sábado, 10 de março de 2012

As surpresas da semana

1 - Há cada vez mais portugueses a chegar ao Luxemburgo à procura de trabalho. Neste pequeno país europeu em que um quarto da população é lusa, a crise também já se faz sentir e arranjar emprego é uma tarefa quase impossível, sobretudo não dominando o francês e o alemão e quando não há qualificações.

2 - O Governo vai apostar numa campanha nacional de informação dirigida a emigrantes portugueses. A campanha vai dar conselhos práticos para que os emigrantes sejam orientados nos países de acolhimento e não acabem nas redes de trabalho ilegal. O plano do executivo será complementado por iniciativas locais. Por cá, terá o apoio dos municípios e da Igreja.

3 - Passatempo: habilita-te a conhecer o camião de corrida da Elisabete Jacinto no próximo co-drive da MAN em Portugal, com direito a uma visita às instalações Hydraplan e a uma miniatura MAN para pai e filho (participa até 16 Março 2012).

4 - Parte da praia de Armação de Pêra é privada e o Estado quer comprá-la

5 - Praga de térmitas aumenta nos Açores

6 - Passatempo: a Cabra Palhais oferece t-shirts às participações no passatempo (participa até 19 Março 2012).

7 - Gulbenkian: Candidaturas a apoio na área das Necessidades Educativas Especiais (até 16 Março 2012).

8 - O número de peregrinos que passaram por Portugal rumo a Santiago de Compostela quase duplicou entre 2009 e 2011, consagrando o itinerário português como aquele que atualmente “regista o maior aumento” de procura.

9 - Passatempo: a Nova Gente tem para oferecer 5 packs de produtos Essence

10 - Santa Casa lança programa para identificar idosos sós em Lisboa

11 - A Parque Escolar arrancou em 2007 com o negócio de requalificação de 322 escolas com uma estimativa inicial de 940 milhões de euros, que eram totalmente falsos e que apenas serviram para acelerar a vinda de dinheiros da Europa. Passado um ano, a realidade era bem diferente: 1,4 mil milhões de euros (cerca de 50% a mais) – e só para metade das escolas no universo inicialmente apontado. Uma parte significativa desta diferença, de 460 milhões de euros, acabou por sair do bolso dos contribuintes.

12 - Passatempo: as 5 fotografias mais criativas e divertidas ganham um dos 5 Kit’s exclusivos de edição especial Post-It® Portugal para Pais e Filhos/as que temos para oferecer (participa até 19 Março 2012).

13 - Vídeo: Visita ao museu da cortiça

14 - Vídeo: De Lijn – Crabs

15 - Passatempo: o Manias de Gold e a Odisseias oferecem uma experiência "7 Noites, Experimenta Portugal" (participa até 20 Março 2012).

16 - Cuba inicia testes clínicos com vacina contra a sida

17 - O governo de Kiribati está em negociações com as Fiji para adquirir um território de 2023 ha onde realojar os 113 mil nacionais que, devido à subida do nível do mar, correm o risco de ficar desalojados.

18 - Passatempo: a MTV e a XTravel oferecem uma viagem para duas pessoas às praias de Calpe ou às pistas de neve de Vallnord (participa até 22 Março 2012).

19 - O Ministério da Administração Interna já saiu do edifício do Terreiro do Paço, em Lisboa, que em breve será mais uma Pousada do Portugal, um projecto do grupo Pestana.

20 - A MIMA HOUSE, desenhada pelos arquitetos portugueses Mário Sousa e Marta Brandão, venceu o prémio "Edifício do Ano" na categoria "Casas", atribuído pelo ArchDaily, um dos mais conceituados sites de arquitetura a nível internacional.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Viagens com Alma

http://www.viagenscomalma.eu

Viagens com Alma é uma iniciativa da Diocese do Porto que procura inventariar o seu património religioso com ligações à Ordem de Cluny promovendo-o ao turismo. Os roteiros são de dois dias e destinam-se a grupos até 30 pessoas. Com saída e regresso ao Porto, estes percursos estão disponíveis de segunda-feira a domingo e contam com o acompanhamento de um guia intérprete. A cereja no topo do bolo é que é possível ter acesso às intervenções artísticas a decorrer nos monumentos selecionados: Mosteiro de São Pedro de Cête, Mosteiro de Salvador de Paço de Sousa, Mosteiro do Salvador de Vairão e Mosteiro de Santo Tirso de Riba d' Ave. Do pacote faz ainda parte um almoço, assim como duas noites de estadia em hotéis da região. Durma como um anjo.

in Lifecooler

Doce História

Rua Dom Pedro V, n.º 1
Lisboa
Tel.: 213463057

Com três ingredientes apenas se faz doçaria conventual. Passe uma tarde a ovos, frutos secos (da amêndoa à noz) e açúcar e descubra porque estas receitas tradicionais perduraram no tempo há séculos. A Doce História abriu em Dezembro de 2011 e traz à capital doces, licores, biscoitos e compotas conventuais, receitas de monges e freiras. Dos Açores chegam-lhe as queijadas da Graciosa, do Alentejo vem o pão de rala, de Coimbra são oriundos os pastéis de Santa Clara e o Algarve é a terra dos Dom Rodrigos. Se estes são doces bastante conhecidos, o mesmo já não se pode dizer do famoso licor de Singeverga, que nos chega de e Santo Tirso. O que não nos chega é a força de vontade para resistir a tanta tentação…
Na época dos descobrimentos, a entrada do açúcar nos nossos mercados fez nascer a doçaria conventual. Cinco séculos volvidos, o nosso paladar contínua tentado pelo receituário dos conventos portugueses.

O número um
O melhor de todas as regiões viajou até à capital e está no número 1 da Rua Dom Pedro V, a meio caminho entre o centro do Bairro Alto e o Príncipe Real. A localização é de primeira, os doces idem idem.
Os doces que dão o nome à loja estão expostos numa pequena montra de vidro no centro do espaço.Nas prateleiras estão em destaque os licores, as compotas e biscoitos. Há pouco espaço para ornamentos ou elementos de função meramente decorativa nas estantes da Doce História, mas os doces enchem-lhe as vistas.
Por preços que variam entre o 1 e os 6 euros, pode provar um papo de anjo, um morgado, uma brisa do Tâmega, uma léria de Amarante, uma trouxa de ovos, uma encharcada, uma fatia de fidalgo ou uma de pão de rala. Os ingredientes são quase sempre os mesmos. Predominam as gemas de ovo, o açúcar, a gila, a alfarroba e a amêndoa. De um doce para outro muitas vezes mudam apenas alguns pormenores receituários e acontece até ser apenas o nome que muda de um concelho para outro. O que uns chamam de barrigas de freira, outros chamam de lérias. Regionalismos à parte, aqui são servidas as receitas centenárias que herdámos dos monges e freiras deste pequeno país.
As especialidades vão rodando consoante o dia. Pode calhar-lhe ir à procura de um beijinho de freira e ter de se ficar pela barriga. A diferença está toda no ponto… de açúcar.

Quem cozinha em ponto, acrescenta um conto
Por detrás de cada doce há uma história, todas elas “confecionadas” uma dose q.b. de lenda. Diz o povo que o Dom Rodrigo foi feito em homenagem a um honrado cavaleiro que servia o rei D. Afonso III. Conta-se que na luta contra os mouros, Dom Rodrigo de Mascarenhas tomou como prisioneiro um jovem que ia em segredo casar-se com a mulher amada, à revelia do pai dela. Fascinado pela história de amor proibido, o galanteador Dom Rodrigo libertou o jovem permitindo-lhe que se casasse na condição que depois regressasse para cumprir a sua pena. Quando o jovem regressa, admirado pela sua coragem e pela beleza da rapariga que o prisioneiro desposara, Dom Rodrido de Mascarenhas libertou-o com honras. No Convento das Carmelitas de Lagos, onde terá nascido Dom Rodrigo, nasceram também os Dom Rodrigos.
O pão de rala alentejano também tem que se lhe diga. Feito no Convento de Santa Helena do Calvário para homenagear a visita do rei D. Sebastião a Évora, a sua receita original era com pão, azeitonas e água, tudo o que no convento havia. O rei enternecido com a oferta mais tarde presenteou o convento com alguns valores. A generosidade do monarca permitiu às freiras incrementar a receita do pão de rala adicionando fios de ovos recheando com gila o pão de rala como hoje o conhecemos. Quando pedir uma fatia deste doce e ele lhe for servido com azeitonas no prato, já sabe a razão.

Doce História em estado licoroso
Em época de Quaresma, as freiras não podiam entregar-se ao prazer da gula e assim nascem os biscoitos secos. A estes a Doce História também dedica uma página ou outra. Experimente uns biscoitos algarvios de figo, de mel ou de alfarroba ou umas broas de mel de cana da Madeira. E fique ainda a saber o que são as raivas…
Os licores conventuais são outra das grandes atrações deste espaço. Leve uma garrafa de ginja de Alcobaça para casa ou prove in loco (1,5 euros cada copo) este popular licor. Mas o que tem mesmo de experimentar é o licor de Singeverga, o único feito 100% por monges beneditinos a partir da destilação direta de ervas aromáticas. Uma receita antiga com um procedimento que continua hoje como era há séculos. Com esta Doce História, é fácil viver feliz para sempre…

Andreia Melo
in Lifecooler

quinta-feira, 8 de março de 2012

A Mulher Mais Bonita do Mundo

estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita.

entro na casa, entro no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio
de ouro.

entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como
se tocasse a pele do teu pescoço.

há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim.

estás tão bonita hoje.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

estás dentro de algo que está dentro de todas as
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever
a beleza.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

de encontro ao silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é aquilo que quero dizer.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

8 Março - Dia Internacional da Mulher

A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
A data serve ainda para recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

in Calendários Online


Dia Internacional da Mulher 2012: Salário igual para trabalho de igual valor

Este ano, os eventos organizados pelo Parlamento Europeu no âmbito do Dia Internacional da Mulher têm por tema "Salário igual para trabalho de valor igual". Os últimos dados disponíveis indicam que em média, as mulheres europeias recebem menos cerca de 17% do que os homens. "Os progressos são extremamente lentos", lamenta a eurodeputada eslovaca Edit Bauer, relatora para a aplicação do princípio da igualdade de remuneração.
"As causas das disparidades salariais entre homens e mulheres são complexas, múltiplas e muitas vezes estão inter-relacionadas e estendem-se muito para lá da simples questão da igualdade de remuneração por trabalho igual ou de valor igual".
"A discriminação direta e indireta, bem como fatores sociais e económicos, tais como a segregação ocupacional e setorial no mercado de trabalho, a desvalorização do trabalho das mulheres, a desigualdade no equilíbrio entre trabalho e vida privada, bem como tradições e estereótipos, nomeadamente na escolha de percursos educativos e padrões de emprego são, de acordo com análises de peritos, responsáveis por cerca de metade da diferença, lê-se no relatório de Edit Bauer.

in Parlamento Europeu

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mousse de Maçã com Canela

Ingredientes
6 maçãs médias
Casca de 1 limão
2 iogurtes naturais
2 cravos da Índia
1 pau de canela
2 colheres de sopa de canela em pó
Açúcar a gosto

Preparação
Descasque as maçãs e corte-as em quartos.
Leve-as a cozer num tacho com água, com a casca de 1 limão, 1 pau de canela e os 2 cravinhos.
Assim que estiverem cozidas escorra-as bem (retire a casca de limão, o pau de canela e os cravinhos) e reduza a puré com a varinha mágica.
Num recipiente à parte, bata os 2 iogurtes com a canela, sumo e raspa de 1/2 limão e o açúcar a gosto.
Junte a maçã em puré e misture bem.
Se necessário adicione mais açúcar.
Leve ao frigorífico de modo a estar bem fria quando servir.
Mesmo antes de servir polvilhe com um pouco mais de canela.

Esta receita sofreu algumas alterações à original.

in Roberta Escolástico

M de Maçã

Ainda hoje se coloca a dúvida se a maçã foi de facto, o fruto proibido. Mas de uma coisa temos a certeza: a maçã é inimiga de alguns tipos de cancro, doença cardiovascular, asma e diabetes, uma vez que reduz o risco de todas estas patologias.
Já no século XIX, muito antes de existirem tabelas de composição nutricional de alimentos, era célebre o ditado “an apple a day, keeps the doctor away”. A maçã consegue o feito de desafiar as “leis da gravidade” que ajudou a construir, ao ser extremamente rica em compostos antioxidantes mesmo sem possuir as cores tão exóticas de outros frutos muito associados (e geralmente bem) a esta capacidade de defesa do nosso organismo. Aliás é mesmo a parda maçã reineta, desprovida de todo aquele verde e vermelho vivo, que exibe um padrão mais interessante na conjugação de fibra, vitamina C e actividade antioxidante entre todas as variedades de maçã. E existe ainda uma vantagem adicional da maçã em relação a alguns destes frutos exóticos: é muito nossa! Nenhum outro fruto fresco em Portugal se pode orgulhar de ostentar cinco zonas com Denominação de Origem Protegida ou Indicação Geográfica Protegida. Apesar de a nível mediático, a maçã de Alcobaça ser a porta-estandarte da maçã portuguesa, também as da Beira Alta, Cova da Beira, Portalegre e Bravo de Esmolfe possuem a sua qualidade reconhecida e protegida.
Quiçá pela sua intrínseca ligação bíblica, a maçã transporta consigo o dom da multiplicação no que a alguns nutrimentos diz respeito. Mesmo não sendo particularmente rica em vitamina C (7mg por 100g), a sua actividade antioxidante é equivalente a 1500mg desta vitamina, resultado das sinergias efetuadas pelos seus inúmeros compostos fenólicos e flavonóides. A maior concentração destes compostos na casca da maçã faz com que a actividade antioxidante desta, seja cinco vezes superior à da polpa. Daí ser quase um crime nutricional a ingestão de maçãs sem casca até porque, com a produção integrada e livre de pesticidas, a maior desculpa para quem a retirava deixa de ser válida.
Também de fibras solúveis se escreve a história nutricional da maçã, sendo estas as responsáveis pela sua fama na diminuição dos níveis de colesterol e regulação do apetite.
A maçã constitui-se assim como uma boa amiga da nossa alimentação. Por mais que experimentemos novos e mais sofisticados alimentos, ela vai estar sempre lá. E ainda bem!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

terça-feira, 6 de março de 2012

Descarregue gratuitamente o Calendário Dodot da gravidez e do bebé

Descarregue e personalize-o: http://www.dodot.pt/o-calendario-dodot

O Calendário de Dodot é uma ferramenta para o seu computador que lhe permitirá saber como a sua gravidez evolui semana a semana e que a irá informando sobre as diferentes etapas de desenvolvimento do seu bebé.

in Newsletter Dodot.com 5 Março 2012

Portugal já tem inventário geológico do território

Foi concluída, recentemente, a inventariação geológica completa do território português, desenvolvida pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Este inventário geológico é de grande importância científica e estratégica e a sua elaboração envolveu mais de 70 cientistas de universidades e associações, sendo apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
José Brilha, coordenador do projeto, explicou, em comunicado, que "havia já um levantamento feito ao nível da fauna e da flora, mas era fundamental classificar locais de valor abiótico, com interesse científico, revelando a importância de ser gerido e preservado pelas autoridades nacionais que tratam da conservação da Natureza".
O levantamento em questão teve em conta não apenas o valor científico dos locais, mas também a vulnerabilidade deste património, uma vez que alguns dos geosítios correm riscos de destruição devido à ausência de políticas adequadas de gestão. Segundo José Brilha, "há locais que não podem ser destruídos, pois são importantes testemunhos científicos dos acontecimentos-chave que marcaram a história do planeta, nomeadamente do território português".
A esta primeira fase deverá seguir-se uma "validação junto do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, conseguindo que este organismo passe a gerir também este património natural". Segundo a mesma fonte, a investigação vai dar origem a um livro que pretende dar a conhecer ao grande público a riqueza geológica nacional.
Graças ao inventário, Portugal passa a ter à disposição os instrumentos necessários para implementar uma política de geoconservação, com base no conjunto de locais nos quais se incluem, por exemplo, o granito de Lavadores, em Gaia, os blocos erráticos de Valdevez, no Gerês, ou as minas da Borralha, em Montalegre.
José Brilha adiantou ainda que os investigadores pretendem também "cruzar informação com os colegas espanhóis, que realizaram em Espanha um estudo semelhante, para, em conjunto, definir um inventário à escala ibérica". Numa fase posterior, deverá proceder-se à inventariação do sul da Europa articulada entre vários países, nomeadamente França e Itália, para num médio prazo classificar geologicamente todo o Velho Continente.
"Em Portugal tínhamos um ligeiro atraso neste campo, pelo que agora estamos em condições de comparar o nosso património geológico com o dos outros países. Aliás, para a sua área geográfica, Portugal é dos países europeus com maior geodiversidade", concluiu o coordenador do projeto de inventariação, que localizou 326 locais com interesse geológico fundamental.

in Boas Notícias

segunda-feira, 5 de março de 2012

Plastic Planet

http://player.vimeo.com/video/32381655

Um documentário sobre um grave problema ambiental.

Animais protegidos feridos - Recolha da GNR deixa de ser efetuada e particulares são incentivados a cometer ilegalidades

De acordo com o que Quercus apurou, em dezembro de 2011, o Comando Geral da Guarda Nacional Republicana deu indicações para o SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR - suspender a recolha de fauna selvagem devido a restrições orçamentais. A recolha de animais selvagens feridos é uma das responsabilidades do SEPNA, que funciona desde 2002, recolhendo anualmente milhares de animais selvagens feridos de espécies protegidas e ameaçadas de extinção, no âmbito da rede nacional de recolha e recuperação de animais selvagens.
Estes animais são recolhidos pelas autoridades e transportados para os 10 centros de recuperação de fauna selvagem que atualmente existem a nível nacional. Alguns destes centros são governamentais, outros são de Organizações Não Governamentais de Ambiente e funcionam em regime de voluntariado.

GNR incentiva particulares a cometer ilegalidades
A Quercus tem vindo a receber denúncias de que a GNR está a encaminhar os cidadãos que pretendem entregar animais feridos para os centros de recuperação e a incentivar que sejam cometidas ilegalidades no transporte dessas espécies protegidas.
De salientar que o transporte de animais selvagens só pode ser realizado por agentes da autoridade ou técnicos devidamente credenciados pelo Ministério do Ambiente, pois a sua recolha tem muitas vezes implicações legais e judiciais, nomeadamente no caso de espécimes que foram feridos, envenenados ou capturados por atos ilegais.

Quercus lança apelo ao Governo e cidadãos
A Quercus vai sensibilizar o Governo para esta questão e, caso não se encontre uma solução adequada, promover uma campanha nacional. A recolha de espécimes selvagens, além de ser uma obrigação legal do Estado Português, tem implicações diretas na conservação de espécies ameaçadas de extinção, pelo que se apela aos cidadãos que continuem a entrar em contacto com a Quercus sempre que a GNR se recuse a recolher animais selvagens.

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2012 

A Direção Nacional da Quercus
Associação Nacional de Conservação da Natureza

domingo, 4 de março de 2012

As imagens da semana


Canção de Uma Sombra

Ai, se não fosse este luar que chama
Os aspectos à Vida, e se infiltrou,
Como fluido mágico, em meu ser,
Eu não era o que sou.

E se a estrela da tarde não brilhasse;
E se não fosse o vento que embalou
Meu coração e as nuvens nos seus braços
Eu não era o que sou.

Ai, se não fosse a noite misteriosa
Que meus olhos de sombras povoou
E de vozes sombrias meus ouvidos,
Eu não era o que sou.

Sem esta terra funda e fundo rio
Que ergue as asas e sobe em claro voo;
Sem estes ermos montes e arvoredos
Eu não era o que sou.

Teixeira de Pascoaes
(Amarante, 8/11/1877- Gatão, 14/12/1952)