sábado, 10 de março de 2012

As surpresas da semana

1 - Há cada vez mais portugueses a chegar ao Luxemburgo à procura de trabalho. Neste pequeno país europeu em que um quarto da população é lusa, a crise também já se faz sentir e arranjar emprego é uma tarefa quase impossível, sobretudo não dominando o francês e o alemão e quando não há qualificações.

2 - O Governo vai apostar numa campanha nacional de informação dirigida a emigrantes portugueses. A campanha vai dar conselhos práticos para que os emigrantes sejam orientados nos países de acolhimento e não acabem nas redes de trabalho ilegal. O plano do executivo será complementado por iniciativas locais. Por cá, terá o apoio dos municípios e da Igreja.

3 - Passatempo: habilita-te a conhecer o camião de corrida da Elisabete Jacinto no próximo co-drive da MAN em Portugal, com direito a uma visita às instalações Hydraplan e a uma miniatura MAN para pai e filho (participa até 16 Março 2012).

4 - Parte da praia de Armação de Pêra é privada e o Estado quer comprá-la

5 - Praga de térmitas aumenta nos Açores

6 - Passatempo: a Cabra Palhais oferece t-shirts às participações no passatempo (participa até 19 Março 2012).

7 - Gulbenkian: Candidaturas a apoio na área das Necessidades Educativas Especiais (até 16 Março 2012).

8 - O número de peregrinos que passaram por Portugal rumo a Santiago de Compostela quase duplicou entre 2009 e 2011, consagrando o itinerário português como aquele que atualmente “regista o maior aumento” de procura.

9 - Passatempo: a Nova Gente tem para oferecer 5 packs de produtos Essence

10 - Santa Casa lança programa para identificar idosos sós em Lisboa

11 - A Parque Escolar arrancou em 2007 com o negócio de requalificação de 322 escolas com uma estimativa inicial de 940 milhões de euros, que eram totalmente falsos e que apenas serviram para acelerar a vinda de dinheiros da Europa. Passado um ano, a realidade era bem diferente: 1,4 mil milhões de euros (cerca de 50% a mais) – e só para metade das escolas no universo inicialmente apontado. Uma parte significativa desta diferença, de 460 milhões de euros, acabou por sair do bolso dos contribuintes.

12 - Passatempo: as 5 fotografias mais criativas e divertidas ganham um dos 5 Kit’s exclusivos de edição especial Post-It® Portugal para Pais e Filhos/as que temos para oferecer (participa até 19 Março 2012).

13 - Vídeo: Visita ao museu da cortiça

14 - Vídeo: De Lijn – Crabs

15 - Passatempo: o Manias de Gold e a Odisseias oferecem uma experiência "7 Noites, Experimenta Portugal" (participa até 20 Março 2012).

16 - Cuba inicia testes clínicos com vacina contra a sida

17 - O governo de Kiribati está em negociações com as Fiji para adquirir um território de 2023 ha onde realojar os 113 mil nacionais que, devido à subida do nível do mar, correm o risco de ficar desalojados.

18 - Passatempo: a MTV e a XTravel oferecem uma viagem para duas pessoas às praias de Calpe ou às pistas de neve de Vallnord (participa até 22 Março 2012).

19 - O Ministério da Administração Interna já saiu do edifício do Terreiro do Paço, em Lisboa, que em breve será mais uma Pousada do Portugal, um projecto do grupo Pestana.

20 - A MIMA HOUSE, desenhada pelos arquitetos portugueses Mário Sousa e Marta Brandão, venceu o prémio "Edifício do Ano" na categoria "Casas", atribuído pelo ArchDaily, um dos mais conceituados sites de arquitetura a nível internacional.

Sem comentários: