sábado, 27 de agosto de 2011

As surpresas da semana

1 - Ruy Belo: Tu estás aqui

2 - Os jovens católicos europeus que estão em Portugal a participar num encontro sobre “desenvolvimento sustentável das zonas rurais” não compreendem o abandono a que está sujeito um setor “com tantos recursos”.

3 - Passatempo: a Greenfest '11 oferece vários prémios: fins de semana em hotéis, entradas em parques temáticos, e muito mais (participa até 5 Setembro 2011).

4 - A vida tem mais de 3,4 mil milhões de anos. Cientistas descobrem os fósseis de micróbios mais antigos da Terra.

5 - Um lugar a descobrir: Poison D’Amour, na Rua da Escola Politécnica, 32 (a dois passos do Príncipe Real - Lisboa).

6 - Passatempo: Dove go.fresh/Built NY. Ganhe 10 kits com produtos de cuidados corporais e porta-garrafas duplos (participa até 8 de setembro 2011).

7 - Açores: Recuperados 41 botes baleeiros.

8 - Veado e ouriços. Uma verdadeira ternuraeste desenho que lhe oferecemos para decorar o enxoval do bebé. Aumente o desenho para o tamanho desejado, escolha as suas cores favoritas da gama Anchor Mouliné e borde com ponto pé-de-flor e ponto cheio.

9 - Passatempo: a MTV e a Fnac oferecem um Kit de Regresso às Aulas composto por um portátil, headphones, mochilas, entre outros.

10 - Vídeo: Sniff the Cork

11 - Portugueses são dos mais stressados e pressionados no trabalho. Estudo à escala global compara perceções sobre o emprego e o mundo do trabalho

12 - Passatempo: Saber Viver/Maped oferecem 15 kits de material escolar (participa até 14 de setembro 2011).

13 - Alargamento do terminal de contentores de Alcântara chumbado por razões ambientais

14 - Fui ver e gostei: Exposição Barbie - A boneca mais famosa do mundo está de parabéns. Já vão 50 anos que a barbie anda a determinar tendências. Foram muitos os estilistas internacionais que decidiram fazer as suas criações para as mais de 300 barbies expostas. Exposição está patente no piso 7 do El Corte Inglês de Lisboa até dia 17 de Setembro 2011.

15 - Passatempo: a Stradivarius convida-te a fazer aquilo que mais gostas. E poderás ganhar uma viagem a Londres, um Macbook Air ou um iPad e 6 conjuntos exclusivos de Setembro (participa até 31 Outubro 2011).

16 - Vídeo: Sónia Morais Santos em Vencer a Genética

17 - Made in Portugal: Vista Alegre Atlantis

18 - Passatempo: os 6 melhores slogans serão premiados com um dos 6 Passes Duplos para os 3 dias do International GT Open de Portimão no circuito do Portimão (participa até 12 Setembro 2011).

19 - LoveFood: Francesinha Vegetariana

20 - Araucária gigante das Furnas classificada como de Interesse Público

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Festa do Povo Mayor
Visitas à Adega Mayor
27 Agosto a 4 Setembro 2011, das 10h às 18h
Transporte grátis do centro de Campo Maior até à Adega Mayor e regresso
Herdade das Argamassas - Campo Maior
Telf.: +351 268 699 440


clique na imagem para ampliar
A ABRA está de volta ao canil Municipal de Braga!
ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais
www.abra.org.pt

A ABRA ESTÁ DE VOLTA AO CANIL MUNICIPAL DE BRAGA!
(quinta-feira, 25 de Agosto de 2011)

A ABRA vem por este meio informar que, após reunião com a administração da AGERE foram, a partir de hoje, retomadas as actividades da associação no canil municipal de Braga.
A ABRA continuará a dialogar com a AGERE no sentido de ultrapassar quaisquer obstáculos que se coloquem à parceria.
A ABRA agradece, em nome dos animais do canil, o apoio de todas as pessoas e entidades que nos últimos dias têm contactado a associação, divulgado e participado em diversas acções de solidariedade.
Fica também lançado o convite para visitarem o canil para conhecerem os animais, as instalações e o trabalho da ABRA. Toda a ajuda é sempre bem-vinda!
A todos, o nosso obrigado.

ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais
www.abra.org.pt
abra.associacao@gmail.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Smoothie de Pêssego com Mel

Ingredientes para 2 pessoas:
4 pêssegos maduros
2 colheres de sobremesa de mel
1 iogurte natural
150 ml de leite frio

Preparação:
Descasque os pêssegos e corte em pedaços. Num copo misturador coloque o leite, o iogurte, o mel e os pêssegos partidos em pedaços. Misture bem até ficar com uma mistura cremosa e coloque num copo.
Sirva bem fresco ao pequeno almoço ou ao lanche.

in As Minhas Receitas
Festa das Flores de Campo Maior
27 Agosto a 4 Setembro 2011
Entrada livre
Associação das Festas do Povo de Campo Maior
Telf.: 268 685 193
E-mail: festasdopovo@gmail.com
Av.ª dos Combatentes da Grande Guerra, 22
7370-050 Campo Maior
Câmara Municipal de Campo Maior
Tel.: 268 680 300
www.festasdopovo.pt

As Festas do Povo consistem na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população. Trata-se de um evento tradicional único, e que já alcançou uma notoriedade elevada a nível nacional e internacional.
É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da "enramação".
O actual modelo de Festas realizou-se por 19 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.
As últimas Festas do Povo tiveram lugar em 2004 e levaram a Campo Maior, de acordo com um estudo elaborado pela Universidade de Évora, cerca de 2 milhões de pessoas, vindas de todo o país, da vizinha Espanha, da comunidade emigrante e até mesmo de outros países europeus. Foram decoradas 86 ruas com flores de papel, o equivalente a uma distância de 15 km. No total, foram utilizadas perto de 20 toneladas de papel e o trabalho voluntário de cerca de 7500 pessoas.
Em 2011 as Festas do povo contam com a participação de mais de 100 ruas, um facto que demonstra a vitalidade e importância que este evento tem para as gentes de Campo Maior.

in Festas do Povo Campo Maior

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sons

Gonçalo Salgueiro - Grito

Gosto!
Estação de comboios de S. Bento considerada uma das 14 mais belas do mundo

A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure, que destaca os painéis de azulejos de Jorge Colaço. A lista inclui outra obra de arquitectos portugueses, mas em Moçambique: a estação de comboios de Maputo.
Na lista das 14 estações de comboio mais belas, a de São Bento, projecto do arquitecto Marques da Silva e inaugurada em 1915, é destacada pela sua fachada em pedra e telhados de mansarda, bem como pelos "20 mil esplêndidos azulejos" criados por Jorge Colaço e produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana, um trabalho que, segundo a Travel+Leisure (T+L), fará qualquer visitante "suspirar".
Nas paredes da estação podem admirar-se alguns episódios da história de Portugal, como a entrada de D. João I no Porto, para celebrar o casamento com D. Filipa de Lencastre, ou o torneio de Arcos de Valdevez.
Além de São Bento, a Travel+Leisure destaca ainda a beleza da estação de Maputo, em Moçambique, a única escolhida no continente africano e que, construída entre 1913 e 1916, foi desenhada pelos arquitetos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa (embora, erradamente, seja por vezes dada como projectada por Gustave Eiffel).
A lista de belos edifícios ferroviários inclui ainda os jardins interiores da estação de Atocha, em Madrid, as estações de Kanazawa (Japão), a Southern Cross Station (Melbourne, Austrália), de Sirkeci (Istambul, Turquia) ou a neogótica S. Pancras International (Londres, Reino Unido).
Os Estados Unidos lideram a lista com três estações - a Union Station, em Los Angeles; a Union Station, em Washington; e a Grand Central Terminal, em Nova Iorque.
Na Europa, destaque ainda para a estação central de Antuérpia, na Bélgica. A arquitectura e a decoração da estação Chhatrapati Shivaji, em Bombaim, na Índia, e da estação de Kuala Lumpur, na Malásia, também as colocaram na lista da revista.

A lista completa da T+L
St. Pancras International, Londres
CFM, Maputo
Sirkeci, Istambul
Southern Cross, Melbourne
Kanazawa, Japão
Atocha, Madrid
Union Station, Los Angeles
Estação Central, Antuérpia
Chhatrapati Shivaji Terminus, Mumbai
São Bento, Porto
Union Station, Washington D.C.
Gare du Nord, Paris
Estação de Kuala Lumpur
Grand Central Terminal, Nova Iorque

in Fugas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

700 mil fotografias do Portugal Colonial online
Arquivo Científico Tropial Digital
http://actd.iict.pt

Mais de 700 mil fotografias do Portugal colonial vão estar disponíveis para consulta online. As imagens estão a ser digitalizadas dos acervos do Arquivo Histórico Ultramarino e do Instituto de Investigação Científica tropical, avança o Diário de notícias.
Neste momento já é possível consultar perto de 20 mil destas fotografias no site do Arquivo Científico Tropial Digital (http://actd.iict.pt), algumas da autoria de Elmano da Cunha e Costa, advogado em Lisboa e fotógrafo em África nos anos 30 cuja obra pictória está neste momento a ser estudada por uma investigadora holandesa.
Segundo disse Catarina Marques, responsável pelo espólio do Instituto de investigação Científica Tropical e pela digitalização das imagens, ao Diário de Notícias, as fotografias têm diversas proveniências e temáticas sendo a mais antiga de 1860 e as mais recentes de 1974.
As fotografias do espólio são valiosas também pelos vários tipos de processos fotográficos que ali existem, desde os métodos comuns de fotografia (com nitratos e acetatos de celulose) até métodos mais raros de papéis de ouro e platina.

in Boas Notícias
Leilão silencioso pelo Patagarro
Necessitamos de material para leiloar, talvez livros, quadros, DVDs ou outros produtos relacionados com o ambiente ou natureza
SPEA
Avenida João Crisóstomo, n.º 18 - 4.º Dto.
1000-179 Lisboa
Telefones: geral: (+351) 21 322 04 30
Telemóvel: (+351) 91 938 27 22
E-mail: spea@spea.pt
www.spea.pt

No VII Congresso de Ornitologia da SPEA e I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia será realizado um leilão silencioso cujas receitas reverterão para o Projecto Puffinus – Conservação do Patagarro no Parque Ecológico do Funchal.
A área de nidificação do Patagarro no interior do Parque Ecológico do Funchal foi totalmente destruída pelo incêndio que atingiu as serras da Madeira em Agosto de 2010. Embora as aves nidificantes não tenham sido directamente afectadas por nessa altura já não se encontrarem nos ninhos, agora a espécie não encontra condições adequadas a permanecer neste reduto do concelho do Funchal. Para evitar o desaparecimento do Patagarro do Vale de Santa Luzia, é necessário desenvolver várias acções tais como a consolidação dos ninhos conhecidos e construção de ninhos artificiais.
Para que este leilão seja um sucesso, contamos com a sua colaboração! Necessitamos de material para leiloar e você poderá ter alguma coisa em casa que queria oferecer para ajudar o Patagarro, talvez livros, quadros, DVDs ou outros produtos relacionados com o ambiente ou natureza que poderão interessar aos nossos participantes do congresso.
Colabore connosco! Entregue os seus produtos na nossa sede (Madeira, Lisboa ou Açores) e ajude a recuperar o habitat de nidificação do Patagarro no concelho do Funchal!

in SPEA

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Petição
Queremos que a ABRA continue no canil de Braga
www.peticaopublica.com/?pi=P2011N13423

Para: Público em geral

Tendo conhecimento que a Abra foi impedida de entrar no canil de Braga, sem qualquer pré aviso, sendo esta medida contra o protocolo que a Agere assinou com a Associação Abra, e que se encontra publicado no website da Câmara de Braga, página da Agere, conforme se transcreve:

"Todos os serviços relacionados com a captura, recolha, e restituição para adopção de animais no concelho de Braga, são da responsabilidade da Agere-EM. O Departamento de Higiene e Limpeza pode ser contactado directamente pelo Telf. 253 205 091.
O novo canil/gatil municipal, cujo projecto foi aprovado pelo Conselho de Administração da AGERE, EM, entrou em funcionamento. O cumprimento das normas europeias está assegurado. Existem todas as condições consideradas essenciais, para a permanência dos animais neste local.
Está finalizado, ao fundo da Rua da Depuradora (junto aos edifícios da depuradora e parque de oficinas da Agere-EM), em Real, o edifício onde passa a funcionar o novo canil/gatil municipal, com 360 m2, cuja gestão está a cargo do Departamento de Higiene e Limpeza da empresa.
O edifício, construído de raiz, implicou um investimento de cerca de 150.000 euros, integralmente coberto pela Agere-EM. Estando o edifício terminado, encontram-se apenas em fase de execução os arranjos exteriores.
As novas instalações dispõem de 22 celas para cães e 10 celas para gatos, possuindo ainda celas especiais para cadelas com ninhadas. O número de animais que podem ser albergadas no novo edifício é variável, uma vez que a quantidade por cela é definido em função do peso dos mesmos, segundo as normas estipuladas na lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, da Convenção Europeia para a Protecção de Animais de Companhia.
Desde Abril de 2005 que numa colaboração com a Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), esta entidade sem fins lucrativos formada em Braga, ajuda o canil municipal no intuito de arranjar o maior número de adopções para os animais abandonados ou dados pelos donos para abate, minimizando o seu sofrimento.
Todos os dias uma equipa de voluntários vai ao canil para dar carinho, passear e tratar dos animais lá residentes e atender possíveis adoptantes. Neste tempo a Associação conseguiu que muitos cães e gatos fossem salvos (em Junho contabilizava-se à volta de 500 cães e 100 gatos).
Para isso muito contribuem as campanhas periódicas que fazemos, em sítios estratégicos da cidade."

Vimos por este meio demonstrar a nossa indignação e repúdio por esta medida. A Agere, num Estado de Direito, não pode exercer este tipo de autoridade, sem uma justificação devidamente fundamentada. Nem o concelho de Braga, nem Portugal, podem tolerar este tipo de medidas completamente opostas ao nosso regime democrático e à Constituição Portuguesa.
Quem está a alimentar os animais, quem está a dar água aos animais, quem está a cuidar dos animais? A Abra tem que retomar as suas funções no canil de Braga imediatamente.

Os Signatários
www.peticaopublica.com/?pi=P2011N13423

domingo, 21 de agosto de 2011

As imagens da semana 

Eu sei e você sabe
Já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe
Que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham a você.

Assim como o Oceano, só é belo com o luar
Assim como a Canção, só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem, só acontece se chover
Assim como o poeta, só é bem grande se sofrer
Assim como viver sem ter amor, não é viver
Não há você sem mim
E eu não existo sem você!

Vinícius de Moraes