sábado, 28 de junho de 2008

As surpresas da semana

1 - Sesta Saudável.

2 - O Blogue da Animal.

3 - Quem explica ao Van Dog (e a mim também!), porque é que a Coca-cola tem uma taxa de 5% de IVA????

4 - Be the change you want to see... (frase de Gandhi: seja você mesmo a mudança que deseja para o mundo).

5 - Pois, pois... afinal os políticos e o resto de Portugal parecem viver em planetas diferentes: Previsões do Executivo para a Economia Portuguesa "Parecem Inatingíveis".

6 - O diário britânico TIMES pôs online os seus arquivos desde 1785!

7 - Vamos todos ajudar e participar no Leilão Solidário do Clube do Aniversário a favor do Associação Bianca (ajuda e recolhe animais abandonados na zona de Sesimbra).

8 - Pede aos supermercados que respondam à Greenpeace.

9 - Via Miss Pearls: Sons, Instrumentos e Músicas.

10 - Um poema lindíssimo sobre árvores.

11 - Mulheres de coragem: Bakhtawar Bhutto, a filha mais velha de Benazir Bhutto, a antiga primeira-ministra do Paquistão que foi assassinada em 2007.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Férias Alentejanas
Telf.: 213 622 265
Tlm: 916 346 834
Fax: 213 622 267
E-mail: reservas@feriasalentejanas.com
http://www.feriasalentejanas.com

Quem somos?
A Férias Alentejanas é uma Central de Reservas de alojamento especializada na região do Alentejo.
A oferta em termos de alojamento completa-se com uma componente informativa (Sugerimos, O Que Fazer?, Onde Comer?) porque pretendemos que os nossos clientes não tenham dúvidas quando escolhem onde vão passar as suas férias, fins-de-semana ou feriados.
Escolhemos a Internet como canal de comunicação com os nossos clientes tentando assim oferecer-lhes maior conforto, maior rapidez e preços mais competitivos.
Deste modo, é através do nosso website e respectiva newsletter que fazemos chegar aos nossos clientes e utilizadores a informação que necessitam quando procuram uma alternativa de qualidade em termos de turismo na região do Alentejo.
Como funcionamos?
A Férias Alentejanas, enquanto central de reservas, promove e efectua reservas para um conjunto de unidades de alojamento e de animação turística.
Os pagamentos do alojamento e/ou das actividades serão efectuados à Férias Alentejanas. Se a reserva for efectuada com uma antecedência superior a 10 dias úteis, será solicitado ao cliente que proceda ao pagamento de um sinal (no valor de 25% do total) a fim de confirmar o seu pedido de reserva. Se a reserva for solicitada com uma antecedência inferior a 10 dias úteis, o cliente deverá efectuar o pagamento do total da reserva.
Depois de efectuado o pagamento total, o cliente receberá um voucher, através de e-mail ou fax. Este voucher deverá ser apresentado à chegada e é prova em como os serviços em questão já estão pagos.

In site Férias Alentejanas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sons

Laura Veirs - Magnetized

Gosto muito, muito!
Escola de Gaitas: Concerto de Fim de Ano
30 Junho 2008
A partir das 20h30
Auditório GTC BES
Rua D. Luís, 27 - Lisboa
Entrada gratuita
http://gaitadefoles.net

"No dia 30 de Junho, a partir das 20h30, no Auditório GTC BES, em Lisboa, vai decorrer o concerto de fim de ano lectivo dos alunos da Escola de Gaitas da Associação Gaita-de-Foles. Ao longo do concerto, os vários alunos dos cursos de Gaita-de-fole (Iniciação, Intermédio e Avançado) demonstrarão os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, sendo para alguns a primeira vez que tocarão Gaita-de-foles ao vivo. Para além disso, também os alunos do Curso de Flauta de Tamborileiro vão mostrar o trabalho que têm vindo a desenvolver, como resultado da recente abertura do curso desse instrumento. A apresentação terá lugar no Auditório GTC BES, (Rua D. Luís, nº 27, Lisboa, perto de Santos e junto à Av. 24 de Julho - onde?)."

In Newsletter Gaita de Foles - Boletim 158 (24 Junho 2008)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cantinho Médico - Substâncias venenosas para os animais

"Assim sendo, começo hoje com a primeira nota do Cantinho Médico, respeitante a coisas do dia-a-dia que podem ser consideradas venenosas para o nosso amiguinho de quatro patas:
Quando um animal (em especial, um cão) vê algo que lhe parece ser comida, ele tem tendência a comê-lo. Embora este comportamento não dê problemas em muitos dos casos, o animal poderá ingerir substâncias que lhe fazem mal - um caso bastante típico é um rato ser envenenado numa desinfestação e ir morrer mais longe, sendo comido por um gato a seguir, que morre também envenenado.
Deste modo, é sempre aconselhável usar métodos ecológicos de desinfestação e manter este tipo de remédios longe dos nossos amiguinhos.
Dica: pelo sim, pelo não, tenha o número de telefone de um centro anti-venenos e do seu veterinário sempre à mão, num local visível e de fácil acesso.
Outros venenos potenciais:
  • Líquidos anti-congelantes (como o líquido de radiador) - dado que este produto tem um sabor doce, é muito apreciado pelos animais de estimação. Este produto é extremamente tóxico e pode ser fatal. Mantenha este produto longe do seu animal.
  • Chocolate e outros estimulantes - o chocolate contém um estimulante, chamado teobromina, que pode ser um veneno. Um cão de grande porte pode necessitar de comer meia caixa de bombons para ser envenenado, mas um gato necessitará apenas de um bombom para estar em perigo. Mantenha todos os estimulantes (café, chá, álcool, refrigerantes, doces) fora do alcance do seu animal de estimação.
  • Produtos de limpeza doméstica - lixívia, detergentes, cera de soalho, líquidos de limpeza de casas-de-banho, todos podem ser prejudiciais para os vossos peludos. Uma vez mais, tente usar alternativas ecológicas e amigas dos animais e mantenha o tampo da sua sanita sempre em baixo.
  • Insecticidas - usar sprays insecticidas perto do seu animal pode pô-lo doente. Se tiver necessidade de desinfestar a sua casa (ou local onde o animal costuma estar), mantenha-o afastado do local até uma semana depois do acto em si, para permitir aos vapores nocivos se dissiparem (um conselho seria fazê-lo durante umas férias, assim tanto o dono como o animal estariam longe!) Se a desinfestação estiver a ser feita por si, evite pulverizar as áreas próximas da zona de refeição do animal, e guarde as gamelas onde ele come até ter terminado o serviço. Considere a hipótese de usar um produto com baixo grau de toxicidade, em nome da saúde de animais e humanos.
  • Pesticidas ou outros produtos para plantas - se usar produtos como herbicidas ou afins, mantenha o seu animal longe dos locais tratados, dado que muitos deles são potencialmente fatais para o seu amiguinho. Afaste-o da sua relva até uma semana após esta ter sido tratada. Lembre-se que há alternativas orgânicas e seguras que pode utilizar, considere-as.
  • Medicamentos - mantenha todos os medicamentos, sejam humanos ou de veterinário, afastados do seu animal de estimação. Não lhe administre uma dose superior à recomendada pelo veterinário: mais não é melhor, para além de poder ser fatal. Do mesmo modo, não medique o seu animal com remédios sem consultar o médico antes.
  • Plantas - algumas plantas domésticas, em especial algumas espécies tropicais, podem ser venenosas para o seu amiguinho. Se possuir alguma planta prejudicial, dê-a a um amigo que não tenha animais.
  • Tabaco - a nicotina é um dos venenos naturais mais potentes. Se fuma, mantenha os seus cigarros e beatas, bem como as folhas de tabaco e materiais afins longe do seu animal de estimação."

(fonte: The First Aid Companion For Dogs & Cats, de Amy D. Shojai)

Leonor
In blogue Bichanos do Porto

terça-feira, 24 de junho de 2008

20 mil desempregados na região do Tâmega.
Amarante, Baião e Marco são os concelhos mais afectados


"A região do Tâmega regista mais de 20 mil desempregados, sendo os concelhos mais afectados Amarante, Baião e Marco de Canaveses, onde as mulheres representam 70 por cento dos inscritos nos centros de emprego, revela um estudo divulgado pela Rede Europeia Anti-Pobreza. Esta região do Norte do país, que conta com 20.202 desempregados inscritos em Janeiro, é prejudicada pelo "baixo nível de qualificação entre os activos empregados" nos oito concelhos analisados, "que chegam a representar cerca de 74 por cento dos trabalhadores por conta de outrem".
O objecto de estudo deste trabalho situou-se na análise e interpretação do impacto das situações de desemprego ou emprego de baixa qualidade no desenho de percursos, trajectórias e modos de vida da exclusão e da pobreza em oito concelhos da região do Tâmega, designadamente Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
De entre os oito municípios da região, os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses são também aqueles que "registam as taxas mais elevadas de desemprego jovem".
O estudo adianta que a "disparidade entre o ganho médio dos trabalhadores por conta de outrem no resto do país e na região Norte é muito acentuada e claramente desfavorável para os segundos, que chegam a ganhar menos cerca de 350 euros por mês".
"Esta situação condiciona fortemente o nível de rendimento das famílias e do seu poder de compra, justifica a manutenção de um nível ainda significativo de actividades informais, se bem que em regressão, e corrobora a ideia que o acesso ao emprego, mesmo que estável, não constitui, forçosamente, uma garantia contra as situações de fragilidade face à exclusão social e à pobreza", conclui.
O documento revela também que os valores da taxa de escolarização ao nível do ensino secundário, com excepção de Amarante, "fica muito abaixo da média nacional", ainda que esteja implementada a escolaridade obrigatória.
O estudo, denominado "Impacto do Desemprego na pobreza e exclusão social Porto-Tâmega", sublinha que se "verifica nestes concelhos um aumento das situações de pobreza, sobretudo os 'novos pobres', do consumo de álcool e drogas e do endividamento das famílias".
Esta análise permitiu perceber também que "a poupança aparece associada à vivência em meio rural e é um modo de vida muito importante para a população idosa que, não obstante as dificuldades, tende a pensar no futuro da sua garantia em termos de rendimentos".
"Indivíduos com problemas de saúde e de justiça e com comportamentos aditivos", sendo que a questão do alcoolismo foi referenciada como articularmente grave em Baião, Marco e Penafiel, são aqueles que se enquadram nas situações de exclusão do mercado de trabalho.
Porém, o documento indica ainda que "também é possível delinear um outro conjunto de indivíduos que se recusam/desmotivados para a (re)entrada no mercado de trabalho". Refere que se tratam de pessoas "que cristalizam todas as problemáticas de pobreza e exclusão social, regra geral beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e um agregado significativo de mulheres (...) com baixa qualificação escolar e profissional, dificuldade de adaptação a novos contextos profissionais, limitações de mobilidade geográfica", entre outros aspectos.
A realização de biscates, trabalho em casa e trabalho não declarado apresenta uma "incidência transversal em todas as categorias sociais e concelhos, embora com tendência de regressão dada a retracção da actividade industrial", indica o estudo.
O estudo aponta várias "pistas estratégicas de enfrentamento", sendo considerada fundamental "a necessidade de uma intervenção diferenciada, articulada ao nível institucional, abrangente e multidimensional que active os indivíduos não apenas socialmente, mas nas suas competências mais pessoais, mais íntimas de auto-estima e auto-conceito, entretanto devastados". Reforço e/ou reactivação da intervenção da Rede Social e da sua plataforma supra concelhia, o incremento/valorização de outros espaços de parcerias e trabalho em rede existentes, o reforço da inserção das problemáticas da inclusão socio-económica na agenda das organizações locais e o desenvolvimento de organizações e/ou serviços especializados de proximidade às famílias são algumas das principais linhas de acção definidas."
19.06.2008

In site Solidariedade

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Alperces

Ontem finalizamos a apanha do Alperce (também chamado Damasco). Ao contrário do ano passado, tivemos menos alperces, mas maiores e mais doces.
Para comer, oferecer à família e amigos, e fazer este Bolo de Alperce (já anteriormente postado), muito simples e delicioso.
Este ano não faço Compota porque não são muitos, mas ainda quero experimentar estes folhadinhos da Nanda, pois só pelas fotografias já fiquei a salivar...
É muito bom comer o que as nossas árvores/Terra oferecem.
Obrigado, meu querido Damasqueiro!





domingo, 22 de junho de 2008

As imagens da semana

Quando não há tempo, quando a pressão leva à exaustão e o cansaço derruba-nos, nada melhor que "embelezar os olhos" com as belas e simples maravilhas que nos rodeiam.
Para parar, olhar e sorrir com o coração!

























"Penso: talvez o céu seja um mar grande de água doce e talvez a gente não ande debaixo do céu mas em cima dele; talvez a gente veja as coisas ao contrário e a terra seja como um céu e quando a gente morre,quando a gente morre, talvez a gente caia e se afunde no céu." José Luís Peixoto