sábado, 14 de abril de 2012

As surpresas da semana

1 - Participei! Imagens em Marcha Animal 2012 e mais aqui

2 - São jovens empreendedores que migram para o campo com uma renovada cultura de território, e visão a longo prazo da importância da agricultura para o País e para o seu legado. Promovem um regresso sustentável à ruralidade, que combate o desemprego, estimula o desenvolvimento económico e gera poupanças na economia familiar

3 - Passatempo: a Cytothera - criopreservação de células estaminais - oferece no passatempo do Dia da Mãe, um pack no valor de 1.825 euros (participa até 14 de Maio 2012).

4 - Os produtos kosher são os novos produtos gourmet e estão a ficar cada vez mais populares. Já ouviu falar do azeite de Penamacor, do vinho da Adega da Covilhã ou do queijo Braz? São produtos saudáveis, orgânicos e biológicos. Conheça alguns espaços onde pode comprar iguarias kosher. Mazel Tov!

5 - Consciente das dificuldades financeiras que muitas pessoas e famílias atravessam neste momento em Portugal, a Direcção Nacional do PAN decidiu por unanimidade reduzir em 75% a quota de filiação no PAN, que passa assim a ser de apenas 5 euros por ano

6 - Passatempo saber viver/Nestlé. Ganhe 25 kits compostos uma bolsa, uma taça de cereais e cinco caixas de cereais Fitness de diferentes sabores (participa até 18 de Abril 2012).

7 - Os trabalhadores portugueses são dos que mais horas trabalham, mas a competitividade da economia nacional é das mais baixas da EU

8 - Um homem plantou, sozinho, com as próprias mãos, uma floresta inteira na região de Jorhat, perto do rio Bramaputra, na Índia. Graças aos esforços de Javav Payeng, hoje com 47 anos, uma área de 550 hectares passou a acolher uma grande diversidade de flora e fauna, incluindo animais globalmente ameaçados como tigres e rinocerontes.

9 - Passatempo: a Pepsi oferece bilhetes para o Rock in Rio, todos os dias!

10 - Projeto Aves e Iluminação Pública em números

11 - T-shirt Mascote Picanço-barreteiro (senhora) em promoção, na loja online da SPEA.

12 - Passatempo: o Yoggi oferece na tab “Tens pinta para ganhar?” no facebook, 2 ténis Vans personalizados pelo artista gráfico MIke Tunna Visual Guerrilla (participa até 30 Abril 2012).

13 - Vídeo: Kathrine Switzer: First Woman to Enter the Boston Marathon

14 - Vídeo: Biosfera 331 - Barragem do Tua: Quem fica a perder?

15 - Passatempo: o betrend.pt oferece 500 euros em produtos das melhores marcas a quem vencer semanalmente. No final, os 5 melhores ganham 1000 euros (participa até 2 Maio 2012).

16 - Para quem passa a maior parte do dia ao computador, um software que ajuda a lembrar de beber água: http://www.vivafitsoftware.com/BeberAguaSetup.msi

17 - Os dados revelados pelo Eurobarómetro indicam que as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas são as mais preocupadas com a eficiência energética da União Europeia. O documento, divulgado este mês pela Comissão Europeia, avalia a eficiência da utilização de recursos e o dinamismo dos mercados verdes.

18 - Passatempo Momentos UAU: a Oral-B concretiza a Experiência UAU! do vencedor, até um máximo de 1,000 euros. E oferece-lhe uma escova Oral-B Vitality (participa até 1 Junho 2012)

19 - A diretora nacional da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Catarina Martins, afirmou esta terça-feira que os mais recentes números provam que os cristãos são os mais perseguidos e discriminados em todo o mundo. "Há cerca de 200 milhões de cristãos que são perseguidos anualmente e de cinco em cinco minutos morre um crstão por causa da sua fé"

20 - A crise não é desculpa para a crueldade: A GNR da Trofa e o SEPNA encontraram mais de 30 animais mortos e outros 70 em agonia numa loja de animais que foi abandonada pelos proprietários.

21 - Para receber um vale da Revitalift Dia - 3 euros

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Marcha Animal 2012 - 14 de Abril

16h Concentração no Campo Pequeno
17h Marcha em Direcção ao Parlamento
21h Vigília em Frente Parlamento


Não falta a esta marcha fúnebre pelo estado da protecção dos animais em Portugal.

Nota: Por favor não traga animais. Venha vestido/a de escuro.

Associação Animal
http://www.animal.org.pt

Agricultura biológica portuguesa cresceu 60%

A agricultura biológica em Portugal está em franco crescimento. Em 2011, a produção de produtos biológicos no país cresceu 60%, o que revela sintomas de dinamismo na agricultura portuguesa, afirma a Ministra Assunção Cristas citada no portal do Ministério da Agricultura.
A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território participou numa prova de produtos biológicos, promovida pela Associação de Agricultores Biológicos da Beira Interior a bordo do Navio Escola Sagres. Na ocasião, sublinhou a importância crescente da agricultura biológica na economia portuguesa.
"É importante para o consumidor, que se sente seguro ao comprar biológico; é importante para o ambiente, uma vez que as culturas são fertilizadas apenas com compostos orgânicos; é importante para a economia portuguesa que pode aumentar as suas exportações para os maiores e mais exigentes mercados europeus", sublinhou a Ministra.
Os produtores biológicos são, na maior parte dos casos, jovens agricultores. Mas há muitos jovens que gostariam de entrar nesta atividade e só não o fazem porque não têm terra própria.
Por isso, como anunciou a ministra em Fevereiro, o Governo está determinado em facilitar o acesso à terra. "Vamos disponibilizar terras (...) para a instalação de agricultores em regime de arrendamento e a prioridade será dada a jovens e também à produção biológica", disse Assunção Cristas, na prova do Navio Sagres, reiterando o anúncio feito há dois meses.

in Boas Notícias

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Árvore de Interesse Público: Carvalho-português ou cerquinho (Quercus faginea Lambert) centenário no Casal do Tufo, Fontelas

A Autoridade Florestal Nacional classificou o Carvalho-português ou cerquinho (Quercus faginea Lambert) centenário no Casal do Tufo, Fontelas (Lousa – Loures) como Árvore de Interesse Público

Base de Dados das Árvores Classificadas: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/gestao-florestal/aip/ArvoresPesquisa

Graças ao interesse e empenho do Presidente da Junta de Freguesia de Lousa, Nelson Batista, o concelho de Loures apresenta mais uma Árvore Monumental Classificada, a primeira situada na freguesia de Lousa, na localidade de Fontelas (bem perto da minha aldeia).
Uma alegria e orgulho, porque estamos a salvaguardar o que é Nosso e a divulgar a importância do património não só material, mas também natural da região. Região essa, tão fustigada por consecutivos derrubamentos/destruição da natureza para criar/construir em betão.
Obrigado à Junta de Freguesia de Lousa e a todos os elementos directamente envolvidos nesse acto tão nobre.
Que a partir desta classificação, se exemplifique à população o valor grandioso das árvores, o seu devido cuidado e protecção, assim como a importância do bosque de Carvalho-português ou cerquinho, tão diminuto actualmente em Portugal, e que na zona de Ponte de Lousa/Fontelas/Lousa ainda tem alguma (pouca) expressão.

Ficha da Árvore de Interesse Público
Nº Processo: KNJ1/614
Nome Científico: Quercus faginea Lambert
Nome vulgar: carvalho-português ou cerquinho
Interesse histórico ou paisagístico: Árvore centenária, de porte notável que dava sombra e frescura a um antigo tanque de lavagem de roupa e a um bebedouro de gado. O local constitui memória da vida tradicional saloia, muito utilizado pelos moradores de Fontelas. Está previsto o arranjo do espaço.
Morada: Casal do Tufo – Fontelas
Freguesia de Lousa – Concelho de Loures
Perímetro da Base: 3.75
Diâmetro da Copa Norte/Sul (m): 20.0
Altura (m): 12.5
Perímetro a 1,30m: 3.73
Diâmetro da Copa Este/Oeste (m): 25.0
Última medição: 2011
Descrição: Árvore Isolada
Fotografia

O que são Árvores de Interesse Público?
São árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares. Também os motivos históricos ou culturais são factores a ter em conta.
Classificar é proteger!

Que condicionalismos e vantagens advêm da classificação?
A classificação de "Interesse Público" atribui ao arvoredo um estatuto similar ao do património construído classificado.
Desta forma, as árvores e os maciços arbóreos classificados de interesse público constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, em grande medida desconhecido da população portuguesa.
Nenhuma Árvore de Interesse Público poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.
Pelo Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de Fevereiro de 1938, a Autoridade Florestal Nacional classifica árvores que merecem a designação de "Interesse Público" com publicação no portal desta entidade.
Se conhece alguma árvore, ou algum conjunto de árvores, que julgue ser de especial interesse preservar, dirija-se-nos, indicando a localização e, se possível, enviando uma fotografia.
Poderá estar assim a contribuir para evitar a destruição de algo insubstituível.
Esteja atento! Agradecemos a sua colaboração.
Autoridade Florestal Nacional
Av.João Crisóstomo, 28
1069-040 Lisboa
Tel.: 213 124 800
E-mail: info@afn.min-agricultura.pt

in AFN

Amigos Improváveis

Título original: Untouchable
De: Olivier Nakache, Eric Toledano
Género: Drama, Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: FRA, 2011, Cores, 112 min
Site Oficial: http://www.himyb.fr/intouchables-651


Na sequência de um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um aristocrata francês de meia-idade, decide contratar alguém que o apoie nas suas rotinas diárias. É então que conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão. Driss é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função, porém Philippe, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Assim, com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão díspares vão encontrar coisas em comum que ninguém julgaria possíveis, nascendo entre eles uma amizade que, apesar de improvável, se tornará mais profunda a cada dia. Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico "Le Second Soufflé", escrito por Philippe Pozzo di Borgo. O filme, o mais visto em França em 2011, é já a película francesa mais rentável de sempre. O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos da adaptação do livro foram doados a uma associação de ajuda a portadores de deficiência motora.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Site «Ciência com Todos» tira dúvidas sobre as mais variadas áreas

http://cienciapatodos.webnode.pt

Nascido do gosto pessoal de João Pedro Calafate pela ciência e divulgação científica, o sítio na Internet «Ciência com Todos» quer ser um veículo de transmissão de conhecimento e ajudar a aumentar os níveis de literacia científica, nomeadamente dos alunos do ensino básico e secundário.
O sítio, que conta agora com 168 colaboradores, está online desde o dia 15 de Setembro do ano passado. Desde então que tem sido bastante acedido, e não apenas pelos mais pequenos. O «Ciência com Todos» tem um interface simples e está dividido em várias secções: 'questões científicas', onde os usuários podem pôr as suas dúvidas, 'divulgação científica', 'notícias', 'ficheiros', entre outros.
“Para já o sítio está muito pessoal, porque não sou perito em informática”, explica. Não sendo possível utilizar filtros, para já qualquer pessoa pode responder às perguntas, mas se “houver alguma resposta disparatada”, João Pedro Calafate, apaga. No entanto, “95 por cento das respostas, ou até mais”, são dadas pela comissão científica do projecto, ou seja, a equipa de colaboradores.
O professor deseja que, a curto prazo, o sítio se torne “mais profissional. Precisamos de um programador informático, queremos ter mais imagens e publicar mais textos de divulgação científica dos colaboradores”.

in Ciência Hoje

Cidades portugueses com exposição ao escape de motores diesel muito elevada

Um estudo confirmou que a exposição ao escape dos motores diesel aumenta o risco de cancro do pulmão e concluiu que algumas cidades portuguesas "altamente poluídas" apresentam níveis de exposição muito elevados.
Debra Silverman, autora do estudo publicado na sexta-feira no Journal of the National Cancer Institute, refere que algumas cidades altamente poluídas em Portugal, China e México no passado reportaram níveis de exposição aos motores diesel que, durante longos períodos, podem ser comparáveis aos registados por mineiros sujeitos a níveis mais baixos.
O escape de motores diesel tem sido classificado como uma provável causa de cancro.
O estudo realizado ao longo de 20 anos, feito pelo Instituto Norte-Americano do Cancro, observou mais de 12.000 trabalhadores em alguns tipos de minas (potássio, cal e outras não metais) e concluiu que os trabalhadores estavam expostos a níveis mais elevados do que a generalidade da população.
Os mineiros mais expostos a este tipo de substâncias apresentavam uma probabilidade três vezes maior de ter cancro do pulmão, comparando com os trabalhadores expostos a níveis menores.
Mesmo os trabalhadores com níveis de exposição inferiores tinham um risco 50 por cento mais elevado de contrair a doença, afirmou a epidemiologista.
"As nossas conclusões são importantes não só para os mineiros, mas também para os 1,4 milhões de trabalhadores norte-americanos e para os três milhões de trabalhadores europeus expostos ao escape dos motores diesel e para as populações urbanas de todo o mundo", afirmou Debra Silverman.
Algumas empresas mineiras recorreram à justiça para adiar a publicação das conclusões desta investigação.
Um grupo industrial não envolvido no litígio disse na sexta-feira que o estudo observou minas que usavam equipamento com décadas e que hoje em dia há muito menos poluição pelos motores diesel. "Os motores diesel e os fabricantes, as refinarias e os produtores de tecnologia de controlo das emissões investiram milhões de dólares em investigação para desenvolver e implementar tecnologias e estratégias que reduzem as emissões dos motores para níveis próximos de zero, garantindo os padrões de ar limpo nos Estados Unidos e em todo o mundo", afirmou Allen Schaeffer, da Diesel Technology Forum, uma organização sem fins lucrativos.

in Ciência Hoje

terça-feira, 10 de abril de 2012

Vales de Desconto

Para usufruir nas lojas Sópneus (até 31 Dezembro 2012).

https://www.facebook.com/sopneus1/app_7146470109

Papelaria Fernandes

www.papelariafernandes.com.pt

Papetarget, S.A. Escritório
Lg do Rato 13 – 1º
1250-186 Lisboa
telf. 210 100 664/65

Lojas
- Loja da Papelaria Fernandes Largo do Rato, 13
telf. 210 100 664 / 65 - pfernandes.rato@gmail.com
- Loja da Papelaria Fernandes R. do Ouro, 145
telf. 210 123 957 / 37 - pfernandes.ouro@gmail.com
- Loja da Papelaria Fernandes - Baixa Chiado / Rua da Vitória, 91
telf. 210 123 957 / 37 - pfernandes.chiado@gmail.com
- Loja da Papelaria Fernandes - Técnico / Av Rovisco Pais, 14A
telf. 21 847 65 26 - lucindareis@salvadormoreira.pt

A Papelaria Fernandes desde 1891, atravessou a vida de muitas gerações ao longo do seu tempo. Anos marcados por forte tradição, mas também por uma visão de futuro e modernidade. Factores que fazem a empresa continuar a ser uma referência única em Portugal.
As lojas da Papelaria Fernandes , comercializam uma gama de mais de 20 mil artigos.
Produtos de qualidade e inovadores e materiais técnicos e actuais, em que a notoriedade das marcas e a sua diversidade tornam a Papelaria Fernandes, não só um nome intemporal, mas um sinónimo de excelência.

in Papelaria Fernandes

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planta - Creme Vegetal

Experimente 100% grátis e fique conquistado!

Oferta especial para si: Vale de 1,40 euros

Doce de Abóbora com Nozes

Ingredientes
1,3 kg de abóbora (descascada e cortada em cubos)
1 kg de açúcar
vidrado da casca de 1 limão
5 dl de água
230 g de miolo de noz

Preparação
Deite a abóbora, o açúcar e o vidrado da casca do limão num tacho com o fundo bem espesso. Cubra com a água e leve a ferver sobre lume forte. Quando começar a espessar, reduza o calor e deixe ferver cerca de 1 hora. Retire as cascas de limão e reduza a puré com a varinha mágica. Junte as nozes partidas ao meio e deixe ferver mais 5 minutos.
Deixe arrefecer e guarde em frascos de vidro com tampa hermética.

in Vaqueiro

A Abóbora

A abóbora é um fruto, embora seja considerado um legume. É geralmente de cor laranja, muito grande e de casca muito resistente e pode ser facilmente encontrada à venda ao longo do ano.
A abóbora é um excelente alimento, muito pouco calórico com cerca de 9 kcal por cada 100g, tem quase 97% de água e um teor de açúcar que não chega aos 2 g por 100g. É uma das melhores fontes de caroteno e contém ainda ferro, fósforo, magnésio, potássio, cálcio e vitaminas E e do complexo B. Contém também triptofano e niacina. Não só é bastante nutritiva como bastante versátil em termos culinários. Pode ser usada na sopa, em estufados, assada, em compota ou mesmo em sumo.
A sua elevada resistência permite que seja guardada por bastante tempo, mesmo depois de cortada, desde que num local seco e fresco. Não é necessário guardar a abóbora no frigorífico, basta retirar as sementes e guardar o resto. As sementes são também comestíveis, excelentes como aperitivo ou mesmo para juntar a cereais. Basta lavá-las e deixar secar. Quando secas, colocam-se num tabuleiro untado e vão para o forno a 120°C durante 1 hora. Pode ou não juntar sal. Devem-se depois guardar num jarro, fechado, também num local fresco e seco.

Mariana Costenla (Nutricionista)
in Newsletter Simplefruit - 21 Fev. 2012

domingo, 8 de abril de 2012

As imagens da semana


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predilecto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário, que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

in Evangelho São João (Jo 20, 1-9)