sábado, 2 de outubro de 2010

As surpresas da semana

1 - Viver no interior não é uma missão impossível.

2 - Neste artigo procura-se reflectir sobre as relações entre emoção e adoecer e apresentar dois projectos de investigação em curso, no âmbito desta relação e numa perspectiva psicobiológica, enquadrados na actividade docente e assistencial que se desenvolve.

3 - Passatempo: o Chocolate para a Alma oferece três packs de edições especiais comemorativas Agatha Christie composta por Um Crime no Expresso do Oriente e Anúncio de um Crime (participa até 5 Outubro 2010).

4 - A maioria das pessoas que contrair cancro nos países pobres morrerá da doença, o que acontecerá a menos de metade dos doentes oncológicos nas nações ricas, alertaram especialistas citados, ontem, pela Imprensa estrangeira.

5 - Percorra as páginas do blogue e veja todas as fotografias antigas, recolhidas no Algarve, dos anos 70 para trás que foram submetidas a este passatempo. Pertencem aos álbuns de recordações e aos baús de memórias de todos quantos se associaram a esta iniciativa do Turismo do Algarve, que comemora em 2010 os seus 40 anos de existência.

6 - O Comité do Património Mundial voltou a reunir-se para admitir 21 novas entradas na lista de lugares protegidos. A UNESCO nomeia, os turistas invadem. Estaremos a pôr esse património em risco?

7 - Passatempo Família Sustentável: a família que apresentar a melhor sugestão de como evitar o desperdício de água, energia ou embalagens, receberá os seguintes prémios: 20 Gel Excel Ariel de 28 doses, 20 Tide de 65 doses, 5 packs de pilhas Duracell StayCharged com quatro unidades, 12 unidades de Fairy Detergente Manual, 2 unidades de Fairy Ultra Caps (valor estimado de 700 euros). Participa até 15 Outubro 2010.

8 - Global Biodiversity Information Facility: agora é possível obter informações sobre todos os seres vivos conhecidos do planeta Terra (têm 200 milhões de registos).

9 - Parque Eólico de Alvaiázere instala aerogeradores junto de abrigo com morcegos ameaçados de extinção. Estão actualmente a ser instalados aerogeradores no Parque Eólico de Alvaiázere junto de um abrigo de importância nacional para a conservação de morcegos ameaçados de extinção, em pleno Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura, sem terem sido avaliadas alternativas de localização, revelando a irresponsabilidade do ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e uma enorme falta de responsabilidade ambiental do promotor.

10 - Programa do Ciclo de “Conversas na Estufa” (Out.-Dez. de 2010) - Associação dos Amigos do Jardim Botâncio da Ajuda (não gratuito).

11 - Passatempo: o Style it Up oferece dois jeans Salsa Sculpture (participa até 10 Outubro 2010).

12 - O astrónomo português Nuno Cardoso Santos, investigador do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e professor afiliado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu ontem, na Arménia, o primeiro prémio internacional Viktor Ambartsumian. O galardão, partilhado com os seus colegas Michel Mayor (Universidade de Genebra) e Garik Israelian (IAC), foi atribuído pelo trabalho no estudo das estrelas que têm planetas em órbita, e que fornecem indícios essenciais para a compreensão dos processos de formação planetária.

13 - André Boto é o primeiro fotógrafo português distinguido como Fotógrafo Europeu do Ano pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) nas categorias Comercial e Ilustrativa.

14 - Passatempo: a Ultimate Beauty e o Luxo24.com oferecem 20 jóias da Breil (participa até 17 Outubro 2010).

15 - Tus Pies: poema de Pablo Neruda, na voz da cantora brasileria Maria Rita.

16 - A paixão deles foi adúltera, escandalosa, atormentada, eterna. As suas vidas inauguraram a celebrity culture dos reality shows. Mas só agora Elizabeth Taylor revela as cartas que Richard Burton lhe escreveu: "My blind eyes are desperately waiting for the sight of you".

17 - Trinta e três igrejas românicas de Portugal e Espanha localizadas nas imediações dos rios Douro e Tâmega vão ser restauradas, no seguimento de uma parceria entre instituições dos dois países.

18 - Passatempo: a D'Magia oferece 16 livros do filme "Príncipe da Pérsia" (participa até 9 Outubro 2010).

19 - Vivam os figos frescos!

20 - Mais uma vez, o Maria Pudim vai participar: Blog Action Day is an annual event held every October 15 that unites the world’s bloggers in posting about the same issue on the same day with the aim of sparking a global discussion and driving collective action.

21 - A Coats tem o prazer de convidar para a mostra de lavores seleccionados e premiados do troféu de lavores e entrega das peças de crochet às Aldeias SOS.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sons

Caetano Veloso - Sozinho (Ao Vivo)

Uma das mais belas músicas de Caetano, para comemorar o Dia Mundial da Música...
Entrada gratuita nos 28 Museus e 5 Palácios do IMC
5 Outubro 2010
Em vários locais do país
Telefone: 21 365 08 00
E-mail: contactos@imc-ip.pt
www.imc-ip.pt

Lista dos 28 Museus e 5 Palácios do IMC para ver aqui.

No dia 5 de Outubro, os museus e palácios dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) terão acesso gratuito por ocasião das comemorações do Centenário da República.
O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) tutela 28 museus e 5 palácios nacionais que, no seu conjunto, constituem lugares e obras incontornáveis do património nacional.

In IMC
1 Outubro - Dia Mundial da Música
Mapa Etno-Musical: Uma Viagem Virtual e Etno-musical por Portugal

de Júlio Pereira, com a colaboração de João Luís Oliva e grafismo de Sara Nobre
Instituto Camões
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/mapa-etno-musical.html

Este mapa procura contribuir para a divulgação da música tradicional portuguesa e dos respectivos instrumentos. Não pretende ser uma obra académica ou a palavra final e única, mesmo que sintética, sobre esta matéria, mas, não o sendo, segue com rigor a palavra de quem lhe consagrou todo o seu trabalho.
O critério de divisão geográfica por já desusadas províncias, ainda que discutível (como tudo…), pareceu-nos o mais adequado e eficaz, atendendo às particularidades geográficas e sociais de cada região e à permanência dos seus nomes na nossa memória.
Adoptou-se, porém, genericamente, a distinção de Ernesto Veiga de Oliveira, figura maior e indisfarçável deste trabalho, entre o litoral do Minho ao Tejo, depois prolongado na costa algarvia - festivo, social e folgazão -, e o interior dos planaltos transmontano e beirão, que se estende, embora com particularidades, ao Alentejo - austero, grave e cerimonial.
Para esta viagem, ligue o som das suas colunas e parta à descoberta de Portugal e seus elementos etno-musicais.

In Instituto Camões

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Museu Nacional de Arte Antiga
30 Setembro 2010 - 5ª à noite no Museu - a partir das 19h (entrada gratuita)
1 Outubro 2010 - Dia EPAL - das 10h às 24h (entrada gratuita)
2 Outubro 2010 - Sábado à noite no Museu - a partir das 19h (entrada gratuita)
Rua das Janelas Verdes
1249-017Lisboa
Telefone + 351 21 391 2800
E-mail: mnarteantiga@imc-ip.pt
www.mnarteantiga-ipmuseus.pt

clique na imagem para ampliar

Convite
Colóquio Da Coragem à Tolerância: Aristides de Sousa Mendes
2 Outubro 2010, 15h
Espaço Memórias do Exílios, 1º Piso do Edifício dos CTT
Avenida Marginal - Estoril
www.cm-cascais.pt

clique na imagem para ampliar
Concerto Solidário Orquestra Geração & Mário Laginha, António Rosado, Elsa Saque, António Wagner Diniz e José Manuel Brandão
1 Outubro 2010, 21h
Teatro Camões - Parque das Nações
Bilhetes: 10 euros e disponíveis na Agência Barclays

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

4ª edição do Baile Urbano OMIRI
1 de Outubro 2010, 22h
MUDE - Museu do Design e da Moda
Rua Augusta, 24
1100 - 053 Lisboa
+ 351 218 886 120
www.mude.pt

Venha despedir-se do Verão com o MUDE e bailar connosco!
Na próxima 6ª feira, 1 de Outubro, às 22 horas, o MUDE - Museu do Design e da Moda vai receber a 4ª edição do Baile Urbano OMIRI, convidando todos a virem bailar connosco!

PROJECTO OMIRI

Omiri é um projecto de Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) e Tiago Pereira (vídeo-jocking), uma proposta arrojada onde o 'baile' tem um cenário: a tela de projecção onde dançam Wim Wandekeybus, William Forsythe, ou o Sr. António a bailar o Galandum.
A mistura de instrumentos estranhos e programações de Vasco Ribeiro Casais com a visão irreverente de Tiago Pereira misturam música "trad" e vídeo em tempo real, sintetizadores e matanças do porco, chouriças e Nyckelarpas com distorção, pessoas das aldeias que dançam e cantam ladaínhas actuais porque são e sempre foram de hoje. Tocar, dançar - e criar - é o que parece dizer este projecto, que atira convenções bafientas às urtigas.

Graça Rodrigues
MUDE - Museu do Design e da Moda
Hortelã

Híbrido da Mentha aquatica (hortelã-mourisca) e Mentha spicata (Hortelã-vulgar), a hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é originária da região mediterrânica da Europa. O seu nome científico, "Mentha", está associado à história da ninfa Menta, da mitologia grega, e do deus Plutão, que, por se amarem muito, despertaram o ciúme de Perséfone. Esta, sentindo-se traída, transformou Menta numa planta destinada a crescer nas entradas das cavernas que davam acesso ao inferno. A palavra "piperita" foi atribuída em alusão ao seu sabor apimentado.
É utilizada à milhares de anos, pelas suas fortes e diversas características aromáticas e medicinais, que a tornam uma das plantas mais versáteis e procuradas do planeta na actualidade.
Exala um fantástico aroma, pelo que se torna indispensável em qualquer jardim, enquanto ornamental, medicinal, aromática e condimentar. Pode fazer-nos companhia num simples vaso ou canteiro, num qualquer recanto, independentemente do tamanho do jardim. Ideal para cativar a atenção das crianças para as plantas, pois é muito associada a diversos produtos alimentares, com o seu aroma forte e mentolado.
Esta planta vivaz nem sempre produz flores. Fornece alguns cortes durante o ano. A sua propagação não deve ser feita por semente, pois estas podem dar origem a indivíduos distintos dos pés-mãe.
Gosta de solos ricos em nutrientes, húmidos, mas bem drenados, ao sol ou sombra parcial. Em condições ideais, pode tornar-se invasiva, pelo que o seu crescimento deve ser frequentemente controlado. O compasso de plantação utilizado pode ser de 30x30 cm.
Alguns insectos podem provocar grandes estragos, tais como a mosca branca e determinados escaravelhos, que surgem especificamente nas mentas. Uma solução de sabão de potássio pode ajudar a combater algumas destas pragas. Também é susceptível a algumas doenças, como o oídio, as podridões radiculares e a ferrugem. Evitar os solos encharcados e podar as plantas com frequência.
Possui inúmeras propriedades, entre as quais são de destacar o facto de prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos, indigestões, cólicas, e a fadiga em geral. Entra na composição de diversos preparados farmacêuticos de medicina convencional e alternativa.
Muito utilizada a condimentar pratos de carne, manteigas, batatas, saladas e alguns doces, como sobremesas geladas, mousse de chocolate e ponche de frutas. É também utilizada como aromatizante em diversas indústrias, como a dos chocolates, pastilhas elásticas, dentífricos, detergentes, etc. E porque não mexer o café com um ramo fresco de hortelã-pimenta?!!! Experimentem, é delicioso!!!
A infusão forte de hortelã-pimenta é óptima como repelente de pulgas em animais e nas suas instalações. Repele também ratos. Atrai muitas borboletas e outros insectos úteis ao jardim.
A sua infusão, quando fresca, é das poucas bebidas que me refrescam nos dias quentes de Verão. A sua ligação com qualquer tipo de chocolate é perfeita.
Muito cultivada no Norte de África, pelo que faz parte das tradições locais de alguns países servir uma infusão aos visitantes.
Guardo em memória uma frase de um Padre amigo, que há alguns anos atrás, referindo-se às propriedades desta planta, dizia: - O meu povo faz com esta planta um licor a que chamam de “levanta o pau”. E funciona!!!

Luís Alves
In Cantinho das Aromáticas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Festival de Observação de Aves de Sagres
1 a 3 de Outubro 2010

Inúmeras actividades gratuitas ou a preços simbólicos
www.birdwatchingsagres.com

clique na imagem para ampliar

Sagres é um dos locais mais fascinantes de Portugal para a observação de aves. Entre finais de Agosto e Novembro passam por esta região milhares de aves migradoras, incluindo aves de rapina, aves marinhas, passeriformes, estepárias, entre muitas outras.
Com o objectivo de dar a conhecer esta região e os seus valores naturais, nos dias 1, 2 e 3 de Outubro realizar-se-á o primeiro Festival de Observação de Aves de Sagres, um evento que procura contribuir para o desenvolvimento do turismo ornitológico nesta região do Algarve, e que vai buscar parte da essência das antigas campanhas de monitorização de aves em Sagres desenvolvidas pela SPEA. Observação de aves de rapinas, saídas de barco, anilhagem de aves, cursos, workshops e palestras, photo bird race e exposições fotográficas são apenas algumas das inúmeras actividades que a organização lhe propõe, de forma gratuita ou a preços simbólicos. Os participantes do evento terão também acesso a preços especiais no alojamento e restauração da região.
Por todas estas razões, não falte a este grande evento e inscreva-se já nas actividades que mais lhe agradam.

In SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Voluntários precisam-se para Programa RED - Recolha, Esterilização e Devolução de Animais em Oeiras
Associação Pé ante Pata em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras

email: peantepata@peantepata.com
Tel: 967961732 / 965039102 / 963582033
www.peantepata.com

Caros sócios e voluntários

A Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação Pé ante Pata, irá brevemente implementar o projecto RED - Recolha, Esterilização e Devolução, cujo êxito dependerá em muito, do apoio de todos os que não ficam insensíveis à problemática crescente da reprodução descontrolada dos animais errantes.
Este projecto terá como programa piloto, a esterilização de colónias de gatos, cujo aumento se tem vindo a verificar no concelho de Oeiras.
A reprodução leva a que muitas dezenas de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos.
Por outro lado, o número de animais a precisar de um lar, é muito superior ao número de famílias dispostas a adoptá-los, pelo que acreditamos que a única forma de inverter esta tendência é através da esterilização..
O principal objectivo deste projecto consiste na captura de todos os gatos de cada colónia, sendo que os mesmos serão esterilizados e posteriormente libertados no mesmo local de captura. As colónias que vão integrando este projecto, não serão posteriormente capturadas pelo canil municipal.
Ao longo deste processo, necessitamos da colaboração do máximo de pessoas possível que possam ser família de acolhimento temporário (FAT) no pós-operatório destes animais (em média 3 dias), até que os mesmos estejam em condições de serem novamente libertados.
Dado que estamos perante gatos habituados a viver na rua e com mecanismos de defesa bastante apurados, portanto silvestres em maioria, os mesmos serão entregues às famílias de acolhimento em transportadoras. A ração e areia serão entregues pela associação em quantidade necessária, não havendo assim qualquer encargo associado para a FAT durante a estadia do ou dos animais que esteja disposta a acolher. Em suma, a única coisa que as famílias de acolhimento terão de fazer, será manter o animal na transportadora, alimentá-lo, garantir que tenha boas condições de higiene e acompanhar a evolução da sua recuperação.
Para facilitar todo este processo e ajudar as famílias de acolhimento temporário, daremos uma acção de formação, simples e sucinta do modo como deverão agir. Nesta acção serão tiradas as dúvidas que possam ter e explicados todos os procedimentos.
No que diz respeito às ninhadas de gatos jovens e dóceis que sejam capturados e esterilizados, a família de acolhimento poderá, se assim o entender, ficar com os animais até que surjam adoptantes responsáveis. A associação divulgará os animais de forma a ajudar na procura de novas famílias.
Depois de realizada esta acção, é importante a supervisão destas colónias, de forma a garantir uma melhor qualidade de vida destes animais e evitar o seu aumento, com a chegada de novos elementos. Contamos por isso e na medida do possível, com a ajuda dos habitantes locais nesta importante monitorização.
Assim, apelamos à vossa ajuda pois deverão ter sempre no vosso pensamento que ao colaborarem nesta iniciativa, estarão a evitar que dezenas de animais continuem a nascer sem as condições que merecem.
Como é habitual pedimos a divulgação deste nosso apelo “além fronteiras”, visando o presente e-mail reunir o máximo de pessoas que nos possam inscrever e ajudar nesta acção.
Deste modo, caso estejam interessados em colaborar connosco, deverão remeter-nos para peantepata@gmail.com os vossos dados (nome, telefone, morada e B.I), indicando-nos o nº de animais que estarão dispostos a acolher.
Alertamos para o facto do sucesso deste programa ser determinante e fundamental para que no futuro (que esperamos ser já amanhã) possamos continuar a implementar, com a Câmara Municipal de Oeiras, mais projectos e ideias sempre com o intuito de ajudarmos os animais.

A equipa Pé Ante Pata

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Grandes Textos
SANGUE JOVEM de Peter Asmussen
28 Setembro 2010, 19h
Salão Nobre TNDM II

Praça D. Pedro IV - Lisboa
Entrada Livre
T.: + 351 213 250 800
E-mail: geral@teatro-dmaria.pt
www.teatro-dmaria.pt

clique na imagem para ampliar

Convite Inauguração Exposição
Abel Manta - Um Modernista Esquecido (1888-1982)
28 Setembro 2010, 19h30
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, 41 - Lisboa
RSFF Telf.: 213 547 892
E-mail: geral@fundacaomedeirosealmeida.pt
www.fundacaomedeirosealmeida.pt

Clique na imagem para ampliar

Um milhão de portugueses está mal hidratado
Comité reúne-se no Porto para formalizar criação do European Hydration Institute

Que a água é essencial à vida já todos sabemos. No entanto, segundo Ronald Maughan, presidente do Comité Científico do recém-criado Instituo Europeu de Hidratação (EHI, nas siglas em inglês), “muitas pessoas estão mal hidratadas e não entendem que o corpo necessita de água”.
Aliás, em Portugal, um estudo de Março do ano passado do Instituto Português de Hidratação demonstra que, além de um milhão de portugueses estar mal hidratado, 20 por cento da população afirmam não gostar sequer de beber água.

“A desidratação reduz a tensão, diminui a memória de curto prazo e enfraquece as funções fisiológicas. Se ficarmos muito tempo sem beber água morremos”, alerta Ronal Maughan. O especialista em hidratação e editor de várias revistas científicas dedicadas à nutrição e ao desporto explica ao Ciência Hoje que o grande desafio do instituto é “sensibilizar para a importância da hidratação na saúde”.
Porém, isto não é assim tão simples. Como Maughan exemplifica, não basta dizer: “Bebam água suficiente” e nem sequer existe um número mágico de litros recomendados por dia para cada pessoa. O especialista fala apenas numa média de 2,5 litros para os homens e dois para as mulheres, mas tudo depende de outras variáveis.
Os dados mostram que muitas pessoas estão mal hidratadas mas isto não quer dizer que beber água em excesso possa ser solução. “Há pessoas que não bebem o suficiente e outras que bebem demais. Algumas pessoas morrem por beber água em excesso, é invulgar mas acontece”, afirma o presidente do Comité Científico do EHI e professor na Universidade de Loughborough, em Inglaterra.

"Água não é tudo"
Além disto, a água não é tudo. Existem outras formas de hidratar o organismo. “Podemos beber café, chá, sumos, refrigerantes e cerveja. A comida é muito importante. Os vegetais e frutas também contêm um grande teor de água”, aclara o especialista. (ver caixa no fim do texto)
O estilo de vida, a actividade física e o ambiente em que a pessoa vive são fundamentais para perceber a quantidade de água necessária para se viver de modo saudável. Fazer exames médicos pode ser uma solução, mas Maughan explica que controlar as idas à casa de banho e observar a cor da urina é o melhor modo para se saber se se está bem hidratado.
O desafio é conseguir passar a mensagem correcta para todos os estilos de vida e de clima. Para tal, o instituto vai identificar os investigadores que estão a fazer estudos nesta área com o objectivo de perceber as falhas de conhecimento e colmatá-las com a colaboração de vários cientistas.
Para perceber as causas e consequências da desidratação, e como é cada vez mais comum no domínio científico, o instituto combina diferentes áreas do conhecimento para perceber mais profundamente o fenómeno. Assim, além das ciências biomédicas, junta-se ainda a sociologia e a psicologia para ajudar a perceber questões sociais e comportamentais.

Bolsas de investigação
O instituto europeu vai abrir inscrições para o primeiro concurso de bolsas de investigação, atribuídas a recém-licenciados, que visam apoiar projectos relacionados com a hidratação humana. O EHI vai oferecer oito bolsas em 2010/11, cada uma com um valor de cinco mil euros, mais um valor adicional de mil euros para a apresentação dos resultados. As candidaturas abrem a 4 de Outubro e terminam a 1 de Dezembro de 2010. Os resultados são conhecidos no inicio do próximo ano.

Quantidade de água nas bebidas e alimentos
Água, chá, café, bebidas desportivas, refrescos, sumos de vegetais – 90% a 100%
Leite, sumos de fruta, sumos – 85% a 90%
Cerveja e vinhos – 85% a 95%
Bebidas destiladas – 60% a 70%
Sopas – 80% a 95%
Morangos, melão, uvas, pêssegos, pepino, pêra, laranja, maça, alface, aipo, tomate, abóbora, brócolos, cebola, cenoura – 80% a 90%
Batatas, bananas, milho – 70% a 80%
Leite fresco - 87% a 90%
Iogurte – 75% a 85%
Gelados – 60% a 65%
Queijo – 40% a 60%
Arroz – 65% a 70%
Massa – 75% a 85%
Pão, bolachas – 30% a 40%
Peixe e marisco – 65% a 80%
Ovos – 65% a 75%
Carne bovina, frango, carneiro, porco, vitela – 40% a 65%
Carne curada, bacon – 15% a 40%


In Ciência Hoje

domingo, 26 de setembro de 2010

As imagens da semana

A semana passada fui ver o mar. E estava tão tranquilo e azul, que parecia o céu, mas sem nuvens.
Estive a apreciar os últimos dias de Verão, antes da chegada da minha estação favorita: Outono.
Boa semana.









Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.

Sophia Mello Breyner Andresen