sábado, 7 de julho de 2007

1º Aniversário

O meu primeiro post a 7 de Julho de 2006 e o segundo.
Um ano depois, a 7 de Julho de 2007, só posso agradecer a todos os visitantes e dizer que valeu a pena.
Partilhar é a mais bela expressão de vida que existe.
Eis o objectivo do meu blogue: a partilha.
Maria Lua
As surpresas da semana

1 - Peter Chang, um homem com demasiada imaginação! Para ver em: http://whipup.net/2007/06/19/peter-chang-unnatural-selection/

2 - Também faço a mesma pergunta: Porquê? Para ler: http://photo-a-trois.blogspot.com/2007/07/07-do-07-de-2007.html

3 - A Wanda voltou! E depois dos maravilhosos Bules de chá, criou uns copos magníficos para ver em: http://www.flickr.com/photos/10799328@N00/

4 - Via Madame Trapo, descobri estas impressionantes imagens repletas de muito trabalho, imaginação e paciência (até custa a acreditar que esse material produz aquelas sombras!), para ver em: http://www.pantherhouse.com/newshelton/freeze-frame-screen-the-shadow-hot-heads-under-silent-wigs/

5 - Com o objectivo de reutilizar as tampas, a TerraCycle lançou um concurso de tampas de plástico (será que não conhecem a Associação das Tampinhas Portuguesa?), para ler em: http://www.terracycle.net/bottle_caps.htm

6 - Eu moro no Concelho de Loures há muitos anos e não me espanta nada ler o post no blogue Mudar o Mundo em: http://vamos.mudaromundo.com/2007/06/05/assim-nao-ha-ambiente-que-resista/#comment-804

7 - As divertidas T-shirts Brincalhonas da Sandra para ver em: http://xibanca.blogspot.com/2007/06/blog-post.html

8 - A ABRA tem 12 animais à espera de quem os leve no avião para Alemanha. Se for de viagem, perceba como poderá ajudar estes animais a chegar às novas famílias adoptantes aqui.

9 - Um blogue com receitas muito interessantes para ver, pesquisar e deliciar-se em: http://sabores.bragaonline.pt/

10 - Os bonitos lenços da aldeia da Saloia, para ver em: http://saloia.blogspot.com/2007/07/lenos-da-minha-aldeia.html

11 - A esplendorosa e verdejante Aldeia da Mata Pequena espera por si. Para ver mais em: http://www.aldeiadamatapequena.com/

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Serenarte
Av. de Sintra, 1258
2750-454 Cascais

Telf.: 91 747 92 41, 91 968 36 96
E-mail: serenarte@sapo.pt
www.serenartept.blogspot.com

"Quem disse que a serenata já passou de moda? Este ainda é o meio mais romântico e sedutor de arrecadar corações ou simplesmente de impressionar ou demonstrar que gostamos de alguém.
Esta empresa especializou-se numa oferta tão original quanto emocionante: a serenata. Em dias especiais os músicos da Serenarte entram em cena e cantam, recitam e encantam. A música, a mensagem e até a indumentária podem ser escolhidas pelo cliente."

In site: http://www.myguide.pt/home.aspx?accao=detalhe&destinoid=13&objturid=2800&objturtipoid=19

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Rodrigo Leão & Cinema Ensemble
Torre de Belém
6 Julho, às 22h00
Entrada livre


"Espectáculo que concretiza um sonho antigo de Rodrigo Leão: tocar com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Para além do apoio destes músicos, dirigidos pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, Rodrigo Leão conta também com os arranjos de Pedro Moreira e com o próprio Cinema Ensemble. Mais, 2 convidados sobem ao palco: Beth Gibbons, voz e alma dos Portishead, e Pedro Oliveira, vocalista dos Sétima Legião. Todos reunidos para uma noite de viagem entre mundos - o clássico e minimalista e o mais recente, com base na pop.
Mais informações pelo telf. 213620034"

In site: http://www.agendalx.pt
Mega Evento - João Pedro


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Letras

Encosta-te a mim

Encosta-te a mim, nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim, talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim, dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou, deixa-me chegar

Chegado da guerra, fiz tudo p´ra sobreviver
em nome da terra, no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem, não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói, não quero adormecer

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim

Encosta-te a mim, desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for

Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim

Jorge Palma
Voo Nocturno (2007 EMI)
In site: http://www.myspace.com/jorgepalmaoficial (onde poderá ouvir esta canção)

terça-feira, 3 de julho de 2007

Intervenção no IPO do Porto
Primeiro transplante em Portugal de células do cordão umbilical criopreservadas salvou vida de bebé

"O primeiro transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português realizou-se em Fevereiro e permitiu salvar a vida de uma criança de 14 meses, foi hoje anunciado.
Segundo a Crioestaminal, que se dedica à criopreservação das células presentes no cordão umbilical, a intervenção foi realizada a 19 de Fevereiro no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto), mas só agora foi divulgada publicamente, depois de estar comprovado o sucesso do transplante.
"Agora já podemos anunciar que correu tudo bem. A criança já teve alta e está a recuperar bem em casa, deslocando-se apenas ao IPO-Porto para exames de controlo", disse à Lusa uma fonte da Crioestaminal.
Este foi o primeiro transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical que estavam criopreservadas numa empresa privada portuguesa.
"Os pais tinham guardado o sangue do irmão desta criança na Crioestaminal, a quem o IPO-Porto recorreu quando diagnosticou à criança uma imunodeficiência combinada severa", salientou a mesma fonte. A imunodeficiência combinada severa é um grupo heterogéneo de doenças raras, caracterizadas por deficiências no sistema imunitário, o que torna os doentes mais susceptíveis a infecções graves, que se podem tornar recorrentes e, em última instância, fatais.
O diagnóstico da criança, residente em Coimbra, revelou uma redução significativa e quase ausência de linfócitos CD8, o que poderia conduzir à sua morte. A solução do problema passava por um transplante de células estaminais de sangue do cordão umbilical ou da medula.
"Depois de os pais da criança nos terem dito que tinham guardado as células do sangue do cordão umbilical do irmão, contactei o laboratório, pedi a verificação das condições das células e testei a compatibilidade", explicou, por sua vez, Alzira Carvalhais, directora do Departamento de Imuno-Hemoterapia do IPO-Porto.
Segundo Alzira Carvalhais, "a criança teve a sorte de ter um irmão histo-compatível, o que acontece em 25 por cento dos casos".
Por seu lado, Raul Santos, director-geral da Crioestaminal, manifestou satisfação pelo sucesso deste transplante, considerando que a empresa "está a contribuir para salvar vidas". "Não tínhamos dúvidas que, mais cedo ou mais tarde, iria surgir esta necessidade", afirmou.
O sangue do cordão umbilical já foi utilizado em mais de 7000 transplantes em todo o mundo para o tratamento de diversas doenças hemato-oncológicas, mas, em Portugal, apenas tinha sido utilizado até agora sangue armazenado em bancos públicos internacionais.
A Crioestaminal inaugurou em Junho de 2006 um laboratório em Cantanhede, onde tem actualmente criopreservadas cerca de 15 mil amostras de sangue do cordão umbilical."

In site: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1296894&idCanal=undefined

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Carpooling em Portugal
www.deboleia.com

"Carpooling é um conceito que nasceu nos Estados Unidos da América, nos anos 70, e mais não é do que partilhar viagens dando ou aceitando boleia de alguém que vive, ou trabalha, próximo de si! Alguns utilizadores optam por um sistema rotativo partilhando custos, outros utilizam sempre o mesmo condutor que pode inclusive levar várias pessoas, as quais contribuem para os custos da viatura.
Em Portugal, o carpooling começa a dar os primeiros passos estimulado pela redução dos custos de transporte e da poluição, e neste último campo os benefícios são enormes pois menos automóveis na estrada significam menor poluição no ar.
Para saber mais, e planear a sua viagem, consulte o site: www.deboleia.com"

In Newsletter E-Pólen, n.º 16 - Junho 2007 (Ambiente e Espaços Verdes da C. M. de Lisboa)

domingo, 1 de julho de 2007

O Van Dog elegeu o meu blogue com uma das 7 Maravilhas da Blogoesfera e fiquei muito grata por tamanho elogio. É daquelas situações que nós só conseguimos sorrir e ficar corados...
E agora tenho de nomear as minhas 7 Maravilhas da Blogoesfera, o que é muito difícil pois são tantas as maravilhas que não consigo decidir unicamente por sete. Mas vou fazer um pequeno resumo, mais ou menos, por temas (assim como tenho guardado nos meus favoritos) e sem nenhuma obrigação, dos nomeados, continuarem esta "cadeia".
Políticos: este é imprescendível, outro e este.
Poesia: este, outro e este.
Culinária: este, outro e este.
Mulheres: este, outro e este.
Homens: este, outro e este.
Corte e Costura: este, outro e este.
Artes: este, outro e este.
Ilustração: este, outro e este.
Activismo: este, outro e este.
Árvores: este, outro e este.
Animais: este, outro e este.
Fotografia: este, outro e este.
Solidariedade: este, outro e este.
Diversos: este, outro e este.
E só referi os portugueses.... é uma pequena compilação dos que visito porque me agradam e temos algo em comum, outros por amizade ou algum tipo de relação, outros porque são inspiradores, outros porque... e não parava mais.
Aos nomeados e aos não mencionados, o meu muito obrigado. Actualmente, e de alguma forma, fazem parte da minha vida.

Bolo de Alperce da Maria

Ingredientes
5 ovos (à temperatura ambiente)
3 chávenas (chá) de farinha para bolos (já com fermento)
3 chávenas (chá) de açúcar amarelo
400 a 500g de alperces frescos maduros
Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Pelar, cortar em pedaços e reduzir a puré (com a varinha mágica) os alperces e reservar.
Bater os ovos até crescer (10 minutos), acrescentar o açúcar e bater mais 10 minutos.
Com uma colher de pau, mexendo cuidadosamente, deverá acrescentar a farinha (que deve ser peneirada com um passador para não formar "grunhos") alternando com o puré dos alperces, para que fique tudo bem misturado.
Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma de chaminé, e levar ao forno (180-190ºC) durante uma hora (mas faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).
Este bolo foi criado por mim dada a necessidade de utilizar os imensos alperces que este ano invadiram a minha árvore. É simples, fácil de fazer e grande.
Espero que gostem!