sábado, 19 de fevereiro de 2011

As surpresas da semana

1 - Soares dos Santos: "Seria uma bênção se o FMI entrasse em Portugal".

2 - Portal do Fado constitui base de dados de letras e músicas. A página é visitada diariamente por 2.500 pessoas.

3 - Passatempo Fadista Mistério: quer ganhar 1 T-shirt Portal do Fado? Responda acertadamente à questão e Boa sorte (participa até 28 Fevereiro 2011)!

4 - O Dia do Nariz Vermelho, uma iniciativa da Comic Relief, organização de solidariedade britânica, que se realiza a 18 de Março, vai ser assinalado nos aparelhos da British Airways. A companhia aérea anunciou, em comunicado, que “vai pintar de encarnado o nariz de alguns dos aviões da sua frota e voar pelo mundo divulgando [aquela] iniciativa.

5 - Lisboa: Patriarca escreve carta de renúncia e espera decisão do Papa. D. José Policarpo cumpre 75 anos de idade em Fevereiro e revela ter escrito missiva a Bento XVI, determinada pelo direito canónico.

6 - Passatempo Odisseias para o Dia da Mulher: podes ganhar uma experiência Pleasure Together (participa até 25 Fevereiro 2011).

7 - Colecção formada por réplicas de cinco dos mais famosos baralhos impressos na Real Fábrica de Cartas de Jogar. Da compilação fazem parte as Cartas Portuguesas (1770), as Cartas Constitucionais (1821-1836), as Cartas das Quatro Partes do Mundo (1822), as Cartas Constitucionais de Duas Cabeças (1836) e as Cartas Tipo Alemão (Século XIX). Cada baralho tem o preço de 15€ e encontra-se à venda nas lojas da Imprensa Nacional Casa da Moeda de Lisboa, Porto e Coimbra e na loja online.

8 - Porto arrecada três prémios mundiais de Arquitectura.

9 - Passatempo ganhe prémios com a Suzuki no Facebook: envia uma ideia para economizar com imaginação e podes ganhar vales Fnac/H&M/Zara por semana e, no final, uma viagem para duas pessoas a Milão (participa até 31 Março 2011).

10 - Antonio Manfredi, director do Museu de Arte Contemporânea de Casoria, na região de Nápoles, escreveu à chanceler alemã, Ângela Merkel, a pedir asilo para o museu que dirige devido às ameaças da máfia e falta de apoio financeiro do governo italiano.

11 - Cinco sites portugueses sobre casamentos entre os melhores.

12 - Passatempo: a Equisport em parceria com a Rigoleto, conceituada empresa de material de equitação, vai oferecer dez prémios, durante o mês de Fevereiro. Entre arreios, mantas, pares de botins e outros (participa até 28 Fevereiro 2011).

13 - Homeopatia: tudo o que sempre quis saber. Com 200 anos, esta terapia usa medicamentos não tóxicos baseados no princípio “o semelhante cura o semelhante”. Apesar das vozes céticas, médicos e pacientes falam da sua eficácia na cura e prevenção de doenças.

14 - Conjunto Riana. Enfrente o frio do Inverno com um conjunto de casaco e camisola de design moderno e elegante. Tricotado em Gedifra Riana, este bonito conjunto em lã cinza mesclada, adapta-se lindamente quer para um estilo clássico ou mais informal.

15 - Passatempo: vote na mulher internacional mais elegante de 2010 e ganhe uma viagem a Paris.

16 - Invisibilidade já é real! Dispositivo desenvolvido em Birmingham ocultou pequenos objectos.

17 - Uma jovem sofre de uma doença rara e é viciada em comer sabão. Tempestt Henderson, de 19 anos, mora na Flórida e chega a comer cinco barras de sabão por semana.

18 - Concurso de Fotografia "Olhares na Serra": visita a Serra da Estrela e as tuas fotografias valem prémios. As fotos poderão concorrer aos seguintes temas A-Pessoas, B-Paisagem, C-Natureza. Podes ganhar estadias, com refeições e actividades, num turismo rural (participa até 5 Março 2011).

19 - To me Love is...

20 - Planta a tua Floresta.

21 - Passatempo: a Forum oferece um Fim de Semana para dois no ZMAR, para a festa Madame&Zmar It´s Echologic, de 25 a 27 de Fevereiro. O fim-de-semana inclui 2 noites (sexta e sábado), festa no Sábado e sexta (participa até 23 Fevereiro 2011).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sons

This Mortal Coil - Song to the Siren "Cocteau Twins"

Não consigo parar de ouvir esta fabulosa música!
Eles copiam e não são apanhados. 70% de cábulas na universidade
Plagiam, forjam assinaturas e reciclam trabalhos. Estudo sobre integridade académica nas universidades revela doença crónica

Para ter vergonha é preciso ser apanhado? Se a resposta for sim, a explicação da dimensão da fraude académica nas universidades portuguesas pode estar na diferença entre os alunos que admitem copiar e os que são apanhados: 70% já copiaram num exame e apenas 2,4% foram apanhados. Os dados são de um novo estudo sobre integridade académica coordenado por Aurora Teixeira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Para a investigadora, que nos últimos anos tem contribuído para a literatura internacional sobre o tema, os resultados revelam um verdadeiro flagelo no meio académico.
A análise preliminar, avançada ao i, tem por base as repostas de 5403 estudantes de mais de 400 cursos e uma centena de escolas. Neste estudo Aurora Teixeira quis aprofundar os resultados de um inquérito realizado em 2005 junto de alunos de Gestão e Economia, centrado na cópia em exames. O novo inquérito realizou-se entre Maio e Julho de 2010 e questionou alunos de todas as áreas sobre comportamentos como o plágio, a compra de trabalhos ou assinaturas falsas em folhas de presença.
Os resultados revelam que mais de metade dos alunos acredita que se copia deliberadamente e não porque a oportunidade surge ou por uma situação de pânico durante a prova. Pode concluir-se também que há uma continuidade neste tipo de comportamento: o estudo anterior, embora com alunos diferentes, revelava uma propensão para copiar de 62%. A percepção geral dos estudantes é que as práticas são reprováveis, mas não muito. Os alunos entendem ainda que haveria menos comportamentos desonestos se estudassem mais e organizassem melhor o tempo, mas também se os professores se interessassem mais pela sua aprendizagem.
Para Aurora Teixeira, a experiência académica em Inglaterra e os estudos comparativos sobre este tipo de fraude permitem concluir que em Portugal existe uma lacuna na forma como as instituições lidam com o problema. "O comportamento desculpabilizante é transversal a toda a sociedade", defende. "Quando falamos com alguém que tem alguma responsabilidade nas escolas sentimos que a questão da ética é relegada para segundo plano." Apesar de Portugal não ter taxas de incidência tão elevadas como outros países europeus, por exemplo a Polónia, Aurora Teixeira frisa que as amostras portuguesas têm sido sempre maiores nos estudos comparativos, o que poderá ter atenuado a dimensão do problema.
Fraude generalizada O estudo só estará pronto daqui a dois meses e permite a primeira avaliação do plágio nas universidades portuguesas, problema que Aurora Teixeira diz ultrapassar a cópia nos exames. De acordo com dados preliminares, 11,2% dos alunos inquiridos não citam fontes deliberadamente para "reclamar a originalidade de material copiado". Questionados sobre se já viram alguém fazê-lo, 43,6% responderam de forma afirmativa. Quase dois em cada dez estudantes admitem ter copiado "uma secção de um livro, artigo ou website e submetê-lo como seu".
Para Aurora Teixeira, outro dado revelador é a dimensão da reciclagem de trabalhos: 45,6% dos estudantes já entregaram o mesmo trabalho em mais de uma disciplina. "Os casos graves que vêm a público só acontecem esporadicamente, mas quem lecciona tem a nítida noção de que o plágio nas universidades é um problema aterrador", afirma a investigadora. O caso mais mediático é recente: uma professora do Instituto Politécnico do Porto foi acusada de plagiar um autor brasileiro no doutoramento, na Universidade do Minho.
Aurora Teixeira defende que os softwares de detecção de plágio, não sendo perfeitos, são uma ajuda. Numa ronda pelas universidades portuguesas, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Lusófona revelaram usar o sistema Ephorus, mas tanto as que o usam como as que não têm qualquer sistema implementado têm dados sobre o problema.
Aurora Teixeira alerta para a importância de existirem códigos de honra, dissuasores da fraude, e sanções claras. A prática nas universidades não é homogénea. Na FCSH, o plágio dá reprovação imediata na unidade curricular ou no mestrado/doutoramento em questão. Na licenciatura, só a reincidência conduz à abertura de procedimento disciplinar, medida que é imediata nos estudos avançados. A Universidade de Aveiro sustenta que "os casos detectados têm sido pontuais e de imediata resolução, em contexto de avaliação contínua, e por isso até agora sem consequências graves para os autores".
Na UA optou-se por uma "atitude pedagógica e de informação, promovendo acções de divulgação da propriedade intelectual dirigidas a docentes, investigadores e alunos". Já a Universidade Católica Portuguesa diz que os casos têm sido raros. "A formação académica deve alertar para a ética da investigação científica e procuramos, logo na formação de base dos estudantes, familiarizá-los com o devido tratamento das fontes." Esta é também a opinião de Aurora Teixeira, que acredita existirem falhas na formação para a investigação, mas também na forma como a avaliação está estruturada. "As escolas têm de se organizar de outra forma", defende, considerando inconcebível avaliarem-se trabalhos escritos de 80 alunos. O processo de Bolonha é parte do desafio: "Bolonha, com uma maior autonomia dos alunos, não funciona nas antigas estruturas em que não existia o hábito de dar feedback. Se ao longo do curso tive sempre 18 e fui sempre à Wikipédia fazer copypaste, é natural que não veja problema."
Apesar de os dados não serem revelados por escola, cada instituição que participou no estudo vai receber um relatório detalhado com o tipo de fraudes mais praticadas pelos seus alunos.

in Jornal I online

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Porta-chaves ABRA
Contém uma bolsa capaz de alojar uma Pen ou um pequeno isqueiro
Preço por unidade, com portes de envio incluídos: 3.50 euros
E-mail: abra.associacao@gmail.com
www.abra.org.pt

Poderá comprar na loja on-line da ABRA.

in Newsletter ABRA

Portugueses criam software informático capaz de reduzir anualmente cinco milhões de toneladas de CO2

Dois investigadores portugueses desenvolveram um software que reduz drasticamente o consumo de energia eléctrica dos computadores. Se fosse aplicado à escala mundial evitaria anualmente a emissão de cinco milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
A descoberta, a que os investigadores Carlos Reis e Jorge Pacheco deram o nome de “SPIRIT”, tem como objectivo reduzir o consumo de energia eléctrica e as emissões de CO2 (dióxido de carbono) associadas a este consumo por “infra-estruturas de computação de média e grande escala”. Por isso mesmo, não se aplica a utilizadores domésticos, com computadores isolados, disse à Lusa Carlos Reis.
As chamadas “infra-estruturas de computação de grande escala” são instalações de tipo industrial espalhadas pelo mundo, ao serviço de grandes empresas como a Google, a Microsoft e o Facebook.
Neste tipo de empresas ou entidades, os diferentes computadores, que podem ir de algumas centenas até às dezenas de milhar, estão ligados entre si através de uma rede de comunicação privada, uma intra-net. As placas de rede destes computadores possuem uma funcionalidade que permite aos computadores que estão num estado dormente, “acordar” quando recebem pela rede o sinal apropriado, explicou o investigador.
O SPIRIT é um software que é executado no computador-mãe desta rede. A sua função é apenas decidir sobre o estado de vigília de todos os computadores. Se um computador está desligado e precisa de ser ligado então o SPIRIT envia pela rede o sinal apropriado e acorda-o. Por oposição se está ligado e não é preciso, o SPIRIT desliga-o”, especificou Carlos Reis.
Em termos de benefícios, podem ser apontados os de ordem económica, como a redução do consumo de electricidade e, consequentemente, do custo de operação destas infra-estruturas, e os ambientais. Sobre estes, Carlos Reis refere testes feitos durante um ano na Universidade de Lisboa com apenas 200 processadores e em que foi conseguida uma redução no consumo de electricidade equivalente a uma redução de emissões de cinco toneladas de CO2. A partir daqui os investigadores calcularam a poupança energética e ambiental possível a nível mundial com a utilização deste software.
Actualmente, as infra-estruturas de computação de média e grande escala são responsáveis por um por cento de todas as emissões de CO2, metade das emissões de toda a indústria de aviação, referiu o investigador, salientando porém que “este número está a crescer a 16 por cento ao ano”.
O software encontra-se disponível gratuitamente em http://www.ciul.ul.pt/~ATP/SPIRIT

Lusa
in Ecosfera

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

16º Stock Sale - Tudo a 5 Euros
17 de Fevereiro a 12 de Março 2011
A Outra Face da Lua
Rua dos Douradores, 119 - Lisboa
Horário: Segunda a Sábado, das 11h às 19h
www.aoutrafacedalua.com

A Outra Face da Lua vai realizar mais uma edição do Stock Sale - Tudo a 5 €. Esta primeira edição de 2011 que acontecerá de 17 de Fevereiro a 12 de Março vai decorrer mais uma vez no Outlet A Outra Face da Lua (Rua dos Douradores, 119) na Baixa de Lisboa, mesmo ao lado da loja da Rua da Assunção.
Durante todos os dias do evento haverá, como habitualmente, reposição diária de roupa para que toda a gente possa descobrir aquele tesouro que mais ninguém viu. E é mesmo toda a roupa 5€: blasers, t-shirts, casacos, calças, saias, calções, camisolas, malas, camisas, blusas, etc... Tudo a 5€!

in A Outra Face da Lua
Cinema
Indomável
Título original: True Gift
De: Joel Coen, Ethan Coen
Com: Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin, Hailee Steinfeld
Género: Western
Outros dados: EUA, 2010, Cores, 110 min.
Site oficial: www.truegritmovie.com

«Indomável» – O Regresso ao Velho Oeste

É mais um dos grandes candidatos a Oscars e um remake do clássico “A Velha Raposa” de Henry Hathaway, 1969.
Dá agora pelo nome de “Indomável”, mantendo o “True Grit” (Verdadeira Coragem) original e substituindo John Wayne por Jeff Bridges. Em comum, ainda, a candidatura de ambos os actores principais ao prémio da Academia – o único que Wayne arrecadou, num papel a que voltaria anos mais tarde. Veremos se há replicação também nesta categoria e, assim sendo, se Bridges ultrapassa o favoritismo de concorrentes como Colin Firth, o já oscarizado Javier Bardem, Jesse Eisenberg ou James Franco.
Enquanto a mais emitida noite cinematográfica do ano não chega (27 de Fevereiro), concentremo-nos em mais um bom trabalho dos irmãos Ethan e Joel Cohen, que nos devolvem o bom e velho western americano, onde a lei comum dos homens não reina e a de Deus... apesar das várias citações bíblicas, só peculiarmente se encontra: Mattie Ross chega a uma cidadezinha do velho Oeste pronta para, do alto dos seus 14 tenros anos , dizer ao que vem: vingar a traição e morte do seu pai, Frank Ross, um comerciante conhecido pelo cavalheirismo.
Para tal, propõe-se contratar o melhor “Marshall” das redondezas, a quem pagará boa soma para capturar Chaney, assassino do seu pai. Ainda que o xerife local lhe dê conselho alternativo e que o firme propósito de Mattie seja levar o traidor e homicida a julgamento e execução, a sua escolha recai sobre Rooster, o mais impiedoso e destemido “marshall” local, também conhecido pelo seu apetite por álcool e pelo fraco hábito de trazer vivas as suas “presas”.
Assim começa a caça a Chaney que, não bastando contar já com dois indomáveis teimosos, Mattie e Rooster, terá ainda no encalço um Ranger do Texas, igualmente determinado a fazer prevalecer um código de honra selado, no limite, por uma bala.
Directamente do Oeste selvagem, a que uma ou outra sequência mais violenta faz jus, “Indomável” afasta-se das típicas acidez e ironia Coen e abre lugar à recriação clássica, num filme empolgante e equilibrado que deixa as nomeações falar por si: Melhores Filme, Realizador, Actor Principal e Actriz Secundária, Argumento adaptado, Fotografia, Direcção Artística, Guarda-roupa, Mistura de Som e Montagem sonora.
Ultrapassando claramente o original, o que é raro.

Margarida Ataíde
in Agência Ecclesia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Campanha Olhe pelas suas Costas
www.olhepelassuascostas.com

Saltos altos: qual o preço da elegância para a saúde?

Sapatos de salto alto são símbolo da elegância feminina e muitas mulheres não os dispensam para “crescerem” uns centímetros. Contudo, o glamour alcançado com estes acessórios de moda tem um preço acrescido que, na maioria dos casos, se traduz em dores de costas.
Para a coluna vertebral a espessura dos saltos é mais importante do que a sua altura, na medida em que, quando são muito finos, “alteram a estabilidade do apoio do pé no chão e da passada e obrigam os músculos a compensar esse mau apoio, exercendo tensões bruscas sobre a coluna e os seus discos e ligamentos”, explicou ao “Ciência Hoje” Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas.
De acordo com o especialista, o calçado ideal tem um salto de dois centímetros que permite que as cargas se exerçam de uma forma equilibrada sobre as partes da frente e de trás do pé. Quando a altura aumenta para os quatro centímetros, 75 por cento do peso da mulher são suportados pela parte da frente do pé, obrigando os músculos dos membros inferiores a compensarem esse desequilíbrio e alterando a posição das articulações do joelho e da anca.
É importante usar calçado confortável com bom apoio do pé, dimensões adequadas em comprimento, largura e altura, saltos de base larga e, de preferência, de altura não superior a quatro centímetros”, aconselhou o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.
Desta forma, os sapatos totalmente rasos também não são uma boa opção, pois provocam um ligeiro predomínio das cargas sobre a parte posterior do pé, o que pode causar algum desconforto.
Paulo Pereira frisou que a altura dos saltos, por si só, não provoca dores de costas, mas contribui para a sua perpetuação e agravamento em pessoas com problemas na coluna lombar. As mulheres que apresentem este problema "devem realmente evitar saltos altos e finos". Contudo, quando não há queixas relacionadas com a coluna nem desconforto associado ao uso de saltos, "não há motivo para contra-indicar o seu uso no que diz respeito à patologia da coluna”.

De onde vêm os problemas de coluna?
Um estudo recente indica que sete em cada dez pessoas sofrem de dores nas costas, o que corresponde a 72,4 por cento da população portuguesa. "A incidência de problemas relacionados com a coluna vertebral tem tendência a aumentar", destacou o especialista português, apontando a vida sedentária, a falta de exercício físico, as posturas incorrectas durante a actividade profissional e actividades da vida diária e o excesso de peso como as causas principais.
A obesidade, um problema crescente nas sociedades desenvolvidas, é "um dos maiores inimigos da coluna", dado que a substituição dos músculos por gordura enfraquece-os e, consequentemente, faz aumentar as cargas sobre os discos e ligamentos. A boa forma destes tecidos, principais estruturas de suporte da coluna vertebral, ajuda a estabilizá-la e a minorar as cargas e tensões exercidas sobre si.
Como tal, reforçou Paulo Pereira, a manutenção de uma boa postura e de músculos em forma "é a melhor profilaxia para os problemas degenerativos da coluna vertebral" e deve começar antes do aparecimento dos sinais de desgaste.

Campanha “Olhe pelas Suas Costas”
A campanha “Olhe pelas Suas Costas foi lançada em 2009 e é uma iniciativa inédita em Portugal que visa sensibilizar a população em geral para as dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional dos portugueses e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelas sociedades portuguesas de Patologia da Coluna Vertebral, de Ortopedia e Traumatologia, de Neurocirurgia, de Medicina Física e de Reabilitação e a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, com o apoio da Medtronic.

Por Carla Sofia Flores (2001-02-14)
in
Ciência Hoje
Convite lançamento livro
Florbela Espanca - a Vida e a Alma de uma Poetisa
de José Carlos Fernández
17 Fevereiro, 19h
Livraria Leya na CEBUCHHOLZ
Rua Duque de Palmela, 4 - Lisboa
Entrada livre

As Edições Nova acrópole e a CELIVRARIAS têm o prazer de convidar V. Ex.ª para assistir ao lançamento do livro «Florbela Espanca - a Vida e a Alma de uma Poetisa» da autoria de José Carlos Fernández, que terá lugar na livraria Leya na CEBUCHHOLZ (antiga Livraria Buchholz), Rua Duque Palmela, 4 (ao Marquês de Pombal), Lisboa, 17 de Fevereiro, às 19h00.
A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor António Cândido Franco, escritor e docente na Universidade de Évora. Na sessão será recitada uma selecção de poemas de Florbela Espanca. Contamos com a sua presença.

Florbela Espanca - A vida e a alma de uma poetisa
Edição comemorativa do 80.º aniversário da morte de Florbela Espanca

Nestas páginas, o leitor encontrará um retrato da vida e da alma da maior poetisa portuguesa.
As cartas, o seu Diário, os contos que ela escreveu, os acontecimentos que viveu, factos objectivos na teia do mundo, permitem-nos conhecer melhor esta inspirada artista da palavra, Florbela Espanca. E, ainda, penetrar no labirinto e no jardim encantado das suas íntimas vivências e imaginação: Claustro de Saudade e Beleza do qual nunca sairemos iguais a quando entramos. Pois Ela reina nele como puro símbolo e sacerdotisa do Eterno Feminino, nesse Amor inextinguível por tudo e todos, que converteu nas jóias alquímicas e transfiguradoras de seus poemas.

in Newsletter Nova Acrópole

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Letras

Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.

Rubem Alves
Campanha de Solidariedade Botaminuto 2011
Recolha de calçado usado (em bom estado), de adulto ou criança
Informações: telf. 21 458 90 00
E-mail: info@botaminuto.com
www.sapatoscomhistorias.com

Pontos de recolha: http://www.sapatoscomhistorias.com/delivery_spots.php

Pelo quarto ano consecutivo a Botaminuto promove a recolha e doação de calçado usado, em bom estado, a instituições de solidariedade social e ajuda a aquecer os pés frios de Norte a Sul do País. Com objectivos cada vez mais ambiciosos, desafiamos os portugueses a darem uma segunda oportunidade aos seus sapatos e a ajudar quem mais precisa.
Uma História Solidária
A Campanha de Solidariedade BOTAMINUTO já ganhou um nível circunstancial de reconhecimento dos consumidores e é já considerada uma tradição da marca. Prova disso são os prémios atribuídos o ano passado, nomeadamente o 1º prémio no concurso do Rock-in-Rio Sustentabilidade - Boas Práticas, e os mais de 15.000 pares de sapatos angariados.
Com a duração de um mês, a campanha terá início no próximo dia 15 de Janeiro e mais uma vez marca presença a nível nacional em todas as lojas Botaminuto, escolas e empresas que solidariamente se associaram a esta causa e servirão de centro de recolha.
Faça parte desta iniciativa e entregue os seus sapatos usados, de adulto ou criança, no ponto de recolha mais próximo de si.

in Campanha Sapatos com História

domingo, 13 de fevereiro de 2011

As imagens da semana

As casas morrem de velhas, mas não morrem sozinhas. Nos prédios altos, por detrás das janelas, há um mundo dentro do mundo. São pessoas, idosos na maior parte, quase imóveis. Os corpos unem-se às casas e criam uma nova arquitectura. Para entrar neste universo é preciso mais do que passar a porta.

Marta Pessoa
realizadora do documentário Lisboa Domiciliária