sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dry River Caravan

Wake Up

Gosto muito. É a Primavera com muita alegria!

Já passa de 200 mil o número de portugueses vegetarianos

A alimentação vegetariana é, na maior parte das vezes, uma alternativa para quem procura um estilo de vida mais saudável e sustentável. Para além de questões ambientais, trata-se também de dimensões éticas, já que os vegetarianos e veganos não ingerem produtos que resultem da morte de animais. Segundo dados da Associação Vegetariana Portuguesa, são cerca de 200 mil os cidadãos vegetarianos em Portugal.
Para além disso, a dieta vegetariana pode prevenir uma grande variedade de problemas de saúde, como obesidade, cancro do pulmão e diabetes. Segundo o JPN, a Associação Portuguesa de Medicina Preventiva (APMP), afirma que o risco médio de doenças cardiovasculares de um homem que coma carne é de 45% enquanto que, para vegetarianos, a probabilidade baixa para os 15%.
No entanto, esta é uma transformação não só ao nível dos hábitos alimentares, mas também de filosofias de vida. O vegetarianismo e o veganismo são mais do que formas de comer – são formas de viver.

No mundo todo
Uma Aplicação do Google Trends mostra que mais e mais pessoas estão procurando por informações relacionadas ao termo “vegan” (vegano), no famoso Google.
Com a popularização da informação vem o crescimento da mudança de hábitos e do modo de vida. E não é só o veganismo que vem crescendo. Mesmo os onívoros, passaram a optar por mais refeições sem carne. Os americanos, por exemplo, estão escolhendo cada vez mais as refeições sem carne no seu dia a dia. O USDA espera um declínio contínuo no consumo de carne, com o americano médio comendo 12,2% menos carne hoje do que em 2007.
Além da ética e da compaixão, o vegetarianismo e o veganismo também se tornam muito populares pelos benefícios que agrega à saúde. Mesmo durante a gravidez, a dieta sem carnes não traz nenhum malefício, nem ao feto, nem à mãe. “Se a dieta e os cuidados da gestante forem adequados, não tem problema. Toda gestante que come carne é avaliada. A vegetariana também vai ser”, conta o médico nutrólogo Eric Slywitch.
Aliás, nem as crianças correm riscos, como muitos pensam. Até crescem mais saudáveis quando dentro de uma dieta vegetariana ou vegana. “A dieta vegetariana bem planejada, como deve ser qualquer dieta (mesmo as que contenham carne), não faz mal algum às crianças em desenvolvimento, pois contém todos os nutrientes necessários para o crescimento”, afirma Slywitch, acrescentando que as crianças vegetarianas tendem a ser mais saudáveis porque comem uma diversidade maior de alimentos de boa qualidade e costumam ter hábitos mais sadios.
Até mesmo famosos, militantes pelo veganismo, costumam contribuir para a causa animal. Artistas como Paul McCartney, o guitarrista Steve Vai, a atriz Alicia Silverstone, ou o músico britânico Morrissey motivam seus fãs através da informação, atreladas à sua imagem, e agregam protetores, veganos e vegetarianos, transformando vidas pelos direitos animais.

Por Rafaela Pietra (da Redação), in ANDA

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Feira de produtos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Rua Augusta - Lisboa
Até Dezembro 2013

A feira com vendas de produtos de Trás-os-Montes realiza-se na Rua Augusta, nas seguintes datas: 
  • 4, 5, 6, 7 Abril
  • 9, 10, 11, 12, 30, 31 Maio
  • 1, 2 Junho
  • 4, 5, 6, 7 Julho
  • 8, 9, 10, 11 Agosto
  • 5, 6, 7, 8 Setembro
  • 3, 4, 5, 6, 31 Outubro
  • 1, 2, 3 Novembro
  • 5, 6, 7, 8 Dezembro

Informações Úteis: Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro - geral@ctmad.pt

in Agenda Cultural Lisboa

Campanha LIDL - Vamos Ajudar em Conjunto!

http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/34494.htm
1 foto = 500 g de ração
Até 10 de Abril 2013


Entre os dias 4 e 10 deste mês, enviem-nos um 1 foto onde estão com o vosso amigo de 4 patas por e-mail para passatempos@lidl.pt e ajudem as associações: CãoViver, Refúgio Animal Angels e SOS Animal.
Cada foto enviada representa o donativo de 500 g de ração de cão Orlando (1 foto por pessoa)*

* No âmbito desta ação, o Lidl garante um donativo máximo de 1 tonelada de ração.

in LIDL

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Promoção vernizes Sephora por apenas 1,90€ em vez de 5,50€

Não acumulável com outras ofertas e promoções, válido de 1 a 30 de Abril.

Prémio Hotel Revelação do ano: "Cooking and Nature"– Emotional Hotel

Rua Asseguia das Lages nº 181
2480 - 032 Alvados
t. (00351) 244 447 000
info@cookinghotel.com
https://www.facebook.com/cookinghotel
http://www.cookinghotel.com

Já há poucos lugares que o surpreendam? Conheça o Cooking and Nature – Emotional Hotel, um hotel em espaço rural com um conceito audacioso e que poderá fazê-lo mudar de opinião.

Cooking and Nature – Emotional Hotel. O nome peculiar inspira curiosidade e indicia algo diferente. E de facto é. Traduzido para português significa, literalmente, um hotel "emotivo", ligado ao "cozinhar" e à natureza. Três conceitos explorados com mestria neste espaço e que resultam num dos projetos de hotelaria mais arrojados em Portugal.
Comecemos pelo contexto. Rui Anastácio, engenheiro florestal e proprietário da vizinha Casa dos Matos, ambicionava pôr em prática há algum tempo as ideias que lhe surgiam na cabeça. Em 2010, antes da crise de financiamento de crédito que haveria de chegar, decidiu arriscar. Ali mesmo, na aldeia de Alvados (Porto de Mós), no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Implantado num olival no sopé da montanha, – ao qual Rui garante não ter sida arrancada nenhuma oliveira – o Cooking and Nature abriu as portas no final de 2012.

Emotional Hotel
"O conceito está assente na ideia de darmos aos hóspedes um conjunto único de emoções", conta Rui Anastácio. Isso é conseguido, desde logo, no conceção dos 12 quartos (159 Euros a noite), cada um deles ligado a diferentes emoções. Desde os mais tranquilos "Simplicidade, Meditação" ou "Aconchego, Meditação", aos sugestivos "Exotismo, Sensualidade" ou "Luxúria, Paixão". Todos foram pensados e decorados individualmente e incorporam os sentimentos correspondentes em cada detalhe. Decorados com bom gosto, cada quarto é uma descoberta, com características únicas. Uma boa razão para voltar (pelo menos) 12 vezes!

Cooking Hotel
É no aspeto gastronómico que o Cooking and Nature mais surpreende. Aqui apenas se come o que se cozinha. Sem um restaurante, na verdadeira aceção do termo, os clientes são convidados a por em prática os seus dotes culinários ou, se não os houver, a adquirir alguns em lições de cozinha, as "cooking lessons". Para tal há que escolher no site do hotel, com a devida antecedência, dois pratos e uma sobremesa para cozinhar (ver fotogaleria). O menu está a cargo do chefe-conselheiro Nuno Barros (1300 Taberna) e a aula nas mãos do chef João, sogro de Nuno Anastácio, conhecedor dos produtos da terra. Os ingredientes tracionais locais – alguns à venda no hotel – estão na base da aula, com duração média de uma hora e a custar 25 Euros, sem bebida. Depois da degustação num dos espaços disponíveis (o "friends" para grupos e o "lovers" para casais), ainda leva as receitas para casa. Para terminar, o "Honesty Bar" convida a um copo "honesto", uma vez que é o cliente que se serve e rabisca num papel o seu consumo. Tudo num espírito familiar, acolhedor e descontraído, como manda a frase por cima da hospitaleira lareira: "Relax, take a break and enjoy a beautiful drink with family & friends".

Nature Hotel
Os produtos locais integram o último dos elementos do tridente conceptual do hotel: a natureza. O Cooking and Nature foi pensado no sentido do visitante poder aproveitá-la em várias vertentes. Para além de se poder cozinhar com produtos locais, organizam-se caminhadas pela serra com um guia, promovem-se workshops, passeios a cavalo, piqueniques na montanha, observação de aves, entre outros. As crianças também são convidadas a participar nestas atividades, para além de contarem com uma piscina no exterior e, em dias de chuva, de uma sala-ateliê com jogos e brinquedos. Enquanto isso, os adultos podem relaxar nos chamados "Banhos D'Aire", optando por um banho tranquilizante, uma massagem ou uma aula de ioga.
Tudo isto num edifício de linhas modernas, em consonância com a paisagem de montanha, sem feri-la. No final de um dia invulgar, em que fez um passeio pela serra, aprendeu a cozinhar e bebeu um copo "de forma honesta", nada como subir até ao seu quarto e viver a última das emoções. Qual? Isso fica a seu cargo.

Paulo Brilhante in Escape

terça-feira, 2 de abril de 2013

Galette Integral de Pêssegos e Frutos Silvestres

Ingredientes

Recheio:
4 Pêssegos Maduros
1 Recipiente pequeno de mistura de frutos silvestres
1/2 c. chá noz moscada
1 c. chá extrato de baunilha
2 c. chá de manteiga cortada em pedacinhos
1 c. sopa de mel
1 c. sopa açúcar mascavado

Massa:
1 chávena e 1/4 de farinha integral
1/2 colher de chá de sal
8 c. sopa de manteiga sem sal fria aos pedaços
4-6 c. sopa água gelada
açúcar mascavado para polvilhar

Preparação
Misturar a farinha e o sal numa tigela grande. Adicionar a manteiga aos pedaços e misturar bem até obter migalhas grosseiras. Adicionar 4 c. sopa de água (se estiver muito grossa adicionar mais uma ou duas).
Formar uma bola, embrulhar em papel aderente e levar ao frigorífico por uma hora.
Entretanto, numa tigela, misturar todos os ingredientes do recheio.
Depois da massa repousar por uma hora, retirar do frigorífico, e pré-aquecer o forno a 200º.
Sobre uma superfície levemente enfarinhada, esticar a massa num disco, de forma a que fique com uma espessura fina.
Dispor o recheio no meio, e dobrar as extremidades. Pincelar a crosta com água fria e polvilhar com açúcar mascavado.
Levar ao forno por 30/35 minutos, até a crosta ficar dourada.

in Tapas na Língua

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mulheres são as mais rabugentas de manhã, mas existe uma boa razão

As mulheres ficam mais irritadiças e hostis quando as horas de sono são insuficientes, dizem os cientistas da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Uma questão que afecta menos o sexo masculino. A capacidade multitarefa das mulheres, exige mais horas de sono.
Quando a mulher acorda rabugenta de manhã, tenha em conta que é uma questão natural.
Cientistas dos Estados Unidos, descobriram que as mulheres sofrem mais com falta de sono do que os homens. Uma questão que afecta não só a sua saúde mental mas também física.
A privação do sono no sexo feminino pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de depressão.
Foi descoberto que os níveis de inflamação eram mais altos do que os dos homens, quando as mulheres estavam privadas das horas habituais de sono. Estando os marcadores inflamatórios ligados à dor, o médico Michael Breus explicou à CBS, que as mulheres podem acordar literalmente com dores quando dormem pouco, o que explica ficarem rabugentas de manhã.
Se não consegue completar as horas de sono necessárias para o seu bem-estar, Michael Breus aconselha a que tire sestas estratégicas. Estas sestas devem ter pelo menos entre 25 a 90 minutos, uma sesta demasiado longa poderá ter efeitos negativos.
Esta não é a primeira vez que o especialista em sono, Michael Breus, incentiva a prática da sesta. Segundo o médico, as mulheres precisam de mais tempo para dormir, devido à sua capacidade cerebral de multitarefa.
"Uma das tarefas essenciais de dormir é exatamente a de reparar o cérebro" explica Jim Horne, director do centro de investigação do sono na Universidade de Loughborough, "Durante o sono, o córtex - parte do cérebro responsável pelo pensamento, memória e linguagem - entra em modo de recuperação. Quanto mais usa o seu cérebro durante o dia, mais ele precisa de descansar. As mulheres tendem a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, e por isso, usam mais partes do cérebro do que os homens". Este facto faz com que as horas de sono do sexo feminino, tenham de ser em maior quantidade.

in Visão

domingo, 31 de março de 2013

As imagens da semana


Um dia de poemas na lembrança
(Também meus)
Que o passado inspirou.
A natureza inteira a florir
No mais prosaico verso.
Foguetes e folares,
Sinos a repicar,
E a carícia lasciva e paternal
Do sol progenitor
Da primavera.
Ah, quem pudera
Ser de novo
Um dos felizes
Desta aleluia!
Sentir no corpo a ressurreição.
O coração,
Milagre do milagre da energia,
A irradiar saúde e alegria
Em cada pulsação.

Miguel Torga in Diário XVI