sexta-feira, 12 de abril de 2013

Convite inauguração da exposição "BES Photo 2013"


Convite / Invitation Inauguração / Opening
17/04/2013 4. ª feira, 19h30 / Wednesday, 7:30 PM
Praça do Império
1449-003 Lisboa
t: +351 213 612 878
www.museuberardo.pt

O Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea — Coleção Berardo e a Direção do Museu Coleção Berardo convidam V. Exa para a inauguração da exposição BES Photo 2013, no dia 17 de abril, quarta-feira, às 19h30.

O BES Photo é um dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal que visa promover artistas de países de língua oficial portuguesa.
A 9.ª edição do BES Photo apresenta trabalhos de Albano Silva Pereira, Filipe Branquinho, Pedro Motta e Sofia Borges.
Exposição patente no Museu Coleção Berardo até 02 de junho.
De 18 junho a 28 de julho, a exposição será apresentada no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, Brasil).

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Especiarias especiais

As especiarias devem ser guardadas em frascos herméticos e moídas apenas na altura da sua utilização.
Para o efeito, use um moinho de café ou um almofariz.
As ervas aromáticas apresentam-se no seu melhor quando estão frescas. Pode plantá-las em pequenos vasos ou guardá-las dentro de pequenos sacos de plástico, no frigorífico.

Se quer um efeito…
  • Picante: malagueta, pimenta da caiena, pimenta, mostarda
  • Quente: cravinho, gengibre
  • Aromático: cardamomo, cominhos, coentros, salsa, manjericão, tomilho
  • Adocicado: canela, noz-moscada, paprika, anis, alcaravia
  • Exótico: caril (mistura de especiarias), essencialmente açafrão, cardamomo, coentros, gengibre, cominhos, noz-moscada, pimenta e canela, com inúmeras variações de família para família.

in Sapo Sabores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O que a Criança desenvolve de zero a seis anos

 
clique na imagem para ampliar

Trabalhar menos para cuidar dos filhos

A partir do próximo ano, pais ou mães poderão sair mais cedo do trabalho para acompanharem os filhos em casa. O Governo pretende utilizar fundos europeus para estimular a natalidade e o emprego a partir de 2014 e existe já uma proposta para que os trabalhadores que saírem mais cedo para estar com os filhos terão a redução de ordenado compensada por verbas estatais, revelou o “DN”.
A proposta, anunciada ontem no Parlamento pelo ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, será discutida em sede de concertação social. “Uma mãe ou um pai pode vir mais cedo para casa, pode eventualmente vir a trabalhar apenas meio dia que o Estado suporta o restante”, disse o ministro.
A medida, que visa impulsionar a natalidade e a criação de emprego, será possível de concretizar recorrendo a fundos comunitários já no próximo ano: as empresas pagam a parte do salário correspondente à carga horária laboral que o trabalhador fará, o QREN o restante. Qual o valor dessa comparticipação, a que famílias se aplicará, para filhos de que idades e durante quanto tempo, ainda são incógnitas que o ministério de Pedro Mota Soares não esclareceu.
A Confederação Nacional das Associações de Família (CNAF) congratulou-se com o uso de verbas europeias para suportar a “empregabilidade parcial”. Em comunicado, a CNAF refere que a medida dará “maior apoio aos pais”, antes e depois do nascimento dos filhos, e “na sua relação com a entidade empregadora”.
A CNAF espera que a medida se concretize em breve e represente “o início de uma atitude de maior apoio às famílias por parte do Governo”, alargando a iniciativa ao acompanhamento de idosos, refere a “Lusa”.

in Pais & Filhos

terça-feira, 9 de abril de 2013

Padre nova-iorquino leva o veganismo e os direitos animais para dentro da Igreja

http://www.youtube.com/watch?v=4ekOPyXGs3Q

Frank Mann, um padre de Nova York, está causando uma verdadeira revolução em sua igreja. Recentemente, ele teve um despertar pessoal profundo para o sofrimento dos animais e, desde então, incorporou o veganismo e a defesa dos direitos animais em sua vida espiritual, visando um mundo mais justo e pacífico, inspirado por visionários como Dorothy Day e Thomas Merton, que têm mostrado compaixão e liderança moral em face da injustiça contra animais.
O padre afirma que, um dia, viu um outdoor na rua com duas imagens: um filhote de cão e um leitãozinho. Observando as duas imagens, o padre diz ter pensado, pela primeira vez, no que realmente diferenciava um e outro. “A mensagem saltou e agitou-se na minha alma. Por que amo um, mas como o outro? No dia seguinte, deixei de comer carne de qualquer animal (incluindo peixes). Continuando a olhar a mensagem do outdoor, pelo que parecia ser uma eternidade, eu pensei comigo mesmo: são porcos, vacas, galinhas e perus muito diferentes de gatos e cães?”
O religioso, através de seu contato com as pessoas, decidiu levar, além da palavra cristã, o amor e a compaixão aos animais em seus discursos.
“O que me angustia, no entanto, é a falta intrigante e angustiante de qualquer oposição clara e vocal à crueldade animal, dentro da Igreja. A Igreja sempre foi um campeão forte para a dignidade da vida humana em meio a uma cultura de morte e estou um pouco decepcionado e triste com a ausência de qualquer forma significativa, inspiradora e motivacional de pregação pelos animais, para escrever e ensinar questões tão urgentes como os direitos animais e seu bem-estar e segurança”, escreveu o padre no site The Tablet.
Padre Frank é um bom exemplo de como a compaixão e a consciência do direito à vida de cada animal faz parte, também, de uma vida espiritual sadia, independente de uma religião, crença ou seita.
Os animais fazem parte de nossa vida e escolher fazer parte, positivamente, da vida de cada um deles está nas suas mãos. Seja vegano e lute pelo fim da tortura e sofrimento de todos os animais.

Por Rafaela Pietra (da Redação), in ANDA

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bolo de batata e chocolate

Ingredientes
200 g de puré de batata
300 g de açúcar amarelo
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
5 ovos
70 g de chocolate
70% de cacau
300 g de farinha com fermento
1 dl de leite
3 g de canela em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
Uma pitada de sal
100 g de avelãs
Manteiga ou óleo em spray para untar forma
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação
1. Para preparar o puré, cozer a batata cortada em cubos. Depois de cozida escorrer e reduzir a puré com um esmagador de batata. Deixar arrefecer.
2. Com uma faca ou com um robot de cozinha picar o chocolate.
3. Bater o açúcar com a manteiga.
4. Juntar as gemas uma a uma e bater entre cada adição.
5. Juntar o puré de batata frio, o chocolate picado, a farinha, o leite, o extracto de baunilha, a canela e o sal. Mexer muito bem.
6. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.
7. Envolver as claras batidas na massa.
8. Colocar a massa numa forma redonda com fundo amovível, forrada com papel vegetal untado com manteiga ou com óleo em spray.
9. Dispor por cima da massa as avelãs cortadas ao meio.
10. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 60 minutos. Antes de retirar o bolo do forno, verificar a cozedura com um palito.
11. Servir o bolo polvilhado com açúcar em pó. As batatas deixam o bolo macio, fofo e delicioso.

Quem preferir pode adicionar as avelãs à massa do bolo.

in Cinco Quartos de Laranja

domingo, 7 de abril de 2013

As imagens da semana


Tenho o nome de uma flor
quando me chamas.
Quando me tocas,
nem eu sei
se sou água, rapariga,
ou algum pomar que atravessei.

Eugénio de Andrade