sábado, 31 de julho de 2010

As surpresas da semana

1 - Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluíram que a população obesa tem níveis elevados de poluentes ambientais retidos no tecido gordo.

2 - Miosótis: Tudo cresce no silêncio.

3 - A Saber Viver oferece 30 packs compostos por um EP com quatro músicas dos Maria Clementina e duas garrafas de B! Clementina (participa até 18 Agosto 2010).

4 - Jardim Botânico está há 40 anos à espera de ser classificado como monumento nacional.

5 - A experimentar brevemente: Chamuças de Vegetais.

6 - "O Programa Estágios Profissionais e o Programa Qualificação Emprego têm o período de candidatura fechado actualmente" e "não há qualquer previsão" quanto à data da sua reabertura. Esta é a resposta que está a ser dada pela Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) às muitas empresas que pretendem admitir estagiários. Esta delegação é uma das cinco que actualmente controlam todos os processos de candidatura a estágios profissionais.

7 - Passatempo Men´s SPA Lisboa: podes ganhar uns sapatos de desporto Kangoo Jumps no valor de €270 (participa até 6 Agosto 2010).

8 - Bolsas coloridas: com o crochet tão em voga nos acessórios desta estação, não pode deixar de criar uma peça que siga esta tendência. Escolha as suas cores favoritas da variada gama Puppets Eldorado e comece já a crochetar uma bolsa fantástica para usar neste Verão.

9 - Em Novembro de 2009, a Câmara Municipal de Lisboa abateu mais de 50 árvores no jardim do Príncipe Real. Pedro Lérias fala dos actuais problemas da sua vegetação.

10 - Caboodle Ranch's Craig Grant.

11 - A Liderpapel irá premiar os 3 trabalhos mais criativos construidos e desenhados com a nossa gama Pentel Arts. Os temas podem ser variados desde que sejam utilizados na integra produtos Pentel Arts e que nos indiquem quais os que utilizaram e onde os adquiriram. O passatempo termina dia 31 de Agosto de 2010.

12 - Vila Real: Espécies em vias de extinção vão andar nos autocarros urbanos.

13 - Quer experimentar os produtos TENA? TENA oferece uma protecção incomparável para problemas urinários. Porque não experimentar você mesma uma amostra grátis enviada num invólucro simples e discreto? Os seus dados pessoais serão tratados com toda a confidencialidade e não estará sujeita a qualquer obrigação. Preencha o formulário para receber a sua amostra grátis.

14 - A Revista Equitação oferece uma estadia de uma noite, para duas pessoas no Hotel Província em Reguengos de Monsaraz, de quatro estrelas, com pequeno almoço incluído (participa com a tua foto mais criativa até 5 Agosto 2010).

15 - Actividades para crianças: Estrelas & Ouriços.

16 - A instalação e o uso de equipamentos de apoio para actividades desportivas de aventura estão a destruir áreas de vegetação dunar junto à praia da Ilha do Pessegueiro, situação que se verifica em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

17 - Cindy Crawford, que havia já admitido no final do ano passado ter recorrido a injecções de Botox para tentar minimizar as rugas (apesar de não ter ficado satisfeita com os resultados), revelou que continua a sentir uma forte pressão mediática no sentido de manter a todo o custo uma aparência jovem.

18 - Blogue da Maria do Rosário Pedreira: Horas Extraordinárias.

19 - O Secretariado da Mobilidade Humana da diocese de Portalegre-Castelo Branco formou a semana passada o Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Beira Baixa, do Norte Alentejano e Ribatejano.

20 - O Vousair.com em parceria com a Castello Lopes Multimédia vai oferecer 5 DVDS do filme Crazy Heart (participa até 2 Agosto 2010).

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Até sempre, António.

Aproveitem a Vida e ajudem-se uns aos outros.
Apreciem cada momento, agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer.


António Feio (1954-2010)

Para ver e ouvir aqui.
Gelados Ben&Jerry's Portugal
http://www.benandjerrys.pt/
www.facebook.com/benandjerrys.pt
http://twitter.com/benandjerrys_pt

Ben&Jerry’s nasceu em 1978 em Burlington, Vermont, pela mão de dois homens, Ben Cohen e Jerry Greenfield, que tinham a missão de fazer o melhor gelado da melhor forma possível. Desde o início, ambos trabalharam com as melhores quintas familiares em Vermont, nos EUA. A sua iniciativa sustentável, Caring Dairy, começou na Europa em 2003, e expandiu-se recentemente a 500 quintas, 25,000 vacas e a uma produção de leite totalmente sustentável. A marca paga pelo leite e natas Caring Dairy, o que significa que os agricultores têm a oportunidade de ordenhar vacas felizes, e que os fãs podem saborear fabulosos gelados “sustentáveis”. Ben & Jerry’s foi também a primeira marca do mundo a utilizar ingredientes certificados de Comércio Justo, tais como Cacau, Banana, Café e Baunilha nos seus produtos.
Em 2007, Ben&Jerry’s alcançou a neutralidade climática na Europa em todo o ciclo de vida do gelado, desde a vaca até ao copo, reduzindo as emissões ano após ano. Ben&Jerry’s, uma marca de Vermont, adquirida pela Unilever, gere o seu negócio com base numa missão social alicerçada em três grandes pilares: qualidade dos produtos, recompensa económica e compromisso para com a comunidade. O objectivo é integrar a preocupação com a comunidade em cada vez mais negócios, mantendo os objectivos relacionados com o produto e a economia. O movimento pelo Comércio Justo é conduzido por este compromisso.
A Ben&Jerry's foi a primeira marca de gelados do Mundo a utilizar ingredientes certificados de Comércio Justo. Até 2011, todos os ingredientes serão provenientes de Comércio Justo.

Para mais informações ver aqui.

Produtos:
- Gelado de caramelo com pralinê de amêndoas e remoinhos de caramelo.
- Chunky Monkey: Gelado de banana com pedaços de chocolate e nozes.
- Chocolate Macadamia: Gelado de chocolate com remoinhos de gelado de baunilha e nozes de macadâmia com chocolate (10%).
- Vanilla Toffee Crunch: Gelado de baunilha com toffee crunch coberto com chocolate.
- New York Super Fudge Chunk: Gelado de chocolate, pedaços de chocolate branco e negro, nozes pecan, nozes e amêndoas cobertas com chocolate.
- Baked Alaska: Gelado de baunilha com espirais de marsmallow e ursos polares de choclate branco.
- Bohemian Raspberry: Gelado de baunilha com brownies de chocolate e remoinhos de framboesa.
- Cookie Dough: Gelado de baunilha com pedaços de massa de bolachas com pepitas de chocolate. - Strawberry Cheesecake: Gelado de strawberry cheesecake com morangos e pedaços de baunilha.

In Ben&Jerry´s

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sons

Mafalda Veiga - Uma Gota

Estou a descobrir as músicas da Mafalda e estou a gostar muito.
Viver isolado faz tão mal como fumar 15 cigarros por dia
Análise a mais de 300 mil pessoas pesou o papel das relações sociais na saúde: se são fortes, o risco de mortalidade reduz 50%

É mais fácil saber quantos amigos tem em média um utilizador do Facebook (130, já agora) do que perceber quantas amizades tem um português, ou mesmo qual o estado das relações sociais na Europa - a última análise do Eurostat sobre o perfil do homem e da mulher, de 2008, não diz nada sobre relações sociais, apenas sobre temas como ser obeso ou fumar, trabalho e lazer, ou como uns e outros utilizam o computador.
A tarefa vã é parte do problema, mas isto é começar pelo fim. Investigadores da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, publicam esta semana na revista científica "PLoS Medicine" uma análise a mais de 148 investigações sobre o impacto da vida social na mortalidade. Os resultados lançam uma nova campanha para introduzir amigos e família nas preocupações das políticas de saúde pública: descobriram que uma fraca interacção social reduz 50% a taxa de sobrevivência, o equivalente a fumar 15 cigarros por dia. Viver mais isolado é ainda duas vezes mais prejudicial que ser obeso, e o mesmo que ser alcoólico ou não fazer exercício.
Cada idade tem uma taxa de mortalidade associada. O que os investigadores fizeram neste novo estudo foi cruzar os dados para tentar chegar a uma associação entre o grau de relacionamento social de 308 849 pessoas e a idade com que morreram, excluindo à partida situações de suicídio ou acidente.
Na base do trabalho, explicam no artigo científico, está o facto de há duas décadas se saber que as relações sociais influenciam a mortalidade, mas não haver ainda um reconhecimento desta dimensão como factor de risco, mas também a percepção de que a interacção social nas sociedades industrializadas tem diminuído, com menos interacções intergeracionais e a primazia dada à carreira.
Julianne Holt-Lunstad, uma das autoras, explica ao i que foi possível concluir que as probabilidades de sobrevivência são influenciadas - independentemente de idade, sexo, estado civil ou de saúde - pela magnitude das relações sociais, e que viver isolado representa um risco de 50%. Entendem por isso que, perante estes resultados, este factor não pode continuar a ser ignorado nas investigações populacionais e nas iniciativas de saúde pública. Uma boa rede social, afirmam, é comparável a comportamentos como deixar de fumar, e uma má rede excede os riscos de inimigos conhecidos como a obesidade ou o sedentarismo.
Definir o que é uma interacção social forte foi uma das partes mais difíceis. Numa análise segmentada dos vários estudos, perceberam que aqueles que contemplavam mais indicadores sociais como o número de amigos próximos, a força dos laços familiares ou o envolvimento em grupos comunitários anteviam um peso ainda maior desta dimensão: até 91% de acréscimo na probabilidade de sobrevivência. Também não é possível concluir se as interacções virtuais contam tanto como as tradicionais. "Os investigadores não perguntaram directamente por elas, mas é provável que alguns participantes as tenham incluído. Essa noção só se tornou mais comum nos últimos dez anos", diz Holt-Lunstad.

In Jornal I

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pedido de aves mortas para colecções do Museu Nacional História Natural
(caso encontrem aves mortas, em bom estado)

Após o incêndio de 1978, que destruiu por completo a colecção de aves do Museu Nacional de História Natural (MNHN), têm sido feitos esforços consideráveis no sentido de construir uma nova colecção de importância internacional. A colecção de aves integra actualmente cerca de 2600 exemplares. Parte dos exemplares que integram a colecção de aves do MNHN são naturalizados, tendo um fim principalmente expositivo. Os restantes são preparados para estudo, constituindo uma ferramenta útil para potenciar o conhecimento científico deste grupo animal.
As colecções do MNHN são enriquecidas principalmente através de ofertas de exemplares (cadáveres) recolhidos por cidadãos individuais. Assim, o MNHN apela a todos aqueles que encontrem aves mortas (em bom estado) que contactem a equipa responsável, a fim de as mesmas integrarem as colecções do Museu, que ficarão acessíveis a todos. Obrigado pela colaboração!

Para mais informações contactar:

José Pedro Granadeiro: jpgranadeiro@fc.ul.pt (tel. 21 3921885)
Teresa Catry: teresa_catry@yahoo.com (tel. 21 3921885)
Paulo Marques: pamarques@fc.ul.pt (tel. 21 3921823)
Museu Nacional de História Natural
Rua da Escola Politécnica nº 58
1250-102 Lisboa

In Newsletter SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (Julho 2010)
VIII Edição do Festival Itinerante de Cultura Tradicional “L BURRO I L GUEITEIRO”
Aldeias do Planalto Mirandês, Trás-os-Montes
2 a 5 de Agosto 2010
Telf.: 273739307
Telml: 966151131 (Miguel Nóvoa) / 960050722 (Joana Conceição)
E-mail: burranco@gmail.com
www.aepga.pt

Programa completo

Inscrições

clique na imagem para ampliar

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e a Galandum Galundaina Associação Cultural (GGAC) pretendem com mais uma edição do Festival Itinerante de Cultura Tradicional “L Burro I L Gueiteiro” potenciar a música e os instrumentos tradicionais, os arraias e as danças mirandesas, a gastronomia local, a fauna, a flora e o quotidiano de quem resiste por Terras de Miranda. Ao longo dos dias do Festival, iremos caminhar na companhia do Burro de Miranda por antigos caminhos, contemplando as belas paisagens transmontanas que nos irão conduzir ao encontro das aldeias das Terras de Miranda, do convívio com a população local e da imensa diversão concedida pela partilha dos antigos arraias tradicionais.
Inscrições abertas!
Eeperamos por si numa das nossas actividades... Visite-nos!

In AEPGA

terça-feira, 27 de julho de 2010

Festival dos Oceanos - Lisboa
31 Julho a 14 Agosto 2010
Entrada Livre
www.festivaldosoceanos.com/pt/

Programa aqui.

Em Agosto venha a Lisboa festejar os oceanos e mergulhe num mar de animação.
Durante 15 dias, a zona ribeirinha da cidade, no eixo Parque das Nações, centro histórico e Belém, recebe o Festival dos Oceanos e celebra os sete mares com um grande oferta de eventos de cultura e entretenimento.
Consulte o programa detalhado e não perca este festival!

In Visit Portugal

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Acabe com o Tráfico Sexual de Crianças e Jovens
Assine a
petição
www.thebodyshop.com

O tráfico humano é o terceiro maior crime á escala mundial(1) e estima-se que 1.2 milhões de crianças e jovens são traficados todos os anos para exploração sexual e laboral(2).
Inspirada na nossa fundadora, Anita Roddick e pelo seu compromisso e paixão por justiça, em The Body Shop estamos orgulhosos de continuar a sua luta contra o tráfico humano e consciencializar os lideres mundiais e a população no geral para esta forma de escravatura da actualidade.
Assine a nossa petição. A sua assinatura vai fazer toda a diferença.

In Body Shop
Um final feliz para as crias de andorinhão-preto e para a antiga Igreja de São Paulo - Elvas

Demolição de antiga igreja de Elvas foi suspensa por ordem do Ministério da Cultura

A demolição da igreja de São Paulo, em Elvas, "está suspensa" disse ao PÚBLICO a directora Regional da Cultura do Alentejo, Aurora Carapinha. A decisão foi tomada depois de técnicos deste organismo se deslocarem ao local e confirmarem que "não era possível" dar sequência à pretensão do Ministério da Defesa, que já tinha iniciado a preparação do terreno para colocar os andaimes necessários à demolição do imóvel seiscentista.
Aurora Carapinha explicou que o processo de demolição da antiga igreja chegou ao seu serviço como se fosse um facto consumado, e apenas para a solicitar o acompanhamento da operação. Contudo, acrescentou, esta "nunca poderia ocorrer" sem que previamente fosse feita a "análise do processo de demolição" que exigia um parecer daquele organismo.
"Neste momento não vemos razões para a demolição", realçou a directora regional, lembrando que existem técnicas de escoramento que invalidam o argumento expendido pelo Ministério da Defesa, que tem a tutela do edifício, ao alegar o risco de derrocada da fachada da igreja. Aurora Carapinha salientou também "o valor intrínseco" do património em causa, valor esse que "interessa preservar". A igreja de São Paulo, que se encontra em ruínas há mais de um século, situa-se na zona de protecção das muralhas de Elvas.
O Ministério do Ambiente já tinha ordenado, há cerca de duas semanas, a suspensão da retirada dos ninhos de uma das maiores colónias de andorinhão-preto do país, que está instalada nas ruínas da igreja de São Paulo. A colónia tem perto de 700 aves e a decisão do Ministério do Ambiente surgiu na sequência de uma providência cautelar interposta pela associação ambientalista Quercus. A denúncia da Quercus levou o Bloco de Esquerda e o Partido Ecologista "Os Verdes" a pedir esclarecimentos ao Governo sobre a demolição do imóvel.
A Câmara de Elvas também tomou posição sobre o assunto, referindo que a igreja pertence ao Ministério da Defesa e que "qualquer intervenção naquele prédio militar é da competência do respectivo proprietário" e "não carece sequer de autorização ou licenciamento municipais".
Mesmo assim, o executivo municipal, na sua última reunião, realizada passada quarta-feira, manifestou o entendimento de que é "necessário preservar a fachada e as ruínas da Igreja de São Paulo, como peça fundamental da arquitectura daquela zona do centro histórico da cidade". De acordo com a autarquia, isso será possível se se recorrer a "técnicas de estabilização e manutenção da construção actual, para garantir a integridade daquele património e a segurança dos residentes e transeuntes nas artérias envolventes das ruínas referidas, colocada em causa pelo estado actual da construção".
A igreja de São Paulo, localizada na Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, corresponde a uma obra da arquitectura do século XVII, que "se encontra em ruínas desde finais do século XIX", refere a Câmara de Elvas. O edifício integra o conjunto do antigo Quartel de São Paulo, onde esteve instalado o Batalhão de Caçadores 8 e onde fizeram a recruta, nas décadas 60 e 70 do século passado, milhares de militares que estiveram envolvidos na guerra colonial. A igreja que o Ministério da Defesa pretende demolir foi ainda lugar de culto dos Paulistas da Serra de Ossa, a única ordem masculina com origem em Portugal.
Aurora Carapinha adiantou que o edifício religioso não está classificado mas é um imóvel em vias de classificação, conforme consta no Plano Director Municipal de Elvas. "O edifício até poderá ser escorado e assumir a forma de ruína. O Convento do Carmo também é uma ruína e está lá" observou a directora regional.

Carlos Dias (19.07.2010)
In Ecosfera

domingo, 25 de julho de 2010

As imagens da semana

Em Junho, a Igreja do S. Coração de Jesus celebrou 40 anos de existência, com um concerto de Canto Gregoriano pelo Coro Solemmis e estive presente.
A Igreja foi classificada como Património Nacional e merece uma visita, sendo ou não católico, é um monumento espantoso, com um conceito inovador para a época.
A entrada de luz, as colunas em pé direito, o cinzento do cimento, as linhas/curvas arquitectónicas, não deixa ninguém indiferente. Amada por uns, odiada por outros, é um tesouro, bem escondido, a descobrir em Lisboa.
Boa semana.


















































Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.

Wolfgang Amadeus Mozart