sábado, 27 de junho de 2009

As surpresas da semana

1 - Construa o seu próprio site.

2 - Free Download Keith Urban: Live Version of Sweet Thing.

3 - Bandarra: loja de sapatos on-line.

4 - Assinalando o seu 33º Aniversário, o Museu Dr. Joaquim Manso (na Nazaré) “inaugura” a sua presença na internet com um blogue próprio, concebido para a divulgação das suas notícias e actividades.

5 - O Canal Panda oferece merchandising do filme: Ice Age 3 (até dia 1 Julho 2009).

6 - A day in the life of Médicos do Mundo - Portugal in São Tomé e Príncipe: Dja Dja Non (O nosso dia a dia).

7 - Uma dessas noites recebemos uma chamada de uma estudante de medicina veterinária, que tinha encontrado uma jovem raposa, muito fragilizada, e que se deixava agarrar com muita facilidade, o que normalmente não acontece.

8 - Teve início no passado Sábado, dia 13 de Junho, o Mercado Rural do Bombarral. O certame decorreu na Praça do Município e contou com uma adesão muito positiva por parte das pessoas, oriundas não só do concelho como de outros pontos da região.

9 - Sapo Mulher: Passatempo Ultimate Beauty/Lierac Solaire. Temos 50 kits de produtos solares para oferecer (até 13 Julho 2009).

10 - Receitas Mediterrânicas do Pingo Doce.

11 - É quase épica a história de sobrevivência desta península. Durante vários anos mergulhada numa profunda decadência, Tróia está finalmente de regresso. Uma nova vida em forma de resort, mas com as portas abertas ao mundo.

12 - Passatempo Castello Lopes: responde a uma questão. Se acertares e fores criativo podes ganhar DVD's do filme Valquíria.

13 - Uma curta realizada por Peter Reynolds e produzida pela Fable Vision sobre a solidão que acompanha uma criança autista e o papel que cada um de nós pode ter na mudança dessa situação. Este filme foi criado para a SARRC (Southwest Autism Research and Resource Center): I´m Here.

14 - África: um discurso arriscado.

15 - Passatempos da Blitz.

16 - The End of the Line is not against fishing. It is not against eating fish. But it is for a responsible attitude towards the oceans. Sign Up and Claim Your Piece of Ocean - Every individual on Earth has a right to assume that the oceans are managed for the benefit of all those alive, their children and grandchildren - not on behalf of vested interests. If the biological diversity of the oceans is to be maintained or restored, large areas must be protected altogether from the commercial fishing industry and responsible fishing must prevail outside those areas.

17 - Passatempo Sapo Prevenir/Decubal: ganhe 20 conjuntos de produtos de cuidados corporais no valor de 46 € (até 27 Julho 2009).

18 - Como reutilizar as latas que compramos com os mais variados alimentos: leite condensado, tomate pelado, milho.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grande Feira do Livro Barato, Manuseado e Banda Desenhada
19 Junho a 5 Julho 2009, 10h-20h
Mercado da Ribeira
Avenida 24 de Julho
1200-479 Lisboa
Telf.: 213 244 980
www.espacoribeira.pt

"As grandes atracções da feira, com mais de 20 mil títulos expostos em 500 m2, são os livros de fim de edição a preço de saldo, os livros manuseados, muitas vezes de edições recentes, embora desgastados e uma grande mostra de Banda Desenhada.
Todos os dias, a feira conta com promoções específicas."

In site AgendaLX.pt
Para adopção - Rufy (23 Junho 2009)

clique nas imagens para ampliar

O Rufy é um menino jovem de porte médio.
Encontra-se para adopção no Canil Municipal de Lisboa.
É muito meigo com as pessoas e gosta de brincar.
A sua castração é obrigatória e gratuita no Canil Municipal.

Contactos para adopção:
Tania Marques: 93 418 79 97, sos.abandonados@gmail.com
Elsa Barros: 96 782 01 64, adopcoes.e@gmail.com
Ou pode dirigir-se ao Canil: Canil 3 - Cela 12, ficha 1375/09

Obrigado.
www.sosanimal.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

5 ªs à noite nos Museus - Verão 2009
25 Junho a 24 de Setembro 2009
Entre as 18h00 e as 24h00
Desconto de 50% sobre o bilhete de ingresso.
http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/noite_museus/ContentList.aspx

Programa aqui.

"Assim, 14 quintas-feiras serão palco de uma série de iniciativas culturais “fora de horas”, que decorrerão em 19 museus e palácios nacionais, nomeadamente, espectáculos de música erudita e popular, dança, teatro e visitas encenadas.

25 de Junho 2009
Museu Nacional do Teatro
18h00-22h00 – Visitas guiadas.
22h00 – Ciclo de Jazz no Museu – "Quarteto de Jorge Reis", com Jorge Reis no saxofone alto, Afonso Pais na guitarra, Damian Cabaud no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria.
O restaurante/cafetaria do Museu estará aberto (incluindo a esplanada) e servirá jantares ou refeições ligeiras.

Museu Nacional Soares dos Reis
18h30 - Tertúlias do Museu: Estudos Medievais (Literatura; Pensamento; Sociedade) o "Estado da Arte", pelo Prof. José Carlos Ribeiro Miranda da Faculdade de Letras do Porto.
A abrir serão tocados 4 Vilancicos de António Marques e a peça “Greensleeves” por Mafalda Macedo e Henrique Rios/Violinos.
- Conversas no Museu - "O Artista na Infância", por Vítor Silva com Eduarda Coquet.
21h00 - Visita guiada à Exposição "Esperando o Sucesso . Impasse Académico e Modernismo de Henrique Pousão"
22h00 - Música no Auditório com Inês Picarote e João Girão. Acompanhamento: Piano e guitarra.
Poderá jantar na cafetaria que estará aberta até às 23h00.

Lista de Participantes (IMC):
Lisboa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Museu da Música Museu Nacional de Arqueologia Museu Nacional de Arte Antiga Museu do Chiado /Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu Nacional do Azulejo Museu Nacional dos Coches Museu Nacional de Etnologia Museu Nacional do Teatro Museu Nacional do Traje Palácio Nacional da Ajuda Palácio Nacional de Mafra Palácio Nacional de Queluz Palácio Nacional de Sintra
Porto: Museu Nacional Soares dos Reis
Regiões Centro e Norte: Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) Museu D. Diogo de Sousa (Braga) Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra) Paço dos Duques (Guimarães)

Na sequência do sucesso alcançado em 2008, o IMC convidou outros museus a participarem nesta iniciativa, nomeadamente da Rede Portuguesa de Museus."

In site Instituto dos Museus e da Conservação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cruz Vermelha Portuguesa
25 de Junho 2009 - Um minuto de Silêncio
Sede Nacional: Jardim 9 de Abril, 1 a 5, 1249-083 Lisboa
Telefone 213 913 900
Fax 213 913 993
Email: sede@cruzvermelha.org.pt
www.cruzvermelha.pt

Simple gestures make a difference. Make yours.

Our world. Your move. - O nosso mundo. A sua acção.

Conceito: É representado por um mundo com os continentes “desordenados”/“fora do lugar”. A mensagem deverá ser a de que cada pessoa, tendo conhecimento e interesse e agindo para ajudar os outros, tem o poder de restaurar a esperança e a ordem no mundo. É um apelo universal para agir.
Slogan “O nosso mundo. A sua acção.”: Transmite a ideia de “responsabilidade partilhada” (o nosso mundo) e do poder de cada pessoa, do seu papel na Comunidade e capacidade de afectar a mudança a qualquer nível (a sua acção).
Site Oficial da Campanha.

"No próximo dia 25 de Junho, às 17h00, junte-se à Cruz Vermelha e faça um minuto de silêncio evocando as vítimas de conflitos e catástrofes dos últimos 150 anos.
Há 150 anos, no dia 24 de Junho, deu-se a Batalha de Solferino. O sofrimento humano testemunhado nesse local por Henry Dunant levou-o a reunir as mulheres das aldeias vizinhas para socorrer os soldados feridos sem qualquer assistência. Estes foram os primeiros passos na criação do que hoje conhecemos como o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a maior organização humanitária do mundo com 186 Sociedades Nacionais e 100 milhões de voluntários.
Para marcar esta ocasião foi lançada a nível mundial a campanha O nosso mundo, a sua acção - Our world. Your move.
Esta campanha é essencialmente um apelo a agir face aos actuais desafios humanitários - conflitos, consequências das alterações climáticas, pobreza, migrações, violência, insegurança alimentar, emergências de saúde pública, entre tantos outros-pois deve existir uma responsabilidade partilhada para fazer do mundo um local melhor.
Porque, tal como Dunant, todos nós podemos fazer a diferença.Está na hora de mudar mentalidades, mudar vidas e promover a esperança."

In site Conselho Nacional Promoção do Voluntariado

terça-feira, 23 de junho de 2009

Petição pelo Museu de Arte Popular

No dia 29 de Maio de 2009, foi lançado um abaixo-assinado público em defesa do Museu de Arte Popular, cuja recolha de assinaturas está a decorrer em http://www.PetitionOnline.com/MAP/petition.html.

Leiam, assinem e divulguem.
Para mais informações: blogue Museu de Arte Popular.
Obrigado!
Lista de não interessados em receber comunicações publicitárias
Atendimento ao Consumidor: 707 788 787
(dias úteis das 9h30 às 14h30)
E-mail: dgc@dg.consumidor.pt
www.consumidor.pt

clique na imagem para ampliar

"A partir de hoje pode registar-se na Lista Nacional de não interessados em recepcionar comunicações publicitárias. A Internet e os telemóveis, nomeadamente através de e-mails, SMS e MMS permitem aos anunciantes chegar a um grande número de consumidores, a um custo reduzido.
Caso já esteja a receber mensagens no seu telefone com custos associados (toques, imagens e jogos), saiba que deverá também contactar o seu prestador de serviço de telefone e solicitar o barramento dessas mensagens (SMS/MMS), nos termos do Decreto-Lei n.º 63/2009, de 10 de Março.
O barramento deverá ser efectuado sem custos para o consumidor no período de 24 horas.
Assim, foi criada, junto da Direcção-Geral do Consumidor, uma lista de âmbito nacional onde se podem inscrever as pessoas que não querem receber e se sentem lesadas com este tipo de publicidade. A centralização desta lista, facilita ao consumidor o exercício do seu direito de oposição, preservando a privacidade dos seus dados pessoais.
O barramento deverá ser efectuado sem custos para o consumidor e independentemente da existência ou não de contrato ou eventual resolução do mesmo junto do prestador do serviço de mensagens.
O barramento deverá ainda ser solicitado através de qualquer suporte durável de comunicação (ex.º carta, fax, email).
O prestador do serviço de telefone, terá então 24 horas para proceder ao barramento dessas mensagens. Caso o prestador de serviço de telefone não cumpra com o prazo, não poderá cobrar ao consumidor quaisquer custos relativos às mensagens que venham a ser recebidas posteriormente.
Saiba também, que a prestação de serviço de telefone não pode ser suspensa por falta de pagamento dos montantes referentes ao envio das mensagens (SMS/MMS)."

In site Defesa do Consumidor

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Parceria vai proteger espécie rara de cágado no Sudoeste Alentejano

"O cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) não tem a mesma sorte do cágado comum e está classificado como espécie em perigo de extinção no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Para o proteger, a Quercus e a Compal Fresh uniram esforços e vão proteger as lagoas temporárias no Sudoeste Alentejano onde vivem estes animais.
O projecto vai acontecer numa das três áreas mais importantes do país para a espécie – que se distingue pelas estrias amarelas na carapaça -, numa propriedade privada, explicou José Paulo Martins, da Quercus, ao PÚBLICO.
A primeira fase no terreno vai começar com a vedação de quatro lagoas temporárias, ocupando dois hectares, para “evitar o pisoteio do gado” e diminuir a pressão do pastoreio nas áreas contíguas. Este fim-de-semana a Quercus apela a voluntários para ajudarem a colocar vedações em duas das lagoas.Como medida de compensação, o projecto compromete-se a melhorar oito hectares de pastagens em outros locais. O proprietário compromete-se a não mobilizar o solo e a não drenar estas zonas húmidas.
Apesar de não existirem datas definidas, o projecto vai acompanhar a evolução da espécie e as ameaças, acrescentou José Paulo Martins. Entre as mais importantes está a destruição dos habitats, a concorrência das espécies exóticas, a poluição e o pisoteio do gado. Como “pano de fundo” surgem as alterações climáticas que ameaçam fazer desaparecer estas charcas temporárias.
O ambientalista espera que este projecto seja um exemplo para “alargar a conservação das zonas húmidas a outros espaços do mesmo tipo”. “Este tipo de ecossistemas [que albergam várias espécies específicas e raras de flora e invertebrados] ainda está muito pouco protegido”, lamentou.
Segundo José Paulo Martins, “este pode ser um exemplo de parcerias para a conservação, dado que a maioria do território nacional é de privados”.
O cágado-de-carapaça-estriada, uma das duas tartarugas de água doce do país, ocorre em charcas e lagoas temporárias de água doce do Sudoeste Alentejano. O paul de Budens e a ribeira de Aljezur são outros locais importantes para a preservação da espécie. Esta tem um gosto especial por águas paradas e precisa de boa cobertura de vegetação aquática."

Helena Geraldes (17.06.2009)
In site Ecosfera Público

domingo, 21 de junho de 2009

As imagens da semana

Esta semana tive pequenas surpresas: depois de um mês a comer, respirar, apanhar, cozinhar, oferecer alperces (até enjoar! E só tenho uma árvore, imagino se fossem mais...), o D. ofereceu-me duas caixas de cerejas genuínas e bem portuguesas e o meu tio H. deixou-nos uma caixa de nectarinas à porta.
Que saborosos e vermelhos presentes, depois de uma temporada a cor laranja!
Esta semana, mudamos as tonalidades, cheiros e sabores, e entramos em época nova, com o Verão!
Para finalizar, a minha orquídea mais "temperamental e sensível" decidiu, este ano, sorrir com quatro botões e dois deles já abriram. Só pode ser prenúncio de melhores dias! Esperemos.
Bom Verão!













«Não se deveria amar quem não dobra o seu corpo sobre nós em forma de concha», pensava, dantes. Mas as próprias conchas contém fragilidades na sua estrutura coriácea. A madrepérola é a que mais brilha antes de se lascar, num estalido.

Possidónio Cachapa in O Mar Por Cima