sábado, 24 de outubro de 2009

As surpresas da semana

1 - A substância dos sonhos é a luz. Sobre a Igreja de Santa Maria, de Siza Vieira.

2 - Regista-te no site da Comfort e recebe um livro de Comfort 30 anos.

3 - Muito bonitos: Separadores de Hiroshi Sasagawa.

4 - Há nova agência de viagens no mercado português, desta feita destinada a “divulgar e partilhar a cultura, a identidade” e “o património” portugueses. A Viagens Portuguesas avança com programas ambiciosos que prometem apresentar “o que de mais português há em Portugal” e descobrir um país “diferente” do que habitualmente se encontra nos postais ilustrados.

5 - Elegante e estilizada, esta bonita manta de lã permitir-lhe-á renovar a decoração da sua casa de forma única e personalizada.

6 - Outra pequena partilha: Árvore, Cujo Pomo, Belo e Brando.

7 - A Castello Lopes Multimedia tem para oferecer prémios do filme "À Noite no Museu". Participe através do site.

8 - Os novos piratas da TV. Existem formas de desbloquear canais codificados. O crime é punível com pena de prisão, mas tal facto não parece assustar quem o pratica.

9 - Concurso de Astronomia Artística: o Concurso tem como tema geral a Astronomia, sendo admitidas a concurso todas as formas artísticas: Artes Plásticas e Multimédia, Poesia, Conto e Música. Destina-se aos alunos das escolas portuguesas, públicas ou privadas, do Ensino Básico e Ensino Secundário (entrega de trabalhos até 31 Janeiro 2010).

10 - Pesquisa comprova que árvores diminuem males da poluição no organismo humano.

11 - O que Portugal A Minha Primeira Escolha está fazendo agora? Ganha uma viagem à Madeira com o P! Adiciona o P, escreve um comentário e participa (até 30 Novembro 2009).

12 - Gosto: Floral 09 em vinil autocolante decorativo.

13 - Hill´s: registe-se hoje mesmo e poderá ganhar um ano de alimentação de Hill´s Science Plan. Também irá receber uma newsletter mensal com conselhos e informação, artigos e reportagens e promoções exclusivas.

14 - No Ano Internacional da Biodiversidade, a Ciência Viva convida grupos de alunos e professores de escolas de diferentes pontos do país a integrar um projecto com vista à construção do mapa dos ecossistemas florestais portugueses. O projecto levará a que os jovens adquiram conhecimentos básicos sobre a flora e a fauna do país e fiquem sensibilizados para a preservação dos bosques enquanto reservatórios de biodiversidade.

15 - Uma árvore generosa de Shawn Soh.

16 - Casas em madeira, casas mais humanas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Chocolate em Cascais
Cidadela de Cascais
23, 24 e 25 de Outubro 2009, 10h às 20h
Entradas: adultos - 2 euros; crianças grátis até 12 anos.
www.ochocolateemcascais.com

clique na imagem para ampliar

O Chocolate em Cascais, um evento que pretende dar a conhecer um produto que raras vezes é apreciado com requinte, com consciência das suas propriedades e verdadeira dimensão das suas qualidades nutritivas.
O Chocolate em Cascais realiza-se de 23 a 25 de Outubro de 2009, na Fortaleza da Cidadela de Cascais, consistindo essencialmente num conjunto de exposições, demonstrações-workshops, conferências-provas, animação e marcas de chocolate.
Fora deste espaço, o evento conta ainda com a participação de vários estabelecimentos hoteleiros e de restauração onde terão lugar actividades complementares.
Para além do cariz pedagógico do evento, pretendemos com esta iniciativa inovadora a nível do Concelho de Cascais, destacar outros aspectos inerentes ao cacau e ao chocolate, como sejam a vertente histórica, cultural e mesmo artística, porque tal como a arte, o chocolate é uma paixão que desperta e arrebata todos os sentidos."

In site O Chocolate em Cascais

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Estão abertas as candidaturas à Acção Qualidade de Vida 2009
Associação Salvador
Telf.: 213184851
Fax: 213 572 260
info@associacaosalvador.com
www.associacaosalvador.com

"Entre 15 de Setembro e 18 de Novembro de 2009 está aberto o período de candidaturas para a Acção Qualidade de Vida, promovida pela Associação Salvador.
A Acção Qualidade de Vida é um processo de candidatura criado pela Associação Salvador para atribuir apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora cuja integração social possa estar limitada pela falta de meios.
A grande maioria das pessoas portadoras de deficiência motora não possui os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade.
Muitas destas pessoas, simplesmente porque necessitam de se deslocar em cadeira de rodas, vivem enclausuradas em suas casas devido à falta de acessibilidades sendo-lhes vedados direitos básicos de dignidade humana. Estas pessoas têm projectos de vida, objectivos e ambições que querem alcançar.
A Acção Qualidade de Vida destina-se a pessoas com paraplegia, tetraplegia ou ainda a pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeira de rodas no seu dia-a-dia.
Este processo de candidaturas pretende apoiar as pessoas com maiores dificuldades económicas. Contudo, é preciso que também demonstrem a motivação adequada para a mudança.
Os candidatos podem pedir qualquer tipo de apoio, desde que a pessoa que se candidata fundamente a necessidade do pedido, no seu projecto pessoal
.
No projecto pessoal os candidatos devem definir, de forma flexível, objectivos mensais e planear a sua execução. O apoio solicitado deverá ser um meio facilitador da integração social da pessoa.
As candidaturas recebidas até 18 de Novembro serão analisados por um júri, composto por um médico, um psicólogo e um membro da Associação Salvador, que irá decidir, que candidaturas apoiar."

In site Associação Salvador

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Quinta da Bouça D'Arques
Viana do Castelo
Uma das melhores obras de arquitectura 2006-2008 e candidata ao prémio FAD
www.boucadarques.com

"a quinta da bouça d’arques foi eleita pela ordem dos arquitectos como uma das melhores obras de 2006-2008, tendo sido igualmente seleccionada para o prémio FAD entre 400 obras (portugal e espanha) o projecto é da arquitecta Paula Pinheiro com a colaboração de Leandro Amaral e a visão e empenho de João Couto, o mentor e proprietário da obra
a nova construção – as suites acer e jacarandá – inseridas numa quinta com actividade agrícola e turismo rural, tem como objectivo ampliar a capacidade com espaços de estar individualizados, evidenciando a geometria do conjunto arquitectónico existente
a expressão arquitectónica do edifício é determinada pela materialização da estrutura, pondo em evidência o betão e o ferro
o edifício é envolvido por um sistema de réguas de madeira «a cutelo» que filtra a luz poente e impede a visão do recinto social para o interior das habitações
uma obra de referência a conhecer, em viana do castelo, considerada pela conceituada revista “wallpaper” a meca da arquitectura, onde se destaca a biblioteca municipal projectada pelo arquitecto Siza Vieira
em cascais, é possível conhecer o projecto numa exposição a decorrer até ao dia 1 de novembro no espaço multiusos da marina-terra, praça d. Diogo de Menezes, das 12h às 19h
inloco, a experiência de um fim-de-semana na quinta da bouça d'arques na casa acer ou jacarandá
t1 95€ - 115€
preços por casa e por noite pequeno-almoço incluido"

In newsletter Atmosphere Hotels, 8 Outubro 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

8 erros alimentares
Sal, excesso de gordura e açúcares, comer em excesso.
Os conselhos para evitar os "pecados" alimentares

"Consumo de sal em excesso
Ao abuso no sal está associada à ocorrência de doenças como hipertensão, AVC – Acidentes vasculares cerebrais (tromboses, embolias cerebrais), acidentes cardiovasculares (enfartes...). Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), cada pessoa deve consumir, por dia, no máximo 5 gramas de sal. Em Portugal este valor multiplica-se por 3.
Elevado consumo de álcool
Os portugueses continuam a ser um dos maiores consumidores mundiais de álcool per capita, o que tem repercussões directas quer na saúde individual e colectiva, quer na sinistralidade rodoviária e no local de trabalho, no baixo rendimento intelectual, na deterioração das relações interpessoais, etc.
Elevado consumo de gorduras
Principalmente gorduras de má qualidade, gorduras saturadas, hidrogenadas, sobreaquecidas e de múltipla utilização. Do ponto de vista calórico, um grama de gordura tem cerca de nove calorias, contrapondo às quatro calorias conferidas por um grama de hidratos de carbono (pão, arroz, etc.).
Saltar refeições
Estar muitas horas sem comer cria uma maior sensação de fome, que leva a pessoa a fazer posteriormente refeições demasiado pesadas. Aliás, a carência alimentar (manifestada como hipoglicémia - baixa da glicose no sangue) é responsável pela quebra de rendimento intelectual, tanto na escola como no trabalho.
Comer demais
Refeições muito volumosas, aliadas a uma vida cada vez mais sedentária, provocam o aumento de peso. O excesso de peso é hoje um grave problema de saúde pública. Calcula-se que quase 50% da população nacional tem excesso de peso e, dentro destes, muitos são obesos. Tal como estar muitas horas sem comer (resultando em hipoglicémia), comer demais também é prejudicial. A maior parte dos acidentes de trabalho ocorre imediatamente antes ou imediatamente após a hora do almoço. No primeiro caso por carência alimentar, no segundo por excesso alimentar. Ao comer demais há uma chamada de sangue ao tubo digestivo, diminuindo a oxigenação cerebral, o que induz um aumento da sonolência e dificuldade de concentração e na execução de tarefas.
Baixo consumo de legumes e produtos hortícolas
É importante recuperar o papel tradicional da sopa”, como forma de comer mais legumes e hortaliças. Muitas pessoas só comem alimentos de origem vegetais nas saladas, quando a melhor forma de o fazer é cozidos na sopa, uma vez que são mais facilmente digeridos e conservam todos os nutrientes na água da sopa.
Baixo consumo de leite e derivados
A osteoporose ainda é uma doença de elevada prevalência em Portugal. A carência destes alimentos leva a uma grande falta de cálcio na infância, adolescência e início da idade adulta.
Elevado consumo de açúcar
O açúcar também faz parte de uma dieta saudável, mas não se deve exagerar na quantidade. “Não só porque ingerimos calorias a mais, mas também porque obrigamos o nosso pâncreas a um desgaste enorme”, explica Nuno Nunes. Quando o pâncreas é demasiado estimulado, “gasta a sua capacidade de produzir insulina”, o que, associado à obesidade, contribui ao longo dos anos, para o aparecimento da diabetes."

In site Sabores Sapo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

domingo, 18 de outubro de 2009

As imagens da semana

Esta semana estamos a tentar salvar três gatinhos abandonados perto do Palácio de Queluz.
Façam figas para que corra tudo bem!
Boa semana.