sábado, 6 de março de 2010

As surpresas da semana

1 - De que se alimentam as genetas no Parque Natural de Sintra Cascais?

2 - No passado Sábado, a RTP2 emitiu um documentário Sabor da Despedida sobre o ameaçado Rio Sabor (para ver aqui), integrado na Área Importante para as Aves (IBA) Sabor e Maçãs. A SPEA, em conjunto com ou entras entidades, através da Plataforma Sabor Livre, tem-se manifestado contra a barragem que está prevista para este rio e convida-o agora a conhecer melhor as razões desta batalha.

3 - Em apenas um ano, os CTT receberam perto de 5 mil queixas. Neste número, há de tudo um pouco: desde correio que não chega ao destino, até encomendas entregues em mau estado. Os Correios de Portugal alegam que a situação não é grave, mas Nós Por Cá conhecemos histórias com final nada feliz.

4 - Passatempo Lufthansa: construa connosco o futuro da aviação: pense num nome para o LHA380. O vencedor recebe 1.000.000 de milhas de prémio, que serão creditadas na sua conta de milhas Lufthansa Miles & More, que se troca por viagens e prémios (até 31 Março 2010).

5 - Um dia,fundir-se-ão numa esperança comum. Como? Talvez por efeito de um homem ou de uma mulher que,quase por milagre,contamine tudo e todos.

6 - Desde 6.ª feira, a Capela do Rato foi invadida pelo projecto Arte Contemporânea e Sagrado.

7 - Decorar sem gastar.

8 - A campanha Procuro Novo Dono, da Bota Minuto, parece ter sido um sucesso!

9 - Passatempo Açores e Agência Abreu: participa no Quizz Açores e pode ganhar uma viagem para duas pessoas à ilha Terceira com direito a baptismo de Mergulho. Para participar só tens de se registar no site e jogar o Quizz Açores (até 31 Março 2010).

10 - Os ponchos são acessórios acolhedores e práticos, indispensáveis no guarda-roupa de qualquer menina moderna. Inspire-se no modelo que lhe propomos e crie um visual ultra-feminino adornando uma peça simples com folhos de cores variadas.

11 - Elevação do Tejo a Património da Humanidade debatida em conferência em Lisboa.

12 - A proposta de orçamento de estado de 2010 introduz benefícios ao nível da dedução no IRS a quem instalar vidros duplos ou isolar a cobertura da sua habitação.

13 - Passatempo "Se Houver um Paraíso": teremos três exemplares para oferecer. Assim, para se habilitarem a ganhar um deles, basta responderem acertadamente às questões colocadas no formulário apresentado e os vencedores serão sorteados de entre todos aqueles que responderem correctamente (até 12 Março 2010).

14 - Ministra do Ambiente vai participar na iniciativa Limpar Portugal.

15 - Visitas Virtuais a Museus e Palácios do IMC: já é possível fazer a visita virtual a um conjunto de 8 Museus e Palácios do IMC, quatro dos quais são: Museu Grão Vasco;
Museu Nacional de Arte Antiga; Museu Nacional de Soares dos Reis e
Museu Nacional do Azulejo.

16 - Saber cozinhar desenvolve a inteligência humana. Cozinhar fez crescer o cérebro humano pelo menos 20%, durante a evolução do homem, na mesma proporção em que diminuiu o intestino humano. Desde que o Homo erectus deixou de comer os alimentos crus, há 1,8 milhões de anos, a digestão é mais rápida. Em consequência, o intestino foi ficando menor, deixando espaço para que a energia se desenvolvesse noutros órgãos: o cérebro cresceu e a inteligência aumentou.

17 - Chimamanda Adichie: O perigo da história única.

18 - Portugal encontra-se no terceiro lugar dos países com maior número de registos de observações de aves no site do Spring Alive. Participe nesta iniciativa e registe as suas observações!

19 - A ZON Lusomundo e o SAPO têm para oferecer cinco jogos Wii de «Alice no País das Maravilhas» (até às 18h00 de 12 de Março de 2010).

20 - Para experimentar: 10 gulodices com maçã.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2010
4 a 14 de Março 2010

Mais informações:
festivalchocolate@cm-obidos.pt
gcomunicacao@cm-obidos.pt
www.festivalchocolate.cm-obidos.pt


"A festa mais doce do País tem o seu início, em Óbidos, já a partir da próxima quinta-feira, dia 04 de Março, com a inauguração do Festival Internacional de Chocolate. A cerimónia de inauguração será pelas 16h30, onde os visitantes podem assistir a um desfile dos Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, pelas ruas da vila.
Cake Design, a participação de alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha, o novo concurso Ourives de Chocolate e uma Passagem de Modelos com Chocolate, com modelos Augustus são algumas das muitas novidades do evento, que se prolonga até ao dia 14 de Março.
O Festival de Chocolate 2010 dará grande destaque ao Cake Design, que se dedica à decoração e elaboração de bolos e criação de esculturas comestíveis, lançando-se o desafio de formas, muitas vezes frágeis, que devem resistir ao tempo e provocar novas sensações. Promove um jogo entre os sentidos humanos, tornando cada produto num objecto único, através de novas formas, apelo de cores e texturas… O Cake Design designa a vontade de satisfazer, simultaneamente, dois sentidos humanos: visão e paladar.
Durante os dias 5, 6 e 7 Março, serão desenvolvidos workshops sob a orientação do mestre Djalma Reinalldo (um dos mais conceituados cake designers da América do Sul), destinados a profissionais de Cake Design, no Convento de São Miguel das Gaeiras, sede da Associação Nacional de Cake Designers. No dia 4, o workshop será dirigido a jovens criadores.
Em parceria com a Associação Nacional Cake Designers desenvolveu-se um conjunto de actividades que visam enriquecer esta área criativa, dar formação específica aos profissionais bem como abrir uma relação com os jovens criadores, artistas plásticos e designers.
Do primeiro Workshop para 6 jovens artistas, sob orientação de Teresa Henriques, estão a ser criados um conjunto de trabalhos, que estarão patentes na exposição de Cake Design na Igreja de S. Tiago. No mesmo espaço serão apresentados trabalhos artísticos de 20 profissionais de Cake Design, vindos de todo o País e ainda uma participação da Áustria.
Também alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha irão fazer demonstrações de pratos com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, e à noite vão estar nos restaurantes de Óbidos a confeccionar refeições.
Esta edição conta com um novo concurso designado de Ourives de Chocolate, que tem como objectivo a apresentação de peças de joalharia feitas em chocolate. Cada concorrente terá de apresentar 3 peças (colar, pulseira e anel) feitas 80% em chocolate e os restantes 20% em pastilhagem, açúcar escorrido ou soprado ou outra matéria-prima comestível.
No entanto, decorrem os habituais concursos: Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano e Concurso de Montras de Chocolate.

Ponto obrigatório deste Festival é a Exposição de Esculturas, verdadeiras obras artísticas em chocolate, realizadas por profissionais da área alimentar que exemplificam as suas perícias na área da doçaria e chocolateria. Este ano, o tema das Esculturas gira à volta das “Maravilhas do Mundo”.
Temas das Esculturas:
1 - O Coliseu de Roma (Chefes: Angelita Pinto, Vitorino Baptista, Manuel Santos e Rafael Gomes) 2 - A Muralha da China (Chefes: Jorge Silva, Alexander Efimov, Gonçalo Ferreira e André Leandro)
3 - Chichen Itza (Chefes: Alice Coelho, Patrício Coelho e Guilherme Silva)
4 - Taj Mahal (Chefes: Américo Alexandre, Hélder Silva e Vítor Amaral)
5 - Petra (Chefes: Bruno Ferreira, Ricardo Carvalho e Américo Luís)

Além das esculturas referidas, este ano foi executada uma escultura dedicada à cidade de Guimarães (Chefes: Eurico Ferreira, Paulo Nunes, M. Fátima Sá e Henrique M. Leitão).
Todas as esculturas são realizadas sob a supervisão do Director Técnico do Festival, Vítor Nunes, e do seu Adjunto, Manuel Gomes.
No dia 12 de Março, às 21h30, na Cerca do Castelo, realiza-se uma Passagem de Modelos com Chocolate centrada em torno da temática “Maravilhas do Mundo” e, este ano, conta com modelos do conhecido estilista português António Augustus. Um espectáculo de luz e som, protagonizado por modelos profissionais. Esta iniciativa resulta de uma parceria com o Civec que apresenta cerca de 12 vestidos dos seus mais promissores alunos.
Tal como aconteceu nas edições anteriores do Festival, e pensada para a participação dos mais novos neste evento, a Casa de Chocolate das Crianças tem, este ano, diversas actividades recheadas de animação, surpresas e muitas guloseimas…
No Festival de 2010, os visitantes mais novos, vão poder desfrutar de um mini campo de Ténis e de Golfe.
Trata-se de um espaço denominado “Bom Sucesso – ChocoAtive”, onde será proporcionado a todas as crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade, uma experiência desportiva no ambiente doce do Chocolate.
A par destas novidades, o Festival de Chocolate conta ainda com uma série de outras deliciosas iniciativas…
Chocolaterapia
Torne-se Irresistível, como um bom Chocolate. Cada vez mais é difícil resistir à tentação do Chocolate... No Amo-te Corpo encontrará diversas formas de abusar desta maravilha, usufruindo dos muitos benefícios que o Chocolate nos oferece para a beleza, sem engordar e sem comprometer a sua silhueta.
O Chocolate é um anti-oxidante, rico em vitaminas B1 e B2, sódio, potássio e ferro. Na beleza é utilizado para hidratar, revitalizar e amaciar a pele do rosto e corpo, deixando-a luminosa, macia e perfumada. Desfrute de uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Cursos de Chocolateria
Existem dois tipos de cursos: um de nível 1, destinado a pessoas que não possuem conhecimentos na área, e um de nível 2, destinado a quem já frequentou o primeiro ou para quem já tem alguns conhecimentos em chocolateria.
Torneio de Golfe do Chocolate – Bom Sucesso 2010
14 de Março a partir das 09h00
Enviar inscrições por e-mail até ao próximo dia 11 de Março para: golf@bomsucesso.net A Óbidos Patrimonium, E.E.M., e a CP – Comboios de Portugal estabeleceram um acordo que vai permitir a todos os visitantes viajarem até a Óbidos de comboio.
Segundo uma nota da CP, “o comboio constitui, assim, o meio de transporte mais adequado, cómodo e seguro para chegar a este doce destino”.
Nos fins-de-semana de 06 e 07 de Março e de 13 e 14 de Março são disponibilizados autocarros de ligação entre a estação e a Vila de Óbidos.
Os interessados em adquirir bilhetes para o Festival de Chocolate, já o podem fazer através da Internet nos sítios: www.festivalchocolate.cm-obidos.pt ; www.cm-obidos.pt ; www.obidos.pt
Este ano, ainda como novidade, há o bilhete de família e preços especiais para grupos e empresas.
Horários:
Geral
Segunda a sexta-feira: das 15h00 às 23h00
Sábados: das 10h00 às 23h00
Domingos: das 10h00 às 20h00

Casa de Chocolate das Crianças:
Segunda a quinta-feira: das 10h00 às 20h00
Sextas-feiras: das 10h00 às 22h00
Sábados: das 10h00 às 22h00
Domingos: das 10h00 às 20h00

In newsletter Município de Óbidos

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cáritas lança petição contra a pobreza
Assine a Petição Contra a Pobreza (Sign the Petition Against Poverty)

www.acabarcomapobrezaja.org.pt
Objectivo é atingir pelo menos 30 mil assinaturas no nosso país

"A Cáritas Portuguesa promoveu, em Lisboa, o lançamento nacional da Petição “Acabar com a Pobreza Já”, que visa assinalar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a petição “apela ao fim da pobreza infantil na Europa, propõe a abrangência universal dos sistemas de protecção social, o acesso efectivo a serviços sociais e de saúde, e que se criem condições para que todas e todos possam ter um trabalho digno”.
O objectivo é atingir, em toda a Europa, 1 milhão de assinaturas - pois com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa um milhão de cidadãos, de um número significativo de países, podem solicitar à Comissão Europeia que apresente iniciativas nas áreas de competência da UE.
A Cáritas, em Portugal, quer alcançar, pelo menos, 30 mil assinaturas (on-line ou papel). A petição estará on-line durante o ano inteiro e poderá ser assinada em www.acabarcomapobrezaja.org.pt
No final do ano, a Cáritas Europa irá organizar um evento no qual irá entregar as assinaturas recolhidas ao Parlamento Europeu.
Mais informações em www.acabarcomapobrezaja.org.pt e www.zeropoverty.org"

In Agência Ecclesia

quarta-feira, 3 de março de 2010

Televisão ocupa 90% das crianças nas creches

"Em Portugal, as creches e os jardins-de-infância públicos são escassos e caros. Um terço das crianças que consegue vaga passa lá mais de nove horas por dia, a maior parte do tempo a ver televisão, indica um estudo da Deco. Os especialistas criticam o "desequilíbrio".
As vagas e o custo das creches (1-2 anos) e dos jardins-de-infância (3-5 anos) são o principal problema com que se confrontam as famílias com filhos, revela o inquérito realizado a 2900 pais.
A maioria dos progenitores (71%) está insatisfeita com a oferta dessas instituições na área de residência - porque não correspondem às expectativas ou porque não têm vaga. Por precaução, 80% dos pais inscrevem os filhos com cinco meses de antecedência. Paralelamente, surge a dificuldade do preço. Duas em cada cinco famílias admitem que o encargo com a creche - entre 110 e 300 euros mensais - tem um impacto significativo no orçamento familiar. Portanto, quando estes dois problemas são superados, os pais "relativizam o resto", afirma Ana Brandão Bastos, coordenadora do estudo [ler entrevista ao lado].
Mas é o resto, defendem os especialistas ouvidos pelo JN, que "determina os adultos que estas crianças poderão vir a ser, sendo aí que o Estado deve intervir", defende Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).

"Televisão não substitui pais"

O facto de 69% das crianças passar mais de oito horas por dia na creche e de 90% passar a maioria do tempo a ver televisão "é inaceitável", mas não é novidade. "Este estudo confirma o que dissemos em 2008: as escolas deveriam organizar a componente de apoio à família, com actividades lúdicas, que nada têm que ver com professores. É aquilo a que os franceses chamam a Escola Maternal, ou seja, um projecto de educação com objectivos a cumprir ao nível da socialização e da motricidade - aquilo que competiria aos pais, caso não estivessem a trabalhar".
No entanto, na altura em que publicamente defendeu este projecto, foi acusado, lamenta, "de querer armazenar meninos na escola". Albino Almeida acrescenta agora: "Referia-me às crianças do 1º Ciclo, entre os 6 e os 10 anos. Afinal, esse projecto deve desenvolver-se muito mais cedo. É inadmissível que, numa creche, a actividade da criança seja baseada nas funções de adormecer e acordar, comer e ver televisão". O responsável só encontre duas soluções, e ambas passam pela intervenção do Estado: "Ou melhora a qualidade do trabalho que se faz nessas instituições para que as crianças esperem de forma correcta e positiva pelos pais, ou concede-se aos pais a redução do horário laboral durante cinco anos."
Manuel Coutinho, psicólogo Clínico e coordenador do SOS-Criança, vai mais longe. "Por um lado, o Estado deveria subsidiar as inscrições em instituições particulares; por outro, é importante facilitar a vida laboral dos pais, concedendo-lhe uma jornada contínua de trabalho até aos 12 anos da criança (seis horas em vez de oito)." E justifica: "A relação que a criança estabelece com os pais é fundamental para o seu desenvolvimento harmonioso. Isso exige tempo". Esse tempo, conclui, "não pode ser substituído pela televisão, nem a televisão, actividade passiva, pode ser substituída pelo que é o ponto de honra da educação nestas idades: ler, desenhar, fazer de conta". Qual é o tempo razoável para dedicar à televisão? Resposta peremptória: "Um filme por dia, no máximo".

In Jornal de Notícias

terça-feira, 2 de março de 2010

Brócolos
A forma peculiar dos brócolos encerra uma grande riqueza em micronutrientes, que lhe conferem excelentes benefícios de saúde.

"Os brócolos fazem parte da família das couves crucíferas, denominada de Cruciferae. É originário da Itália do tempo da Roma Antiga e o seu nome significa ramo, devido à sua forma peculiar. Os brócolos estão disponíveis durante todo o ano e é cultivado em ambientes com baixas temperaturas, visto as altas temperaturas lhe serem desfavoráveis.

Informação nutricional
Os brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. Além disso, os brócolos são ricos num fitonutriente protector denominado sulforafano.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)
Brócolos cozidos

Energia (kcal) - 22
Água (g) - 91.9
Proteína (g) - 2.8
Lípidos (g) - 0.7
Hidratos de carbono (g) - 1.3
Fibra (g) - 2.3
Vitamina A (μg) - 114
Vitamina C (mg) - 18
Folatos (μg)- 47
Cálcio (mg) - 56
Potássio (mg) - 243
Fósforo (mg) - 39

mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 22-23.

Vantagens e desvantagens
O sulforafano presente nos brócolos é um fitonutriente com anti-cancerígena, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, como o cancro do cólon e do estômago. Além disso, os carotenos, a vitamina C e os folatos ajudam também a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares. Os brócolos são benéficos para a saúde óssea, visto terem quantidades apreciáveis de cálcio e fósforo. Além disso, a vitamina C presente nos brócolos ajuda na formação do tecido conjuntivo que une os ossos.
O cheiro característico que se sente quando os brócolos são cozinhados provém dos compostos sulfurados, pelo que não deverá ser desculpa para prescindir deste valioso alimento.

Como comprar e conservar
Escolha brócolos com uma coloração viva e sem manchas amarelas, a parte superior dos brócolos deve ser compacta e não deve estar danificada. Além disso, não devem ter flores amarelas desabrochadas porque é sinal de excessiva maturação.
Os brócolos são alimentos facilmente perecíveis, pelo que deverão ser rapidamente conservados no frigorífico dentro de um saco plástico aberto, onde poderá permanecer por 4 dias. Não deverá lavá-los previamente porque a presença de água à superfície acelera a degradação. Os brócolos podem também ser congelados, mas como a congelação caseira é de menor qualidade, neste caso poderá optar por variedades ultracongeladas."

In Nestlé

segunda-feira, 1 de março de 2010

PORDATA: está online a maior base de dados sobre os portugueses
www.pordata.pt

"A maior base de dados estatísticos sobre Portugal, a PORDATA com acesso universal e gratuito, estará aberta a partir de hoje na Internet, resultado de uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida pelo investigador António Barreto. Disponível em www.pordata.pt, reúne estatísticas sobre "quase todos os capítulos da sociedade portuguesa", com dados relativos aos últimos 50 anos, fornecidos por mais de 30 entidades que produzem estatísticas certificadas, segundo explicou Barreto à Lusa.
Barreto dedica o melhor de si à Fundação, cujo grande objectivo é "pensar, estudar e contribuir para o melhor conhecimento da realidade portuguesa", como se lê na sua carta de princípios. Em entrevista ao i, o sociólogo tinha já anunciado o projecto, que tinha como deadline a Primavera de 2010: “chama-se PORDATA, nome já registado, que serve para o mundo inteiro e para a net, sem acentos circunflexos, nem til, nem cedilhas... Por baixo há um subtítulo, "Base de Dados Portugal Contemporâneo": é a tentativa de agregar, organizar e homogeneizar os dados existentes sobre Portugal desde 1960 até hoje, em todos os domínios: demográfico, sanitário, educativo, populacional, emprego, desemprego, salários, vencimentos, justiça, cultura”.
Na PORDATA podem ser consultados valores diários e anuais, com destaque para os nascimentos e óbitos, o número de jornais em revistas em circulação e os valores da despesa pública com saúde e educação. Os dados não são estáticos, pelo contrário, têm actualização automática e em tempo real. Por exemplo, a cada jornal ou revista vendidos em Portugal, o número cresce, ou a cada utente atendido pelo SNS a despesa com saúde também aumenta.
No entanto, a PORDATA é mais do que uma grande base de dados, já que permite ao utilizador escolher e cruzar variáveis, criar os seus próprios quadros e gráficos "estáticos e dinâmicos", calcular taxas de variação e percentagens. Tudo, no máximo, em três cliques, segundo os responsáveis pelo projecto.
À semelhança do que se faz lá fora, agora os cidadãos portugueses podem, de forma rigorosa, “formar a sua opinião” e, logo, criar consciência da realidade social portuguesa. Isto, segundo o investigador, “contribui em larga escala para o desenvolvimento da sociedade, o reforço da cidadania e a melhoria das instituições públicas”

In Jornal I

domingo, 28 de fevereiro de 2010

As imagens da semana

Por falta de fotografias recentes (ultimamente, o passeio tem sido ir ao cinema...) e por ter, desde Setembro de 2009, muitas imagens da magnífica Exposição África - Diálogo Mestiço (umas das maiores colecções privadas de arte tribal africana de José de Guimarães), que esteve em exibição no Pátio da Galé - Terreiro do Paço (com entrada livre!), decidi começar a partilhar algumas.
A riqueza e intensidade das peças são impressionantes, assim como a informações sobre as mesmas, razão porque é importante publicar todas, mas como são bastantes, serão repartidas por partes.
Hoje, começa a PARTE I (podem clicar nas imagens para ampliar).
Boa semana.