sábado, 9 de julho de 2011

As surpresas da semana

1 - Até ao próximo dia 31 de Julho, o Museu Municipal do Bombarral acolhe parte daquela que é a maior colecção de Marcadores de Livro existente em território nacional. Da autoria da bombarralense Guida bruno, a mostra reúne algumas centenas de marcadores de várias cores, feitios e nacionalidades.

2 - Para Noivas especiais.

3 - Passatempo: Saber Viver/Thalgo. Ganhe 10 kits de produtos para o rosto desta marca (participa até 1 Agosto 2011).

4 - A CP vai manter o serviço internacional Porto-Vigo, cuja supressão estava anunciada para domingo, depois de a sua congénere espanhola Renfe ter aceitado pagar os custos da circulação das automotoras portuguesas no troço espanhol.

5 - O último filme da saga Harry Potter é apresentado na quinta-feira em Londres em antestreia mundial, colocando assim um ponto final num périplo de mais de 15 anos, que, com sete livros e oito filmes, entusiasmou milhões de fãs.

6 - Passatempo Transvia: Conta-me histórias que eu gosto. Envia a tua história e ganha uma viagem a Paris, a Nantes ou ao Funchal.

7 - Chinelas com flores. Para um visual de Verão colorido e refrescante, adicione encantadores bouquets a todo o tipo de vestuário, desde elegantes peças para a noite a roupa e acessórios de praia. Para conseguir este look fantástico não necessita de gastar uma fortuna nem de perder muito tempo, renove os seus velhos acessórios como as suas chinelas de praia que ganharão vida extra com algumas flores de crochet.

8 - Muros ganham outra cor pelas mãos de 60 voluntários. No dia 18 de Junho, 60 “pintores” abraçaram a iniciativa da Junta de Santo Estêvão, com o apoio da Câmara Municipal, de pintar de cal os muros da freguesia. O resultado agradou aos moradores das zonas abrangidas pelas pinturas, que consideraram “a ideia muito positiva”.

9 - Passatempo: o BES Júnior oferece porquinhos mealheiros Avozinha, DVD's Planeta Ronaldo e uma camisola da seleção nacional assinada pelo Cristiano Ronaldo (participa até 26 Julho 2011).

10 - Jolie para a Louis Vuitton.

11 - Lince: Marca Nacional registada para produtos de confeitaria: chocolates e amêndoas (National trademark for candys, chocolats and almonds).

12 - Passatempo: a Campingaz oferece umas inovadoras braçadeiras-colete Puddle Jumpers, da Sevylor (participa até 18 Julho 2011).

13 - Foi divulgado esta semana um trailer internacional de Arrietty, com vista à distribuição do filme no Reino Unido. Esta é a mais recente produção dos estúdios japoneses Ghibli (que nos trouxeram clássicos como Spirited Away, entre outros), realizada por Hiromasa Yonebayashi (trabalhou no departamento de animação de O Castelo Andante, A Viagem de Chihiro e Princesa Mononoke) e com argumento escrito por Hayao Miyazaki.

14 - A morte de um gémeo durante uma gravidez ocorrida através de técnicas de fertilidade aumenta o risco de malformações congénitas no outro irmão, segundo um estudo hoje apresentado em Estocolmo.

15 - Passatempo: o SAPO e a Universal oferecem a um fã e a um acompanhante visitar o backstage no concerto em Portugal, dos Bon Jovi (participa até 19 Julho 2011).

16 - Hakuna Matata (It means no worries)!

17 - Olival com árvores centenárias e milenares ainda resiste nos arredores de Serpa.

18 - Passatempo: o Estrelas e Ouriços oferece 5 entradas duplas para o Zoo de Santo Inácio (participa até 17 de Agosto 2011).

19 - "Um Douro no Feminino" une todas as terras do Douro através da fotografia.

20 - Joana Vasconcelos: A artista 'made in portugal'.

21 - Gratuito: a Michelin oferece um mapa de estradas a quem for verificar gratuitamente o estado e a pressão dos pneus (até 24 Julho 2011). Saiba como aqui.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sobras de Vinho?…fazer vinagre
Do vinho, um companheiro à mesa, acabam por ficar sobras que não são consumidas e que se deterioram. Pode, contudo, ser utilizado de diversas formas. Uma, fazendo vinagre caseiro.

Os tempos são de contenção. Há, como tal, que evitar desperdícios. Um principio que se aplica às sobras de vinho. Um dos usos é passa pela aplicação das sobras de vinho para temperar carne. Se o uso não for imediato poderá conservar o vinho de uma forma muito simples; através da congelação. Para tal basta encher as tradicionais cuvetes de gelo ou sacos de congelação para cubos de gelo. Depois é só colocar no congelador e utilizar à medida que for precisando.
A segunda forma de aproveitar o vinho que sobrou consiste na produção de vinagre. O termo “vinagre”, que deriva do francês “vinaigre”, significa “vinho agre” ou azedo.
O processo de produção do vinagre é bem simples e possivelmente até ficará mais satisfeito com as características do produto que irá obter. Frise-se que só a partir de boa matéria-prima se consegue um bom produto final, a ideia de que um mau vinho dá um bom vinagre não é de todo verdade.
O vinho resulta da fermentação alcoólica dos açúcares das uvas contidos no sumo destas (mosto) em álcool, sendo esta fermentação realizada por leveduras, Saccharomyces, e é um processo que ocorre na ausência de oxigénio. O vinagre também é resultado de um processo biológico, contudo mediado por bactérias acéticas, do género Acetobacter, que na presença de oxigénio transformam o álcool em ácido acético. A oxigenação é fundamental para que ocorra a proliferação das bactérias acéticas e para que decorra a acidificação.
Junte as sobras de vinho num recipiente como por exemplo um jarro de barro, uma garrafa ou garrafão de água, dependendo do volume de sobras. Depois despeje sobre o vinho uma quantidade de vinagre de vinho comercial, que contém as bactérias acéticas. Seguidamente agite e tape o recipiente com um pedaço de tecido ou pano, de forma a permitir a entrada de ar e a impedir a entrada de insetos. Feche o recipiente com um elástico. Coloque o recipiente num local fresco onde a temperatura seja mais ou menos constante. Diariamente destape o recipiente e agite bem para favorecer a entrada e renovação do ar. Em pouco tempo o vinho irá ficar acidificado, o que poderá comprovar pelo forte cheiro a ácido acético e pelo gosto. Este tempo de fermentação vinária dependerá sempre da quantidade de vinho inicial e do arejamento do mesmo.
No final do processo de acidificação, e no caso de considerar que o vinagre está muito forte poderá diluí-lo com um pouco de água. Também poderá aromatizá-lo com um vinho licoroso, como o Moscatel de Setúbal, o vinho do Porto ou até com molho de soja, personalizando assim o seu vinagre. Não poderá, contudo, nunca obter um vinagre balsâmico, atualmente tão apreciado por vários chefes de cozinha, pois este resulta de um processo diferente, obtido também das duas fermentações mas que inicialmente envolve o cozimento do mosto para que ocorra a concentração dos açúcares. O vinagre balsâmico estagia em barricas de madeira durante muitos anos, resultando um produto doce, viscoso e mais concentrado.

in Sabores Sapo
Oceanos enfrentam declínio "chocante"
Novo relatório revela situação sem precedentes na história da humanidade

As pressões que se exercem no oceano, como o aumento de temperatura ou a sobre-pesca, fizeram-no entrar num declínio “chocante”, marcado por sintomas que antecedem as extinções em massa.
O alerta foi feito num relatório realizado por investigadores do Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (IPSO, na sigla em inglês), que indica que os ecossistemas marinhos enfrentam perigos ainda maiores do que os estimados até agora pelos cientistas e que correm o risco de entrar numa fase de extinção de espécies sem precedentes na história da humanidade.
Neste trabalho, o painel de especialistas advertiu que factores como a pesca intensiva, a poluição e as mudanças climáticas estão a agir de uma forma conjunta que não havia sido antecipada.
Segundo Alex Rogers, director científico do IPSO e professor da Universidade de Oxford, "as conclusões são chocantes. Há mudanças que estão a acontecer mais rápido do que o expectável e de forma que não se esperava que fossem acontecer por centenas de anos", como o degelo no Árctico, na Groenlândia e na Antárctida, o aumento do nível dos oceanos e libertação de metano no mar.

Efeitos em cadeia provocados pelos poluentes
Neste estudo verificou-se, por exemplo, que alguns poluentes permanecem nos oceanos por estarem presos a pequenas partículas de plástico que lá foram depositadas. A existência destes componentes, para além de prejudicar a alimentação dos peixes que os consomem, é responsável pela proliferação de algas tóxicas.
O estudo descreveu também como a acidificação do oceano, o aquecimento global e a poluição estão a agir de forma conjunta para aumentar as ameaças aos recifes de corais, tanto que 75 por cento dos corais mundiais correm o risco de sofrer um severo declínio.
O relatório observou ainda que episódios anteriores de extinção em massa revelaram tendências que estão a ocorrer actualmente, como distúrbios no ciclo de carbono, acidificação e baixa concentração de oxigénio na água.
"Ainda contamos com boa parte da biodiversidade mundial, mas o ritmo actual da extinção é muito mais alto [do que no passado] e o que enfrentamos é, certamente, um episódio de extinção global significativa", afirmou Alex Rogers, explicando ainda que os níveis de CO2 que são absorvidos pelos oceanos já são bem mais altos do que os registados durante a grande extinção de espécies marinhas que ocorreu há 55 milhões de anos.
Este relatório, que será formalmente apresentado esta semana em Nova Iorque, recomenda ainda que se acabe, urgentemente, com a pesca intensiva, dando atenção ao alto mar, onde não há regulamentação eficaz, que se mapeie e reduza a entrada de poluentes como plásticos, fertilizantes agrícolas e dejectos humanos e que se minimize as emissões de gases de efeito estufa.

in Ciência Hoje

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mercado AGROBIO - Loures
Produtos biológicos
9 de Julho 2011, das 9h00 às 14h00
Praça da Liberdade - Loures


A Câmara Municipal de Loures convida-o para estar presente no primeiro “Mercado AGROBIO - Loures”, que se realiza no dia 9 de Julho, das 9h00 às 14h00, na Praça da Liberdade, em Loures.
Aproveite para conhecer e comprar diversos produtos biológicos, frescos e transformados, contribuindo para dinamizar a agricultura biológica, para promover estilos de vida responsáveis e para desenvolver uma actividade económica inovadora e sustentável.
Este mercado biológico é organizado pela Câmara Municipal de Loures em parceria com a AGROBIO – Associação Nacional de Agricultura Biológica, e passará a ocorrer semanalmente, no mesmo local.

in C.M.Loures
Autocolantes electroestáticos SOSAnimal contra o abandono neste Verão!

Nesta luta contra o abandono este Verão, a SOSanimal fez autocolantes electroestáticos para colocar no seu automóvel e não só (os autocolantes são electoestáticos, ou seja não têm cola e caso deseje retirar basta puxar. Cola-se do lado de dentro do vidro para se ver para fora).
Temos duas versões: autocolante Stop – “Sou feliz contigo”; autocolante Triângulo – “Podes ajudar-me?”.
Caso deseje receber, cada custa 1€ apenas. Envio e portes de correio – Grátis.
Basta enviar-nos um e-mail para: sosanimal@sosanimal.com a solicitar o envio, com nome, morada, quantidade e nome do autocolante para podermos confirmar a disponibilidade de autocolantes e depois poder fazer o pagamento.

Obrigado por ajudar!
SOSANIMAL
www.sosanimal.com
Ajude-nos a ajudar por 0,60 cêntimos + IVA - 760 50 10 95



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conversas com Barriguinhas
Julho a Outubro 2011
Vários locais pelo país
Informações telf.: 808267326
Gratuito mas necessária inscrição
www.conversascombarriguinhas.pt

Download grátis do livro Conversas com a Minha Barriga

As Conversas com Barriguinhas estão de regresso em 2011!
Desde o primeiro dia, quisemos levar a todos os futuros papás e mamãs a melhor informação sobre temas cruciais na área da maternidade. Mais uma vez, estaremos presentes na sua cidade, para responder pessoalmente às suas dúvidas.
Ao longo das sessões serão abordados temas de grande interesse (que preparámos com os nossos habituais parceiros) tais como:

- Criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical;
- Comunicação intra-uterina (perceber a actividades motora dos bebés in-útero, conhecer os ritmos e estratégias para partilhar sentimentos e situações no dia-a-dia ao longo da gravidez).
Faça o download do Livro "Conversas com a minha Barriga" dos Enfermeiros Maria João Silva e Nuno Lopes sobre este tema.
- Como cuidar da pele do bebé desde o nascimento;
- Alimentação e nutrição do bebé;
- Segurança Infantil.

A duração total destas apresentações não excede as duas horas.
Ao longo destes eventos as grávidas poderão ainda receber pequenas surpresas, como por exemplo um vale de desconto na Vertbaudet no valor de 10€ ou uma prendinha da Nûby.
A inscrição é gratuita mas obrigatória no site www.conversascombarriguinhas.pt ou telf. 800 267 326.

in Conversas com Barriguinhas
Vai de férias? E o seu animal de estimação?

Chegou o verão e, com ele, a época de férias. O seu animal de estimação necessita de cuidados especiais, vá ou não consigo durante este período.
Antes de partir, verifique se tem consigo o boletim de saúde do animal e faça uma lista dos veterinários ou clínicas veterinárias que existem no local para onde se desloca e arredores, bem como das respectivas moradas e contactos. Pode surgir uma emergência e ter dificuldade em encontrar um profissional que trate do seu animal.
Se optar por levar o seu cão ou gato nestas férias, deve ter em conta alguns pequenos aspectos, para que tudo corra bem.

Viagens de carro
Nas viagens de carro, o animal deve ir seguro para que, em caso de travagem, não seja projectado contra nada dentro da viatura. Deixá-lo viajar solto, pode ser extremamente perigoso, não só para o animal, como para todos os ocupantes do veículo. Os separadores de rede são uma óptima solução, as caixas transportadoras também, embora para viagens longas estas se tornem um pouco incómodas. Uma trela presa a um dos cintos de segurança é outra solução, fácil de encontrar no mercado e que dá garantia de que, em caso de travagem, o cão ou gato está seguro. Outra solução passa pelos atrelados próprios para o transporte de animais, com uma grande gama de modelos e preços.
Durante a viagem, principalmente se for longa, deve fazer paragens regulares para que o animal se movimente por uns minutos, faça as necessidades se alimente e beba água. Se o seu cão ou gato enjoar, passe pelo seu veterinário antes de partir de férias, para saber quais o anti-eméticos recomendados para o seu animal.
Nunca deixe animal algum numa viatura exposta ao sol. Dentro de um carro ou de um atrelado onde o sol esteja a incidir, a temperatura aumenta em poucos minutos, podendo provocar lesões graves ou mesmo a morte do animal. Se deixar a viatura ou o atrelado à sombra, tenha em atenção que o sol muda de posição e que, em poucos minutos, a sombra pode ter desaparecido, gerando-se uma situação de risco elevado.

Recolha toda a informação antes da viagem
Se se deslocar para o estrangeiro, tenha em atenção a legislação do país de destino e investigue detalhadamente cada pormenor, para que nada falhe. Em alguns países, os animais não podem entrar se não passarem por um longo período de quarentena, por isso, não arrisque. Verifique se tem todos os documentos do seu animal em sua posse. Para viajar para os países da União Europeia é necessário apresentar passaporte para animais de companhia.
Existem muitos parques de campismo e estabelecimentos hoteleiros que aceitam animais de companhia. Se está a pensar utilizar algum local deste tipo, telefone antes de se fazer à viagem para conhecer as condições, pois alguns estabelecimentos só aceitam animais de pequeno porte e com algumas restrições.

Viagens de avião
As viagens de animais de companhia em avião estão sujeitas a uma série de restrições, desde a idade ao tamanho, ou mesmo na forma de transporte. Consulte a companhia ou companhias aéreas em que pretende viajar, para não ser apanhado desprevenido e ficar com a viagem estragada.

Durante as férias
Fora do seu ambiente habitual, alguns animais ficam inquietos. Se possível, não os deixe a sós durante longos períodos e leve-os a passear consigo, se for para um local onde a sua presença seja permitida. Lembre-se que durante a época balnear não é permitida a presença de cães nas praias concessionadas.
Tenha sempre em atenção que as queimaduras solares podem ser tão graves nos cães como nos humanos. Nunca deixe um cão ao sol durante muito tempo, principalmente durante os períodos de maior calor.
Principalmente de noite, os ruídos e movimentos diferentes do normal deixam os cães e os gatos em alerta constante. Tranquilize o seu amigo, falando com muita calma para que se sinta mais seguro. Ao fim de algumas horas, ou dias, os animais acabam por se habituar à nova rotina e ficam mais serenos.
As férias podem ser uma óptima oportunidade para passar algum tempo com o seu animal de estimação. Aproveite-a bem, contribuindo para o equilíbrio e a saúde da família e do animal.

Se optar por deixar o seu animal durante o período de férias
Existem muitas soluções para que o seu animal de companhia possa ficar bem enquanto está de férias, umas mais caras que outras. Escolha a que for mais do seu agrado.

Os hotéis para animais
Os hotéis para animais são uma boa solução. Existem bastantes e com boa qualidade, cobrindo já quase todas as regiões do país, mas antes de decidir, não olhe apenas ao preço, visite as instalações e faça a sua marcação com antecedência no local que mais confiança lhe transmitir. Nesta altura do ano é frequente estes locais já terem as marcações todas feitas e não aceitarem mais animais.
Um bom hotel para animais deve ter amplos espaços livres para os animais se recrearem, bons lugares de recolha, limpos e arejados, profissionais competentes, alimentos de qualidade e assegurar serviços veterinários, se forem necessários, ou apenas para aferir da saúde do seu animal de companhia.
Estes estabelecimentos, regra geral, não aceitam animais se não for apresentado o boletim de vacinas, com as vacinas obrigatórias em dia.
Se possível, deixe mais que um contacto para que possa ser encontrado se surgir alguma emergência, ou se os profissionais do hotel necessitarem de algum esclarecimento.
Nunca se esqueça de disponibilizar ao hotel ou informar sobre algum tipo de alimentação específica ou dieta que o seu animal necessita, bem como quais e como são ministrados medicamentos se o seu animal deles necessitar. Contactar com os responsáveis do hotel com alguma frequência, mas sem exagero, é tranquilizador para os donos e ajuda os profissionais a realizar melhor o seu trabalho.

Deixar o seu animal na residência habitual
Pode sempre optar por deixar os seus animais em casa, para não os retirar do seu ambiente habitual.
Existem empresas de Pet Sitting que se deslocam a sua casa ou empresa e tratam do seu animal no local. Este tipo de serviço inclui muitas vezes, para além do elementar - alimentação e limpeza -, passeios, brincadeiras, banhos, tratamentos de pêlo e unhas, idas ao veterinário ou garantia de tratamentos, se os animais deles necessitarem. Não menos importante é o facto de estas pessoas disponibilizarem aos animais o carinho que necessitam para não se sentirem abandonados.
Pode também deixar essa tarefa entregue a um familiar ou amigo, mas só o pode fazer se essa pessoa lhe der garantias reais de que vai olhar pelo seu melhor amigo como se fosse de si próprio. Muitas vezes, um amigo ou familiar pode ter muito boa vontade, mas ter pouco jeito ou pouco tempo para se deslocar e tratar em condições do seu animal.

Deixar o seu animal na casa de alguém
É sempre uma boa solução, principalmente se for alguém que o seu animal conheça e que tenha tempo para o tratar e passear. A única desvantagem é, muitas vezes, o animal estar em sítios que desconhece, mas essa é uma condição transversal a quase todas as soluções que aqui apresentamos. Nestes casos, por vezes, existem já animais a residir nessas casas, o que pode gerar conflitos, já que os animais residentes podem não gostar dessa intromissão. Antes de optar por esta solução, faça algumas visitas ao local, para criar alguma habituação. A maior vantagem desta solução é a económica, já que os custos normalmente cingem-se apenas à alimentação.

Seja qual for a solução que encontre, será certamente a melhor solução para o seu cão ou gato, mas nunca, nunca, abandone ou deixe que alguém abandone um animal à sua sorte. Os animais não são brinquedos e sofrem profundamente com o abandono. Além do mais, podem tornar-se um risco para os outros, seja porque provocam um acidente, porque mordem em alguém, ou porque podem transmitir doenças entre eles ou aos humanos.
Esta é a época do ano em que mais animais são abandonados. Neste momento, os voluntários que tentam recolhê-los não têm condições físicas, humanas ou financeiras para acolher mais animais.

Boas férias para si e para os seus animais de companhia.

in Petlife Purina

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sons

Cristina Branco - Sete Pedaços de Vento

Gosto muito!
Alcobaça - Viagem às terras de Cister
www.cm-alcobaca.pt

Alcobaça está cheia de vida, de património e de cultura. Às múltiplas marcas dos monges cistercienses junta-se uma natureza bem cuidada. Visitar esta cidade é, também, oportunidade para descobrir os segredos do vinho, da doçaria conventual e da música.
Linha do Oeste serve Alcobaça, sendo a estação mais próxima a de Valado de Frades, a meio caminho entre a cidade e a estância balnear da Nazaré. Perto de Lisboa e não muito longe de Coimbra, Alcobaça tem muito para oferecer ao visitante, esteja este de passagem ou de fim-de-semana. O seu grande chamariz turístico é o Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade e casa-mãe da Ordem de Cister em Portugal. É uma obra-prima de arquitetura que, entre muitas outras maravilhas, alberga os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. E que, anualmente, é cenário de eventos culturais de grande projeção, como é o caso do Festival de Música, o Cistermúsica. A herança conventual não se fica pelo canto gregoriano e pela arquitetura, estendendo-se à doçaria e aos licores, também celebrados numa mostra internacional anual. Em terra historicamente ligada à produção vinícola não podia faltar um vasto museu alusivo ao tema.

Como chegar: Pela Linha do Oeste (estação de Valado de Frades). Tem interligação com a Linha do Norte em Alfarelos e vai de Cacém/Mira Sintra (arredores de Lisboa) à Figueira da Foz. Tem serviço urbano e regional da CP.

Património da Humanidade
O mosteiro da Batalha é um marco do património português cuja importância foi reconhecida pela UNESCO que o classificou como Património Mundial. Não se sabe que mais admirar neste conjunto extraordinário: se a majestade dos claustros ou a atmosfera da igreja gótica. A dimensão da comunidade de monges que aqui viveu pode ser aferida pelo facto de numa das cozinhas passar um braço do rio Alcôa, desviado em benefício deste formidável espaço onde se diz que podiam assar dois bois ao mesmo tempo. Ponto alto da tumulária portuguesa, os dois túmulos de Pedro e Inês, com elaborada decoração, ainda hoje maravilham quem os visita.
Se o rei D. Pedro I e D. Inês de Castro escolheram Alcobaça para sua última morada, não haverá destino mais romântico que este. Os túmulos dos protagonistas de uma das mais célebres histórias portuguesas de amor estão em destaque no mosteiro, virados um para o outro, diz-se para que, no Dia do Juízo Final, cada um deles tenha como primeira visão a pessoa amada. Ambiente mais inspirador que este para um fim-de-semana a dois não se pode conceber…
Mas, nem as virtualidades do mosteiro, nem as de Alcobaça, se esgotam nesta vertente. O vasto edifício conventual foi casa-mãe da ordem de Cister em Portugal. Aqui baseados desde os primórdios da nacionalidade os monges vestidos de branco ensinaram o povo a cultivar a terra, a tratar de pomares e vinhas, a fazer e conservar compotas, doces e licores.
Tudo isto é celebrado numa vasta programação anual que inclui, desde um festival de música (o Cister Música www.cistermusica.com, realizando-se habitualmente em Maio/Junho) onde o canto gregoriano não é esquecido, a uma mostra internacional dedicada aos licores e doces conventuais, decorrendo habitualmente em Novembro.
Outra marca forte da cidade, indissociável da presença da Ordem de Cister, são as tradições ligadas ao vinho. São evocadas num grande espaço museológico, instalado numa antiga adega. É o Museu Nacional do Vinho onde se podem visitar, para além de instalações diretamente ligadas à produção vinícola, uma tanoaria, uma abegoaria e, claro está, uma adega.
Terra acolhedora, Alcobaça é o lugar ideal para uns dias passados de forma diferente, tanto mais que, a uma gastronomia rica e pujante, se junta a proximidade de termas, do Pinhal de Leiria e dos extensos areais da Nazaré.

in CP – Comboios de Portugal

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Reportagem SIC
Estudo da Comissão Europeia põe fortemente em causa o Plano Nacional de Barragens
www.youtube.com/watch?v=MR3Hkme-aw0

Um estudo encomendado pela Comissão Europeia revela falhas graves no Programa Nacional de Brragens. Os especialistas europeus consideram que Portugal avaliou mal os impactos e verdadeira necessidade das barragens.

in Youtube
Barragem da Foz do Tua
Quercus alerta para o início da destruição da Paisagem património Mundial do Douro Vinhateiro

Iniciado formalmente um novo ciclo político, a Quercus - ANCN, através do Núcleo da Quercus de Vila Real e Viseu, não poderia deixar de alertar os novos responsáveis políticos nacionais para o atentado que se tem vindo a perpetrar contra o Douro Património da Humanidade classificado pela UNESCO em 2001, na Foz do rio Tua.
A lamentável ferida que se rasga na foz do rio Tua, com o início dos trabalhos de construção da Barragem do Tua, é já visível a quilómetros de distância, em diferentes locais de ambas as margens do Rio Douro.
A destruição do Vale do Tua, do rio, da paisagem, da linha centenária, da identidade da região a que se junta ainda o património classificado pela UNESCO, é no seu conjunto semelhante ao que aconteceu em Março de 2001 às estátuas dos Buda de Baiyman, património da Humanidade igualmente destruído.
É preciso repensar e inverter com urgência a anunciada sentença de morte do Vale do Tua e, nesse sentido, a Quercus apela aos novos decisores políticos que revejam não só o projecto da Barragem de Foz Tua, mas todas as barragens do Plano Nacional de Barragens com Elevada Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH).
Com estas grandes construções, nomeadamente a Barragem de Foz Tua, para além de perdas irrecuperáveis no que toca ao património natural, cultural e humano, está também em causa a oportunidade de um desenvolvimento sustentável na região, assente na agricultura e no turismo de natureza, cultural e ferroviário.
No passado 10 de Junho, o Prof. Cavaco Silva, referia no seu discurso a necessidade de “mudança de atitude, de desenvolver uma estratégia clara de revalorização do interior do país, incentivando e apoiando aqueles que aqui vivem e trabalham” e ainda a ”aposta na agricultura e no turismo.”
Tal não poderá acontecer enquanto os sucessivos governos, com o apoio cego das autarquias locais, continuarem a destruir o território, o seu património único, a sua identidade, promovendo o abandono e a migração das suas gentes, a perda de referências locais e identitárias, as fontes de riqueza, os serviços, e entre muitos outros factores, também a motivação e a auto-estima.
É urgente alterar as políticas energéticas e os conceitos de desenvolvimento/progresso que se querem para o país; tendo como premissas a eficiência e a sustentabilidade, é preciso caminhar para o equilíbrio harmonioso entre o Homem e a Natureza. O Vale do Tua não pode ser sacrificado pelos interesses de alguns grupos económicos portugueses como sejam a EDP ou a Mota Engil.
É urgente rever as concessões e parcerias público privadas, tal como exige a `troika´ e como anunciado pelo novo Governo, sendo as barragens a 3ª Parceria Público Privada (PPP) mais cara para o país. E estimado que o custo total das novas barragens (durante a vida da concessão) seria cerca de 15 000 milhões Euros = 4600 € por família [1].
O que ganha um país quando destrói uma linha-férrea centenária que atravessa toda a região uma região interior que não tem outra alternativa que não uma futura auto-estrada com portagens? A Linha do Tua percorre Trás-os-Montes, lado a lado com um dos últimos rios livres de Portugal, serve as gentes locais, transporta milhares de turistas de todos os cantos do mundo e, com a sua ligação a Puebla de Sanabria e à Alta velocidade Espanhola, poderia trazer a casa, pelo Verão e pelo Natal, milhares de emigrantes transmontanos.
O que ganha um país quando destrói um vale milenar único como o vale do Tua, para aumentar a sua produção energética em algo tão insignificante como 0,7% [2]?
Os impactos da construção desta barragem são irreversíveis e hipotecam para sempre o futuro de Trás-os-Montes. É urgente um novo olhar para Trás-os-Montes e para o desenvolvimento transmontano, em particular, para o Vale do Tua.
Deste modo, o Núcleo Regional de Vila Real e Viseu da QUERCUS apela ao novo Governo de Portugal para que mande suspender as obras da barragem de Foz Tua para salvaguarda dos interesses locais e nacionais, bem como do Património Mundial.

[1] Memorandum- The Portuguese Dam Program: an economic and environmental disaster
GEOTA, FAPAS, LPN, Quercus, CEAI, Aldeia, COAGRET, Flamingo — April 2011
[2] A capacidade de produção prevista pelo Tua é de 350 Gwh/ ano o que corresponde á menos de 0.7% dos 52.2 TWh eléctricidade consumida em Portugal em 2010 (DGEG 2011).

Vila Real, 1 de Julho de 2011

O Núcleo Regional de Vila Real e Viseu
da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

domingo, 3 de julho de 2011

As imagens da semana


A sociedade já não é o que foi
não pode tornar a ser o que era
mas muito menos ainda pode ser o que é.

Almeida Garrett (1799-1854)