sábado, 4 de fevereiro de 2012

As surpresas da semana

1 - A Igreja está a pedir aos católicos para visitarem os doentes que estão sozinhos em casa

2 - Método português permite fazer vinho branco sem sulfitos

3 - Pasatempo: o Doblecero oferece três forfaits duplos (válidos para duas pessoas) para a Estância Vodafone Serra da Estrela (participa até 19 Fevereiro 2012).

4 - "A Invenção de Hugo" e "O Artista" lideram nomeações aos Óscares

5 - Um grupo de proteção animal salvou mais de 30 baleias que estiveram em terra durante dois dias em Farewell Spit, na Nova Zelândia, depois de um arrojamento que ocorreu no início da semana.

6 - Passatempo Ultimate Beauty/Decubal: ganhe 15 loções corporais com vitamina E (participa até 7 de Fevereiro 2012).

7 - A nova e lindíssima colecção Swatch: New Gent Lacquered

8 - Sou fã do fabuloso trabalho da Wise_up Weddings

9 - Passatempo saber viver/Zoo Santo Inácio: ganhe 10 entradas duplas para visitar Zoo Santo Inácio no Dia dos Namorados (participa até 9 de Fevereiro 2012).

10 - 12 bons vinhos a menos de 10 euros

11 - Álbum de Amália Rodrigues pela primeira vez editado em CD

12 - Passatempo: o Turismo de Andorra oferece três prémios de uma estada cada: em família (dois adultos e duas crianças), com os amigos (máx. 4 pessoas), com o parceiro (duas pessoas). Participa até 2 Março 2012.

13 - Vídeo: Uma aventura incrível que passou por 17 países, em 343 dias, através de 6237 fotografias - Speeding Around The World in Under 5 minutes Time Lapse

14 - Vídeo: Um documentário sobre Coimbra (2011)

15 - Passatempo Activa: tem para oferecer 3 experiências Smartbox Radical.

16 - Jacinta capa da revista de jazz mais antiga da Europa

17 - Calçado luso em destaque na revista Vogue Itália

18 - Oetker: para receber vales de desconto no valor de 0,50 Eur (na compra de Bistro e/ou Tradizionale), basta apenas efectuar o seu registo com os seus dados pessoais na nossa página e escolher a opção de oferta de vale de desconto.

19 - Provavelmente o uso mais original que encontrámos para umas meias!

20 - Ser pai altera as hormonas masculinas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bebidas doces de Inverno

Chocolate quente com especiarias

Ingredientes
1dl de água quente
70g de açúcar
½ colher de sopa de canela em pó
½ colher de sopa de noz-moscada ralada
1 pitada de sal
1 pau de baunilha
20g de chocolate em pó

Preparação
Num tacho, misture a água juntamente com o açúcar, a canela em pó, a noz-moscada e uma pitada de sal. Abra o pau de baunilha, raspe as sementes e junte ao preparado anterior. Leve ao lume a ferver durante 3 minutos. Deite a água sobre o chocolate em pó e mexa para que se dissolva na totalidade. Sirva de imediato.

Vinho tinto quente

Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto novo
1 casca de laranja
1 casca de limão
3 bagas de zimbro
1 pau de canela
300g de açúcar
1 cálice de aguardente

Preparação
Numa panela, junte o vinho tinto, as cascas de laranja e limão, as bagas de zimbro, o pau de canela, o açúcar e a aguardente. Deixe ferver durante cerca de 15 minutos. Sirva com uma concha.

Grog à nossa maneira

Ingredientes
½dl de aguardente de cana da Madeira
Sumo de ½ limão
1 colher de sopa de açúcar
1 pau de canela
1 rodela de limão
1dl de água a ferver

Preparação
Misture a aguardente com o sumo de limão, o açúcar e o pau de canela. Mexa bem, adicione a água a ferver e sirva com a rodela de limão.

Wassail

Ingredientes
4 maçãs
300g de açúcar
6 garrafas de cerveja de malte
2 cálices de xerez
½ noz-moscada ralada
1 colher de sopa de gengibre ralado
6 cravinhos
2 bagas de zimbro

Preparação
Asse as maçãs. Esmague 3 maçãs e corte a restante em fatias finas, reserve. Leve ao lume a cerveja, o açúcar, o xerez, o gengibre, o cravinho, o zimbro e a noz-moscada. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Junte a maçã esmagada e sirva com as fatias de maçã.

in Life&Style

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Visitas ao navio-escola Sagres

Para assinalar os 50 anos do navio-escola Sagres irão decorrer diversas actividades no navio atracado nas docas de Alcântara, em Lisboa.
4 a 12 Fevereiro 2012
Tel.: 210925200
www.marinha.pt/aniversariosagres

Navio aberto a visitas no Cais de Alcântara

Dias 4, 5, 6, 10 e 11 de Fevereiro:
10h00 – 12h00
14h00 – 19h00
20H00 – 23H00
Terça-feira, 7 de Fevereiro:
10h00 – 12h00
20H00 – 23H00
Quarta-feira, 8 de Fevereiro:
14h00 – 17h00
Quinta-feira, 9 de Fevereiro:
14h00 – 16h00
Domingo, 12 de Fevereiro:
10h00 – 12h00
14h00 – 18h00

No próximo dia 8 de fevereiro, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, irão decorrer diversas atividades de natureza social e cultural no período de 4 a 12 de fevereiro, com o Navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.
O Navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Em 1948 entrou ao serviço da Marinha do Brasil e foi batizado de Guanabara. Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução, dele herdando todos os símbolos, incluindo o próprio nome.
A Sagres içou pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962. Desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando assim as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Nestas funções efectuou mais de 150 viagens, pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. Nos 50 anos ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegadas e é conhecido como um Embaixador Itinerante ao serviço de Portugal.
Consulte aqui a História e o programa das comemorações dos 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e venha visitar o Navio que é um dos símbolos de Portugal no mundo.

in Marinha Portuguesa

Os Marretas

Título original: The Muppets
De: James Bobin
Género: Comédia, Musical
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, 2011, Cores, 101 min
Site Oficial: http://disney.go.com/muppets

Walter (voz de Peter Linz) é um fantoche que vive com Gary (Jason Segel), o seu irmão humano, na pequena cidade de Smalltown, EUA. Desde que se conhecem que são grandes admiradores dos Marretas, que ambos sentem ser uma espécie de alter-egos de si próprios. Quando Mary (Amy Adams), a namorada de Gary, o convida para uma viagem de sonho a Los Angeles, crente que será finalmente pedida em casamento, não esperava que ele resolvesse levar o irmão. Mas, apesar da desilusão e de a viagem ser tudo menos romântica, os três acabam juntos nos estúdios dos Marretas, em Los Angeles. É então que descobrem o terrível plano de Tex Richman (Chris Cooper), um magnata do petróleo pouco escrupuloso que pertende arrasar com o estúdio em busca de fortuna (e vingança). Determinados a salvar o espaço, onde a magia da sua infância teve lugar, Walter, Gary e Mary têm uma ideia brilhante: de forma a angariar os dez milhões de dólares necessários para salvar o espaço, reúnem o velho grupo e organizam a grande Gala dos Marretas. Conscientes da difícil tarefa e do pouco tempo que lhes resta, eles terão de fazer de tudo para manter o grupo unido e a confiança num regresso extraordinário. Produzido pelos Estúdios Disney e realizado por James Bobin, o filme segue a velha tradição do conhecido programa com a participação de várias celebridades: Ricky Gervais, Donald Glover, Selena Gomez, Danny Trejo, Mickey Rooney, Billy Crystal, Whoopi Goldberg, Judd Hirsh ou Jim Parsons, entre muitos outros.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Estudo sobre Processo de Luto para Animais de Estimação

Inquérito: https://qtrial.qualtrics.com/SE/?SID=SV_6in5wiwZxxt5Yb2

Este estudo está a ser realizado pelas Psicólogas Ana Sofia Silva e Marlene Ferreira, com orientação científica do Veterinário Especialista em Medicina do Comportamento e Professor de Comportamento, Bem-estar e Proteção Animal da FMV-ULHT, Gonçalo da Graça Pereira. Temos o intuito de compreender como as pessoas lidam com o luto, em termos de emoções e intensidade da dor. Sendo assim, pedimos a colaboração de todas as pessoas que já sofreram pela perda do seu animal de estimação.
O estudo está a ser feito a nível nacional por isso toda a colaboração é relevante. Sendo assim pedimos a todos que reencaminhem este e-mail aos seus contactos. Se for uma clínica ou alguma entidade que lide com pessoas que possuem animais de estimação que, por favor, peça também a colaboração de todos.
Caso queira ou necessite, poderá entrar em contacto connosco através do e-mail estudo.luto.animais@gmail.com, onde estaremos disponíveis para responder às suas questões.
A participação é simples, basta clicar no link em baixo e no final carregar no botão submeter.
Desde já agradecemos a disponibilidade presente.

Atenciosamente,
Ana Sofia Afonso Silva, Marlene Andana Ferreira

AMO Portugal em contagem decrescente para megalimpeza

www.amoportugal.org

O país vai voltar a ser alvo de uma operação de limpeza de Norte a Sul, desta vez inserida numa ambiciosa iniciativa: o Let's do It! World Cleanup 2012 prevê a participação de uma centena de países com o objectivo final de recolher cem milhões de toneladas de lixo entre os dias 24 de Março e 25 de Setembro deste ano.
Por cá, o Dia L está marcado para 24 de Março, sendo organizado pela Associação Mãos à Obra Portugal (AMO Portugal), que incita todos a arregaçar as mangas e a sair para a rua para apanhar os detritos que invadem passeios, estradas, matas, zonas arborizadas, praias... Mas o objectivo maior leva os cidadãos às florestas para "erradicar as lixeiras ilegais". A experiência, que avançou pela primeira vez em Portugal em 2010 com um saldo de 50 mil toneladas de lixo recolhido, teve origem na Estónia, onde num só dia, a 3 de Maio de 2008, foram recolhidas dez mil toneladas de desperdícios graças à participação de 50 mil voluntários (num país de 1,5 milhões).
Para se ser voluntário nesta faxina geral, a organização indica no site quais as estruturas locais junto das quais cada um se deverá inscrever. Depois é arranjar um colete reflector e calçado resistente, além de luvas, pás ou enxadas - vale tudo menos, avisam, agarrar o lixo com as mãos. A separação dos resíduos é feita no local da recolha e o seu tratamento será assegurado por estruturas camarárias, assim como por empresas públicas e privadas.

in Fugas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comer pouco, mantém o cérebro jovem

Segundo avançou uma equipa de investigadores italianos, comer pouco ou moderadamente activa uma molécula que ajuda o cérebro a manter-se jovem. Os cientistas da Universidade Católica do Sagrado Coração, de Roma, descobriram que a CREB1 se activa no cérebro dos ratos submetidos a uma dieta baixa em calorias.
O estudo publicado recentemente na «Proceedings of the National Academy of Sciences» revela que a molécula estimula os genes relacionados com a longevidade e, por sua vez, o bom funcionamento cerebral. Esta é a primeira investigação que atesta um mediador dos efeitos da dieta sobre o cérebro.
A descoberta poderá ter importantes implicações para o desenvolvimento de futuros tratamentos para manter o cérebro jovem e prevenir sua degeneração e o processo de envelhecimento. Porém, até agora se desconhecia o mecanismo molecular concreto responsável por este efeito positivo, segundo o estudo. A equipa espera conseguir activar a CREB1 através de novos remédios para manter o cérebro jovem, sem a necessidade de uma dieta rigorosa. Além disso, o estudo lança luz sobre a relação entre doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, e o declínio das actividades cognitivas.
A restrição calórica significa um consumo de até 70 por cento dos alimentos que seriam consumidos normalmente e é uma forma conhecida para prolongar a vida e melhorar a capacidade cognitiva, comprovada por diversos modelos experimentais.
Os ratos submetidos à limitação de calorias não se tornam obesos nem desenvolvem diabetes, apresentando maior desempenho cognitivo e de memória e tornando-se menos agressivos. Além disso, não desenvolvem Alzheimer, ou demoram muito mais. Estudos anteriores já comprovavam que a obesidade é prejudicial para nosso cérebro, causando envelhecimento precoce e tornando-o susceptível a doenças comuns em idosos, como o Alzheimer e Parkinson.

in Ciência Hoje

Sei Miguel

Prelúdio e Cruz de Sala
Trompete pocket - Sei Miguel
Trombone alto - Fala Mariam
Guitarra elétrica - Pedro Gomes
Percussão - César Burago
4 de Fevereiro 2012, 22h
Culturgest Porto
5€ (preço único) / M12
Informações e reservas: 22 209 81 16 (Porto); 21 790 51 55 (Lisboa); culturgest.bilheteira@cgd.pt
http://www.myspace.com/seimiguel

Extraordinário músico português, Sei Miguel (n. 1961) tem vindo desde há praticamente três décadas a trilhar novos e cruciais caminhos no que trata à história do jazz, da composição e daquilo que significa frasear (escrito e inverbalizável) onde residem as coisas como elas são.
Sediado em Lisboa desde o final dos anos 70, produziu mais de uma dezena de discos, uma quantidade impressionante de peças e tocou inúmeros concertos, liderando formações que têm vindo a incluir vários músicos de grande importância na realidade musical mais relevante e desafiante do nosso país.
O seu trabalho é invulgarmente rigoroso e concentrado em questões de forma, métrica, dinâmica, amplitude e silêncio anotados no seu próprio sistema de escrita, que intersetam o seu “ofício jazzístico” com o mundo da composição moderna e contemporânea, de onde extrai aprendizagens que lhe são de grande utilidade para composição em scores / pautas.
Para esta atuação na Culturgest, Sei Miguel irá apresentar Prelúdio e Cruz de Sala, peça que conta com a participação do seu Unit Core, constituído pelo próprio Sei Miguel, e pelos seus músicos mais chegados.
Esta peça utiliza, como o título o indica, a forma da cruz, que, nas palavras do artista, “sempre foi uma obsessão”. Miguel fala que essa forma “implica que se assuma misticamente isso”. A primeira apresentação ao vivo de um trabalho do artista escrito em cruz ocorreu em agosto de 2011 no Museu do Chiado, ocasião essa onde a cruz foi trabalhada de maneira “topográfica e horizontal”, e especificamente desenhada para o Jardim de Esculturas dessa instituição.
Para esta segunda parte do trabalho, aqui em estreia, Sei Miguel partiu de um prelúdio que provém de uma secção de uma peça para octeto datada de 2002, compondo “uma oração circular, moeda mística passiva”. A titular cruz de sala “está verticalmente suspensa. Ela começa e termina em chamas. Toda ela é constituída por fraseado pseudo-litúrgico. É a cruz cristã, um poço xamânico, uma macumba para afastar os maus lisboetas, executada em ascensão”.

Filho Único
in Culturgest

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pedro Cardoso

I Fell In Love With An Angel

Lindo!

Vinagre de Maçã ou Sidra

O vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica, não-pasteurizado, de cor acastanhada e, frequentemente, com depósito ou resíduos resultantes da fermentação acética natural de maçãs frescas de cor verde ou vermelha amadurecidas pela natureza, com acidez ideal entre 5 e 7, é o verdadeiro vinagre de sidra saudável que se deve preferir aos vinagres químicos artificiais de muito baixo custo e praticamente sem benefícios para a saúde.
O vinagre de sidra contém betacaroteno (combate os radicais-livres e promove uma pele firme e jovem— pode inclusivamente diluir-se na água do banho ½ copo de vinagre), pectina (adjuvante na redução do colesterol maléfico e na regulação da pressão sanguínea), potássio (benéfico para eliminar toxinas do organismo e em casos de queda de cabelo, unhas e dentes fracos, sinusite e corrimento nasal persistente), sódio, ácido málico (eficaz contra infeções fúngicas e bacterianas, bem como adjuvante na dissolução de depósitos de ácido úrico nas articulações, resultando num alívio das dores) magnésio, cobre, flúor, cálcio, fósforo, ferro, entre outros.
O consumo deste vinagre fortalece o sistema imunitário, previne cálculos na bexiga e infeções do trato urinário, equilibra o pH do organismo, trata o mau hálito (bochechar a mistura de ½ colher de sopa de vinagre num copo de água) e ajuda a reduzir naturalmente o peso, uma vez que contribui para a dissolução de gorduras no organismo. Conhecem-se também vantagens respeitantes à obstipação, dores de cabeça e garganta, alergias, artrite, debilidade óssea, indigestão, diarreia, diabetes, eczema, cansaço ocular, letargia, acne e oleosidade da pele (aplicar na pele uma mistura de 50% de vinagre e 50% de água como tónico), queimaduras solares, caspa, verrugas, fadiga crónica ou muscular após exercício físico, etc..
Para além de servir para condimentar toda a variedade alimentos crus e cozinhados e ser usado em bolos e marinadas, é igualmente bastante aconselhado o consumo de vinagre de maçã proveniente de agricultura biológica como bebida, de preferência como primeiro alimento matinal, na proporção de duas colheres de sopa num copo de água, podendo ser adoçado com duas colheres de sopa de um adoçante natural, tal como geleia de arroz integral ou de milho, xarope de seiva de ácer ou açúcar mascavado, por exemplo.
Para evitar eventuais danos ao esmalte dentário, pode beber-se com uma palhinha.
É também possível fazer vinagre em casa, apesar de ser um pouco trabalhoso. Vê como neste vídeo.

in Centro Vegetariano

domingo, 29 de janeiro de 2012

As imagens da semana


Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!

Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto....

Olavo Bilac