sábado, 17 de abril de 2010

As surpresas da semana

1 - Já é possível passear o olhar pelas vistas de alguns dos mais emblemáticos miradouros de Lisboa sem sair de casa, no site do Turismo de Lisboa. São dez miradouros, incluindo os de São Pedro de Alcântara, Parque Eduardo VII, Santa Luzia e Penha de França, nesta visita virtual.

2 - A crueldade em Sintra parece não ter fim...

3 - Benajmin Zander em Música e Paixão.

4 - Anestesia aumenta risco de Alzheimer.

5 - Passatempo: a Activa tem 5 DVD's do filme 'Amelie' para oferecer. Responda à questão e habilite-se a ser uma das vencedoras e a receber em sua casa o dvd do filme Amelie (participe até 30 Abril 2010).

6 - Inspire-se no modelo que lhe propomos e não fique apenas pela decoração da casa, crie você mesma originais alfinetes de peito com estas bonitas borboletas.

7 - Cadaval aprovou a fusão e perdeu oportunidade de impulsionar o tratamento mais adequado dos resíduos e de criar emprego no concelho.

8 - Passatempo Roteiro dos azeites: ganhe livros com receitas e sugestões gastronómicas (participe até 27 Abril 2010).

9 - Ver para crer. Os 10 museus mais insólitos do país.

10 - A Unidade de Tratamento da Doença Oncológica da Cabeça e Pescoço do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) tem como objectivo melhorar a prestação de cuidados aos doentes que sofram de tumores da área da cabeça e pescoço e o apoio às suas famílias.

11 - Concurso Dia da Mãe: envie-nos um e-mail até dia 26 de Abril 2010 descrevendo-nos uma razão pela qual a sua mãe é merecedora de ganhar uma "Hora Zen". O melhor texto será premiado com um voucher de "Hora Zen" para que lhe possa oferecer no Dia da Mãe.

12 - Canoagem adaptada: pessoas com deficiência física, motora ou mental e sócios das associações de deficiência, podem praticar canoagem adaptada, todos os sábados, às 11h00, nas antigas instalações dos barcos da Transtejo, em Lisboa.

13 - A igreja dedicada a Santo António, no bairro dos Assentos, em Portalegre, foi inaugurada no dia 13 de Junho de 2009.

14 - Eco - Materiais: Cortiça.

15 - A Ritmos e Blues tem vários passatempos a decorrer em que oferecem bilhetes para espectáculos/concertos.

16 - Revista Burda relançada em Portugal.

17 - Passatempo Escape: ganhe jantares afrodisíacos no The Lingerie Restaurant (participe até 21 Abril 2010).

18 - A APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores foi fundada a 11 de Março de 2004 por uma equipa de técnicos e agricultores dedicados à cultura do Kiwi e que pretendiam tornar a Fileira do Kiwi numa das fileiras agrícolas mais modernas e organizadas de Portugal.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

18 de Abril 2010 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Vários locais em Portugal
Entrada livre (alguns precisam de inscrição prévia)

Consulte Programa aqui

"Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, o ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – elegeu para 2010 o tema “Património Rural/Paisagens Culturais”.
O IGESPAR em parceria com outras entidades culturais e científicas, nomeadamente alguns museus e palácios do Instituto do Museus e da Conservação, vão desenvolver iniciativas relacionadas com o Património associado à actividade agrícola.
A actividade agrícola testemunha há milénios a evolução das sociedades humanas, seus ambientes naturais, culturas e paisagens, e tem conduzido à transformação gradual de espaços naturais e áreas selvagens através da aplicação de conhecimentos tradicionais e científicos.
Desta actividade resulta um conjunto de testemunhos que constituem um importante e valioso património que importa conhecer e salvaguardar e cuja sustentabilidade urge garantir. Deste universo patrimonial constam elementos tão diversos quanto paisagens cultivadas ou transformadas, acervos museográficos de alfaias agrícolas, produção científica e tecnológica, arquitectura vernacular, saberes e sabores, usos e costumes."

In IMC

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Barragens? Não!
Portugal precisa da sua ajuda
, envie uma carta aos deputados e mostre a sua indignação!
www.earth-condominium.com/cartabarragens
Para quem viu o documentário “Pare, Escute, Olhe" e se sentiu revoltado, eis mais uma forma de luta: escreva aos deputados - representantes do povo no Parlamento - e mostre a sua indignação.

Apelo urgente: Ajude a salvar a Linha do Tua

Exmo(a). Senhor(a) Deputado(a),
Depois de ver o filme "Pare, Escute, Olhe", actualmente em exibição, é com grande indignação que contacto V. Exa. manifestando-me contra mais uma decisão política que afectará definitivamente toda a região do Vale do Tua. A construção da Barragem de Foz-Tua, como é do conhecimento de V. Exa., ameaça a viabilidade da centenária Linha do Tua, um ex-líbris da região e um património de valor imensurável.
Enquanto cidadão, não posso deixar de sublinhar a evidente responsabilidade política por décadas de abandono, indiferença e negligência numa região constantemente sacrificada em prol da solidariedade nacional e dos interesses económicos.
Em consequência, atrevo-me a sugerir a V. Exa. que veja o filme "Pare, Escute, Olhe" e reflicta, em consciência e respeito pelas gentes transmontanas, pelo interior desertificado e envelhecido.
E, finalmente, porque considero que o bom senso pode ainda prevalecer, solicito a V. Exa. que actue no sentido de:

- tudo fazer para que a Linha e o Vale do Tua sejam preservados face à ameaça de submersão pela cada vez mais contestada barragem de Foz-Tua, e que a Linha do Tua seja um eixo ferroviário de ligação, com modernas condições de segurança e conforto, entre o Douro e Puebla de Sanábria,;

- tudo fazer para que se apresente e concretize um plano de desenvolvimento para a revitalização e dinamização deste património único, e consequente aproveitamento turístico.

- tudo fazer para garantir que o governo proteja os outros rios ainda selvagens (por exemplo o rio `vizinho´, o rio Tâmega, para onde está prevista a construção não de 1 mas 5! novas barragens), reavaliando, respeitando a Directiva Quadro de Àgua, os impactes reais da sua estratégia para construir novos barragens, tendo em conta que seria 10 vezes mais barato investir em eficiência energética que construir as novas barragens.

É necessário e urgente preservar os nossos rios, o nosso património, a nossa cultura e, cada vez mais, as nossas gentes."

In Earth Condominium

quarta-feira, 14 de abril de 2010

IKEA procura a cozinha Mais Feia de Portugal
Passatempo a decorrer até 9 de Maio 2010
www.cozinhadesonhoikea.com

"Para participar neste passatempo, que decorre de 22 de Março a 9 de Maio de 2010, é necessário fazer o registo no site www.cozinhadesonhoikea.com. Depois, é simples. Basta fazer o upload de até três fotografias da respectiva cozinha e indicar também uma pequena descrição da mesma. Cada participante pode submeter o número de participações que desejar, sendo que terá de utilizar sempre o mesmo login.
O prémio para o vencedor do passatempo será uma "Cozinha de Sonho IKEA", em troca da "Cozinha Mais Feia de Portugal", onde estarão incluídos os móveis de cozinha, os electrodomésticos, a planificação, o transporte e a montagem de uma cozinha IKEA completa, de acordo com a área da divisão previamente submetida no concurso.
O vencedor do passatempo "Cozinha Mais Feia de Portugal" será encontrado através da votação online no site www.cozinhadesonhoikea.com, isto é, a cozinha que reunir maior número de votos será, não só a mais feia do País, como aquela que vencerá este desafio. A votação terá lugar durante todo o período de duração do passatempo (de 22 de Março a 09 de Maio), sendo que o acumulado dos votos ficará visível no site a partir do dia 03 de Maio de 2010.
O prazo limite para submissão das participações será até às 24 horas do dia 09 de Maio de 2010. O vencedor será anunciado no dia 10 de Maio de 2010 no site www.cozinhadesonhoikea.com."

In Activa
Convite
Inauguração da Estátua de D. Diogo de Meneses
17 Abril, 12h00
Frente à Cidadela - Cascais
www.cm-cascais.pt

clicar na imagem para ampliar

terça-feira, 13 de abril de 2010

I Feira de Solidariedade
"Olhares de Missão"
16 a 18 Abril 2010, das 10h às 21h
Mercado Municipal de Oeiras
www.cm-oeiras.pt

Entrada Gratuita

clique na imagem para ampliar

"Angariar fundos para associações que realizam voluntariado em países africanos é o objectivo da “Olhares de Missão – 1ª Feira de Solidariedade”, que a Câmara Municipal de Oeiras realiza nos dias 16, 17 e 18 de Abril, das 10H00 às 21H00, no Mercado Municipal de Oeiras. A inauguração oficial tem lugar na sexta-feira, às 19H30.
O evento tem a presença de 17 Organizações que cooperam em diferentes países, na sua maioria, de língua oficial portuguesa: ALVD, AMI, Bairro dos Navegadores, Batoto yetu, Diálogos, Equipa d'África, GasNova, GasTagus, Grupo Missão Mundo, Helpo, ISU, Juventude Hospitaleira, Navegar, Oikos,Projecto SABI, Pombal XXI, WACT.
Com o objectivo de tornar público os seus projectos e angariar fundos para os mesmos contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, Central de Cervejas e PMS Coffee.
A par de vários produtos provenientes dos países onde estas instituições realizam missões - cuja venda reverte a favor de obras de solidariedade - ao longo de três dias há espectáculos de música africana e workshops. Destaque para um jantar de cachupa, no dia 16, em que do custo total, € 1 reverte para as organizações presentes.
Apareça e divulgue!"

In C. M. Oeiras

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Construir ou Plantar

"Cada pessoa, durante a sua existência pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar.
Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer.
Então param, e ficam limitados pelas suas próprias paredes.
A vida perde o sentido quando a construção acaba.
Os que plantam sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam.
Mas ao contrário de um edifício, o jardim nunca pára de crescer.
E, ao mesmo tempo que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a sua vida seja uma grande aventura."

Paulo Coelho in Brida

domingo, 11 de abril de 2010

As imagens da semana

Amigos,

É com grande satisfação que informamos sobre os bons resultados verificados no concelho de Loures, no âmbito do Projecto Limpar Portugal, graças à participação e ao espírito de entrega de todos vós:

- A intervenção dos cerca de 600 voluntários (apesar da chuva que caiu ao início da manhã do dia 20 de Março, não desmobilizaram!) decorreu em mais de 53 locais, (estando definidos à partida 53 locais para intervenção, alguns grupos limparam ainda outras “lixeiras” que foram encontrando nas proximidades) com os meios que lhes foram disponibilizados pelas entidades que colaboraram, de que se destacam as autarquias, o exército (Ralis) e empresas receptoras de resíduos.

- Durante os meses de Fevereiro e Março, alguns voluntários referenciaram mais de 100 “lixeiras” no Concelho, tendo apresentado à Câmara Municipal um dossiê relativo às mesmas (localização, registos fotográficos, caracterização sumária dos resíduos indevidamente depositados nos locais), contribuindo, com esses dados, para que a autarquia possa planificar futura intervenção nesses locais.

- Estamos certos que todos os cidadãos que colaboraram activamente, ou que acompanharam com interesse e curiosidade todo o processo, quer através dos órgãos de comunicação social, quer através da página do LIMPAR PORTUGAL, ficaram ainda mais sensibilizados e atentos para este problema nacional, podendo se assim quiserem, continuar a sua acção de vigilância e denúncia, individualmente, ou em grupo.

- Anexamos a síntese da avaliação feita com o contributo dos que se disponibilizaram para preencher a ficha de avaliação. Foi muito positiva a forma como todos se entregaram com o maior empenho à tarefa que lhes foi solicitada, ultrapassando constrangimentos e dificuldades que surgiram. Deitámos mãos à obra e, colectivamente, realizámos uma grande operação de limpeza – uma das maiores a nível nacional!

É justo, neste momento de balanço, dar a conhecer as entidades que, no concelho de Loures, aderiram a este Movimento.
Com os contributos que continuam a chegar, está em preenchimento o “álbum” de fotografias do PLP Loures, que poderão consultar.
Não pretendemos que este seja um momento de despedida, pois sabemos que algo de comum nos continua a unir e que, enquanto cidadãos atentos e participativos, estamos prontos para desafios futuros. Estamos certos que em qualquer momento nos voltaremos a encontrar por aí!
É de salientar que todos nós podemos continuar a nossa acção, individual ou colectivamente, mantendo a vigilância, sensibilizando os nossos vizinhos e amigos, e denunciando crimes ambientais quer para a Câmara Municipal de Loures (geral@cm-loures.pt), quer para o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR – SEPNA (sepna@gnr.pt ou linha SOS Ambiente e Território – 808200520).
Para os que pretendam desenvolver alguma actividade mais enquadrada ou organizada, é sempre possível a participação na vida associativa local, em secções já existentes, ou que poderão ajudar a criar e dinamizar.
No concelho de Loures existe uma associação local de defesa do ambiente e do património, a ADAL (adaloures@gmail.com), que decerto muito terá a ganhar com a adesão e/ou participação de tão boa gente!

Muito obrigada a todos!

A todos, um grande abraço do Grupo Coordenador Local – Loures do Limpar Portugal,
António Almeida
Ana Paula Lopes
Ana Pereira
Dina Cardoso
Maria Sousa
Nuno Antão
Pedro Caetano
Rui Patinha