sábado, 7 de fevereiro de 2009

As surpresas da semana

1 - Site oficial do Turismo Australiano.

2 - Queremos nova legislação e mais justa para os recibos verdes.

3 - Lisboa no arquivo da revista Life.

4 - Para entender a crise financeira com muito humor: The Last Laugh - Subprime.

5 - Queres ganhar uma viagem à Irlanda? Tu vais passar o dia de S.Valentim à Irlanda. Sim tu!

6 - Namorados: Passatempos na TAP e Air France: Dia dos Namorados à porta e a crise por todo o lado: talvez seja boa ideia tentar a sorte em alguns passatempos publicitários...

7 - Diocese de Beja premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian - Salvaguarda e requalificação do património histórico e religioso está na base do reconhecimento.

8 - 2009 - Ano de Darwin: Comemora-se este ano os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação do seu livro A Origem das Espécies, obra que viria a marcar profundamente a ciência moderna. 2009 será o ponto de partida para compreender a Teoria da Evolução das Espécies e conhecer as mais recentes descobertas sobre os mecanismos da evolução biológica.

9 - Saldos: Pousadas de Portugal desde €60 às terças.

10 - O Choupal de Coimbra é património natural, (e, pela sua presença na literatura e na música) cultural e imaterial de Portugal, que deve ser acarinhado e mantido. Atravessá-lo com um viaduto de 40 metros de largo por 150 de longo é uma agressão que envergonhará, caso se concretize, os nossos vindouros a quem possam ter chegado ecos do que foi e significou o Choupal. A Campo Aberto - associação de defesa do ambiente - apoia a tentativa, por parte da Plataforma do Choupal, de suster esse acto impensado e insensato, e convida os seus sócios, simpatizantes e todos os cidadãos a tomarem idêntica atitude, subscrevendo rapidamente a petição aberta para esse fim pela Plataforma.

11 - Especial Dia dos Namorados: A CLMC Multimédia tem o presente ideal para surpreender a sua cara-metade!

12 - Terra dos Sonhos, uma associação muito especial que tenta concretizar os sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Na dor da selva não se pode aceitar um Deus qualquer. Na selva é preciso um Deus racional

"En el dolor de la selva no puedes aceptar a cualquier Dios. El Dios ritual infantil no te basta. No te basta con pensar que Dios es amor o que no puedes explicarlo. En la selva necesitas un Dios racional.
Si tu fe no es racional, si no estás seguro de que Dios existe, no puedes entablar una relación con Él.
Entendí, leyendo la Biblia, que Dios no es energía, ni luz ni partículas de gas en el cosmos, sino que Dios es un ser humano, en otras palabras, que lo que nosotros tenemos de humanos es lo que tenemos de Dios.
Todos los personajes de la Biblia están retratados con sus debilidades, sus miserias, sus pequeñeces. Todos estamos retratados ahí.
Yo descubrí un Dios con sentido del humor, con sentido de la autoridad, un Dios que educa, un Dios que ama, pero sobre todo, que es un Dios en el sentido de que lo puede todo.
Un robot puede estar programado para amar, pero si no tiene la libertad de no hacerlo, el amor no tiene valor."

Ingrid Betancourt (link)
In site
Agência Ecclesia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

36 anos, hoje é o dia do meu aniversário! (post repetido)

"As aquarianas são originais, inteligentes e humanitárias por isso, gostam de lutar por causas positivas e de planear um futuro feliz. Têm, na generalidade, personalidade forte e tolerante. Por outro lado, são imprevisíveis, "do contra" e não compreendem a complexidade emocional. Detestam a solidão, rotinas e imitações."

Revista Vogue - Fev 2008
Cinema: «O Rapaz do Pijama às Riscas»

"Doze anos depois de “A Vida É Bela”, “O Rapaz do Pijama às Riscas” traz-nos de volta uma leitura da infância em contexto de guerra.
Um filme que cai na agenda cinematográfica arriscando passar despercebido entre os ofuscantes concorrentes aos Óscars, mas que não promete arrecadar uma simpatia nem mesmo uma comoção consensual entre o público menos permeável à cinematografia sonante.
Baseado no romance de John Boyne, esta é a história do filho de um oficial nazi que, mudando-se com a família para a residência oficial do campo de concentração que o pai dirige, acaba por observar o que se passa à distância, para lá do arame farpado. No entendimento que os tenros oito anos de idade lhe permitem, ali há uma quinta onde estranhos lavradores trabalham de pijama às riscas, alguns optando, surpreendentemente, por abdicar de carreiras como a de médico para se dedicarem a descascar batatas. Uma leitura que ninguém terá coragem de desmentir e que o impele não só a criar amizade com outra criança prisioneira como a passar para lá do arame...
Nem totalmente descabida nem inteiramente lícita, a comparação entre este e o filme de Begnini presta-se pelo facto de, objectivamente, ambos retratarem distorções da realidade (uma criada por um adulto, outra consentida por vários) e subjectivamente, nos poderem conduzir a inúmeros caminhos de debate, com lugar à razão, à sensibilidade, à moral, à história, ao direito, à pedagogia, ao bom senso e ao senso comum.
Uns consideram a história de mau gosto, outros de uma pertinência intemporal. Quase todos se sentem incomodados.
Vale a pena o filme e o incómodo se formos capazes de passar além do choque dos momentos mais dramáticos do filme e nos impelirmos a desacomodar a nossa teoria e a nossa prática sobre questões como o entendimento humano, social, moral e, sobretudo, sobre a possibilidade de passarmos nós próprios - ou, para melhor correspondência - os nossos filhos, para lá das vedações que construímos.
Seríamos sacrificados pelas imposições que estipulamos ao lado de lá?..."

Margarida Ataíde
In site Agência Ecclesia
Para adopção - Cãozinho (4 Fevereiro 2009)

Adoptado!

clique na imagem para aumentar

"Este cãozinho foi encontrado e encontra-se para adopção numa clínica veterinária.
Pedimos que façam circular as fotos dele de forma a tentarmos encontrar um dono rapidamente.
É extremamente meigo, tem 12 Kgs e está saudável.
Obrigada."

Lígia Santos
SOSANIMAL

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MECENATO ATRAVÉS DO IRS

Lembre-se de preencher o campo do IRS que obriga o Estado a dar 0,5% do Imposto Liquidado a uma Instituição de Utilidade Pública.
Não perdemos nada.
O nosso dinheiro em vez de ficar para o ESTADO reverte a favor de uma Instituição escolhida por nós!!!
Uma boa oportunidade para ajudar quem precisa!
Telefonem para a Instituição da vossa escolha e peçam o número de contribuinte dela. Depois, é só preencher o Nº 9 DO MODELO 3 - ANEXO H.
Inscreva uma declaração solidária na sua declaração de IRS (Modelo 3, Anexo H), no campo 9 "CONSIGNAÇÃO DE 0,5% DO IMPOSTO LIQUIDADO (LEI Nº 16/2001, DE 22 DE JUNHO), fazendo uma cruz no campo destinado às entidades beneficiárias, que podem ser escolhidas entre Instituições Religiosas ou Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública. No campo 901 escreva o NIPC (Nº Contribuinte) da instituição que deseja que receba o dinheiro.

É um gesto simples que não tem quaisquer encargos para nós e que permite que 0,5% do imposto liquidado seja destinado, pelo Estado, à instituição escolhida por nós.
Esta forma de ajudar não custa nada!!!
Ajude sem gastar dinheiro!
Não se esqueça: preencha o campo da Consignação Fiscal e ajude uma Instituição da sua escolha!

In mail recebido sem referência ao autor.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Travessa do Marta Pinto, 21 – Belém

1300-390 Lisboa
Horário: De terça a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 18h.
Encerra segundas e feriados.
Telefone: 213 637 700
E-mail: ermida@ermidabelem.com
www.ermidabelem.com

"Inaugurada em 1707, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição foi construída por João Matias, um homem de negócios, e depressa se tornou no espaço mais marcante daquele lugar, entre as Merceeiras de D. Catarina e os Jerónimos. Local de reflexão, observação e interiorização por excelência, voltou a abrir as suas portas ao público em 2008, agora como espaço cultural.
O objectivo deste projecto, que além da Ermida conta com uma Enoteca e uma Oficina de Joalharia, é dinamizar a Travessa do Marta Pinto através de exposições, instalações, animações de rua, lançamentos de livros, workshops, e outras actividades, criando assim um ponto de encontro entre as memórias do passado e as novas vivências.
Actualmente, só a Ermida se encontra em funcionamento, como Centro Cultural e de Exposições de Arte Contemporânea. A Enoteca, local dedicado ao encontro de pessoas e sabores, que permite a degustação de vinhos portugueses acompanhados de um menu simples e sofisticado, encontra-se em obras de remodelação. A Oficina de Joalharia funcionará como espaço de criação artística, não descurando a vertente pedagógica, nem a comercial.
Até ao final de Fevereiro, pode observar-se na fachada da Ermida uma original intervenção tipográfica desenvolvida pela R2 Design que mostra vários ditados, citações e provérbios com ligação a Deus. Até 15 de Março, também se encontra patente a exposição “Losing my Religion” que reúne obras de Albano Afonso, Daniel Blaufuks e João Pedro Vale num olhar sobre o papel da religião na sociedade actual."

In site Myguide.Pt

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mais de quatro mil quedas de doentes em macas

"Numa fiscalização em 67 hospitais, a Inspecção-Geral da Saúde detectou, que nos últimos dois anos, a maioria dos acidentes ocorreu na zona de internamento. Uma das principais causas é a falta de grades nas camas. Presidente dos administradores hospitalares diz ser urgente tomar medidas.
Em apenas 25 meses, os hospitais portugueses registaram 4200 acidentes relacionados com a queda de doentes de macas ou de camas. Os dados são relativos aos anos 2006, 2007 e a Janeiro de 2008 e constam de um relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), a que o DN teve acesso e que está já nas mãos da ministra da Saúde, Ana Jorge.
Em 85 daquelas situações, os doentes acabaram por falecer, embora não tenha sido demonstrado "em todos os casos, o nexo causal entre o acidente e a morte". Em 29 casos, foram originados processos de natureza disciplinar.
Pedro Lopes, da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, disse o DN que o número de quedas é significativo, admitindo que tem de se "tomar medidas para tornar os hospitais mais seguros".
Os dados fazem parte do relatório "Acidentes com macas e camas nos estabelecimentos hospitalares, envolvendo queda de doentes", da IGAS. O documento teve por objectivo identificar o número de acidentes, conhecer as medidas implementadas pelos hospitais e motivar a sua correcta monitorização e prevenção. Na verdade, e segundo o documento, "foram as unidades que sinalizaram maior número de quedas que implementaram estratégias para tornar o hospital mais seguro".
A acção foi feita com base nos registos de 67 unidades do Serviço Nacional de Saúde - sendo que 11 não dispunham de dados sobre quedas. No entanto, nas 56 que os registaram permitiram concluir que apenas 2% destes acidentes ocorrem na urgência, a que se juntam outros 2% em local indeterminado. A maioria das situações (4022) ocorrem nas restantes áreas, sobretudo no internamento. A IGAS incluiu no total de acidentes as quedas nas casas de banho, cadeirões, cadeiras de rodas e em pisos escorregadios.
O equipamento, tal como refere o relatório, não é o único factor que pode impedir incidentes, mas é essencial. O uso de camas e macas com grades tem de ser mais generalizado. Em Janeiro de 2008, 13% das macas em 65 unidades do SNS (415) não tinham grades laterais.
O problema maior está nas camas, mais usadas no internamento. Ainda há 8200 camas sem grades laterais, o que corresponde a 33% do total nestes hospitais. Em 2007, 71% dos hospitais tinham ainda macas sem grades e 80% continuavam, a dispor de camas sem protecção. Deve salientar-se, porém, que os hospitais têm feito um esforço para aumentar o número de estruturas com protecção.
Recomendações
Sendo as quedas um dos maiores factores de mortalidade e morbilidade em idosos -há 40 mil mortes/ano devido a quedas na UE-, a IGAS recomenda aos hospitais que tornem a prevenção numa prioridade. É preciso monitorizar, auditar e criar condições de segurança, como cintos nas cadeiras de rodas, pegas nas casas de banho ou corrimãos nos corredores, bem como cumprir as normas de imobilização de doentes nas camas e macas. O trabalho, realizado à margem do plano de actividades da IGAS, surgiu depois do caso que envolveu a morte de um doente após a queda de uma maca no Hospital de Aveiro."

Fonte: DN
In site
Solidariedade

domingo, 1 de fevereiro de 2009

As imagens da semana

Fomos ao recém inaugurado Museu de São Roque (pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) observar o que foi feito com os milhares de euros provenientes das receitas da Lotaria, totojogos e, especialmente, do euromilhões (não estou a brincar! E que fique esclarecido: todas as receitas são integralmente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, não há divisão com mais nenhuma Santa Casa espalhada por Portugal - uma chocante verdade...).
Um vasto espólio e que, a partir deste momento, está salvaguardado dentro de um museu com a benesse de ser visitável. A directora pretendem ampliar, futuramente, o Museu contemplando o património não religioso (mas o euromilhões já não está tão rentável...).
Observação minha: um Mundo de Ricos, ninguém diria que esta Casa vive para assistir os que mais precisam (atenção, não estou a dizer mal, até porque sou voluntária na mesma - somos cerca de 500 ao todo! E muitos postos de trabalho suprimidos também... - apenas a constatar um facto).
Claro que, para mim, o mais belo recanto/peças foram as Esculturas de Roca (termo de origem castelhana, que significa rocha, relacionado com os locais que iriam servir de cenários a estas representações).
No final, não esquecer de visitar a Igreja: um monumental luxuoso edifício. E, se o tempo estiver aprazível, sentar-se no pátio interior.






Esculturas de Roca (de membros articuláveis de forma a permitir que fossem vestidas).
Madeira policromada, Portugal, século XVII/XVIII.





Santa Catarina (madeira dourada e policromada)
Portugal, século XVII/XVIII.
São Estanislau Kostka (madeira policromada e dourada)
Portugal, século XVII (1.ª metade).


Menino Jesus (madeira policromada)
Portugal, século XVIII.

Adoração dos Pastores - André Reinoso (óleo sobre tela).
Portugal, século XVII.
Arca sobre suporte (madeira de casquinha, goma lacada, incrustações de madrepérola e ferragens metálicas).
China, Macau (?), século XVII (arca), 1875 (suporte).


Cofre-Relicário (tartaruga e prata).
Índia, século XVI (último quartel).










São João Baptista - António Ferreira (terracota policromada).
Portugal, século XVIII (2.ª metade).



Não vos fieis nas aparências; apesar do forte rufar do tambor, ele não está cheio senão de ar.
Marck Twain