sábado, 15 de outubro de 2011

As surpresas da semana

1 - Jardim Botânico em Risco

2 - Vídeo: Quando uma menina e um gato se encontram pela primeira vez

3 - Passatempo: a Saber Viver e a Fisher-Price oferecem 10 bolas de futebol Aprender e Brincar (participa até 27 Outubro 2011).

4 - Ana Moura e o mais recente disco "Leva-Me aos Fados" aparecem destacados no site do The Guardian.

5 - A Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos vai ser, a partir desta quinta-feira, a sétima biblioteca portuguesa a pertencer à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.

6 - Passatempo: o BES Júnior oferece entradas para o jardim Zoológico de Lisboa (participa até 31 Outubro 2011).

8 - Portugueses criam o feixe de raios gama mais brilhante do mundo. Descoberta abre novas perspectivas em aplicações na medicina

9 - Passatempo: a Saber Viver e a Listerine oferecem10 kits de higiene oral compostos por escova de dentes, fio dentário e elixir oral diagnóstico (participa até 23 Outubro 2011).

10 - A França pediu ao Japão para suspender a caça à baleia na Antárctida e a Austrália diz-se decepcionada com o anúncio de Tóquio, feito hoje. Os dois países reafirmaram a sua oposição à caça aos cetáceos.

12 - Passatempo: as melhores fotografias de paisagens algarvias podem agora ganhar prémios com o novo passatempo do Turismo do Algarve, subordinado ao tema «Algarve, segredos naturais». Se as suas imagens são únicas, participe até ao dia 9 de Janeiro de 2012.

13 - Mia Couto vence Prémio Eduardo Lourenço 2011. O escritor moçambicano é o vencedor da sétima edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 10 mil euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), foi hoje anunciado na Guarda.

14 - Temos o melhor atelier de design do mundo!

15 - Passatempo: a Revista Saúde Hoje, em parceria com a skintoskin®, tem para oferecer vestuário para crianças: pijama 1 unidade), camisola manga comprida (2 unidades), legging (2 unidades), meia alta (3 pares), meia (3 pares). Participa até 31 Outubro 2011.

16 - Compal Vital e Liga Portuguesa Contra o Cancro - No âmbito da sua política de responsabilidade social, a Compal Vital estabeleceu uma parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, na comercialização da sua linha de produtos Vital Anti-Ox. A Compal Vital por cada embalagem vendida em território Nacional, doa uma percentagem dos seus lucros à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

17 - Coimbra tem mais encanto na hora de andar de bicicleta. Sim, de bicicleta. Uma bicicleta desmontável, daquelas que se podem levar no comboio, carregar às costas e impressionar quem passa. Foi o que fizemos. Uma loucura quase estudantil num mês em que a cidade quase não tinha estudantes. E não deixou de passar no exame por isso.

18 - Passatempo: ganhe um fim-de-semana no Hotel do Sado com o Vai Passear e o exit (participa até 21 Outubro 2011).

19 - A minha Terra: CIMLOP | Apresentação Moçambique

20 - Podem ver aqui como se faz uma coroa de flores naturais para colocar no cabelo, fácil e muito bonito!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dou.pt: Novo portal para dar e receber objectos

www.dou.pt

Doar objetos - eletrodomésticos, brinquedos, roupas ou qualquer outro bem que possa ser útil - vai passar a ser mais fácil, a partir de 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, quando inaugura o novo site www.dou.pt, uma plataforma para a doação de bens.
O novo site assume uma vertente de responsabilidade social mas também ecológica, de redução de desperdícios. Nesta plataforma, tanto pessoas singulares como coletivas podem pesquisar e afixar doações, permitindo ligações mútuas e diretas de reutilização entre cidadãos privados, IPSS e empresas. O Dou.pt assume-se como "a solução para estabelecer a comunicação entre os interessados em dar e receber". Nesse sentido, e para facilitar esta comunicação, os resultados das pesquisas aparecem por proximidade geográfica. Já às IPSS é dada a possibilidade de serem avisadas, de forma automática, quando surjam bens do seu interesse na sua área de abrangência.
Na ausência de interessados, o sistema encarrega-se de cruzar o tipo de produto e a sua localização com as várias entidades de reciclagem nacionais, dando ao utilizador a informação de qual a mais indicada e próxima de si.
O Dou.pt pode ser acedido através de PC, iPhone, iPad, Blackberry, entre outros dispositivos.

in Boas Notícias

Colcannon Irlandês

Ingredientes:
4 batatas descascadas, cortadas aos pedaços e cozidas
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
2 chávenas grandes de couve à escolha sem troços cortada aos pedaços
½ chávena de leite vegetal simples morno
2 colheres de sopa de margarina vegana à temperatura ambiente
2 cebolas novas laminadas
2 fatias de tofu simples ou fumado cortadas aos pedaços
1 pitada de sal integral
1 pitada de pimenta preta moída
salsa fresca picada a gosto
1 dente de alho (opcional)

Preparação:
Num tacho grande aquece o azeite, (aloura o alho) e cozinha a couve em lume brando. Junta as batatas cozidas, o leite, a margarina e esmaga tudo. Junta as cebolas, os pedaços de tofu e a salsa; volta a mexer bem e tempera.
Podes servir assim ou ainda levar ao forno numa forma refractária untada e tapada. Serve bem quente.

in Centro Vegetariano

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Águia-pesqueira volta a sobrevoar céu português

Projecto da CIBIO e do ICNB reintroduz espécie extinta em Portugal desde 2002


Fotografia retirada do Ciência Hoje

Em 2002 a águia-pesqueira (Pandion haliaetus) extinguiu-se como reprodutora em território português. Passados quase dez anos do seu desaparecimento, a CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e ICNB – Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade juntam esforços para reintroduzir a ave em Portugal. O local escolhido é o Alqueva.
No passado mês de Julho chegaram as primeiras dez águias, metade vindas da Suécia e a outra metade da Finlândia. A EDP é instituição financiadora dos primeiros cinco anos do projecto. Foram também estabelecidas parcerias com a Sociedade Alentejana de Investimento e Promoção, proprietária do terreno onde se situa a base do projecto, com a TAP e com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva.
Na primeira fase do projecto, as aves permaneceram instaladas em gaiolas, sendo monitorizadas à distância de forma a preservarem o seu comportamento natural. Em Agosto foram libertadas na barragem do Alqueva.
Está já em curso a colocação de ninhos artificiais nas ilhas da albufeira do rio. Pretende-se assim criar condições para a nidificação das aves libertadas naquela região após dois anos passados nas áreas de dispersão, geralmente na África Ocidental (Senegâmbia, Guiné-Bissau).

Segunda tentativa
Esta é a segunda tentativa de resgatar esta ave. Já em 1999, perante a eminente extinção espécie em Portugal, foi elaborado um projecto de recuperação que previa a transferência de jovens aves de outras populações e sua libertação neste território.
O projecto contou com o apoio de especialistas de todo o mundo e chegaram a ser visitados países com potenciais populações dadoras – Córsega, Escócia, Cabo Verde – e restaurado um edifício situado na Torre de Aspa, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, para servir de base.
Estas acções foram suportadas financeiramente pelo então ICN – Instituto para a Conservação da Natureza. Apesar do extenso trabalho desenvolvido, o projecto acabou por não ter seguimento por lhe ter sido retirado o apoio institucional do Estado.

in Ciência Hoje

Uvas

As uvas são muito práticas e podem ser uma excelente adição para um lanche saudável. São ricas em fitoquímicos benéficos ao organismo, mas é um dos frutos com valor energético mais elevado.

A uva é o fruto da videira, da família das Vitaceae. As inúmeras variedades apresentam características distintas na forma, tamanho, tonalidade, qualidade, produtividade, etc. regra geral, têm uma forma redonda ou oval, possuem uma polpa semi-translúcida coberta por uma pele fina e a coloração varia entre o verde, vermelho e roxo escuro (uva preta). De acordo com a variedade, a uva pode ser usada para:
  • Uva de mesa - variedades com baixa acidez, pobre em açúcares e cumpre padrões de tamanho, coloração e forma
  • Produção de vinho - variedades com maior acidez e conteúdo moderado de açúcares
  • Uva passa - variedades com baixa acidez e rica em açúcares
Além disso, as uvas podem também ser usadas para a produção de sumo e confecção de doces e geleia. Neste tema serão somente descritas as características da uva como fruta fresca, reservando as restantes variedades para futuras publicações.
A maturação da uva depende da variedade e da zona de cultivo e estende-se desde o final do Verão até ao princípio do Inverno. A colheita é feita no final da maturação e é habitualmente efectuada entre Setembro e Novembro.
Pensa-se ser originária da Ásia, mas o seu cultivo teve o seu apogeu nas antigas civilizações romana e grega com o objectivo de produzir vinho. O seu cultivo foi ainda potenciado pelo facto de desempenhar um papel importante na religião cristã.

Informação nutricional
O conteúdo em açúcares elevado, principalmente frutose e glicose, é responsável pelo facto da uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio. De entre as vitaminas, destaca-se o teor de vitamina B6 e, somente na uva preta, os carotenos (pro-vitamina A). A uva é ainda rica em fitoquímicos benéficos ao organismo, nomeadamente as antocianinas quercitina e resveratrol.

Vantagens e desvantagens
As uvas necessitam somente de serem lavadas antes do consumo. Por isso, apresentam uma grande conveniência e facilidade no consumo, tornando-as numa fruta de eleição para fazer parte de um lanche equilibrado.
Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que actuam na manutenção da integridade funcional dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, ajudam a combater o envelhecimento e na protecção contra infecções, alguns tipos de cancros e doenças degenerativas. A uva pode ser prejudicial a pessoas que padeçam de cálculos renais porque tem quantidades elevadas de ácido oxálico, que se pode ligar a minerais, como o cálcio, e agravar a formação dos cálculos. Como é rica em açúcares, o consumo de uva deve ser moderado em pessoas com diabetes e/ou excesso de peso.

Como comprar e conservar
Escolha uvas encorpadas e não enrugadas. A sua estrutura deve estar intacta, sem manchas ou mazelas, não deve libertar sumo e deve estar firmemente presa ao caule.
A coloração da uva reflecte a sua maturação e doçura. A uva verde deve apresentar uma tonalidade ligeiramente amarela, a uva vermelha deve ter uma cor uniforme e a uva preta deve ter uma cor bastante escura.
As uvas devem ser consumidas após a compra, tão rapidamente quanto possível. As uvas não devem ser armazenadas à temperatura ambiente porque sofrem um processo de fermentação que acelera a sua deterioração. Conserve-as no frigorífico sem as lavar.

in Nestlé

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 ª edição do OuTonalidades

Até 17 Dezembro 2011
Vários locais em Portugal (10 diferentes distritos)
Tel. +351 234 603 164
Mail: dorfeu@dorfeu.pt
http://apps.www.dorfeu.pt/outonalidades

Ver Programa de Concertos aqui

O circuito volta a unir Portugal e Galiza, através de uma alargada rede de espaços que abrem portas à música que se faz, em cada caso, além do Minho.
De 23 de Setembro a 17 de Dezembro, durante 12 fins de-semana, o programa apresenta 57 concertos de 19 grupos em 21 espaços de música ao vivo, constituindo-se como a maior rede de música ao vivo de pequeno formato do ocidente ibérico.
Em território português, o OuTonalidades alarga a sua rede que, nesta edição, se estende a 13 espaços de música ao vivo por todo o país, em 10 distritos, literalmente de norte a sul do território nacional. Este é também o quarto ano da cooperação entre o OuTonalidades e Rede Galega de Música ao Vivo, circuitos congéneres dos dois lados da fronteira, proporcionando agora a presença de 5 grupos portugueses na Galiza e 8 grupos galegos em Portugal, num total de 38 concertos em regime de intercâmbio luso-galaico, de géneros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo.
A festa do OuTonalidades 2011 está servida!
Vive o Outono com música ao vivo!

in d´Orfeu Associação Cultural

Governo autoriza abate de milhares de sobreiros e azinheiras para viabilizar a barragem da Foz do Tua

O Governo, para viabilizar a construção da barragem da Foz do Tua, vem agora emitir um Despacho para autorização do abate de milhares de sobreiros e azinheiras no Vale do Tua, afectando de modo irremediável o património natural do Vale do Tua, um dos melhores conservados de Portugal.
A barragem estará situada dentro da Paisagem Cultural do Douro Vinhateiro, classificada como Património Mundial. Após um controverso processo de Avaliação de Impacte Ambiental, foi efectuada uma queixa à UNESCO, alertando para a desactivação da linha do Tua e para a afectação negativa da paisagem com a construção da barragem.
A publicação do Despacho n.º 13491/2011, de 10 de Outubro do Ministério da Economia e Emprego e do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, com a necessária Declaração de Imprescindível Utilidade Pública, vem viabilizar à EDP S.A., o abate de mais de 1104 sobreiros e 4134 azinheiras em povoamentos e núcleos de valor ecológico elevado no Vale do Tua. Questionamos a consideração da inexistência de alternativas válidas para a construção do empreendimento, quando as mesmas não foram estudadas ao nível da Avaliação de Impacte Ambiental. Lamentamos o avanço do processo de construção da barragem, a qual a ser construída, produzirá o equivalente apenas a 0,07% da energia eléctrica consumida em Portugal em 2006 (Dados da Rede Eléctrica Nacional). Mais uma vez andamos em contraciclo, construindo barragens irrelevantes quando os países mais avançados já iniciaram a demolição das barragens com pouca utilidade.
Num momento em que cada vez mais vozes se levantam contra o desperdício e o buraco económico que representa a construção de novas barragens, este despacho representa uma inaceitável subserviência à política de publicidade enganosa e facto consumado promovida pela EDP. É também um desrespeito vergonhoso às promessas feitas pelo Governo de reavaliar o programa nacional de barragens.

Lisboa, 11 de Outubro de 2011
QUERCUS, GEOTA, CAMPO ABERTO, ALDEIA, LPN, FAPAS, COAGRET, MCLT, ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO VALE DO RIO TUA

in Campo Aberto

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Procura-se Voluntários

Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)
29, 30 e 31 de Outubro e 1 Novembro 2011
Inscrição: http://www.ligacontracancro.pt/formbuilder2/?id=36
Telf.: 239 487 490 / 918 539 741
Mail: peditorio@ligacontracancro.pt
www.ligacontracancro.pt


A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é uma Organização Não Governamental com vários objectivos dirigidos para a problemática Oncológica. A efectividade da acção da LPCC advém, por um lado, do papel fundamental do seu Voluntariado, que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas da sociedade civil, através dos donativos que permitem custear os aspectos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença. O Núcleo Regional do Centro da LPCC lança um apelo de solidariedade a todos os cidadãos no sentido de participarem como voluntários no Peditório a favor desta Instituição, pois, é através desta actividade de angariação de fundos que as iniciativas de apoio ao doente e de promoção da saúde e prevenção da doença são passíveis de concretização.
Caso pretenda colaborar, inscreva os seus dados neste formulário.
Será contacto posteriormente para o efeito.
Muito obrigado. Juntos Venceremos o Cancro!

in Liga Portuguesa Contra o Cancro

Outubro: Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Liga Portuguesa Contra o Cancro
www.ligacontracancro.pt

Outubro é o Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama. Estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Tendo em conta a incidência desta doença e o impacto na mulher e na sociedade, as organizações internacionais que desenvolvem a sua acção no âmbito da prevenção desta doença dedicam o mês de Outubro à promoção de iniciativas de consciencialização da doença e à angariação de fundos para a investigação sobre as suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Este mês é também dedicado à informação e apoio a todos aqueles que são afectadas pelo cancro da mama. A 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve actividades de prevenção nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para esta problemática. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.
Do total de casos de cancro da mama, cerca de 1% são detectados no sexo masculino. É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada.

in Liga Portuguesa Contra o Cancro

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sons

Tony Bennett & k.d. lang - Blue Velvet

Amazing!

Voluntários participam em 1º Atlas dos morcegos

Para acompanhar o Projeto: www.wix.com/anodomorcego/icnb

Para conhecer as atividades de observação de morcegos ver aqui
Vê como te podes divertir com os morcegos aqui

Um pouco por todo o país, voluntários estão a contribuir para a elaboração do 1º Atlas dos Morcegos em Portugal. A iniciativa é do Instituto da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), no âmbito do Ano do Morcego que se celebra em 2011 e 2012, e que está a desenvolver várias atividades de observação destes animais.
O objetivo é mapear e sensibilizar a população para estas espécies, uma vez que atualmente o conhecimento sobre a distribuição de morcegos pelo território continental é mínimo, indica o site oficial do ICNB.
O fato de ainda não existir uma cartografia sobre a espécie tem "óbvias implicações na conservação dos morcegos, já que as decisões são em muito dependentes na informação existente sobre a distribuição e/ou presença de cada espécie".
O ICNB lançou o projeto Atlas de Morcegos de Portugal Continental com o objetivo de monitorizar os morcegos que é, sobretudo, baseado essencialmente em trabalho voluntário.
O primeiro Atlas vai conter a cartografia atual da distribuição das espécies de morcegos em Portugal continental e irá ter disponível informação para investigação, planeamento e gestão aplicados à conservação.
Os morcegos são uma espécie ameaçada pela destruição das florestas, pela colisão com aerogeradores e pela utilização de grutas como depósitos de lixo.

in Boas Notícias

domingo, 9 de outubro de 2011

As imagens da semana

Digam que foi mentira, que não sou ninguém,
que atravesso apenas ruas da cidade abandonada
fechada como boca onde não encontro nada:
não encontro respostas para tudo o que pergunto nem
na verdade pergunto coisas por aí além
Eu não vivi ali em tempo algum

Ruy Belo