sábado, 4 de outubro de 2008

As surpresas da semana

1 - Gosto muito do casaco de manga comprida Coração da colecção Outono/Inverno 08/09 da Marta Mourão.

2 - Diversos cursos gratuitos no Corte Inglés para aproveitar.

3 - Porque se matam os polícias? Algo grave se passa neste país...

4 - Coisas pequenas mas muito, muito importantes: redutores de caudal de água para torneiras e chuveiros.

5 - Eu também estou na moda porque as compotas/marmeladas/doces somos nós que os fazemos e com produtos biológicos made in minha horta. Que alegria!

6 - Paul e Joanne: até que a morte os separou...

7 - Gostava de ter este livro: A Menina de Olhos Cor-de-Chuva.

8 - Vodka Pinky: "Tem como assinatura «a vodka mais bonita do mundo» e, de facto, a elegante garrafa rosa mais parece um frasco de um requintado e exclusivo perfume. Mas é mesmo para beber, destilada cinco vezes com trigo de Inverno e água glacial pura do lago Vättern, na Suécia. Depois é suave e manualmente misturada com violetas e pétalas de rosa, a que se acrescenta um toque de morangos selvagens, manga, citrinos e pimenta verde."

9 - Tenho de visitar o Palácio dos Condes de Forrobo mas não sei bem em que zona de Lisboa fica... Parece ser uma obra impressionante!

10 - Gosto tanto, tanto das Olisipo! Mas todos os sapatos/botas são magníficamente feitos à mão e por um artista português José Carlos Machado!

11 - Eventos/actividades gratuitas ou de baixo custo na região de Lisboa.

12 - Ajude também: Leilão Solidário de Outubro a favor dos Bichanos do Porto.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dia Mundial do Animal
Este fim-de-semana há festa em Belém (Lisboa)
4 e 5 de Outubro 2008

"Nos dias 4 e 5 de Outubro, a partir das 15 horas, o Jardim de Belém vai estar em festa com a comemoração deste evento.
Venha com a sua família e o seu amigo de quatro patas passar um fim-de-semana diferente.
Preparámos muitas surpresas, desde exposições, concertos, demonstrações cinotécnicas e muito, muito. Vai haver animação para todos.
A Missão Adopção também vai estar presente nesta festa, aproveite e visite este espaço!

Venha comemorar connosco o Dia do Animal connosco!"

In site Petnet
Música nas Praças Baixa/Chiado
4 de Outubro 2008
Lisboa
Telf.: 218 820 090 (Egeac)
Entrada Livre

"Com o objectivo de comemorar o Dia Mundial da Música (1 de Outubro), a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, programou para o dia 4 de Outubro uma série de concertos de música clássica em várias praças da Baixa-Chiado (Largo do Carmo, Largo do S. Carlos, Pátio Siza Vieira, Ruínas do Carmo e Largo Duque do Cadaval). Ao longo do dia é possível assistir a recitais e actuações de coros, orquestras e diversas formações musicais que enchem de melodia alguns dos espaços públicos mais emblemáticos daquela zona da cidade."

Largo Duque do Cadaval
Brass Ensemble - 12h/16h
Orquestra de Sopros da OML Júnior - 14h
Quarteto de Clarinetes de Lisboa - 19h

Largo do Carmo

Os Pequenos Violinos da Metropolitana - 13h
Coro Sinfónico Lisboa Cantat - 15h/17h
Ensemble Barroco do Chiado - 18h

Largo de São Carlos
Orquestra Sinfónica Juvenil - 13h/15h
Orquestra Metropolitano de Lisboa - 17h
Sinfonietta de Lisboa - 19h

Páteo Siza Vieira
Recital de Piano - 12h
Cobras e Son - 14h/19h
Duo Flauta e Piano - 16h
Piano a 4 mãos - 16h
Recital de Harpa - 18h

Ruínas do Carmo
Gala de Ópera Orquestra Metropolitana de Lisboa - 21h30

In site Agenda Lx

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Triste Estado da Nação

«Por mais que se mude, não se mudam os portugueses. Vem isto a propósito do novo "escândalo" da Câmara de Lisboa. Parece que, desde o começo do regime, a Câmara de Lisboa resolveu (por razões que excedem o entendimento) "atribuir" casas a quem lhe apetece. Até agora já "atribuiu" de 3200, com uma renda média de 35 euros. Pedro Feist, vereador de Aquilino Ribeiro Machado a Carmona Rodrigues, não vê nada de extraordinário nisto: é uma "realidade histórica", explica ele, como se a duração do abuso o justificasse. Ele mesmo "meteu uma cunha" ao "seu colega da habitação" para um motorista que morava na Curraleira e acha a coisa "perfeitamente humana". Toda a gente, de resto, fazia o mesmo, com a mais tranquila consciência. A título de caridade oficial ou particular.
Amigos da vida ou do partido, artistas, jornalistas, família, família de família, protegidos desta ou daquela personagem política, que não convinha directa ou indirectamente ofender ou era conveniente afagar iam à câmara "pedir" e a câmara dava. Dava, com generosidade e simpatia, património público. Não havia regras. Quem apanhava, apanhava; e quem não apanhava que fosse bater a outra porta. A câmara, no seu desinteresse, nem sabe ao certo quantas casas tinha (ou tem) na "bolsa" com que alimentava, e alimenta, o arbítrio e o compadrio. Existe um estudo que ela própria encomendou, mas que nunca pagou e nunca leu. Preferiu com certeza a fluidez da ignorância. A ignorância permite que o primo da cunhada do sr. dr. ou o meritório jornalista Norberto recebam um T1 em Benfica, discretamente, sem questões, nem ruído. Uma lista torna o exercício mais nítido e polémico.
De qualquer maneira, o que principalmente espanta neste episódio é inocência da autoridade. Uma inocência genuína e profunda. Que um funcionário (eleito ou não eleito) distribua como quem distribui uma mercê propriedade da câmara, ou seja, do contribuinte, não perturba a cabeça de ninguém. Então um favorzinho, que não custa nada, é agora um crime? Os portugueses sempre se trataram assim: com um "jeitinho" aqui em troca de um "jeitinho" ali. E a administração do Estado fervilha de grupinhos de influência e de pressão que promovem, despromovem, transferem e demitem - e vão, muito respeitosamente, ganhando o seu dinheirinho por fora, com uma assinatura e um carimbo. Ética de serviço? Quem ouviu falar nisso?».

Vasco Pulido Valente
Jornal Público
In blogue Pedro Rolo Duarte

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Projecto Piloto de Recolha Selectiva Porta a Porta em Angra do Heroísmo

"Angra do Heroísmo avança com projecto piloto de recolha selectiva de resíduos diferenciados para retoma e reciclagem. A recolha selectiva porta a porta dos resíduos será realizada para vidro, embalagens, papel/papelão, à semelhança do que é feito actualmente com o lixo indiferenciado.
Com início já a 1 de Outubro, vai obedecer ao mesmo sistema da recolha de resíduos indiferenciados, com o seguinte calendário:
2ª Feira – Lixo Indiferenciado
3ª Feira - Vidro
4ª Feira – Lixo Indiferenciado
5ª-Feira - Embalagens
6ª Feira – Lixo indiferenciado
Sábado - Papel/ Papelão
Serão recolhidos também óleos alimentares usados, uma vez por mês, em garrafões de água ou outros, a 25 de Outubro, 29 de Novembro e 27 de Dezembro, no mesmo horário de recolha dos restantes resíduos.
Numa fase inicial a recolha irá cobrir as freguesias de S. Pedro, Sé, Santa Luzia, Conceição e S. Bento, e que se pretende estender posteriormente a todo o Concelho. Para sensibilizar os munícipes para esta nova etapa a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo vão lançar este mês uma nova campanha de divulgação junto da população abrangida, porta a porta, nas escolas, Centros de dia, Paróquias, Câmara do Comércio e Entidades públicas e privadas, através de panfletos e material promocional, com a imagem de marca da iniciativa, bem como através da sua divulgação na comunicação social e por mail.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo esta nova etapa é também “uma das atribuições locais previstas na Agenda 21”. “Entendemos que se trata de uma iniciativa consolidada (…) que conduzirá, certamente, a benefícios ambientais inquestionáveis”, concluiu a autarca."

In site Zero Resíduos Portugal
Para adopção - Mancha (30 Setembro 2008)
O Mancha tem 7 anos.
É extremamente meigo e precisa muito de um dono e uma casinha.
Contacto para adopção: sosanimal@sosanimal.com
SOSANIMAL
clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Palácio da Foz celebra Dia Mundial da Música
1 de Outubro 2008
Praça dos Restauradores - Lisboa
Telf.: 213462531
Entrada Livre
http://www.ics.pt

"Coro BRISA, actualmente dirigido pelo Maestro Ian Mikirtoumov, irá comemorar o Dia Mundial da Música, no próximo dia 1 de Outubro, no Palácio Foz, com um concerto de música coral pelo Coro AUDIENDA, da cidade de Krefeld, Alemanha.
Respondendo ao convite feito pelo Coro Brisa, o Coro Audienda, que integra cerca de 50 elementos, dirigidos pelo maestro Pavel Brochin, irá apresentar um programa que contempla: Historial de música coral alemã – do Renascentismo até ao Romantismo – que inclui obras de J.S.Bach, F.Mendelhsohn, entre outros; Ainda, a obra do compositor sueco Bengt Hallberg para coro misto e piano 5 x 100 inspirada no salmo nº 100.
A linguagem musical das duas obras é o jazz, mas, ao mesmo tempo, é possível encontrar elementos de impressionismo e de música contemporânea.
O Coro BRISA iniciou a sua actividade em 1 de Abril de 1998 e tem como missão aproveitar o seu trabalho para representar a sua organização em actividades de apoio social e cultural por si patrocinadas.
O dia Mundial da Música foi criado em 1975, pela UNESCO, no sentido de fomentar a reflexão sobre a Música nas Sociedades Modernas.
Além de ser uma forma de homenagear Músicos, Compositores e todos aqueles que apreciam música nas suas formas mais diversas."

In site TVNet

Programa

2008-10-01, 18:30
Recital de Canto e Piano pelo Duo Cupertino–Quireze
Local: Sala dos Espelhos do Palácio Foz - Praça dos Restauradores - Lisboa
Iniciativa da
Missão do Brasil junto à CPLP
Consuelo Quireze: Piano
Fernando Cupertino: Canto
Programa: Obras de Joaquim Santana, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Alberto Nepomuceno, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Osvaldo Lacerda, Fernando Cupertino, Babi de Oliveira
ENTRADA LIVRE


2008-10-01, 20:30
Concerto Coral pelo Coro Audienda
Local: Sala dos Espelhos do Palácio Foz - Praça dos Restauradores - Lisboa
Coro Audienda dirigido pelo Maestro Pavel Brochin, acompanhado ao piano por Ian Mikirtoumov
Programa: Obras de Ernst Friedrich Richter, Heinrich Schütz, Gottfried August Homilius, Johann Sebastian Bach, Johann Hermann Schein, Felix Mendessohn-Bartholdy, Bengt Hallberg, Johannes Brahms, Max Reger, Hans Weiß-Steinberg, Helmut Barbe
ENTRADA LIVRE


Ver Programa completo de Outubro em: http://www.ics.pt/index.php?op=cont&cid=82&sid=847

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Compota de Figos

Ingredientes
2 kg figos (pesados após ter retirado os pedúnculos)
1 kg de açúcar amarelo
2 paus de Canela
Sumo de 2 limões pequenos
3 estrelas de Anis
Água q.b.

Preparação
Lavam-se os figos, retiram-se os pedúnculos e partem-se ao meio, sem descascar. Colocam-se os figos numa panela e deita-se água até cerca de metade (atenção não deitar demasiada água, pois os figos vão destilar).
Deixa-se levantar fervura e cozer por uns 5 minutos. Só agora se juntam o açúcar, a canela, o anis e o sumo de limão.
Deixar cozinhar, em lume brando, até adquirir a consistência de compota (de aspecto gelatinoso ou melaço).
Nota: O limão em doces e compotas, funciona como gelificante.

Receita original do blogue Three Fat Ladies, mas fiz algumas alterações.

domingo, 28 de setembro de 2008

As imagens da semana

Ultimamente não tem havido "espaço" para muitos passeios, por isso tento improvisar com o que existe ao meu redor. E foi assim que, no final de um dia de semana, decidimos dar um "pulinho" à Sociedade Hípica Portuguesa (com oito hectares de extensão), no Campo Grande desde 1930 (perto da Cidade Universitária).
Foi a primeira vez que fomos e foi uma imensa surpresa!
Para entrar disse ao segurança/porteiro que gostaria de visitar se fosse possível porque não conhecia e ele deu-nos um cartão de visitante só para assegurar que ninguém implicava com dois estranhos que por ali andavam a circular (sem cavalo, sem equipamento ou botas...).
Por vezes complicamos demasiado e se pensarmos com simplicidade, as melhores coisas estão mesmo à nossa frente.
Recomendo vivamente, nomeadamente para quem tem crianças, esta visita, seja num dia normal ou em dia de concursos de saltos ou outras festividades.
Nunca é demais ver criaturas soberbas, como são os cavalos, em movimento na cidade de Lisboa!
































"Viver é a coisa mais rara do mundo - a maioria das pessoas apenas existe."
Oscar Wilde (16.10.1854 - 30.11.1900)