sábado, 21 de julho de 2012

As surpresas da semana

1 - Governo entrega Floresta Nacional ao Eucalipto

2 - A Lagoa dos Salgados é um dos locais mais populares para a observação de aves do Algarve e de Portugal. Atualmente, perante a escassez de água, as autarquias e o MAMAOT decidiram a favor do mega-empreendimento falido da Herdade dos Salgados, permitindo a retirada ilegal de água da lagoa para rega, deixando à morte centenas de posturas e ninhadas de aves ameaçadas. Para complementar, a autarquia de Silves anunciou ainda o início das obras de um novo mega-empreendimento da Praia Grande.

3 - Amostra: é só por gosto na página do FB, responder ao questionário e preencher o formulário para receber a amostra das Summer Fragrances - Escada.

4 - Livro: Esta é a história de uma menina chamada Hannah. Quando lhe foi dito que ela tinha de começar "diálise peritoneal automatica" ficou um pouco assustada. Ela rapidamente descobriu, porém, que não havia nada para se preocupar.

5 - Substância contida no ómega-3 pode ser a chave para travar o cancro da mama

6 - Passatempo: Temos dois cabazes da loja Doce História para oferecer (participa até 30 Julho 2012).

7 - Alentejo ‘esquecido’ atrai imigrantes. Tranquilidade e segurança reforçam desejo de permanência, diz estudo

8 - Museu Digital resgata memórias do Porto em vídeo

9 - Registe-se no site da CASA e receba um vale de 10% de desconto para utilizar na sua primeira compra.

10 - A prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada e saudável podem aumentar a esperança média de vida das mulheres idosas. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela University of Michigan em parceria com a The Johns Hopkins University (EUA).

11 - A meditação é capaz de alterar a estrutura do cérebro, aumentando o número de conexões nervosas. A conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Oregon, nos EUA, e pode trazer novas esperanças no tratamento de diversas doenças do foro mental.

12 - Amostra Génifiquereceba a sua miniatura gratuita na sua perfumaria

13 - Leite biológico da Agros detém 80% do mercado

14 - O Moscatel do Douro Doc 1980, da Adega de Favaios, é o terceiro melhor do mundo e o único português no top 10 em 2012

15 - A Hallman’s Tailor envia gratuitamente um saco de vestuário

16 - Joana Vasconcelos e a rede do andor de Afurada: «Deus serve-se de tudo»

17 - Os caminhos do verão

18 - Cria os teus marcadores de livros!

19 - Relâmpagos sobre Lisboa, há exactamente um ano. A 16 de Maio de 2011, 21 relâmpagos sobre a cidade, Tejo e vizinhanças, captados por Miguel Claro, parte da fotogaleria O Fotógrafo dos Astros

20 - Vídeo: Um dia na Cortiça/ Discovering the oak tree

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pãezinhos de cerveja com chouriço (de soja)

Ingredientes
2 ovos
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de cerveja branca
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de chá de sal
1 c. de sopa de fermento em pó
700g de farinha
chouriço cortado em pedaços (de soja) q.b.

Preparação
Coloque numa tigela os 5 primeiros ingredientes e bata um pouco. Junte o fermento em pó e vá acrescentando a farinha aos poucos, amassando bem até obter uma massa homogénea. Se for necessário adicione mais um pouco de farinha.
Tape e deixe descansar durante 30 minutos. Passado o tempo, vá retirando pequenos pedaços de massa, recheie com o chouriço e molde pãezinhos.
Coloque-os num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe descansar 10 a 15 minutos. Leve a forno moderado a cozer durante aproximadamente 25 a 30 minutos.
Sirva mornos ou frios, conforme preferir.

in Receitas da Filipa

C de Cerveja

À semelhança do tremoço, durante o império romano a cerveja era considerada a bebida das classes mais desfavorecidas e dos bárbaros, pois nesta época era o vinho que fazia o deleite das elites.

Curioso é também o facto de a cerveja ser a bebida alcoólica menos calórica – uma imperial tem cerca de 70kcal - e estar constantemente a ser conotada com a célebre “barriguinha”. Pois bem, a maioria das bebidas alcoólicas adquire o seu valor calórico através da quantidade de álcool, e de açúcar em alguns casos - espumantes, vinhos generosos e licores, por exemplo. Não tendo a cerveja açúcar e sendo a bebida alcoólica mais pobre neste calórico nutriente (um grama de álcool fornece quase tantas calorias quanto um grama de gordura) é fácil perceber que não será certamente pelo consumo moderado de cerveja que a barriguinha vai ficando proeminente.
Relativamente às propriedades nutricionais da cerveja, esta é fundamentalmente uma bebida com mais de 90 por cento de água, quatro a cinco por cento de álcool (com excepção das cervejas gourmet) e quantidades vestigiais de fibra solúvel e hidratos de carbono. É uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais destacando-se um ratio potássio - sódio muito favorável e co-responsável (juntamente com o álcool) pelo efeito diurético desta bebida.
É difícil dissociar se a origem dos efeitos positivos na saúde do consumo moderado de cerveja derivam do seu teor em álcool, se de outros componentes nutricionais. Em todo o caso, alguns estudos epidemiológicos revelam um menor risco de desenvolvimento de diabetes associado ao consumo moderado de cerveja, tal como uma melhoria da densidade mineral óssea. Neste último caso, para além do efeito positivo do etanol, existe outro mineral específico da cerveja que promove a formação óssea: a sílica. Também na prevenção de eventos cardiovasculares e formação de trombos, a cerveja desempenha um papel significativo sendo o seu consumo regular muito importante para manter este efeito.
Em suma, todas as vantagens descritas poderão ser obtidas respeitando dois critérios no consumo: regularidade (quase todos os dias) e moderação (dois a três copos por dia). A partir de agora, em vez de culpar a cerveja pela “barriguinha”, poderá contar o número de copos em cima da mesa ou o tipo de aperitivos que a acompanhou!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Havaianas - Ofertas

Até 27 Julho 2012
El Corte Inglés


clique na imagem para ampliar

CVP com consultas de especialidade por 25 euros

Informações: http://www.cruzvermelha.pt/component/content/article/103-membros/1496-membro-beneficiario.html

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança, este mês, um conjunto de vantagens para os membros beneficiários da instituição que, mediante o pagamento de uma mensalidade de dois euros, ganham acesso a consultas de duas dezenas de especialidades por 25 euros e de urgência por 30 euros, além de preços mais acessíveis em meios auxiliares de diagnóstico e intervenções cirúrgicas.
Segundo Luís Barbosa, presidente nacional da CVP, o objetivo é “criar um vasto leque de vantagens e condições especiais para todos os membros beneficiários, de modo a que todos possam usufruir dos serviços daquele que é um hospital de referência em Portugal”.
Com o pagamento de dois euros mensais (e de mais um euro por cada elemento do agregado familiar se assim o desejarem), os membros têm acesso a consultas de especialidade como cardiologia, dermatologia, pediatria, medicina dentária, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, nefrologia, gastroenterologia, pediatria ou psicologia por apenas 25 euros.
Entre as especialidades abrangidas estão também a clínica geral, a cardio-torácia, a cirurgia geral, vascular, plástica e a neurocirurgia, além da medicina interna e da anestesiologia. Em complemento, os pacientes gozam de outros preços mais acessíveis como consultas de urgência por 30 euros e custos menores em exames e cirurgias.
Segundo a Cruz Vermelha, os membros ativos (voluntários), os colaboradores e os utentes do Cartão de Saúde e do Serviço de Teleassistência da CVP usufruem automaticamente destes benefícios.

in Boas Notícias

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tirar um animal de um canil municipal é dar-lhe a possibilidade de viver!

NÃO COMPRE, ADOPTE!
http://animal.org.pt/cmpnhfase2.html


clique na imagem para ampliar

Dietas perigosas podem aumentar risco de osteoporose

Fazer dietas rápidas ou perigosas podem contribuir para aumentar o risco de desenvolver osteoporose. O alerta é dado pelo nutricionista Rodrigo de Abreu: “Com a chegada do tempo quente, aumentam as preocupações com o corpo e surgem várias dietas que prometem perdas de peso rápidas e sem esforço, mas que são perigosas para a saúde das pessoas, contribuindo para a redução da massa magra do corpo ou perda de massa muscular o que pode aumentar o risco de fraturas osteoporóticas”.
Rodrigo de Abreu afirma que “as perdas de peso bruscas raramente se devem apenas a uma redução de gordura, havendo também deterioração do tecido muscular e/ou desidratação, o que não é seguro para a saúde. Só um plano alimentar personalizado, de preferência acompanhado de atividade física regular, permite um emagrecimento saudável e duradouro.” O nutricionista recomenda ainda: “Uma das melhores formas de vigiar o seu emagrecimento é através de um exame de densitometria óssea, para garantir que está a perder gordura sem afetar a massa magra”.
“Agora que o verão está à porta, aproveite para criar o hábito de fazer alguma atividade física, inscreva-se em passeios pedestres ou caminhadas, junte-se a um grupo de dança, aproveite a piscina perto de sua casa ou compre uma bicicleta estática para pedalar em casa, enquanto vê televisão”, conclui Rodrigo de Abreu.
A densitometria óssea é um método quantitativo de avaliação da massa óssea que também fornece dados importantes acerca da composição corporal nomeadamente a quantidade de massa magra ou de gordura corporal. Este exame deve estar integrado em programas de emagrecimento ou reforço muscular através do exercício.

in Sapo Saúde

terça-feira, 17 de julho de 2012

Campanha Galp - 3º Domingo de cada mês

3º Domingo de cada mês: desconto extra de 6 cêntimos por litro
Desconto incluído no preço afixado e ainda acumulável com outras promoções e descontos em vigor nos postos Galp, como por exemplo os descontos da promoção cruzada Vice Versa, promoções com parceiros e benefícios do programa cartão Fast


Ao abastecer nos postos Galp, no 3º Domingo de cada mês, obtém um desconto de 6 cêntimos por litro em combustível.
Esta campanha é válida para toda a gama de combustíveis Hi-Energy e Gforce e GPL Auto, sem limites de abastecimento, nos cerca de 700 postos aderentes da rede Galp do território Continental. Desconto incluído no preço afixado e ainda acumulável com outras promoções e descontos em vigor nos postos Galp, como por exemplo os descontos da promoção cruzada Vice Versa, promoções com parceiros e benefícios do programa cartão Fast.
Não aplicável a Gasóleo Agrícola e Gasóleo de Aquecimento, nem a pagamentos com Galp Frota.

in Galp Energia

Made in Portugal: Colunex

Colunex Portuguesa, S.A.
Edifício Colunex
Rua da Estrada Velha
4585-610 Recarei - Paredes
Tlf:+351 226 088 000
E-mail: info@colunex.pt
http://www.colunex.pt
http://www.facebook.com/colunex

A actividade da Colunex Portuguesa, empresa integralmente formada por capitais portugueses, é suportada numa avançada tecnologia e numa rigorosa selecção dos recursos humanos, baseando-se sempre na ética, na ciência e na inovação. Estas atitudes têm-lhe valido a confiança das classes médica e farmacêutica.
Protegendo o seu nível de qualidade e a exclusividade dos seus produtos, alguns deles patenteados, a Colunex é uma marca registada.
Como fabricante, a empresa garante a qualidade do produto. Enquanto distribuidora assegura uma distribuição eficaz e o rigoroso cumprimento de prazos. Hoje já é líder em Portugal, em termos de estratégia e notoriedade.
A Colunex possui uma estrutura de gestão organizada, com uma rede nacional de distribuição assente em lojas próprias, Farmácias, Ortopedias e grandes clientes profissionais e de revenda, nomeadamente o El Corte Inglés. A solidez da empresa pode ser comprovada pela oferta de um longo período de garantia e pela excelência da qualidade do serviço pós-venda.
A postura da empresa e o respeito pelos seus clientes reflectem a sua crença num crescimento sustentado e, de igual modo, contribuem para o desenvolvimento e vanguardismo dos produtos de descanso nacionais.
Fundada em 1986, a Colunex é uma das mais tradicionais e conhecidas empresas de sistemas de descanso do país. Actuando, inicialmente, apenas com uma modesta e artesanal unidade fabril, conquistou, através do trabalho e atitude visionária da gerência, o conceito de qualidade de produtos e serviços que perdura até hoje e se estende por uma rede de 18 lojas próprias e cerca de 2000 Farmácias e Ortopedias.
Na segunda metade da década de 90, já na segunda geração familiar, inicia-se uma nova era, voltada para a modernidade e para o futuro, transformando-se em Sociedade Anónima. Marcada pela criatividade e pela inovação tecnológica, foram lançadas nesta fase uma série de produtos que causaram grande impacto no mercado pelo seu design avançado, funcionalidade e inovação.
Mais tarde, a empresa passou a operar também nas áreas profissionais de hotelaria, alta decoração e saúde e, em 2000 de Sociedade Anónima passa a SGPS, de forma a garantir a estabilidade do seu futuro. Como exemplos mais significativos destacam-se as participações em mais de 50 congressos na área médica, como única empresa de sistemas de descanso home care presente, e o projecto Sheraton Porto e SPA, no qual a Colunex, concorrendo com multinacionais do sector, foi a escolhida para equipar com colchões e sommiers esta prestigiada unidade hoteleira e respectivo SPA. Nesta fase centralizou a gestão da empresa e todos os seus departamentos num complexo moderno e eficiente espaço de 8000m2, comparável aos melhores de toda a Europa.
Desde o início da sua implantação, que a Colunex procurou acompanhar de perto os avanços tecnológicos, privilegiando a qualidade do produto e o respeito pelas pessoas: colaboradores, fornecedores e clientes.
Em 2005, obteve a revalidação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP ISO 9001: 2000, e nesse ano iniciou uma parceria com a Microsoft com o objectivo de renovar todo o software de gestão e alavancar mais uma viragem na história pessoal da empresa e ainda no próprio modus operandi das empresas de sistema de descanso portuguesas.
Mais recentemente, em 2010, focalizamos os nossos objetivos também no mercado externo e revalidamos, uma vez mais, a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade agora á luz da norma NP ISO 9001: 2008.

in Colunex

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Friskies e Continente oferecem 100.000 refeições à LPDA

Entre 2 e 22 de Julho 2012, por cada produto comprado da marca Friskies nas lojas Continente será oferecida uma refeição à LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais
http://campanhanestle.com.pt/purina


clique na imagem para ampliar

Especialistas declaram que animais têm consciência

Após analisarem o sinal cerebral de alguns animais, como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos, por exemplo, encontraram semelhanças com o dos seres humanos. Durante a conferência, Philip Low avançou que “as evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, acções intencionais e inteligência”
http://fcmconference.org

Afinal, talvez a necessidade que o polvo Paulo, o adivinhador dos resultados das selecções durante o Europeu de Futebol, tinha de opinar sobre os resultados tinha razão de ser. Segundo uma equipa de neurocientistas, incluindo o canadiano Philip Low, criador do iBrain – dispositivo que irá ajudar o físico Stephen Hawking a comunicar usando a mente –, declarou na semana passada, em Cambridge (Inglaterra) que alguns animais têm consciência, tal como os seres humanos.
Os especialistas emitiram mesmo um comunicado formal sobre este assunto, durante a Francis Crick Memorial Conference, onde cientistas se reuniram para apresentar os últimos resultados científicos sobre estudos de interpretação da consciência.
Após analisarem o sinal cerebral de alguns animais, como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos, por exemplo, encontraram semelhanças com o dos seres humanos. Durante a conferência, Philip Low avançou que “as evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, acções intencionais e inteligência”.
Esta foi a primeira realizada até ao momento e focou-se na consciência em animais humanos e não humanos, com o objectivo de fornecer "uma perspectiva baseada unicamente em dados científicos".

in Ciência Hoje

domingo, 15 de julho de 2012

As imagens da semana


Nunca são as coisas mais simples que aparecem
quando as esperamos. O que é mais simples,
como o amor, ou o mais evidente dos sorrisos, não se
encontra no curso previsível da vida. Porém, se
nos distraímos do calendário, ou se o acaso dos passos
nos empurrou para fora do caminho habitual,
então as coisas são outras. Nada do que se espera
transforma o que somos se não for isso:
um desvio no olhar; ou a mão que se demora
no teu ombro, forçando uma aproximação
dos lábios.

Nuno Júdice