sábado, 10 de dezembro de 2011

As surpresas da semana

1 - Teste neuroquímico detecta precocemente doença de Alzheimer

2 - Descobertos os maiores buracos negros de sempre

3 - Passatempo: o Facebook da Poupança BES Júnior oferece o GIZ, o novo porquinho mealheiro BES Agatha Ruiz de la Prada, às 5 rimas mais originais (participa até 20 Dezembro 2011).

4 - Loja online da Agrobio: as sementes de hortícolas e aromáticas de Agricultura Biológica, indispensáveis para a sua horta familiar.

5 - Barragem do Tua põe em risco Património Mundial no Douro. O Comité do Património Mundial da UNESCO considera que a construção da barragem de Foz Tua tem um "impacto irreversível e ameaça os valores" que estão na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Esta é uma das conclusões do relatório da missão consultiva que, a solicitação do Governo português, visitou o local no início de Abril e que aponta ainda para outros impactos negativos e graves do empreendimento. O documento foi produzido pelo Icomos, uma associação de profissionais da conservação do património que é o órgão consultivo daquele comité da UNESCO.

6 - Passatempo: até ao Natal, 10 clientes Abreu Travel Card, por semana, ganham cheques viagem no valor de 50 euros, acumuláveis com desconto do cartão (participa até 25 Dezembro 2011).

7 - Cão que esperava pela dona falecida foi adotado

8 - Sometimes we have no choice, we work till dawn. When you work all night you become dizzy and your eyes hurt because you can't take any breaks. SANTA'S WORKSHOP takes you to the real world of China's toy factories. Workers tell us about long working hours, low wages, and dangerous work places. Those who protest or try to organize trade unions risk imprisonment. Low labor costs attract more and more companies to China. Today more than 75% of our toys are made in China. But this industry takes its toll on the workers and on the environment.

9 - Passatempo de Desenho: Toyota "O Carro dos Teus Sonhos" (participantes até 15 anos). Prémios:1º Consola Nintendo Wii
; 2º Kit Mochilas Toyota Kids; 
3º Miniatura Oficial Prius; 4º e 5º Miniatura Oficial iQ (participa até 31 Janeiro 2012).

10 - Missão Sorriso Continente: conheça os projectos seleccionados e vote no seu favorito.

11 - O portal de doação de alimentos para o Banco Alimentar recolheu um total de 90 toneladas de alimentos, ultrapassando em 22 toneladas o volume doado em maio deste ano, na primeira iniciativa do género.

12 - Passatempo saber viver/Chocapic: ganhe 25 packs compostos por uma embalagem de Chocapic, uma taça e uma lata (participa até 21 de Dezembro 2011).

13 - Centros de Mesa Deliciosos

14 - Dicas de Decoração: Coroas de Natal (Programa Praça da Alegria)

15 - Passatempo: a MysticSea convida os fashion Lovers a criar o Postal de Natal MysticSea 2011. O vencedor recebe sapatos da marca às propostas mais originais (participa até 19 Dezembro 2011).

16 - Jimi Hendrix é melhor guitarrista de sempre, diz a Rolling Stone

17 - Vídeo: Aurea canta ao vivo Dream a Little Dream of Me

18 - Passatempo saber viver/Président: ganhe 50 packs com 4 queijos, facas especiais para queijos e divertidos magnéticos para decorar o seu frigorífico (participa até 25 de Dezembro 2011).

19 - Eurodeputados querem regras mais apertadas no tratamento do lixo electrónico

20 - Como fazer uma Horta Vertical de Garrafas PET

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bolachas de Pêra e Canela

Ingredientes (para 30 unidades)
150 g de farinha
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento em pó
50 g de Vaqueiro
1 pêra

Preparação
Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.
Deite a farinha numa tigela, junte-lhe o açúcar, a canela, o gengibre e o fermento e misture muito bem. Adicione a Vaqueiro que deve estar bem fria, cortada em pedaços pequenos, e trabalhe todos os ingredientes com as pontas dos dedos até a mistura ficar com o aspecto de areia.
Descasque a pêra, rale-a em fios e junte aos restantes ingredientes. Amasse tudo até conseguir moldar a massa.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e pincele-o com Vaqueiro Líquida.
Polvilhe a bancada de cozinha com açúcar e molde a massa num rolinho com cerca de 3 cm de diâmetro.
Corte-as em fatias, dê-lhes a forma arredondada e coloque-as sobre o tabuleiro.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
Retire as bolachas do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e deixe arrefecer sobre uma rede. Guarde em caixas herméticas.

in Vaqueiro

C de Canela

Já começa a cheirar a Natal e dentro de todos os abusos alimentares que se cometem nesta quadra existe uma boa notícia: não há sobremesa natalícia que dispense a canela!
A canela está intimamente ligada à nossa história, sendo o monopólio do lucrativo comércio desta especiaria (à época, a mais procurada na Europa) uma das razões para Portugal ter estado no centro do mundo durante o século XV. Não foi no entanto necessário esperar tantos séculos para o valor da canela ser reconhecido. Já na antiguidade egípcia a canela chegava a ser mais preciosa do que o ouro sendo utilizada como bebida, agente medicinal e embalsamante.
Os egípcios não estariam enganados pois são hoje reconhecidas as propriedades antimicrobianas da canela tal como o seu efeito anti-inflamatório resultante do seu elevado teor em polifenóis. Esta potencialidade terapêutica da canela é um dos tópicos de investigação emergente, algo que se traduz em muitas hipóteses e (ainda) poucas conclusões. Ainda assim, estas evidências preliminares são bastante optimistas quanto a um efeito benéfico da canela na prevenção de doenças cardiovasculares, na modulação do sistema imunitário e quiçá na actividade anti-tumoral.
Também ao nível da redução dos níveis de colesterol sanguíneo e pressão arterial, a canela tem mostrado resultados interessantes, mas é no seu potencial efeito antidiabético que se tem centrado a maioria das atenções. A sua capacidade para “imitar” os efeitos da insulina no organismo e potenciar a sua actividade traduzindo uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, poderão constituir a canela como um sério adjuvante na terapêutica desta patologia a curto prazo.
Esta estratégia poderá fazer pouco sentido se analisarmos a utilização da canela quase exclusivamente em sobremesas e sempre associada ao açúcar. Em todo o caso, existem outros modos menos convencionais de a consumir seja no chá, café, fruta, pão, iogurtes e batidos, não existindo grandes preocupações com a dose, pois quer pelo escasso valor calórico associado, quer pela pequena quantidade normalmente ingerida, a canela nunca será um grande contributo do ponto de vista energético. Possui ainda a vantagem de ser uma excelente fonte de fibra, cálcio e ferro.
Fixe então a primeira dica de Natal: Use e abuse da canela… Mas prefira-a no leite-creme, aletria e arroz doce do que nas rabanadas, sonhos e azevias!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tony Bennett & Lady Gaga

The Lady Is A Tramp

Gosto muito!

Faz Que Eu Durma Sereno

Queima o sangue um fogo de desejo,
de desejo a alma é ferida,
dá-me os teus lábios, o teu beijo
é o meu vinho e minha mirra.
Reclina para mim a cabeça
ternamente, faz que eu durma
sereno até que sopre um dia alegre
e se dissipe a névoa nocturna

Aleksandr Púchkin

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Este Natal vamos fazer o Maior Estendal do Mundo!

Até 6 Janeiro 2012

Pontos de Recolha de Roupa:
Almada Forum
Armazéns do Chiado
Braga Retail Center
Espaço Guimarães
Forum Algarve
Forum Aveiro
Forum Coimbra
Forum Madeira
Forum Montijo
Forum Sintra
Forum Viseu
Parque Mondego

Este ano queremos tornar mais especial o Natal de milhares de famílias. Por isso, numa parceria entre os centros comerciais geridos pela Multi Mall Management, a RTP e a Entrajuda, lançámos uma campanha nacional de recolha de roupa e contamos consigo. Neste Natal vamos fazer O MAIOR ESTENDAL DO MUNDO.
Para participar, basta levar a roupa que já não usa e entregá-la até 6 de janeiro num dos pontos de recolha instalados nos seguintes centros comerciais: Almada Forum, Armazéns do Chiado, Braga Retail Center, Espaço Guimarães, Forum Algarve, Forum Aveiro, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Montijo, Forum Sintra, Forum Viseu e Parque Mondego. Quanto maior o número de peças, maior o estendal, maior o seu contributo para vestir quem mais precisa e mais hipóteses existem desta ação solidária entrar no Guinness Book of Records.
Não deixe aquele casaco de penas ou as calças que já não servem nem ao mais pequeno, esquecidas no armário. Faça deste, um Natal ainda mais especial para milhares de famílias.
Acompanhe a evolução desta grande ação de angariação de roupa através deste site, onde poderá consultar o tamanho do estendal em tempo real. E saiba ainda que, ao doar, pode deixar registado o seu nome no local da entrega. Assim, enquanto vê as peças a passar no estendal online, poderá também ver o seu nome gravado na ação mais solidária deste Natal.
Pendure-se neste ideia e tenha um Feliz Natal.

MOART - Mostra de Artesanato e Produtos Regionais

8 a 11, 17 e 18 de Dezembro 2011
Das 10h às 18h, sábados até 21h
Museu de Arte Popular 
Av. de Brasília
1400-038 Lisboa
Telf.: (351) 21 301 12 82 / 21 301 16 75 / 21 301 11 28
E-mail: map.geral@imc-ip.pt
www.map.imc-ip.pt
Entrada Livre


Em Dezembro, Portugal vai caber no Museu de Arte Popular!
Da parceria estabelecida entre a Progestur e o Museu de Arte Popular e com o apoio da AASE, nasce a MOART - Mostra de Artesanato e Produtos Regionais.
Com entrada livre, de 8 a 11 e 17 e 18 de Dezembro, das 10h às 18h, excepto Sábados que encerra às 21h, motivos não irão faltar para conhecer e descobrir, viver e saborear Portugal, tudo num só espaço em Lisboa!

in Museu Arte Popular

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ajude a SOSAnimal: Livros infantis

O SOSAnimal em parceria com a autora Maria Vitória Figueiredo, tem como sugestão de prendinha de Natal, dois livros infantis.
Por apenas 6,50€ cada livro, ofereça uma prendinha e ajude uma causa:
  • Livro – Animais Domésticos
  • Livro – Animais Selvagens


Pode adquiri-los na clínica SOSAnimal ou pode fazer encomenda por e-mail  sosanimal@sosanimal.com e serão enviados por correio.
Envio e portes de correio grátis.

Muito OBRIGADO a todos!
Ao comprar está a ajudar nas despesas dos animais resgatados pelo SOSANIMAL.

A Equipa SOSANIMAL
www.sosanimal.com

Ministra diz que água e saneamento passarão por "alterações profundas"

A ministra do Ambiente afirmou hoje, em Santarém, que 2012 será um ano “crítico” em matéria de saneamento e abastecimento de água, área em que o país passará por “alterações profundas nos próximos tempos”.
Assunção Cristas falava na abertura do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorre até quinta-feira no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém.
Para a ministra, a questão de abastecimento “mais eficiente e mais equitativo e financeiramente mais sustentável está no centro” das preocupações do Governo.
Assunção Cristas referiu o facto de a água ser um bem escasso e de Portugal ser um país vulnerável às alterações climáticas, para sublinhar que o desafio tem de estar também no uso eficiente deste recurso.
Segundo disse, as infra-estruturas têm que ser reformuladas para que Portugal não continue a ter perdas “muito para além dos países desenvolvidos” e para que seja possível um consumo mais eficiente, fator que está igualmente fortemente associado aos comportamentos.
Assunção Cristas lamentou que, quando comparada com cidades como Londres ou Barcelona, Lisboa tenha um consumo de água per capita superior - mais do dobro -, o que, considera, tem a ver, em parte, com um desperdício de ordem técnica mas também por as pessoas estarem porventura menos sensíveis para a necessidade de poupar água.
Segundo disse, o próprio custo financeiro da água - que representa no orçamento médio das famílias um quarto do que é gasto em energia e um terço do despendido em telecomunicações – tem um peso nesse desperdício.
Assunção Cristas disse ter a percepção, nos contactos mantidos com as mais diversas entidades, de que existe “um consenso bastante alargado no sentido de que é preciso reestruturar todo o sector das águas” para se conseguir prestar um serviço de qualidade.
“Procuramos encontrar mecanismos para termos um preço, diria, ajustado da água, correcto, que reflicta o seu valor mas que se integre numa estratégia nacional de alguma solidariedade”, disse, declarando-se consciente de que “não é possível nas zonas mais interiores, menos populosas, sustentar o peso de investimentos feitos com a ambição” de assegurar água de boa qualidade 24 horas/dia.
Para a ministra, é preciso fazer alguma coisa para que a “distorção de preços, a dificuldade de racionalizar”, patente no “défice tarifário relevante”, possa trazer um “desinvestimento nas infra-estruturas e uma degradação na qualidade do serviço”.
Segundo disse, o primeiro sinal, dado na lei orgânica aprovada há três semanas, será tornar o regulador “forte e autónomo”, e o segundo “será dado logo no início 2012, se não antes”.
Assunção Cristas reafirmou que a reestruturação do sector implicará concentrações e processos de desenvolvimento horizontalizados.
“Ou seja, pressuporá que haja equilíbrios entre litoral e interior e progressiva verticalização do próprio sector”, permitindo beneficiar de “economias de escala, de ganhos, racionalizar processos”, afirmou.
A ministra reafirmou ainda que a reestruturação “passará seguramente pela participação de privados na gestão da água”, apontando as experiências internacionais e nacionais que se revelaram bem sucedidas, e frisando que isso acontecerá a par de uma regulação forte e regras claras.

in Ecosfera

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Livro “Direitos Gerais do Doente Oncológico”

Para fazer o Download gratuito: 
http://www.ligacontracancro.pt/fotos/gca/lpcc_az_direitos_doente_oncologico_1319815520.pdf

O livro “Direitos Gerais do Doente Oncológico”, lançado no dia 8 de Outubro, no âmbito do I Congresso Nacional dos Direitos do Doente Oncológico, com o apoio da AstraZeneca, foi elaborado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com o intuito de ser um manual de ajuda ao doente, dando-lhe a conhecer os seus direitos em relação ao Estado Social, que possui uma legislação abrangente, mas nem sempre eficiente.
A urgência de um livro como este insere-se no facto de não existir um manual orientador dos doentes oncológicos e dos próprios profissionais de saúde, que lhes proporcione os devidos esclarecimentos em relação à aplicação desta mesma legislação e maior conhecimento dos seus direitos. Neste pequeno manual podemos encontrar vários temas, relacionados com o Sistema Nacional de Saúde (de que são exemplos, taxas moderadoras, comparticipação de medicamentos e despesas com próteses, despesas de deslocação, entre outros), Segurança Social (protecção na doença e incapacidade profissional, protecção especial na invalidez, protecção a crianças e jovens deficientes); Benefícios Fiscais (IRS, IVA, Imposto sobre veículos, imposto único de circulação) e outros benefícios relacionados com o crédito habitação, medidas de estímulo ao emprego ou arrendamento.
Tratam-se de algumas soluções e opções para os doentes e familiares, que não se querem discriminatórias em relação ao comum do cidadão, mas apenas protectoras, oferecendo-lhes a condição de uma vivência normal e integrada na sociedade. Este é o contributo da Liga Portuguesa Contra o Cancro e que mereceu o apoio inequívoco da AstraZeneca.

in Liga Portuguesa Contra o Cancro

Natal em Lisboa 2011 - Concertos nas Igrejas

4 a 22 Dezembro 2011
EGEAC
Informações: 218 820 090
www.egeac.pt 

8 Dez: 16H
Igreja da Nossa Senhora da Conceição Velha
Rão Kyao
Entrada Livre

9 Dez: 21H30
Basílica da Estrela
Escola de Música do Conservatório Nacional
Pequenos Cantores do Conservatório Nacional, Ensemble Peregrinação, Coro Musaico e Coro Geral
Entrada Livre

10 Dez: 16H
Igreja de Santo Agostinho (Marvila)
Ana Paula Russo e Carlos Gutkin
Entrada Livre

11 Dez: 16H
Igreja da Graça
Polyphonia Schola Cantorum
Entrada Livre 

16 Dez: 21H30
Igreja da Sé Patriacal de Lisboa
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Entrada Livre 

17 Dez: 16H
Igreja de São Domingos
Orquestra Sinfónica da ESML
Coro Sinfónico da ESML
Coro Odyssea
Entrada Livre

in Agenda LX

domingo, 4 de dezembro de 2011

As imagens da semana


Had i the heavens´ embroidered cloths,
Enwrought with golden and silver light,
The blue and the dim and the dark cloths
Of night and light and the half-light,
I woud spread the cloths under your feet;
But i, being poor, have only my dreams;
I have spread my dreams under your feet,
Tread softly because you tread on my dreams.

William Butler Yeats