sábado, 24 de janeiro de 2009

As surpresas da semana

1 - Uma excelente ideia: Banco Alimentar Animal.

2 - Lindo: HP Mini 1000 Vivienne Tam Edição Limitada.

3 - Com inscriçoes abertas: Concurso de Fotografia Oeiras Cidade Verde.

4 - Wise_up Greetings é a linha de cartões de agradecimento e postais festivos da marca Wise_up.

5 - Passatempo Mercedes-Benz: Cuidar dos Nossos.

6 - EcoFamílias-Água na região do Oeste: inscrições abertas para os concelhos de Azambuja, Lourinhã, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras.

7 - Um Cristal para cada Signo em 2009.

8 - O meu presépio preferido: Presépio do Beneficiado Oliveira, da Patriarcal, hoje na Sé de Lisboa.

9 - Muito bonito: Jasmim-asa-de-anjo.

10 - Espantoso!

11 - O Clube Amigos do Presépio.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Projecto Green Cork - Quercus entregou 12 toneladas de rolhas para reciclagem

"A Campanha da Quercus de Recolha de Rolhas de Cortiça – Green Cork – potenciou o licenciamento da primeira unidade mundial de reciclagem direccionada para o processamento destes resíduos, implementada pela Amorim Cork Composites nas suas instalações. A sua inauguração decorreu hoje com a entrega das primeiras toneladas de rolhas de cortiça recolhidas pelos Parceiros do Projecto Green Cork e contou com a presença do Secretário do Estado do Ambiente.
O Projecto Green Cork arrancou a 5 de Junho de 2008 com a colocação de contentores específicos - “rolhinhas” - nos Hipermercados Continente, tendo sido recolhidas até ao presente 12 toneladas de rolhas de cortiça, aproximadamente 3 milhões de rolhas, que foram hoje entregues nesta nova unidade de reciclagem.
As rolhas serão aproveitadas através da reciclagem para o fabrico de produtos de cortiça - aglomerados, tais como isolamentos, juntas de dilatação, revestimentos, entre outros.
As verbas obtidas com a entrega das rolhas na Amorim revertem para financiar parte do Programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que utilizará exclusivamente árvores que compõem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro (Quercus suber).
As rolhas estão a ser recolhidas igualmente no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) aproveitando a logística implementada pela empresa Biological na recolha do óleo alimentar usado, pela Junta de Freguesia da Ericeira e pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sistema de recolha este que irá agora crescer com a adesão de novos parceiros como a Delta Cafés, os Dolce Vita e a Hovercal.
Com o início deste ano, a Campanha contará igualmente com a recolha nas Escolas, através de adesão voluntária, processo que tem envolvido as Direcções Regionais da Educação específicas."

Lisboa, 21 de Janeiro de 2009
A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

In site Quercus

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Villa Pedra
Natural Houses
Aldeia de Cima - Cotas (Vale do Mondego)
www.wonderfulland.com/wonder2006/sleep/villapedra/indexhouse.htm

"Numa encosta da Serra do Sicó, bem no centro do país, a antiga Aldeia de Cima esteve ao abandono mais de setenta anos até ser descoberta por Manuel Casal que, apaixonado pela sua beleza ímpar, a decidiu devolver às novas gerações. Respeitando criteriosamente o espírito da região, recuperou técnicas de construção nas paredes em blocos de pedra calcária cobertas de cal ocre e preservou a base ecológica e estética, garantindo absoluto conforto ao longo de todas as estações. Com quatro das casas concluídas, nasceu a Villa Pedra cujo conceito assenta nos pilares do bem estar, da tranquilidade, da qualidade e da autenticidade. Aqui encontra-se serenidade e tempo para reflexão e o privilégio de poder não fazer nada."

In site Wonderfulland

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Atelier de Plantas Medicinais
25 de Janeiro 2009, das 10h30 às 16h30

Podem ainda consultar o site www.portaldojardim.com onde todas as informações se encontram disponíveis e também alguns artigos da Fernanda Botelho na secção plantas e saberes.
clique na imagem para aumentar

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Para adopção urgente - Scooby (19 Janeiro 2009)

Adoptado!
clique na imagem para aumentar

"Este é o SCOOBY, um cão de médio-grande porte, com cerca de 2 anos / 2 anos e meio que esteve até ontem no Canil Municipal de Setúbal!
O SCOOBY foi abandonado e nunca conseguiu enfrentar a vida no canil - logo começou a dar indícios de desenvolvimento de uma depressão... de olhar sempre triste, começou a ficar cada vez mais encostado a um canto e deixou de comer. Ele está desalentado! Sem energia... sem esperança!
Mas, ontem uma das nossas voluntárias tirou-o do canil - a situação deste cão é tão delicada que corria o risco de não sobreviver ao fim-de-semana!
Agora, o grande problema é que não temos alojamento para ele. Ontem há noite e durante todo o fim-de-semana ficará internado no veterinário, onde está a ser muito bem tratado e onde fará exames de despiste de qualquer doença. Mas até segunda-feira teremos que encontrar um dono, uma FAT ou madrinhas para o pagamento do Hotel.
O SCOOBY é um amor de cão, muito meigo e calmo, só pede festinhas. Conseguimos perceber que o seu porte de base é atlético - é um lindíssimo cão... só precisa de engordar, de receber miminhos e de viver com conforto.
Por favor ajude-nos neste caso! Divulgue o nosso apelo pelos seus contactos!
O nosso profundo agradecimento,

Patrícia Lança: 919754585 –patricialanca.pravi@gmail.com

PRAVI - Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas
Departamento de Animais em Risco
www.pravi.org
www.pravi-portugal.blogspot.com
Novo Centro de Recolha Animal de Almada
Canil Municipal de Almada
Rua Bernardino Machado
Alto do Indío
2815-741 Sobreda.
Telefone: 21 250 21 04
Fax: 21 259 91 12
http://vetmunialmada.wordpress.com

"Quebrando com a anterior denominação totalmente desactualizada de “Canil Municipal” , conotada com estruturas de concentração de animais em condições muito precárias, estamos em fase de projecto para o novo Centro Oficial de Recolha do nosso Concelho.
É um projecto ambicioso e em que a prioridade é o desenvolvimento de um espaço de bem-estar animal, onde se promove a adopção, o tratamento dos animais recolhidos, as campanhas médicas de profilaxia, a esterilização e castração, entre outras.
O projecto tem como base a visão de um Centro de Recolha como um espaço zoológico, que convide à passagem e à visita.
Estão também contempladas as quarentenas e sequestros de animais potencialmente perigosos, tal como previsto na legislação, como garante do bem-estar das populações e em salvaguarda da saúde pública. Essa área será mais resguardada por questões de segurança, tal como a área de enfermaria para animais doentes que estão em observação ou tratamento. Não querendo, no entanto, tornar essas zonas em guetos que contrastem com a imagem de bem-estar pretendida."

Mário Magalhães - Médico Veterinário

In http://vetmunialmada.wordpress.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Eutanásia
Centro de Estudos de Bioética reitera oposição e defende rede de Cuidados Paliativos


"O Centro de Estudos de Bioética (CEB), em Coimbra, reiterou hoje a sua oposição à eutanásia, defendendo a necessidade de uma "rápida e total implementação" da rede de cuidados paliativos. Num parecer, a direcção do CEB preconiza uma "rápida e total implementação da rede de cuidados paliativos, certa de que a resposta a um (raro) pedido de eutanásia é a compassiva e total prestação de cuidados, de modo a que o doente terminal viva em paz a sua vida até morrer".
"Esta é, na verdade, a morte medicamente assistida a que todos temos direito", sublinham Jorge Biscaia, Daniel Serrão, António de Almeida e Costa, Michel Renaud e Vasco Pinto de Magalhães. A posição conjunta sobre a eutanásia foi apresentada em Coimbra, num encontro comemorativo dos 20 anos do CEB e dos 80 anos de Jorge Biscaia que, a par com Daniel Serrão e outras personalidades, foi agraciado recentemente pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada, pelos seus trabalhos pioneiros na área da bioética em Portugal. Intitulado "Eutanásia, uma questão persistente", o parecer sublinha que "a vida humana é inviolável" e vinca que é "um dever inalienável do Estado e da sociedade tudo fazer para minorar a solidão e o sofrimento físico dos que precisam de acompanhamento humano de "consultas de dor" e de cuidados paliativos nas situações de doença grave ou de incapacidade prolongadas".
"O papel dos profissionais de saúde é o de proporcionar aos doentes toda a atenção necessária para poder dar-lhes uma vida com qualidade", preconizam. Segundo o documento, "a morte provocada a uma pessoa, a seu pedido, tem sido apresentada, por alguns, como expressão de compaixão por quem sofre e como sinal de respeito pela autonomia do doente terminal".
"Ao contrário desta ideia que tentam banalizar, pertencemos ao grupo claramente maioritário para quem é inaceitável matar um doente seja qual for a explicação que se pretenda dar para essa morte provocada", sublinham os especialistas em bioética.
Na sua óptica, "o mais importante é fornecer-lhe todos os cuidados, de modo a tratar a dor e outros sintomas, de forma a proporcionar-lhes uma vida com qualidade, até ao fim natural".
"Para tal, urge implementar o direito de acesso a bons cuidados paliativos, como de resto existem já em Portugal, infelizmente em número claramente não suficiente para quem deles necessita", vincam.
A proibição da eutanásia na lei "justifica-se pela protecção de um bem fundamental, que é o da vida do doente", sustenta o Centro de Estudos de Bioética. "Defende ainda o paciente de possíveis abusos de uma hipotética autorização para matar a pedido, mesmo quando ela não existe como tem sucedido na Holanda (eutanásia involuntária de doentes adultos e mesmo de menores), adianta.
Para a direcção do CEB, "essa protecção é exigida pela ética médica, que seria gravemente comprometida se o papel dos médicos e dos enfermeiros que com eles colaboram, como garantes da defesa da vida, se transformasse no de prestadores oficiais da morte".
"Entre as questões éticas respeitantes à vida humana, a eutanásia permanece sempre actual (...) Entre nós, num destes surtos cíclicos de abordagem da questão, o problema tem sido ultimamente de novo agitado, não faltando sequer propostas fracturantes", lê-se ainda no documento.
O parecer foi divulgado no encontro "Vulnerabilidade e Espiritualidade", no Centro Académico de Democracia Cristã/Instituto Universitário Justiça e Paz, organizado pelo CEB e pelo CADC."

14.11.2008
In site Solidariedade

domingo, 18 de janeiro de 2009

As imagens da semana

Uma semana muito difícil esta... em que até o computador desistiu...
Por isso, as imagens que teria para hoje foram substituídas por duas fotografias de uma colecção de pacotes de açúcar que me conquistaram pela simplicidade.
Viva a simplicidade!
Boa semana.

Amar uma pedra, um cão, uma osga, uma barata.
Amar uma pessoa que não gosta de nós.
Amar uma pessoa de quem não gostamos.
O amor é mais difícil que a mecânica quântica.
Fernando Pessoa, num poema em que caridade rima
com electricidade, diz que não tem caridade.
Às vezes, aquilo a que chamamos amor não é amor:
- é exigir amor em troca
- é dar para que dês
Amar alguém é confiar nessa pessoa, não estar de pé atrás, acreditar nessa pessoa. Gostamos pouco uns dos outros, disse Tonino Guerra.
Querer amar e ser amado, dizia Jorge Luis Borges, é muito ambicioso, não é humilde.
Acho que devemos pedir só para amar.
É fácil amar quando a vida nos corre bem.
Quando a vida nos corre mal, insultamos o mundo e, às vezes, insultamos Deus. Acreditar então nas coisas mais queridas, mais pequeninas:
- as medalhinhas do nosso Baptismo, que entretanto foram roubadas, se perderam.
- a imagem de Nossa Senhora de Fátima comprada na loja dos 300.
- dois versos de uma oração de que esquecemos o resto.
Às vezes, a vida corre-nos muito bem e esquecemo-nos da compaixão. A compaixão é o amor. Só a compaixão salva. Só a compaixão é eterna. O sofrimento nem sempre se vê. E o sucesso, como o desespero, pode cegar.
Às vezes, temos grandes amigos e não sabemos. A padeira do nosso bairro, o vizinho do nosso prédio. Anos e anos a dizer: Bom-dia! Boa-tarde!, mais nada, e essas palavras bastaram.

O amor nem precisa de palavras. Mas as palavras sabem bem.
retirado daqui