sábado, 16 de junho de 2007

As surpresas da semana

1 - Um poema magnífico para ler em: http://sitiodapoesia.blogspot.com/2007/06/arte-de-amar-manuel-bandeira-se-queres.html

2 - Via Abrigo da Pastora, líndissimas ilustrações de Henrik Simosen: http://www.henriksimonsen.com/gallery.html

3 - Vou experimentar esta delícia brevemente: http://paracozinhar.blogspot.com/2007/06/shot-de-morangos-com-vinho-do-porto.html

4 - Os Bichanos do Porto têm novas e bonitas peças de artesanato para vender (e dessa forma conseguir pagar as muitas despesas relativas aos bichanos que vão salvando) para ver e comprar em: http://artesanato-bichanos-do-porto.blogspot.com/

5 - Depois da Bela Ruiva, a Magnífica Morena da Elotopia em: http://shop.elotopia.net/shop008.html

6 - "Aprendi" uma nova árvore: Tipuana Tipu! Agora, irei procurar o amarelo das suas flores nas zonas que o Paulo menciona em: http://valkirio.blogspot.com/2007/06/tipuana.html

7 - A semana passada vi, em Ponte de Frielas, uma Coraleira (finalmente sei o nome da espantosa árvore que está vermelha de flores semelhantes a cristas de galo) como estas que o Paulo viu na Praça da Alegria: http://valkirio.blogspot.com/2007/06/praa-da-alegria-coraleira.html

8 - Eu gosto muito de moinhos e estes continuam irresistíveis em: http://infeltradas.blogspot.com/2007/05/conjunto-moinho-pregadeira-ganchinhos.html

9 - Via Tue-Tue, um site com muitos e coloridos padrões, para ver em: http://www.printpattern.blogspot.com/

10 - Tiago da Fonseca em Bedtimes Stories, para ver em: http://www.platform10.co.uk/sleepless/projects/pictures/tiago.htm

11 - O site do Rui Pedro (desaparecido em 1998) em: http://www.ruipedro.net/index.php?rub=1

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Exposição Viajantes do Tempo
de Manuela Jardim
De 29 de Maio a 29 de Junho 2007

Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 / 1050-143 Lisboa
Telf.: 21 311 14 00
E-mail: infos@ifp-lisboa.com
www.ifp-lisboa.com
Horário: segunda a sexta das 9h00 às 20h00; sábados das 9h00 às 13h00.

"Manuela Jardim é uma artista filha da mestiçagem nascida em Bolama, Guiné-Bissau, em 1949. Licenciou-se em Lisboa em 1975 na Escola Superior de Belas Artes, estando presente, na sua criação artística, a pluralidade de raízes, quer portuguesas, quer africanas.
A sua exposição Viajantes do Tempo cria uma sintonia entre os aspectos lúdicos do quotidiano, encarnados pela dimensão estética das suas obras, e os aspectos pragmáticos da vida à qual faz eco a função pedagógica da arte.Viajantes do Tempo, que estará exposta até dia 29 de Junho, comporta em si as diversas influências culturais que sempre rodearam Manuela Jardim, e são também o reflexo do seu trabalho com diversos materiais. Os panos-de-obra da Guiné e Cabo Verde foram também uma fonte de inspiração para esta viagem no tempo.
Esta exposição inscreve-se no contexto de investigação e interesse pessoal da artista pela dinâmica e dimensão dos intercâmbios culturais que os Descobrimentos tornaram possíveis. Nesta viajem nos meandros da História e dos vínculos culturais, Manuela Jardim quis combinar diferentes matérias e temas para que, nesta multiplicidade de formas, cores e signos, o espectador possa participar nesta itinerância onírica, dando assim vida à arte.
Enfim, cada um de nós é um viajante do tempo, sendo mestre da sua própria errância através da exposição de Manuela Jardim.
Para além da Escola de Belas Artes, Manuela Jardim frequentou ainda cursos de Gravura, Têxteis e Decoração (Fundação Ricardo Espírito Santo) e de Serigrafia no Institut National d'Education Populaire de Paris."

In site: http://www.ifp-lisboa.com

quinta-feira, 14 de junho de 2007











Petição - Por um Consumo Sustentável de Sacos de Plástico

Sabia que um Saco de Plástico pode demorar até 500 anos a decompor-se na natureza?
No âmbito do projecto de Prevenção na Produção de Resíduos a Lipor tem em desenvolvimento uma petição para que se fomente um Consumo Mais Sustentável de Sacos de Plástico.
Trata-se de um projecto de sensibilização para que todos nós cidadãos, no nosso dia-a-dia, tenhamos consciência que as boas acções pelo ambiente também são feitas de pequenos gestos.
Esta petição pretende fomentar um conjunto de acções que sensibilizem consumidores e distribuidores para uma gestão ambientalmente mais correcta e responsável na distribuição dos sacos de plástico.
Actualmente, grande parte destes sacos acabam abandonados no solo, largados pelos cidadãos ou transportados pelo vento. Em Portugal, são produzidos, anualmente, milhares de sacos, sendo as Grandes Superfícies (Hiper e Supermercados) responsáveis pela distribuição gratuita de uma grande parte destes sacos.
Os impactos negativos da utilização massiva destes sacos plásticos descartáveis, impõem medidas legislativas/regulamentares que limitem a utilização de tais sacos, o que conjuntamente com a edição e divulgação de Boas Práticas neste domínio, permitiriam controlar devidamente este problema.
Mas este não é um caminho que queremos percorrer sozinhos. Este é um projecto de parcerias e sinergias intersectoriais no qual o esforço de todas as partes se traduzirá num benefício claro para o ambiente e para a qualidade de vida de todos nós. Aos nossos parceiros convidamos uma vez mais que sejam parte integrante deste processo, lado a lado, rumo a um futuro mais sustentável.
Sabemos que é um projecto audaz de cidadania e ambiente onde todos somos importantes veículos de informação. Trata-se de um movimento que estamos certos que a sua organização, os seus colaboradores e você irão abraçar e que, com um esforço de cada um, seremos capazes de fazer a diferença rumo a um Futuro Mais Sustentável.
Para saber mais sobre este projecto, clique aqui
Para subscrever:
- a Petição Institucional e consultar o regulamento, clique aqui
- a Petição Pessoal, clique aqui
- a Petição Pessoal e Institucional e consultar o regulamento, clique aqui

As petições devem ser preenchidas e enviadas para:
Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
A/c: Paulo Rodrigues - Prevenção na Produção de Resíduos
Apartado 1510
4435-996 Baguim do Monte
Gondomar

Mais informações:

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Sons

Lenine - Paciência
Letras

"Não é por acaso que temos dois ouvidos e uma boca só. É para ouvir mais do que aquilo que falamos."

Alberto Brito (padre jesuíta, especialista em Relações Humanas)
In Revista XIS (11/03/2006)

terça-feira, 12 de junho de 2007

Leilão de Junho do Projecto Mão a Mão

O leilão do mês de Junho já está a funcionar no site: www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Até ao próximo dia 30 de Junho poderão licitar qualquer um dos 48 artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Centro de Acolhimento de Crianças - Aconchego, em Água da Pena - Machico, na ilha da Madeira (poderá encontrar a caracterização desta associação em http://mao-a-mao-leilao.blogspot.com/2007/06/centro-de-acolhimento-de-crianas.html.
Boas Licitações!

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Para informações ou sugestões: mao-a-mao@hotmail.com

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Mausoléu do Duque de Palmela
Cemitério dos Prazeres - Lisboa


A morte é a única inevitabilidade da vida.
"Os cemitérios são o repositório da nossa história e cultura, perpetuando a memória do que fomos. As pirâmides de Gizé são uma das sete maravilhas do mundo e correspondem aos monumentos tumulares mais visitados.
O Mausoléu da família do Duque de Palmela, construído em 1849, influenciado pelas pirâmides egípcias e localizado no Cemitério dos Prazeres, é o maior monumento funerário privado da Europa, encontrando-se na posse da Câmara desde 1997, por doação do 4.º Conde da Póvoa, Eng. Manuel de Sousa e Holstein Beck.
A sua dimensão e imponência, as claras influências maçónicas e obras de arte de qualidade ímpar como o cenotáfio de Cánova e a arca tumular dos irmãos Teixeira Lopes justificam uma visita, possível através de marcação prévia na Divisão de Gestão Cemiterial: tel. 21 391 23 00 ou por mail para dgc@cm-lisboa.pt.2 "

In Newsletter E-Pólen, n.º 15 - Maio (Ambiente e Espaços Verdes da C.M. de Lisboa)

domingo, 10 de junho de 2007

Hoje, gostaria de transcrever o meu comentário ao post do blogue do Paulo, porque acredito que, na maior parte das vezes, ao desejarmos mais do que realmente precisamos, perdemos o mais importante. E o meu comentário foi:
"Paulo,
também eu gostei muito da fotografia e principalmente quando escreves: «que casas deste tipo serão o lugar ideal para quem não precisa de muito para ser feliz.» O facto de querermos tudo grande/maior faz com que perdamos a liberdade, a simplicidade e a vontade de ser feliz. Conforme aumenta a proporção das casas, aumenta a responsabilidade, as despesas, os créditos, o trabalho... que nos tira o sono e o tempo para a preciar o que é realmente importante.
Eu seria muito feliz se conseguisse uma casa igualzinha a esta!
Obrigado pela partilha."
Para reflectir um pouco...
Este final de semana abri uma excepção e fiz o meu primeiro Bolo de Chocolate e, após a festa, só sobrou duas fatias (uma delas reservada para um professor muito guloso!).

Bolo de Chocolate da Amélia

Ingredientes
125g de manteiga (vegetal - menos gordura, mais saudável)
1 tablete de chocolate de culinária (200g)
200g de açúcar amarelo
100g de farinha para bolos (já com fermento)
6 ovos (à temperatura ambiente)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 150ºC (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Derreta a tablete de chocolate juntamente com as 125 g de manteiga em banho-maria.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa (10 minutos). Sem parar de bater, misture, por esta ordem, o chocolate e a margarina derretidas, e a farinha.
Adicione à mistura anterior, envolvendo cuidadosamente com uma colher de pau, as claras batidas em castelo.
Ponha o preparado numa forma sem buraco forrada com papel vegetal, untada e polvilhada com farinha e leve a cozer, cerca de 40 minutos, a 180ºC.
Como o tempo de cozedura variam consoante o forno (a gás ou eléctrico), faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido.
Sugestão: este bolo tinha uma cobertura de chocolate, mas não a fiz para não acrescentar mais calorias, mas poderá ver no link do blogue como fazer a cobertura caso quiera decorar este bolo.

In blog: http://www.paracozinhar.blogspot.com/
*********************************************************
Mousse de Bolacha
Autoria do Chefe António Nobre

Ingredientes
200 gr de açúcar amarelo
0.5 l leite
4 ovos
18 bolachas (utilizei bolachas tipo Maria sem açúcar, à venda nas lojas de produtos naturais tipo Celeiro)
q.b. canela em pó
1 dl água
Confecção
Leva-se o açúcar ao lume com a água até obter o ponto de pérola, junta-se as bolachas desfeitas (partidas à mão) e mexe-se fora do lume, e quando estiver morno junta-se as gemas e o leite quente.
Leva-se ao lume novamente, até abrir ponto de estrada.
Retira-se do lume e deixe arrefecer. Depois de frio envolva cuidadosamente, com uma colher de pau, as claras batidas em castelo.
Deita-se numas taças e polvilha-se com canela.
Sugestão: poderá colocar no frigorífico algumas horas antes de servir, ficará mais fresquinho!

In site: http://www.gastronomias.com/doces/doce1256.htm