sábado, 30 de julho de 2011

As surpresas da semana

1 - EUA: Baleia agradece a três homens que a salvaram.

2 - Arderam na última década 40 mil hectares de áreas prioritárias para a Natureza.

3 - Passatempo: o Canal Panda oferece kits Winx composto por biquíni, toalha de praia, chinelos e revista (participa até 7 Agosto 2011).

4 - Paço dos Duques referido no New York Times.

5 - For Nature da Rosários4 (uma empresa nacional): 100% algodão orgânico.

6 - Passatempo: Saber Viver/Grand Voyager. Ganhe visitas e almoços para duas pessoas a bordo de um navio de cruzeiros (participa até 11 de Agosto 2011).

7 - Perdidos e Achados SIC – Retornados de Angola.

8 - Super ferry para 1400 pessoas liga Algarve e Madeira.

9 - Passatempo: partilhe um momento de Gelatina Royal e pode ganhar prémios: 10 Máquinas de bebidas quentes (Tassimo T20) e 15 Cartões Presente Continente de 20€ (participa até 31 Agosto 2011).

10 - Is There Anything More Beautiful Than This?

11 - O novo hostel de Lisboa é na estação de comboios do Rossio.

12 - Passatempo: a Braun e a Ana Rita Clara oferecem Depiladoras Silk.épil 7 Dupla Acção e vales no valor de 80 euros para a compra de artigos nas lojas Zilian (particpa até 16 Agosto 2011).

13 - Planta rara descoberta por acaso no Poceirão. Autarquia admite poder repensar o plano urbanístico.

14 - "O aquário é para todos." Treze anos e mais de 15.250.000 visitantes depois da sua abertura, olhando para as iniciativas realizadas e para os sucessivos objetivos alcançados, o Oceanário de Lisboa apresenta ao público, pela primeira vez, um filme que revela o seu percurso histórico e a excelência da sua exposição com imagens únicas e inesquecíveis.

15 - Passatempo: "Sublima o Teu Verão". Podes ganhar 4 Kits de produtos L’Oréal Paris no valor aproximado de 100€ cada (particpa até 18 Agosto 2011).

16 - T-shirt com flores de tecidoAlegre peças de vestuário simples adicionando motivos coloridos e engraçados que os seus pequenos tesouros irão adorar. As flores são fáceis de recriar e ficam lindíssimas aplicadas em T-shirts, saias ou calções. Seleccione alguns tecidos Rowan da colecção “Love” de Amy Butler e adorne um peça básica que a sua menina vai adorar exibir neste Verão.

17 - O mundo de Kirsty Mitchell, estilista e fotógrafa.

18 - Passatempo: o Centenário do Turismo de Portugal oferece uma viagem num cruzeiro MSC. O prémio é um cruzeiro no Mediterrâneo para duas pessoas, por um período mínimo de 7 noites (participa até 31 Agosto 2011).

19 - O projecto LIFE ECO-Compatível, desenvolvido pelo Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com a SPEA, já tem o seu website on-line. Este projecto visa a alteração de comportamentos da população madeirense, tentado sensibilizá-la e transformá-la numa sociedade consciente e ecologicamente sustentável. Através da transmissão e disponibilização de informação à população geral, pretende-se conduzir a uma melhor gestão e conservação dos Sítios da Rede Natura 2000.

20 - Amy Winehouse: uma vida em imagens. Recorde aqui, em mais de 200 imagens, a vida e a carreira de Amy Winehouse, encontrada morta a 23 julho 2011 no seu apartamento em Londres.

21 - Para receber vales de desconto de produtos Lindor.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

As vantagens de viajar em grupo
Utilize os transportes públicos sempre que possível!


Oração pelas férias

Dá-nos, Senhor,
depois de todas as fadigas
um tempo verdadeiro de paz.

Dá-nos,
depois de tantas palavras
o dom do silêncio
que purifica e recria.

Dá-nos,
depois das insatisfações que travam
a alegria como um barco nítido.

Dá-nos,
a possibilidade de viver sem pressa,
deslumbrados com a surpresa
que os dias trazem pela mão.

Dá-nos
a capacidade de viver de olhos abertos,
de viver intensamente.

Dá-nos
de novo a graça do canto,
do assobio que imita
a felicidade aérea
dos pássaros,
das imagens reencontradas,
do riso partilhado.

Dá-nos
a força de impedir que a dura necessidade
esmague em nós o desejo
e a espuma branca dos sonhos
se dissipe.

Faz-nos
peregrinos que no visível
escutam a melodia secreta
do invisível.

José Tolentino Mendonça
in SNPCultura

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conheça o Estado das Aves Comuns em Portugal
www.spea.pt/fotos/editor2/spea_relatorio_cac_2010.pdf.

Já está disponível o relatório sobre o Estado das Aves Comuns em Portugal 2010. Este documento constitui o relatório de 2010 do projecto Censo de Aves Comuns (CAC), da SPEA, e mostra a evolução dos índices populacionais das espécies mais abundantes em Portugal, bem como os métodos de análise utilizados. Inclui dados de um intervalo de 5 anos (2004-2009), sendo apresentadas as tendências para 61 espécies no Continente e 14 na Madeira, bem como 4 indicadores (índices compostos por grupos de espécies) para o Continente e um para a Madeira.
Este trabalho é dedicado em especial aos colaboradores do CAC, como forma de agradecimento pela excelente contribuição voluntária de cada um na recolha dos dados de campo, algo tão essencial à existência do projecto. Muito obrigado a Todos!
Votos de boas leituras em: www.spea.pt/fotos/editor2/spea_relatorio_cac_2010.pdf.

in SPEA on-line 358, 19 Julho 2011
Festival dos Oceanos 2011 – Lisboa
30 Julho a 13 Agosto 2011
Entrada livre
www.festivaldosoceanos.com
www.facebook.com/festivaldosoceanos

Programa - www.festivaldosoceanos.lpmcom.pt//index.php

O Festival do Oceanos está de regresso a Lisboa, entre 30 de Julho e 13 de Agosto, para uma edição, que promete refrescar o Verão da capital, com diversos eventos de acesso gratuito.
Concertos, espectáculos de rua, museus abertos à noite, exposições, animação de rua e diversas actividades interactivas, dirigidas a públicos de todas as idades, fazem parte da programação desta iniciativa do Turismo de Lisboa que, durante duas semanas, anima o Eixo Ribeirinho da capital portuguesa.
A temática deste ano aborda conceitos como a Universalidade, a Sustentabilidade e o Entretenimento.
Esta é uma iniciativa reconhecida nacional e internacionalmente, que se insere no calendário anual de eventos culturais em Lisboa. O Festival dos Oceanos é já uma marca da cidade, atraindo uma média de 350 mil pessoas em cada edição, cumprindo, assim, o objectivo de combater a sazonalidade e aumentar o fluxo de turistas em Lisboa, durante o mês de Agosto.

in Festival dos Oceanos

Destaques
Universo da Luz - Luminarium é inspirado pelas formas puras da geometria e da natureza, pela arquitectura islâmica e as catedrais góticas, juntando os vários povos e culturas. É um espaço para relaxar e recarregar energias. Até dia 13 de Agosto, das 10h00 às 19h00, Praça do Rossio (Estação de Metro: Rossio).

Clube dos Pequenos Descobridores - Neste espaço, composto por vários ateliês, as crianças ficam a conhecer melhor os oceanos e os descobrimentos portugueses no Mundo. O Clube dos Pequenos Descobridores está instalado na Caravela Vera Cruz, uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas, construída em 2000, em Vila do Conde, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil. Até dia 13 de Agosto, das 10h00 às 19h00, Marina Parque das Nações (Estação de Metro: Oriente).

Exposição National Geographic - Na edição de 2011, a National Geographic associa-se novamente ao Festival dos Oceanos e apresenta um formato ainda mais arrojado, que tem lugar em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Sob o tema dos recursos hídricos, poluição, biodiversidade, escassez, desperdício e educação, a exposição questiona: “A água que bebemos hoje é a mesma que existia no tempo dos dinossauros. Mas continuará ela a existir à medida que a população crescer?”. Até ao dia 13 de Agosto, na Praça do Império, em Belém.

Noites de Fado - No ano em que é apresentada a candidatura a Património Cultural da Humanidade, o Fado ganha um papel de destaque na programação do Festival dos Oceanos. Durante quatro noites, quatro fadistas portugueses convidam vários artistas internacionais. A não perder, o cruzamento deste género musical com a música brasileira, angolana ou indiana:
• Dia 1 - António Zambuja convida Roberta Sá (Brasil)
• Dia 3 - Ana Sofia Varela convida Yami (Angola) e Ritinha Lobo (Cabo Verde)
• Dia 8 - Ana Moura convida Ray Lema
• Dia 10 - Maria Ana Bobone convida Sónia Shirsat (Índia)
De 1 a 10 de Agosto, 22h00, Pátio da Galé (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Museus à Noite - Já na sua 3.ª edição, a iniciativa “Museus à Noite” tem sido um dos grandes sucessos do Festival dos Oceanos. São 24 os museus da cidade que abrem as suas portas para visitas gratuitas fora-de-horas, entre as 18h00 e a meia-noite. 4 e 11 de Agosto, das 18h00 às 24h00, vários museus da cidade (lista completa em www.festivaldosoceanos.com).

Espectáculo Waterwall - Um espectáculo inédito de som e imagem durante o qual, ao longo de cerca de uma hora, dança, água, luz e movimento fundem-se para animar as noites na Praça do Comércio. 5 e 6 de Agosto, às 22h00, Praça do Comércio (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Espectáculo Muaré - Com Muaré atrevemo-nos a regressar ao momento em que a ciência e a arte permanecem unidas e optimistas num promissor e bem-sucedido futuro. É um espectáculo de som, de diferentes tonalidades ou texturas, e batidas ritmadas, acompanhado ao vivo pela banda Duchamp Pilot.
12 e 13 de Agosto, às 22h00, Praça do Comércio (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Espectáculo Piromusical - Depois de 15 dias de muitas atracções, e tendo o Rio Tejo como cenário, o Festival dos Oceanos 2011 encerra com um espectáculo de pirotecnia, ao som de música criada especialmente para o momento. 13 de Agosto, às 23h00, Cais das Colunas (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

in Visit Lisboa

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Companhia Bireun Seudati UPH
28 Julho 2011, 21h30
Centro Cultural de Cascais
Avª Rei Umberto II de Itália
Entrada livre
www.cm-cascais.pt

clique na imagem para ampliar

O riquíssimo folclore da Indonésia, um país com 700 grupos étnicos espalhados por milhares de ilhas, tem viajado pelo mundo graças à companhia profissional de dança da Universidade Pelita Harapan (UPH), de Jacarta. Cerca de duas dezenas de bailarinos em palco apresentam coreografias e trajes tradicionais, acompanhados de um grupo de músicos num espectáculo pleno de cor e de sonoridades exóticas.

in CMCascais
Refrigerantes “light” podem prejudicar o coração a longo prazo

Os refrigerantes light ou sem açucar foram ganhando terreno no mercado ao longo dos últimos anos. Muitos consumidores preferem esta alternativa a bebidas açucaradas e calóricas, cujo consumo excessivo está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares.
No entanto, podem ter sido induzidos em erro, visto que uma nova investigação sugere que estas opções menos doces podem ser prejudiciais ao coração, a longo prazo. Se acordo com os dados recolhidos neste trabalho, alguns preliminares, o consumo de refrigerantes light está associado até 60 por cento mais de probabilidades de se sofrer de problemas vasculares.
Caso os nossos dados sejam confirmados em estudos futuros, podemos dizer que os refrigerantes light não são os melhores substitutos das bebidas açucaradas, quando se trata de nos protegermos das doenças cardiovasculares”, sublinhou Hannah Gardener, investigadora da Miami Miller School of Medicine (EEUU) e autora principal deste estudo, durante a sua apresentação na International Stroke Conference, que está a decorrer em Los Angels.
A investigação foi feita ao longo de nove anos com um total de 3289 participantes de diferentes raças, com uma idade média de 40 anos. Entre outros assuntos, responderam a questões sobre o tipo e quantidade de bebidas que consumiam e o seu historial médico.
Durante este período, foram detectados 559 problemas cardiovasculares, como acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos ou isquémicos. Alguns destes casos, depois de avaliados outros factores de risco - idade, sexo, origem de cada indivíduo -, foram associados ao consumo de bebidas light, de acordo com os investigadores.
Apesar das conclusões deste estudo, os seus autores admitem que os resultados ainda não podem ser considerados definitivos, pois a sua metodologia não alterou a influência de outros factores fundamentais, como a alimentação ou o exercício. Como tal vão ser realizados novas investigações no sentido de assegurar a veracidade destes dados.

in Ciência Hoje

terça-feira, 26 de julho de 2011

Concurso Nacional de Fotografia
Floresta, A Nossa Herança Global 
Até 25 Setembro 2011
LPN e CGD

clique na imagem para ampliar

No âmbito do Ano Internacional das Florestas, a LPN e a Caixa Geral de Depósitos promovem um Concurso de Fotografia sobre a Floresta Portuguesa “Floresta, a nossa herança global”, que decorrerá entre 15 de Julho e 25 de Setembro de 2011.
O concurso de fotografia tem como objectivo sensibilizar o público para o património florestal de Portugal, incentivando cada um de nós a ter uma atitude mais sustentável e uma maior consciencialização ambiental para a preservação e conservação de todo o ecossistema florestal. O desafio consiste em captar, através de uma fotografia, todo o magnetismo inerente à floresta.
A partir do dia 15 de Julho, e até 25 de Setembro, todos os interessados devem inserir as suas fotografias no site da Olhares: http://olhares.aeiou.pt/concurso/floresta-nossa-heranca-global e seguir as recomendações de participação. O júri elegerá a melhor foto em cada uma das 3 seguintes categorias: “Melhor Fotografia”, “Floresta Autóctone” e “Melhor Mensagem”. Cada vencedor receberá um conjunto de prémios.
As 10 melhores fotografias serão objecto de destaque no site Olhares até ao final do Ano Internacional das Florestas, com relevo para as fotografias vencedoras. Os melhores trabalhos fotográficos serão igualmente divulgados através de uma exposição (audiovisual) sobre a Floresta Portuguesa, no edifício sede da CGD – Caixa Geral de Depósitos.

in LPN
Allgarve Gourmet alia o melhor da gastronomia e dos vinhos em Portimão
26 a 30 Julho 2011, das 19h às 24h
Museu de Portimão - Instalações da Fábrica FEU
Bilhetes entre 10 e 15 euros (conforme quantidade de degustações e com visita gratuita ao Museu)
www.allgarve.pt

Entre 26 e 30 de Julho, o Museu de Portimão recebe o Allgarve Gourmet 2011, a vertente gastronómica do programa Allgarve, que alia a riqueza dos produtos de mar e rio à genialidade de grandes chefes de cozinha, numa organização do Turismo de Portugal.
À boa comida, o Allgarve Gourmet associa vinhos e produtos gourmet, disponíveis entre as 19h00 e as 24h00 no Museu de Portimão, onde a sofisticação, o bom gosto e o conforto são marcas distintivas, uma vez que este conceito é, em larga medida, o da diferenciação direccionada para um público, nacional e estrangeiro, curioso e conhecedor de gastronomia e de vinhos.
No dia 26, às 19h00, tem lugar no auditório do Museu a mesa redonda “Portugal, o melhor peixe do mundo”, que irá dar o mote para o evento, o qual tem como objectivo promover e dinamizar a região, valorizando-a como destino turístico de qualidade através de um conjunto de acções que possuam um cariz inovador e de glamour.
Os protagonistas do Allgarve Gourmet 2011 serão o peixe e as conservas do Algarve, recriados pelos seguintes cozinheiros: 26 e 27 de Julho - Chef Vítor Matos (Hotel Casa da Calçada - Amarante - *Michelin); 28 de Julho - Chef Nuno Diniz (Hotel YorkHouse – Lisboa); 29 e 30 de Julho - Chef Henrique Mouro (Restaurante Assinatura – Lisboa).
A iniciativa é produzida pela EV – Essência do Vinho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, variando os acessos entre os 10 e os 15 euros conforme a quantidade de degustações pretendidas, e proporcionando ainda uma visita gratuita ao Museu de Portimão.

in Vai Passear

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como ajudar a Somália?

A pior seca dos últimos 60 anos está a deixar em risco cerca de 12 milhões de pessoas no Corno de África. Na Somália, mais de 3000 pessoas atravessam todos os dias a fronteira para a Etiópia ou o Quénia, em busca de ajuda. As Nações Unidas declararam formalmente a existência de fome em duas regiões do Sul do país. É uma corrida contra o tempo, a mais grave tragédia humanitária no mundo, garante o Alto Comissariado da ONU para os refugiados. Várias organizações lançaram campanhas, em todo o mundo. Eis como pode ajudar:

- A Unicef em Portugal (www.unicef.pt) está a recolher fundos, os donativos podem ser feitos no site ou nas caixas multibanco. Selecciona-se “Transferências”, depois “Ser solidário” e finalmente “Unicef”. Para efeitos fiscais, escolhe-se depois a opção “Factura” e introduz-se o número de contribuinte. Também podem ser enviados cheques para a morada Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto de Aguiar, 21 - 3º Esquerdo 1069-115 Lisboa. Também é possível contribuir por telefone, através do número 760 501 501, chamada de valor acrescentado que custa 60 cêntimos. Ou fazer depósitos para a conta no banco Millenium BCP referida no site da UNICEF.

- O Comité Internacional da Cruz Vermelha também tem uma página na Internet dedicada à Somália onde se podem efectuar donativos (http://www.icrc.org/eng/where-we-work/africa/somalia/index.jsp)

- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados lançou, também na Internet, uma campanha para ajudar a Somália, à qual se pode aceder em http://www.unhcr.org/emergency/somalia

- O Programa Alimentar Mundial está a efectuar recolha de donativos para ajudar as vítimas da seca no Corno de África em http://www.wfp.org/crisis/horn-of-africa

- A Oxfam (http://www.oxfam.org/eastafrica) também está a aceitar donativos para as vítimas da fome.

- A Care lançou a sua campanha na página http://www.care.org/index.asp

- Os Médicos sem Fronteiras recolhem também donativos em https://www.doctorswithoutborders.org/donate

in Público
Cascais já recolheu 9 mil litros de óleos alimentares

O concelho de Cascais já recolheu mais de nove mil litros de óleos alimentares, o suficiente para produzir 8.100 litros de biodiesel. Devido ao sucesso da iniciativa, serão instalados mais 20 oleões, no período de seis meses, para duplicar a capacidade de recolha e de reciclagem dos óleos alimentares usados.
Este projeto, implementado pela autarquia juntamente com a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC) em setembro de 2010, já recolheu o equivalente a 1.800 garrafões de cinco litros de óleo, em apenas 9 meses, através do depósito de resíduos por parte dos munícipes de Cascais nos 30 oleões existentes.
“A grande adesão dos munícipes a este e outros projetos reflete o sucesso das ações de sensibilização sobre reciclagem realizadas junto da população. Mas são também um sinal claríssimo da maior sensibilidade dos cascalenses relativamente às questões da sustentabilidade ambiental”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais em comunicado.

Biodisel, energia e outros produtos
Através deste projeto, a autarquia de Cascais contribui para a reciclagem de óleos alimentares usados e a sua valorização energética, servindo para a produção de biodiesel ou energia térmica e elétrica.
Estes resíduos também podem ser incorporados como matéria-prima complementar para a produção de sabão, podendo também servir para produzir velas, detergente, graxas ou massa consistente lubrificante, conclui o comunicado.

in Boas Notícias

domingo, 24 de julho de 2011

As imagens da semana


Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Carlos Drummond de Andrade