domingo, 8 de julho de 2007

Este blogue fez ontem o seu primeiro aniversário. Como o tempo passa depressa...
Lembro que já pensava em criar um, mas tinha algum receio das novas tecnologias. Entretanto, a Inês, o Duarte e o Cláudio já tinham os seus blogues e incentivaram-me a fazer um também (parecia que só faltava eu!).
E, após receber este texto por e-mail (29 de Março 2006), decidi mudar de vida. Aos 33 anos, e pela terceira vez, recomecei novamente. E iniciei este blogue também.
Não tem sido fácil, mas nunca nos disseram que seria! São mais os dias negativos do que os positivos, é mais o choro que a alegria, é mais a desilusão que a satisfação. Muitas vezes perdemos o ânimo, a fé, mas nunca a ESPERANÇA (a minha palavra preferida).
Nunca é tarde para recomeçar, nunca é tarde para aprender, nunca é tarde para fazer o que realmente queremos. O resto são duras batalhas, inimigos ferozes e dias/semanas/meses muito difíceis. Mas quando ganhamos algo, a alegria é tremenda porque o esforço foi demasiado.
Prefiro dessa forma do que acordar aos 65 anos (caso tenha sorte de lá chegar!) e perceber que não vivi, apenas sobrevivi.
Um dia de cada vez, uma força inabalável em nós e nos nossos ideais, chorar quando tiver de ser, gritar contra ao mundo quando necessário, festejar imensamente cada vitória, nunca perder a esperança e amar perdidamente cada segundo da nossa existência.
E assim pretende ser também este blogue, repleto de VIDA. Porque viver está nas nossas mãos, como refere este antigo ditado oriental:
"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."

Bolo de Alperce

Ingredientes
100 gr. de margarina vegetal (mais saudável)
1 dl de óleo (de milho ou girassol, por serem mais suaves)
200 gr. de açúcar amarelo
4 ovos (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal
Raspa de 2 limões
400 gr. de farinha para bolos (já com fermento)
1 kg. de alperces
60 gr. de amêndoas partidas em falhas
Açúcar inglês para polvilhar
Preparação
Pré-aqueça o forno (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Bata a margarina (derretida ao lume) e o óleo com o açúcar até obter um creme (durante 10 minutos).
Junte os ovos, o sal, a raspa dos limões e a farinha, sem parar de bater. Misture bem e deite numa forma de tarte bem untada com margarina e polvilhada com farinha.
Lave, descasque, retire os caroços e corte em quartos, os alperces e disponha sobre a massa, encostando-os bem uns aos outros.
Espalhe por cima as amêndoas partidas em falhas e polvilhe com açúcar amarelo.
Leve a cozer em forno quente (190ºC), durante 1h e 15 minutos (mas faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).
Polvilhe com açúcar inglês assim que sair do forno.

In Livro de Bolos e Bolinhos da Vaqueiro

Sem comentários: