sábado, 7 de agosto de 2010

As surpresas da semana

1 - A Ria de Alvor, em Portimão, vai ser o palco de mais uma edição do “Bioblitz Portugal”, que se realiza de de 4 a 5 de Setembro e tem como objectivo identificar em 24 horas organismos vivos daquele habitat natural - mamíferos terrestres, insectos, morcegos, borboletas, aves, répteis, mamíferos marinhos, peixes, algas ou crustáceos.

2 - Os painéis de azulejos da entrada da estação de S. Bento, no Porto, estão a sofrer obras de restauro, numa empreitada de 166,5 mil euros que deve demorar oito meses a ficar concluída, anunciou hoje a REFER.

3 - Passatempo PCGuia/Acer: ganha um portátil Aspire Timeline x e um Acer beTouch E130. Responde a uma pergunta e cria uma frase (participa até 1 Setembro 2010).

4 - Os Meus Versos São Folhas dos Seus Ramos

5 - Cancro da tiróide: patologia afecta quatro vezes mais as mulheres do que os homens.
A tiróide é uma glândula localizada na base do pescoço, imediatamente abaixo da maçã de Adão. Tem a forma de uma borboleta, extendendo cada asa, ou lobo, sobre cada um dos lados da traqueia
.

6 - Numa parceria com a Editora Fonte da Palavra, o Portal Culturaonline.net lança um novo passatempo. O livro 'Pssht… ó Menina!' é um delicioso relato de uma experiência profissional (participe até 9 Agosto 2010).

7 - Einstein, o cavalo mais pequeno do mundo - vídeo.

8 - Este Verão brilhe durante toda a estação com acessórios glamourosos. Personalize umas chinelas com apontamentos de crochet e obtenha uma peça moderna, elegante e única. Escolha um fio metalizado e aplique algumas contas e missangas e… Brilhe!

9 - “I will survive” é o nome da exposição retrospectiva da artista portuguesa Joana Vasconcelos na Haunch of Venison de Londres, para visitar de 21 de Julho a 25 de Setembro 2010.

10 - Já há árvores a morrer no Príncipe Real.

11 - Lémur de cauda anelada (Lemur catta) - Os lémures (a palavra significa fantasmas) são primatas endémicos à ilha de Madagáscar, não existindo em mais parte alguma do planeta. Representam os actuais sobreviventes de uma espectacular divisão evolutiva de primatas que parece ter ocorrido essencialmente em Madagáscar. Muitas espécies de lémur estão em vias de extinção devido à destruição do seu habitat e à caça para consumo humano ou simplesmente por serem considerados um mau presságio para quem os vê.

12 - Passatempo saber viver/Dove pro.age: temos 100 kits com um creme de dia e um espelho para oferecer (participa até 9 Agosto 2010).

13 - Milhões de estorninhos sobre Roma.

14 - Um Dia, David Nicholls - Civilização Editora: Um, Dois, Três e Quatro.

15 - Passatempo Prevenir/Dr. Organic: ganhe produtos de cuidado corporal com ingredientes biológicos, responda ao inquérito até 20 Agosto 2010.

16 - As pontes sobre o rio, em Los Angeles, são a casa de sem-abrigo e outra gente que vive à margem do sistema. O “Los Angeles Times” foi a essa “terra de ninguém” para contar as histórias de quem por lá anda. Os relatos chegam carregados de crueza, mas são também um elogio dos habitantes à beleza e liberdade do local (mesmo que os de fora não as consigam ver).

17 - Colocar um peso no autoclismo para controlar as descargas.

18 - Astrónomos captam imagem inédita de uma supernova a três dimensões.

19 - Royal Canin: peça uma amostra para o seu cão ou gato de estimação.

20 - Um blogue vegetariano delicioso!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sons

Maria Rita - Encontros e despedidas

Hoje, apetece ouvir esta música...
Atelier de Animação para Crianças
José Carlos Pinto
10, 11, 12 e 13 Agosto 2010, 9h30 às 12h30
Livraria Histórias com Bicho
Estrada dos Casais Brancos
2510-212 Óbidos
Telf.: 262958610
E-mail: livraria@obichinhodeconto.pt
http://obichinhodeconto.pt

clique na imagem para ampliar

10 pequenos gestos para uma saúde de ferro

Lembra-se da história da borboleta que bate as asas e provoca um furacão do outro lado do mundo? Pois se serve para o mal também há-de servir para o bem. Quer isto dizer que, no que toca à saúde, por vezes são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença.

1 - Uma maçã por dia afasta o médico de casa
Já os antigos o diziam e a ciência só veio comprová-lo. O consumo regular de maçã com casca tem imensos benefícios para a saúde. É certo que não é exótico, aliás é tão abundante que o olhamos como banal mas a cada novo estudo aparecem mais vantagens associadas a este fruto discreto. A maçã contém cerca de 85% de água, 10% de hidratos de carbono, 0,5% de proteínas, vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, sais minerais e fibras que são um auxiliar precioso na prevenção das hemorróidas e do cancro do cólon, por exemplo. Também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, o risco de doenças cardíacas e a formação de radicais livres. E ainda contribui para manter o cérebro em forma devido à presença de ácido fosfórico em forma facilmente digerível. Tudo graças aos seus nutrientes. De que é que está à espera para lhe dar o peso que ela merece na sua vida?

2 - Fugir da rotina é bom para o cérebro
Contra a rotina marchar, marchar podia ser o lema dos neurónios que se querem manter em forma. É que neste campo o cérebro não é diferente do corpo: se tiver uma vida sedentária acaba por ficar perro e pouco elástico.
Os estudos científicos têm vindo a sugerir que mais do que o número de neurónios o que importa são as associações que estes fazem entre si. Estimular o circuito neuronal é por isso muito importante, até porque as sinapses (ligações entre neurónios) não diminuem com a idade como parece acontecer com os neurónios. E nem é preciso fazer desportos radicais ou tornar-se nómada para combater a rotina. Bastam gestos tão simples como:

- Mudar a estação de rádio com que acorda de manhã
- Tentar escovar o cabelo ou os dentes com outra mão.
- Comprar outro jornal, numa banca diferente
- Pôr gasolina noutra bomba, variar os caminhos que faz para o emprego.
- Experimentar um prato novo todos os meses
- Mudar a disposição dos móveis da sala ou do quarto.
- Aprender uma língua nova
- Ter amigos de idades, raças e estratos sociais diferentes.
- Ir ao cinema, ao teatro, ver exposições.

3 - Vá de escadas, esqueça o elevador
Já se sabia que o exercício é bom para a saúde, o que ainda não se tinha comprovado cientificamente é que a ausência de actividade física pode mesmo estar na origem de muitas doenças crónicas, como as cardiovasculares e a diabetes. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que bastam duas semanas de inactividade para aumentar o risco de doença. É fundamental activar o metabolismo, ajudar o corpo a eliminar as gorduras e glicose que circulam no sistema e que de outra forma se podem acumular de forma perniciosa (e silenciosa). Se não tem tempo para caminhadas ou para ginásios, passa o dia sentada e vai de carro para o trabalho e para casa, pelo menos substitua o elevador pelas escadas: subir dois degraus de cada vez estimula os músculos da pernas e os glúteos. Vantagem adicional: se fizer isto no trabalho irá parecer extremamente ocupada e produtiva.

4 - Repense os seus hábitos alimentares.
Como quase tudo, a comida é uma questão cultural. Comemos pão com manteiga e café com leite ao pequeno-almoço sem questionar por uma questão de hábito. Os ingleses fazem o mesmo com as salsichas e o bacon. Melhorar os hábitos alimentares é das coisas mais difíceis porque esbarra com décadas de hábitos enraizados. Pode obrigar à compra de novos alimentos, aprendizagem de receitas diferentes e até, eventualmente, à mudança dos locais onde se abastece regularmente. Mas vale a pena. Porque somos mesmo o que comemos. Costumamos ler dezenas de conselhos sobre alimentação que parecem impraticáveis apenas por preguiça. Dois exemplos:

- Comer frutos secos ao pequeno-almoço. Claro que não é muito prático estar a usar o quebra-nozes quando está com pressa para sair de casa, mas se já tiver um frasco com frutos secos na cozinha, não custa nada tirar um punhado e comer antes de sair. Também pode levar alguns consigo na carteira para ter disponível um snack saudável e cheio de ómega 3 ao longo do dia.
- Deixar de comer bolos ao lanche. Se nos cafés que frequenta não há alternativas saudáveis habitue-se a levar uma sandes e uma peça de fruta de casa. O trabalho que dá estabelecer este hábito é bem compensado pelo benefício na saúde a longo prazo.

5 - Tome decisões na altura certa.
A flutuação hormonal feminina tem vantagens e desvantagens. O ideal é conhecê-la para poder usá-la a seu favor. Na semana antes da ovulação os níveis de estrogénio aumentam tornando-nos mais criativas e emocionais. A testosterona também sobe contribuindo para ficarmos mais assertivas e confiantes. Assim, a semana e meia a seguir à menstruação é a altura ideal para trabalhar em projectos que requeiram mais criatividade ou coragem. Já quanto às decisões da esfera emocional, é melhor deixar para outra altura porque corre o risco de reagir de forma desproporcional e precipitada.
Outra boa ideia é habituar-se a fazer planeamentos mensais. Escolha o dia da lua nova para fazer um ritual em que simultaneamente faz um balanço do mês anterior e estabelece objectivos para o mês seguinte. Isto vai ajudá-la a perspectivar a sua vida de maneira diferente.

6 - Oiça música quando fizer exercício
Se costuma ouvir música enquanto faz jogging ou corre na passadeira do ginásio continue a fazê-lo. Investigações recentes sugerem que esta pode ter um impacto muito positivo no rendimento desportivo. O segredo está no ritmo (as batidas da música por minuto), que deve ser o mais semelhante possível for ao do coração. Mas nada como experimentar tipos de música diferente e ver quais, na prática, a deixam mais motivada. Para fazer yoga o ideal seriam músicas com batidas de 50 a 76 bpm; para andar, de 95 a 120, e para correr, de 125 a 160. A título de exemplo a canção ‘I'm Gonna Run to You' do Bryan Adams tem 135bpm. Uma pesquisa no Google com o nome das músicas seguido de bpm dá-lha na maioria das vezes esta informação.

7 - Treine a autoconsciência
Pode parecer ridículo ou falso treinar isto mas no fundo trata-se de exercitar a auto-observação que é o primeiro passo para uma vida com o stresse e a ansiedade sob controlo. É que invariavelmente estes têm origem emocional, ou seja, geralmente são emoções que se reflectem no corpo na forma de determinados sintomas. Exemplo: alguém lhe diz alguma coisa que a põe nervosa e o seu corpo traduz isso com um batimento cardíaco acelerado. Na maior parte dos casos só se dá conta da reacção corporal e não da emoção que a antecedeu. Mas se treinar a consciência dessas reacções, no preciso momento em que elas ocorrem, vai perceber que as emoções que as causam perdem logo parte da carga o que lhe permite ter maior controlo sobre elas.
Outro exemplo: um colega faz algo que a irrita profundamente. Como está treinada na auto-observação consegue ‘ver' isto a acontecer e o seu corpo a reagir o que tem um efeito ‘calmante'. Com o tempo isto vai permitir-lhe também livrar-se de emoções negativas como a raiva, antes que estas se ‘alojem' no seu corpo.

8 - Deite fora as coisas velhas e as emoções negativas
Aqui cabem tanto os objectos e roupa que já não usa ou estão danificados, como as chamadas emoções tóxicas que sugam a sua energia. Recordações negativas e arrependimentos são emoções que continua a carregar como um peso diário extra que vai aumentando até se transformar numa depressão. E tal como é conveniente limpar o armário todas as estações e ter só o que efectivamente usa, e não ter em casa objectos partidos e avariados, também convém livrar-se regularmente das emoções negativas. Como?

- Livre-se dos objectos que lhe lembram coisas más, sejam prendas de ex ou fotografias de pessoas que a deixam em baixo.
- Pratique o perdão. É mais fácil dizê-lo do que fazê-lo, mas também aqui é uma questão de perspectiva. Se em vez de se concentrar no mal que alguém lhe fez se centrar em si e na sua capacidade de eventualmente perdoar, independentemente do comportamento da outra pessoa, está a dar a si mesma muito maior controlo sobre as situações.

9 - Ande descalça em casa
Qualquer músculo que não seja usado se torna preguiçoso, aliás é por isso que se recomenda às recém-mamãs que não se habituem a usar a cinta no pós parto de forma a obrigar a zona abdominal a trabalhar naturalmente. O mesmo se passa com os pés e as pernas. Os nossos antepassados que andavam descalços trabalhavam naturalmente todos os músculos e tendões desta zona, com efeitos benéficos no equilíbrio e na postura. A solução é andar o mais possível descalça (ou com meias grossas, no Inverno) em casa. De resto, em qualquer situação em que precise de se sentir mais segura (se vai fazer uma apresentação ou ter uma conversa difícil, por exemplo) pode fazer um exercício de ‘enraizamento' que consiste em passar o peso das pontas dos pés para os calcanhares algumas vezes.

10 - Livre-se de um mau hábito
Seja roer as unhas ou beber demasiado café, o importante é que livrar-se de um mau hábito, além de ter um efeito benéfico directo na saúde, lhe permite conquistar auto-disciplina e treinar a auto-superação pessoal com todos os benefícios psicológicos que isto implica, nomeadamente na sua auto-estima. Conquistar objectivos e levar a cabo pequenas mudanças a que nos propomos torna-nos mais fortes.

Barbara Bettencourt/ACTIVA 27 Jun. 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Museus Fora de Horas
5 e 12 de Agosto 2010, 18h00 às 00h00
Vários locais em Lisboa
Entrada Livre
www.festivaldosoceanos.com

Os museus de Lisboa estão abertos fora de horas nas noites de quinta-feira, 5 e 12 de Agosto, entre as 18h00 e a meia-noite, com entrada livre, numa iniciativa inserida no Festival dos Oceanos.
No total são 23 os espaços que aderem à iniciativa, para que os visitantes possam aproveitar um serão cultural. Os espaços abertos são o Museu da Electricidade, o Museu da Marioneta, o Museu Colecção Berardo, o Museu Nacional de Arqueologia, o Pavilhão do Conhecimento, o Panteão Nacional, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu do Oriente, o Museu de São Roque, o Museu da Água, o Museu do Chiado, o Museu do Fado, o Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu dos Coches, o MUDE – Museu do Design e da Moda, o Museu Nacional do Azulejo e o Museu de Arte Popular.
No âmbito das celebrações do centenário da República Portuguesa, a que o Festival dos Oceanos se associa, vários espaços museológicos apresentam exposições alusivas: a Cordoaria Nacional recebe a exposição Viva a República! 1910-2010; o Palácio Valadares apresenta Educar. Educação para todos. Ensino na I República; no Torreão Nascente do Terreiro do Paço é possível ver Viajar. Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República e, no Torreão Poente, Corpo. Estado, Medicina e Sociedade no tempo da I República. O edifício dos Paços do Concelho está, também, aberto, com visitas guiadas entre as 19h00 e as 20h00 e as 22h00 e 23h00.
O Continente apresenta o Festival dos Oceanos, uma iniciativa do Turismo de Lisboa, com produção da Realizar, que conta, ainda, com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, do Casino Lisboa e da Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações. A Rádio Comercial é a rádio oficial do evento.

Locais:

Museu da Electricidade - www.fundacao.edp.pt
Museu da Marioneta - www.museudamarioneta.egeac.pt
Museu Colecção Berardo - www.museuberardo.com
Museu Nacional de Arqueologia - www.mnarqueologia-ipmuseus.pt
Pavilhão do Conhecimento - www.pavconhecimento.pt

Panteão Nacional - www.igespar.pt/pt/monuments/51
Mosteiro dos Jerónimos - www.mosteirojeronimos.pt

Museu do Oriente - www.museudooriente.pt
Museu de São Roque - www.museu-saoroque.com
Museu da Água - www.museudaagua.epal.pt
Museu do Chiado - www.museudochiado-ipmuseus.pt
Museu do Fado - http://museudofado.egeac.pt
Museu do Centro Cientifico e Cultural de Macau - www.cccm.pt
Museu Nacional de Arte Antiga - http://mnaa.imc-ip.pt/
Museu dos Coches - www.museudoscoches.pt
MUDE – Museu do Design e da Moda - www.mude.pt
Museu Nacional do Azulejo - http://mnazulejo.imc-ip.pt/
Museu da Arte Popular - http://museuartepopular.blogspot.com/

Cordoaria Nacional – Exposição Viva a República! 1910-2010
Palácio Valadares –
Exposição Educar. Educação para todos. Ensino na I República.
Terreiro do Paço, Torreão Nascente –
Exposição Viajar. Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República.
Terreiro do Paço, Torreão Poente –
Exposição Corpo. Estado, Medicina e Sociedade no tempo da I República.
Edifício Paços do Concelho -
Visitas guiadas no período compreendido entre as 19h00 e as 20h00 e as 22h00 e 23h00.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

We are all ONE

We are all ONE

We are all ONE - Somos todos UM [legendas port-br]

Excerto de Planet Earth - Documentário premiado da BBC, narrado por David Attenborough e produzido por Alastair Fothergill.
Teixo, os dias do fim?

Venenoso, todavia pleno de virtudes curativas, odiado por pastores e no entanto, avidamente procurado por multinacionais farmacêuticas, o teixo é, certamente, uma das mais extraordinárias, porém raras e ameaçadas, árvores da flora portuguesa.

"Por mim cortava-os todos", sentencia Manuel Sebastião, pastor sexagenário da aldeia de Parada, referindo-se aos inúmeros teixos de pequeno e médio porte que pontuam a encosta da Corga das Quebradas, na vertente oriental da serra do Gerês.
"Se o gado lhes chega, não tem remédio, morre!", explica o pastor enquanto vai ajuizando dos malefícios do teixo sobre os animais. De facto, a elevada toxicidade do teixo (Taxus baccata), situação que advém da presença de um alcalóide venenoso em todos os órgãos desta árvore, a taxina, terá sido, provavelmente, um dos factores que mais directamente contribuiu para o declínio da espécie em Portugal ao longo dos últimos séculos, já que para proteger os animais domésticos de um eventual envenenamento, os pastores a foram eliminando dos tradicionais locais de pastoreio.
Actualmente, pouco resta dos magníficos bosques de teixos, as Teixeiras, que terão vegetado um pouco por toda a região montanhosa do norte e centro do país, sobretudo em áreas abrigadas, até aos 1500 metros de altitude. E nem a extrema resistência desta conífera à seca, às pragas e até aos incêndios, característica que a converteu numa das espécies mais longevas da nossa flora – podendo alcançar os 2000 e até 3000 anos! – obstou ao seu paulatino desaparecimento, confinando-se as últimas e escassas centenas de exemplares selvagens a locais húmidos, isolados e de difícil acesso nas serras do Gerês e da Estrela. Com efeito, só os incêndios do Verão de 2005 terão afectado directamente a quase totalidade da população de teixos do Parque Natural da Estrela, estimada em cerca de 500 exemplares, no que se tratou de um rude golpe na já reduzida população nacional de teixos.
Apesar desta situação de pré-extinção que tanto aflige os botânicos portugueses, tempos houve em que o teixo, uma árvore nativa da Eurásia, com origem algures no período Jurássico (entre 213 e 65 milhões de anos), ocupou lugar de destaque nas crenças de várias comunidades humanas. Na cultura celta, por exemplo, o teixo era venerado como árvore sagrada. Acreditava-se que encerrava propriedades mágicas porque mantinha a sua folhagem verde durante todo o ano, prolongando eternamente a vida do espírito. Também a história do cristianismo está intimamente ligada ao teixo, uma vez que, de acordo com alguns investigadores, o “lenho sagrado” (a cruz onde Cristo terá sido crucificado) foi feita a partir da sua madeira.
De resto, desde a mais remota antiguidade que a madeira de teixo, por ser forte, compacta, «elástica» e resistente à putrescência, tem sido utilizada por escultores e torneadores para o fabrico dos mais variados utensílios, como arcos, lanças, pipos, tamancos, utensílios de cozinha e até instrumentos musicais. As próprias amêndoas da semente do teixo, cujo invólucro globoso e coloração vermelha viva são uma das características distintivas desta planta, foram durante séculos utilizadas no fabrico de um óleo apreciado pelo seu sabor agradável. Mais recentemente, o teixo tornou-se alvo do interesse da indústria farmacêutica, pelo facto das suas folhas serem ricas em taxol, um agente anti-tumoral utilizado com sucesso no tratamento do cancro do ovário e da mama.

Relíquais Centenárias
Em Portugal, são raros os teixos de grande porte. Ainda assim, é possível encontrar alguns exemplares, provavelmente plantados, com centenas de anos, facto que motivou a sua classificação como «Árvores de Interesse Público». É o caso do teixo de Tranguinha, o mais antigo conhecido em Portugal, e que se estima ter cerca de 700 anos de idade. Encontra-se na freguesia de Santa Maria (Bragança) e está classificado desde 1974. Cerca de 200 anos é a idade estimada do teixo que se encontra na Quinta do Senhor da Serra, na freguesia de Belas, em Sintra. Igualmente centenário é o teixo da Quinta de S. João, classificado em 2000 e localizado na povoação de Teixoso, na Covilhã. Por último, duas referências curiosas. A primeira para dois imponentes teixos existentes na cidade de Lisboa, ambos localizados no Jardim Braancamp Freire e classificados em 1968 e 2000, respectivamente; a segunda para dois outros teixos de soberbas proporções, existentes no recinto da antiga Faculdade de Engenharia do Porto, na Rua dos Bragas, e que embora não se encontrem classificados, constituem exemplares dignos de nota.

Manuel Nunes in Naturlink

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Outra Face da Lua
Stock Sale - Tudo a 5 Euros
4 a 14 Agosto 2010, 12h às 19h
Outlet - Rua dos Douradores, 119 - Baixa (Lisboa)
Telf.: 218863430
Teremos milhares de peças de roupa Vintage, com reposição diária!
www.aoutrafacedalua.com

clique na imagem para ampliar

Perfumes e sol
Uma relação perigosa. Saiba porquê


O sol é indispensável à vida. Com ele, no entanto, devemos ter uma convivência inteligente: usufruir do positivo e dizer não à nocividade dos seus raios UVA e UVB.
Não é difícil… basta acabar com as “exposições selvagens” e sem protecção. O tema cuidados solares parece ser descabido num texto sobre perfumes. Não o é.
Na verdade, a relação fragrâncias/sol não é pacífica, direi mesmo, é complicada e pode ter resultados catastróficos – manchas, alergias, com maior ou menor gravidade, estão entre eles. Os dermatologistas e a comunidade científica em geral alertam para estes perigos e os Media reflectem as suas preocupações.
Os perfumes na praia podem dar origem a um tipo de fotossensibilização que se traduz numa diacronia cutânea manifestada por hiperpigmentação localizada, e que consiste no aparecimento de manchas vermelho acastanhada. Estas resultam principalmente da utilização continuada de perfume ao longo de muitos anos, e exposição ao sol após sua utilização.
É importante dizer que nos perfumes, as substâncias responsáveis por fotossensibilização são substâncias odoríferas ou outros componentes químicos.
Voltando aos perfumes. O conselho que lhe dou é simples: se vai para a praia ou campo, passar uma tarde ou manhã numa esplanada, ou fazer desporto ao ar livre, omita a aplicação de uma fragrância. Caso não a dispense, recorra a alguns truques: aplique-a em zonas não expostas ao sol ou sobre o vestuário ou chapéu.
Não esqueça que há peles mais propensas a manchas que outras. O facto de algumas pessoas usarem perfume na praia e não ter problemas de pigmentação, não significa que isso seja válido para si. Cada um de nós é um ser único. A respeitar.
Para a época estival recomendo, eaux de cologne ou toilette frescas, leves… e sensuais. Nada de perfumes demasiado “densos”. Guarde-os para os frescos de Outono ou para as noites frias de Inverno.

In Sapo Mulher

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sons

Oquestrada - Oxalá te Veja

Oquestrada - Se Esta Rua Fosse Minha ao Vivo

Estou a descobrir música nova e a banda portuguesa Oquestrada é espantosa!
Uma boa notícia!

Classificação da linha do Tua faz parar obras da barragem
www.linhadotua.net/3w/index.php

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) aceitou a petição assinada por cerca de cinco mil pessoas para a classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional. A petição foi entregue a 26 de Março e mereceu agora parecer favorável do Igespar, que abriu um processo de classificação, o que implica a suspensão de obras na linha.
Para já, ainda não decorrem trabalhos, mas a EDP abriu na semana passada um concurso para a construção da barragem de Foz Tua, cujos trabalhos prevê começar até Dezembro. Quando concluída, a barragem vai inundar parte da linha do Tua. A publicação do aviso de abertura do processo de classificação, por parte do Igespar, deverá ser publicado em Diário da República nos próximos dias.
Em comunicado, os subscritores da petição consideram que "a Linha do Tua merece a classificação como Património de Interesse Nacional, não só pelo papel histórico que desempenhou e pela obra-prima de engenharia portuguesa que constitui, mas também, e ainda, como exemplar único do património ferroviário e industrial do nosso país". Os requerentes consideram ainda "que este património tem elevado potencial para o desenvolvimento turístico para a região e que tem que ser preservado e valorizado".
José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela, considera que a suspensão das obras é uma "boa notícia" e mostra-se incrédulo com o concurso de construção da barragem, "quando ainda decorre um processo de consulta pública até 9 de Setembro do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução".
O processo de classificação da linha do Tua será agora apreciado por um conselho consultivo do Igespar.
Até ao fecho desta edição não foi possível obter um comentário da EDP sobre esta matéria.

In Jornal Público

domingo, 1 de agosto de 2010

As imagens da semana

O Feliz, mais conhecido por Tigre da Malásia, fez algumas poses para aparecer no blogue e dar novidades aos amigos.
Está com 10 meses e já pesa quase 5 kg, e apesar de ser meigo - gosta de festinhas, colo, estar acompanhado - adora, adora morder!
Apesar de ter sido esterilizado aos 6/7 meses (ficou menos agressivo), não deixa de dar dentadas à cão. As nossas mãos e braços já começam a ficar um pouco mais "apresentáveis" (ou "calejados"...) resultado da progressiva maturidade, mas nunca mais a pele dos humanos cá em casa voltou a ser a mesma...
Digo-lhe que teve muita sorte, se fosse outra pessoa há muito que já tinha sido abandonado ou entregue no canil, mas ele pensa que é o maior e o mais bonito (e talvez seja!).
Por isso, é tão importante as pessoas reflectirem quando pensam em ter animal de estimação, porque nem sempre são como queremos (têm a sua personalidade, especialmente gatos), e depois não os podemos deitar fora como se fossem objectos.
Tirando a parte vampiresca, adora brincar, pular, correr, buscar a bola, comer bife de perú e doces, trincar a nossa Avenca, matar e comer moscas (e demais insectos), água, saltar para cima dos móveis, estar no pátio (limitado/preso porque a vizinha tem uma cadela que não gosta de gatos e queremos harmonia...), entrar para o figorífico e ser uma guerra para sair, esconder-se nos roupeiros, trepar para as nossas costas e resmungar muito (a Veterinária disse que ele tinha mau feitio, eu apenas digo que é um espertalhão, sem medo de nada ou quase nada).
Detesta: cortar unhas (uma guerra...) e ir ao Veterinário.
De resto, não tem sido um percurso fácil (e estou habituada a lidar com gatos...), mas tem valido a pena (se fosse palerma e totalmente meigo, qual era a piada??)!
Boa semana.