sábado, 11 de fevereiro de 2012

As surpresas da semana

1 - ONU declara fim da fome na Somália

2 - Um espanhol é capaz de transformar folhas de árvores em verdadeiras obras de arte através de técnicas normalmente utilizadas para cortar papel. Com o seu projeto artístico inovador, Lorenzo Dúran tem conseguido sustentar a família e fazer o que o apaixona.

3 - Passatempo: a TopAtlântico oferece um programa para o Dia dos Namorados (1 noite para 2 pessoas), a utilizar até 29 de Fevereiro, no Hotel S. Pedro *** , em Arouca (participa até 15 Fevereiro 2012).

4 - Palmeiras em extinção na Arrábida

5 - Painéis solares permitiram à Câmara de Alvaiázere poupar 18 mil euros por mês

6 - Passatempo: o SAPO e a Sony Music estão a oferecer 2 seleções de Cd's com alguns dos melhores álbuns de Leonard Cohen aos fãs do músico (participa até 27 Fevereiro 2012).

7 - Vídeo: 25 Ways to Wear a Scarf in 4.5 Minutes!

8 - Vídeo: Colectivo - Fotógrafos de Natureza Portugueses (apresentado no II Encontro de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem em Vouzela).

9 - Passatempo: o Estrelas & Ouriços tem 8 Kits "ART ATTACK" (cada contém, 1 mochila, 1 copo, 1 bloco e 1 porta chaves Art Attack) para oferecer (participa até 1 Março 2012).

10 - Leonard Cohen: Old Ideas - Continua intacta, a suavidade das canções faladas do canadiano sedutor. Podem ser velhas ideias, mas a nós soam-nos a imagens frescas.

11 - Portugal ofereceu a Espanha 60 órgãos para transplante, em 2011, ao abrigo de um acordo de cooperação internacional. Os órgãos recolhidos em Portugal beneficiaram 32 doentes espanhóis e sete portugueses, transplantados em unidades hospitalares no país vizinho.

12 - Passatempo Prevenir/La Roche Posay: ganhe 50 bálsamos para a pele sensível Cicaplast Baume B5 (participa até 20 de Fevereiro 2012).

13 - Estudo confirma: rock desapareceu das preferências

14 - A presidente da Federação Portuguesa pela Vida (FPV) afirmou hoje que considera “muito preocupante” a perda de mais de 80 mil vidas desde 2007 por causa do aborto, cinco anos depois do segundo referendo sobre o assunto. “O país tem de refletir sobre esta sangria que se está a fazer por via da legislação do aborto".

15 - Passatempo: a Shiseido está a comemorar 140 anos e oferece 200 euros em produtos, um colar com um diamante, entre outros prémios.

16 - Greece bans animal circuses

17 - A floresta tropical da Amazónia, tradicionalmente considerada como um escudo contra o aquecimento global, poderá vir a ser uma fonte de emissão de gases poluentes devido à desflorestação, alertam investigadores num artigo publicado na revista Nature.

18 - Passatempo: o  Facebook da Nuk oferece um Kit da NUK Easy Learning e um KIT NUK Oral Care (participa até 19 Fevereiro 2012).

19 - Portugal volta a arrasar nos prémios para os melhores hostels do mundo. Não é exagero: os melhores hostels do mundo são portugueses. Os alojamentos económicos lusos voltaram a vencer em quase todas as categorias dos Hoscars, atribuídos pelos utilizadores do portal Hostelworld. Só o lisboeta Travellers House, que continua ter a melhor pontuação mundial, soma cinco distinções. E o Porto está em alta: tem três pequenos hostels no top 5 e o hostel mais limpo do mundo - feito conseguido pelo Dixo's.

20 - Para receber vales descontos Head & Shoulders

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados no Fluviário de Mora – Um beijo na namorada vale uma entrada

Parque Ecológico do Gameiro
Apartado 35
7490-909 Cabeção - Mora
Tel. (00351) 266 448 130
E-mail: fluviariomora@mail.telepac.pt
http://www.fluviariomora.pt


O Fluviário de Mora brinda o dia mais esperado por todos os que estão enamorados no próximo dia 14 de Fevereiro!
Ao par que celebre no Fluviário este dia com beijo será oferecida uma entrada grátis a um dos membros do casal.
Descubra o seu lado mais romântico no Fluviário, que poderá complementar dando um passeio junto à bela ribeira Raia e saboreie momentos únicos da gastromia do Alentejo, na sua idílica paisagem natural.
O Fluviário de Mora deseja a todos um dia em pleno, porque amar também é partilhar o que a vida tem de melhor. Ofereça a si próprio e a quem mais o entender um momento diferente!

in Fluviário de Mora

Champanheria da Baixa - Porto

Largo de Mompilher nº1/2
4050-478 Porto - Portugal
http://www.facebook.com/ChampanheriadaBaixa?sk=info

Porto a borbulhar

Na cidade Invicta, onde durante anos funcionou um antiquário (esquina da R. da Picaria com o Lg. Mompilher) existe agora uma champanheria, ideal para brindar com espumantes, champanhes e cavas a copo, taça ou flute. Cocktails e sangrias de champanhe também são opção e no capítulo das comidas há sugestões simples (como as ostras) mas cuidadas que casam na perfeição. Fingerfood e tapas é para petiscar e os pratos mais consistentes estão destinados aos almoços. É que este bar abre ao meio-dia e mantém-se aberto tarde e noite dentro. Os preços das bebidas e do pratinho de petiscos começam nos dois euros. Sente-se a borbulhar?

in Lifecooler

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Delta oferece postais românticos

14 Fevereiro 2012

No próximo dia 14 de fevereiro, a Delta Cafés desafia-o a presentear a sua cara-metade com um postal original com mensagens de amor. Ao beber um café em qualquer uma das lojas da marca, tem a possibilidade de escolher qual o postal que quer levar consigo para casa. As ilustrações foram criadas em especial para esta data, o dia de São Valentim, e são protagonizadas por personagens como o Grão de Paixão, o Coitado Escaldado, o Pingado Enamorado, a Meia Deleite ou a Bica Mafarrica. Uma ideia original.

in Lifecooler

IV Jornada de Recolha de Medicamentos

11 Fevereiro 2012, das 9h às 19h
Contacto: bancofarmaceutico.jrm@gmail.com

Lista das 112 Farmácias que aderiram a esta iniciativa em: http://www.jasfarma.com/my.files/uploads/Lista_farmacias_banco_farmaceutico.pdf

O Banco Farmacêutico realiza, dia 11 de Fevereiro, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos. A iniciativa decorrerá nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarám, Évora, Setúbal, Beja, Faro e também na Ilha Terceira. O Banco Farmacêutico (BF) é um projecto da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma associação criada para uma intervenção social na área da saúde e do medicamento.
O objectivo do BF é sensibilizar os portugueses a doar medicamentos, produtos de saúde e higiene, para Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) circundantes aos estabelecimentos aderentes. Este ano vão ser beneficiadas 65 IPSS.
«Desde as primeiras jornadas que o número de farmácias e voluntários tem vindo a crescer de forma muito significativa, o que é um sinal do espírito solidário dos portugueses, principalmente numa altura tão conturbada como a que vivemos atualmente. Nesse sentido, estamos convictos que não vamos assistir a uma quebra nas doações. Pelo contrário, acreditamos que os portugueses vão, mais uma vez, revelar toda a generosidade que nos é característica», explica Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico.
Entre as 09h00 e as 19h00 vão estar cerca de 300 voluntários, nas 112 farmácias identificadas com cartazes, a prestar os devidos esclarecimentos sobre a iniciativa. No balcão de atendimento, o farmacêutico aconselha relativamente aos medicamentos mais necessários à instituição apoiada por essa farmácia. Depois de comprar os produtos que deseja doar, o utente deposita-os numa caixa junto ao voluntário. A entrega dos medicamentos às IPSS é feita no próprio dia ou na semana seguinte à Jornada de Recolha de Medicamentos. Só se aceitam medicamentos novos, comprados na farmácia no dia da Jornada.
A edição deste ano conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), LogistaPharma e das 112 Farmácias que decidiram associar-se a esta iniciativa. Nos três anos anteriores, o BF doou perto de 20 mil medicamentos a cerca de 60 IPSS.

Missão
O Banco Farmacêutico tem como missão ajudar as pessoas mais carenciadas através do fornecimento de medicamentos e de produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente, tendo por fim educar o homem à partilha e à gratuidade.
2011
O ano passado a III Jornada de Recolha de Medicamentos obteve os seguintes resultados:
• 9155 Medicamentos recolhidos;
• 105 Farmácias participantes
• 57 instituições apoiadas que beneficiam mais de 30.000 pessoas;
• Mais de 250 voluntários;
• Presença 19 concelhos e 5 distritos: Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja e Faro.

in JAS Farma

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna

Pela verdade, pelo riso, pela luz, pela beleza,
Pelas aves que voam no olhar de uma criança,
Pela limpeza do vento, pelos actos de pureza,
Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,
Pela branda melodia do rumor dos regatos,

Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,
Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego dos pastos,
Pela exactidão das rosas, pela Sabedoria,
Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,
Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,
Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,
Pelos aromas maduros de suaves outonos,
Pela futura manhã dos grandes transparentes,
Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,
Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas
Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,
Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História,
deixa passar a Vida!

Natália Correia, in Inéditos (1985/1990)

Europeus e asiáticos são descendentes dos mesmos africanos

Europeus e asiáticos descendem do mesmo grupo de africanos que chegou ao Sul da Península Arábica há 60 mil anos, conclui um estudo coordenado por Luísa Pereira.
Segundo a investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), os descendentes desse grupo rumaram depois, uns em direcção à Ásia, tendo chegado à Austrália há 50 mil anos, e outros para a Europa, onde terão chegado dez mil anos depois. Simulações anteriores realizadas em computador com base em linhagens maternas apontam para que esse grupo de migrantes incluísse cerca de 600 mulheres, o que corresponderia a um total de indivíduos entre mil e 1200.
O estudo liderado pela cientista portuguesa foi realizado com a colaboração de outros seis investigadores portugueses e cinco estrangeiros, com recurso à comparação genética entre 85 indivíduos do sudoeste asiático e 300 europeus.
O facto de terem chegado muito antes à longínqua Austrália do que ao continente europeu, bem mais próximo, é explicado por essas migrações terem decorrido numa altura em que o hemisfério norte atravessava uma era gelada, afirmou a professora universitária coordenadora do trabalho publicado no Journal of Human Genetics.
Ao contrário, acrescentou, a metade sul da Terra era então mais árida e os oceanos tinham um nível mais baixo, o que facilitava as deslocações e terá levado a que “a Austrália tenha sido colonizada primeiro do que a Europa”, como confirma o cruzamentos de dados arqueológicos e genéticos.
Terá sido também o nível mais baixo das águas do actual estreito de Adén que terá facilitado a travessia do grupo de africanos da região que inclui a Somália e a Etiópia para o sul da península Arábica, a que corresponde o Iémen, consideram os cientistas.
Objecto de investigação continua a ser o caminho utilizado para chegar à Europa, que terá ocorrido através da Turquia, desconhecendo-se ainda se em direcção a Ocidente (Macedónia e Grécia), ou para Norte, através do Cáucaso (Arménia e Geórgia).
Os cientistas estão também a tentar determinar como se fez a ocupação humana da Europa e, posteriormente, há cerca de 10 mil anos, a chegada da agricultura, vinda igualmente de Oriente.
Nos milhares de anos que antecederam o cultivo da terra, os europeus viviam apenas da caça e do que recolhiam na natureza. Um dos aspectos que Luísa Pereira disse pretender esclarecer é o motivo pelo qual apenas dois mil anos depois de terem chegado à Europa pelo extremo leste, as primeiras técnicas de cultivo da terra já serem usadas na Península Ibérica, Portugal incluído, como confirmam os estudos arqueológicos.
Entre as hipóteses colocadas sobressai a de que o mar Mediterrâneo tenha sido já na altura uma via que terá permitido um avanço mais rápido do que a progressão exclusivamente feita por terra.
A líder do grupo de investigadores de Diversidade Genética do IPATIMUP considera que o facto de a população não africana ter muitas semelhanças genéticas se deve à descendência comum do primeiro grupo de humanos que chegou à Península Arábica, registando-se, actualmente, muito mais diversidade genética entre a população africana do que no resto do mundo.

in Ciência Hoje

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Charles Dickens nasceu há 200 anos

O bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens cumpre-se hoje, sendo assinalado em Lisboa com a inauguração de duas exposições e uma palestra.
Na Biblioteca Nacional é aberta a mostra das edições portuguesas do criador de Oliver Twist, na Sala de Referência, enquanto na Hemeroteca Municipal é inaugurada a exposição "Dickens nas Coleções das Bibliotecas Municipais de Lisboa".
Também hoje, pelas às 18h, na Biblioteca-Museu República e Resistência -- Espaço Cidade Universitária, ao bairro de Santos, em Lisboa, o cineasta Lauro António apresentará a palestra "O Universo de Charles Dickens no Cinema".
João Botelho realizou, baseado na obra homónima de Dickens, "Hard Times, for these Times" (1854), o filme "Tempos Difíceis, este tempo" (1988), com música de António Pinho Vargas e a participação, entre outros, de Henrique Viana, Julia Britton, Eunice Muñoz, Ruy Furtado e Isabel de Castro.
Charles John Huffam Dickens que experimentou o jornalismo e, para garantir o sustento da família, trabalhou numa fábrica, nasceu em Portsmouth a 7 de fevereiro de 1812.
Dickens começou a editar em 1833 em fascículos no jornal Monthly Magazine a ficção "A Dinner at Poplar's Walk", que veio a editar depois em livro.

Primeira tradução em Portugal em 1839
Em Portugal, segundo nota da Biblioteca Nacional, a primeira tradução de uma obra de Dickens, "Conto verdadeiro: o estalajadeiro de Andermatt", foi publicado no jornal "O Ramalhete", nº 83 de 22 de agosto de 1839.
Ainda no século XIX são apresentadas "as primeiras traduções de cinco dos seus romances: 'Oliver Twist' (1837-1839), 'The Life and Adventures of Nicholas Nickleby'(1838-1839), 'A Tale of two Cities' (1859), 'Great Expectations' (1860-1861) e 'The Posthumous Papers of the Pickwick Club' (1836-1837)", refere uma nota da Biblioteca Nacional que acrescenta que, em Portugal, o escritor teve maior proliferação editorial nas décadas de 1940 e 1950.

in Expresso

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ONU: Faltará 50 por cento de comida em 2030

A população mundial parece preparada para crescer dos sete mil milhões de hoje para quase nove mil milhões até 2040 e o número de consumidores de classe média irão aumentar em três mil milhões nos próximos 20 anos. No entanto, o planeta parece estar a ficar sem recursos que possam garantir alimentos, água e energia que atendam esta demanda populacional, em rápido crescimento, adverte um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), recentemente divulgado.
Tendo em conta os recursos actuais, prevê-se que em 2030 sejam necessários mais 50 por cento de comida, mais 45 de energia e mais 30 de água para abastecer o total da população mundial. A ONU está há muito empenhada em promover o desenvolvimento sustentável e o estudo «Pessoas resilientes, planeta resiliente: um futuro que vale a pena escolher», realizado por um painel especializado da organização, foi entregue ao secretário-geral da organização em Addis Ababa, na Etiópia.
O objectivo é simples: evitar que três mil milhões de pessoas sejam levadas à pobreza, à fome. Segundo o documento, para alcançar a sustentabilidade, é "necessária uma transformação na economia global". O relatório faz 56 recomendações e propostas concretas, para evitar que, dentro de 30 anos, parte de nós estejam a passar fome.

in Ciência Hoje

Tangerina - Desfrute de um Fruto Suculento com Aroma a Outono

A tangerina é um citrino que pertence à família Rutá-ceas e à espécie Citrus reticulata. Este fruto possui um formato arredondado, sendo internamente formado por gomos. Quando maduro, apresenta casca de cor alaranjada e sabor ácido e doce. Durante séculos, a tangerina foi reservada nos templos chineses como uma preciosidade. Ao ocidente, apenas chegou por volta do século XIX.
Em Portugal, o cultivo deste fruto é mais representativo na zona do Algarve (90% da produção) e Ribatejo.
A tangerina encontra-se disponível entre os meses de Novembro e Abril.

Informação Nutricional
A tangerina é um fruto de baixo valor energético. Contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, e potássio.

Tabela de composição nutricional (100 g de porção edível)
Energia (Kcal) - 40
Água (g) - 88.2
Proteínas (g) - 0.7
Lípidos (g) - 0.1
Hidratos de Carbono (g) - 8.7
Vitamina C (mg) - 32
Ácido Fólico (µg) - 21
Potássio (mg) - 241

mg = miligrama µg = micrograma Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Vantagens e Desvantagens
A tangerina é um fruto que fornecedor de vitamina C, um antioxidante que ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções. Este antioxidante participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.
O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares, sendo também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. O potássio é um mineral que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos corporais e contracção muscular. A sua ingestão poderá estar restrita no caso de insuficiência renal.
Pelo seu conteúdo elevado em água e pela sua riqueza em potássio, apresenta um leve efeito diurético, que poderá ser benéfico no caso de gota, hipertensão arterial e/ou nos casos de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos.

Como Comprar e Conservar
No momento da compra escolha as tangerinas que se apresentem firmes, com brilho e pesadas. Evite aquelas que apresentem com manchas escuras e amolecidas. As tangerinas conservadas à temperatura ambiente manter-se-ão frescas durante 3 dias.
No frigorífico, conservar-se-ão cerca de 7 dias.
A tangerina não deve ser submetida a temperaturas de congelação

in Nestlé

domingo, 5 de fevereiro de 2012

39 anos, hoje é o dia do meu aniversário!

(post repetido)

"As aquarianas são originais, inteligentes e humanitárias por isso, gostam de lutar por causas positivas e de planear um futuro feliz. Têm, na generalidade, personalidade forte e tolerante. Por outro lado, são imprevisíveis, "do contra" e não compreendem a complexidade emocional. Detestam a solidão, rotinas e imitações."

Revista Vogue - Fev 2008