque a rede de contactos estendida aos quatro cantos do mundo poderá, no limite, aumentar o volume de negócios nacional.
Desemprego aumenta insegurança Além de descontentes com o desemprego, os portugueses acreditam que o nível da insegurança nas cidades irá aumentar. Alguns comerciantes do centro de Lisboa estão preocupados com o aumento do número de assaltos. Filipe Vaz, 30 anos, empregado de balcão, garante que "Lisboa está a ficar mais perigosa". Carlos Correia, 56, está desempregado e pretende abandonar Lisboa devido à falta de segurança e à instabilidade social. Em contrapartida, os indicadores do Gabinete do Coordenador de Segurança Nacional dão conta de um decréscimo de 3% da criminalidade no primeiro semestre de 2010.
Além da segurança física, o jurista Costa Pereira, de 78 anos, recorda que Lisboa tem grandes falhas sobretudo ao nível da protecção civil. "As pessoas têm falta de formação cívica. O conhecimento mínimo da linguagem para falar com um surdo-mudo, por exemplo, e a distinção entre o lixo orgânico e lixo reciclável. Tudo isto faz parte da formação e da segurança cívica dos cidadãos", diz. Nas cidades mais pequenas, a preocupação com a segurança também é uma prioridade. Em Leiria, por exemplo, alguns dos habitantes ouvidos pelo i querem um reforço da segurança nos espaços de diversão nocturna.

In Jornal I

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Campanha Solidariedade da Elogia
Santa... Came Back!
1 mensagem=1 euro a reverter Projecto Terceira (C)Idade - Médicos do Mundo
www.sefeliz.org/pt

A Mrs. Claus sente-se mais sozinha que nunca e não quer passar mais um Natal sem o marido. A coisa está dificil pois Santa é viciado no seu trabalho... Mas no entanto podemos fazer algo! Fica solidário com ela e deixa umas palavras de apoio.
Por cada mensagem doaremos 1€ para ajudar as pessoas mais velhas que se sintam sozinhas nesta quadra.
1 mensagem=1 euro a reverter para o Projecto Terceira (C)Idade - Médicos do Mundo.

Obrigado!
Sabia que os REEE são constituídos maioritariamente por Ferro, Aço, Plástico, Cobre?!

Sabia que está definido como objectivo nacional de gestão de REEE, e para os particulares, a recolha selectiva de 4 kg/habitante/ano de REEE?!
Sabia que os REEE são constituídos maioritariamente por ferro, aço, plástico, cobre?!
Sabia que o tempo de vida útil, ou seja o tempo de utilização, de um equipamento eléctrico e electrónico (EEE) pode variar entre 1 ano e ser superior a 25 anos, dependendo obviamente do equipamento em questão e da utilização dada ao mesmo?!
Cabe-nos a nós, consumidores finais, fazer e marcar a diferença, actuar com responsabilidade, consumir de forma sustentável e fazer as melhores escolhas.
Cabe-nos a nós escolher os melhores equipamentos, mais eficientes e com tempo de vida útil mais alargados;
Cabe-nos a nós saber o que fazer com o EEE antigo que está “esquecido” na garagem ou arrecadação;
Cabe-nos a nós entregar os REEE em locais devidamente preparados para o efeito;
Cabe-nos a nós estar informados e saber que muitos REEE têm na sua constituição elementos perigosos que devem ser devidamente removidos e tratados, sob penalização de poderem ser elementos prejudiciais à saúde;
Cabe-nos a nós preservar o meio ambiente e as pessoas;
Cabe-nos a nós deixar o Planeta como o encontramos.

SEPARE OS REEE, participe na reciclagem!
OBRIGADO!... porque todos agradecem! Os REEE e as pessoas!

In Lipor e.News 36 (Dezembro 2010)

domingo, 26 de dezembro de 2010

As imagens da semana

Vinde os possuidores da pobreza
Os que não têm nome no século.
Vinde os homens da contemplação.
Vinde os que têm a língua mudada.
Vinde os forasteiros e vagabundos.
Vinde os homens descalços e os que têm
Os olhos cheios de espantos.
Jesus Cristo - Rei dos Reis
Os vossos pés quer lavar,
O filho do marceneiro
Não vos pode abandonar.

Jorge de Lima (1893-1953)