sábado, 18 de agosto de 2007

As surpresas da semana

1 - Uma informação que talvez interesse a muitos dos nossos talentosos artesãos em: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=261841

2 - Via eendar, um pequeno e espantoso filme de animação da Pixar para ver em: http://www.dalealplay.com/informaciondecontenido.php?con=47072

3 - Um bonito blogue sobre o tempo e a luz na cidade do Porto, para ver em: http://dotempoedaluz.blogspot.com/

4 - O Paulo partilha connosco, no seu blogue, um magnífico beijo de despedida em Miranda do Douro, para ver em: http://estadevelho.blogspot.com/2007/08/um-entardecer-mirands.html

5 - O Noddy não vê mas sente e está há um mês fechado na jaula numa clínica veterenária à espera de um dono... Será que não existe ninguém interessado em ter um amigo para o resto da vida? Para ver em: http://bichanosdoporto.blogspot.com/2007/08/no-vejomas-sinto.html

6 - Por uma boa causa: Feira de Artesanato que reverte a favor dos Médicos do Mundo em Cascais e na Figueira da Foz, mais informações em: http://www.medicosdomundo.pt/

7 - Artlusa: t-shirts para todos os gostos em: http://www.artlusa.com/pt/loja

8 - Por pressentir que, com a liberalização do aborto, este começaria a ser "utilizado" como método anti-conceptivo, fico triste ao constatar que afinal os meus receios concretizaram-se após ler esta notícia: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=253748&idselect=10&idCanal=10&p=200

9 - O Edifício dos Paços do Concelho de Lisboa pode ser visitado a partir do dia 12 de Agosto, mais informações em: http://cidadanialx.blogspot.com/2007/08/paos-do-concelho-de-lisboa.html

10 - Via mimi-chocolat, descobri umas malas espantosas em: http://cbhstudio.com/little-packrat-collections-c1.html

11 - Os britânicos e o casamento (como serão os portugueses?) para ler em: http://murcon.blogspot.com/2007/06/festa-no-me-apetece-mas-aceito-os.html

12 - A nova coleçcão da Keenfootwear é brilhante! Entre todos, e para mim, dois pares foram eleitos os favoritos, este: http://www.keenfootwear.com/product_detail.aspx?sku=5236 e o outro: http://www.keenfootwear.com/product_detail.aspx?sku=510220

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ratatui: um filme de animação a não perder num cinema perto de si!

Sinopse:
"Está «mortinho» para ser o chefe da cozinha! O realizador galardoado pela Academia Brad Bird ("THE INCREDIBLES: OS SUPER-HERÓIS") e os espantosos contadores de histórias da Pixar Animation Studios ("CARROS", "À PROCURA DE NEMO") levam-nos por um completamente novo e original mundo onde, numa inimaginável combinação, um rato e um restaurante gourmet de 5 estrelas se juntam para a mais recente história de “peixe-fora-de água”.
Na nova e hilariante aventura de animação, "RATATUI", um rato chamado Remy sonha em ser um magnífico chefe de cozinha contra a vontade da sua família e o problema óbvio de ser um rato numa profissão garantidamente anti-ratos.
Quando o destino coloca Remy na cidade de Paris, ele encontra-se, idealmente, situado por baixo de um restaurante tornado famoso pelo seu herói da culinária, Auguste Gusteau. Apesar dos evidentes perigos por ser um convidado indesejado na cozinha num dos restaurantes mais exclusivos de Paris, Remy cria uma parceria inesperada com Linguini, o rapaz do lixo, que sem querer descobre os talentos espantosos de Remy. Esta parceria gera uma hilariante e emocionante cadeia de extraordinários acontecimentos que criam uma reviravolta no mundo da culinária de Paris.
Remy encontra-se dividido entre correr atrás do seu sonho ou regressar para sempre para as suas origens como um rato. Ele aprende a verdade sobre amizade, família e como não ter outro remédio senão ser quem realmente é: um rato que ambiciona ser chefe de cozinha.
A versão portuguesa conta também com a participação especial do Chefe Vítor Sobral.
Sonha em grande! Diverte-te com esta deliciosa aventura!"

Site oficial: http://www.disney.pt/Filmes/ratatui/?hbx.hrf=http://lusomundo.sapo.pt/Xw1I/752996.html

In site: http://www.7arte.net

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Freecycle - não deite fora, recicle!

"O tempo de deitar fora cadeiras, colchões, bicicletas ou loiças acabou. A rede Freecycle está de pedra e cal na Internet a promover o encontro de vontades. Quem tem mas já não quer anuncia, quem quer e não tem solicita. Depois, basta marcar um encontro e resolver dois problemas com uma cajadada só! Há algumas regras, claro, e uma delas é não haver dinheiro envolvido nas transacções, já que a Freecycle é uma organização sem fins lucrativos interessada em manter os bons materiais fora dos aterros e das lixeiras. Actualmente há quatro grupos em Portugal (Braga, Coimbra, Porto e Lisboa) mas você pode criar o próximo..."
Mais informações em: http://www.freecycle.org

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/coolometro.asp?art=4242&rev=2&zona=23

Lisboa Freecycle

"O Lisboa Freecycle® é um grupo que está aberto a todos os que querem "reciclar" algum objecto especial em vez de o deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, sinta-se livre para a afixar. Ou talvez esteja a procurar adquirir algo por você mesmo! Os grupos de fins não lucrativos também são bem-vindos em participar bastante!
Uma regra principal: tudo o que é afixado deve ser gratuito e livre. Este grupo faz parte da rede Freecycle, uma organização sem fins lucrativos e um movimento de pessoas interessadas em manter os bons materiais fora dos aterros e das lixeiras. Visite freecycle.org para conhecer outras comunidades e para ter mais informações sobre o movimento!
Utilize o e-mail LisboaFreecycle-owner@yahoogrupos.com.br para colocar perguntas ou apresentar sugestões de melhoria."
Divirta-se e junte-se ao grupo de Lisboa aqui

In: http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle/

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ganhe viagens duplas no Comboio Histórico do Douro

De 6 de Agosto a 12 de Outubro vamos oferecer 10 viagens duplas no Comboio Histórico. Para se habilitar a uma viagem só tem de nos enviar uma foto original da sua autoria, alusiva à região do Douro, para o endereço de e-mail: passatempos@mail.cp.pt com nome, número de telefone e e-mail.
Até ao final de Outubro, a CP convida a reviver o ambiente de finais do século XIX princípios do século XX em viagens pelas margens do Rio Douro num comboio único, de época, puxado por uma charmosa locomotiva a vapor.
As viagens efectuam-se todos os sábados, entre a Régua e o Tua, também com paragem na bonita vila do Pinhão.
Atravessando a paisagem singular do Douro vinhateiro, o Comboio Histórico oferece a oportunidade única de reviver o romantismo do transporte ferroviário do tempo dos nossos avós, numa altura em que o caminho-de-ferro comemora os seus 150 anos em Portugal.
Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros das cinco carruagens históricas (de madeira). Para além da animação musical, aos passageiros são dadas a provar iguarias regionais e servido um cálice de vinho do Porto.

Este serviço turístico organiza-se com o seguinte horário:
Partida da Régua -14H46
Chegada / Partida do Pinhão - 15H22 / 15H32
Chegada ao Tua - 15H54.
Regresso:

Partida do Tua - 16H58
Chegada / Partida do Pinhão - 17H18 / 17H28
Chegada à Régua - 18H03


Os bilhetes podem ser adquiridos nas estações de Santa Apolónia; Lisboa Oriente; Porto Campanhã; Porto São Bento; Coimbra e Régua. Os grupos (cinco ou mais pessoas) beneficiam de desconto.
Consulte o regulamento do passatempo aqui.
Consulte as condições de viagem

In site da CP

terça-feira, 14 de agosto de 2007

CIN lança tintas com efeitos
Tintas Mágicas


"As novas tintas com efeitos, lançadas pela CIN, são um verdadeiro convite à imaginação de pequenos e graúdos. São três produtos totalmente inovadores no mercado que vão surpreender pela originalidade.
Efeito Magnético
Cole ímanes em todo o lado. Recados, fotografias, desenhos, o horário das aulas ou a escala das tarefas domésticas, tudo se pode pendurar com o novo Efeito Magnético da CIN. Agora não é preciso furar a parede para pregar um quadro magnético, ou usar apenas o frigorífico da cozinha para se afixar aquilo que mais interessa. Seja onde for preciso uma superfície magnética para colar ímanes, basta pintar-se uma camada de tinta magnética e cobri-la com outra cor.
Efeito Ardósia
O quadro da escola lá em casa. Escrever na parede já não é problema. O Efeito Ardósia CIN permite escrever directamente na parede e apagar vezes sem conta para reescrever em seguida. Escrever na cozinha o plano das refeições para a semana, fazer da parede do escritório uma agenda mensal, fazer que as crianças possam desenhar na parede a giz sem as estragar e sem ter de os pôr de castigo são situações outrora impensáveis, mas que hoje são reais para quem optar pela versatilidade desta tinta que se transforma em quadro preto.
Efeito Fosforescente
A tinta que brilha no escuro! Com o Efeito Fosforescente da CIN, as crianças vão deixar de ter medo do escuro. Podem-se pintar planetas, a lua e as estrelas e simular uma noite de Verão, ou pode-se optar por flores, bonecos; não há limites para a imaginação. A garantia para quem escolher esta tinta é de seguramente fazer os seus filhos sorrir e sonhar."

CIN - Corporação Industrial do Norte, SA
Estrada Nacional 13 - Km 6
Apartado 1008
4471-909
Telf.: 229405000
Fax: 229485661
E-mail:
info@cin.pt
www.cin.pt

In site: http://www.cin.pt

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Uma pequena alteração: os dias de culinária passarão a ser na segunda-feira, sendo o domingo propício a imagens/fotografias. Nada de especial, apenas uma rectificação no meu tempo e melhor organização desta casa virtual...
E existe melhor maneira de começar a semana do que apreciando um delicioso repasto?

Bolo de Pêssego

Ingredientes
100 gr. de margarina vegetal (mais saudável)
1 dl de óleo (de milho ou girassol, por serem mais suaves)
200 gr. de açúcar amarelo
4 ovos (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal
Raspa de 2 limões
400 gr. de farinha para bolos (já com fermento)
1 kg. de pêssegos
Preparação
Pré-aqueça o forno (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Bata a margarina (derretida ao lume) e o óleo com o açúcar até obter um creme (durante 10 minutos).
Junte os ovos, o sal, a raspa dos limões e a farinha, sem parar de bater.
Misture bem e deite numa forma redonda bem untada com margarina e polvilhada com farinha.
Lave, descasque, retire os caroços e corte em quartos, os pêssegos e disponha sobre a massa, encostando-os bem uns aos outros.
Espalhe por cima um pouco de açúcar amarelo.
Leve a cozer em forno quente (190ºC), durante 1h e 15 minutos (mas faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).

Este bolo foi "criado" por mim dada a necessidade de utilizar os pêssegos da minha árvore. É simples, fácil de fazer e saboroso.
Espero que gostem!

domingo, 12 de agosto de 2007

As imagens da semana

Li no jornal Metro (10 a 16 Agosto 2007) o seguinte texto: "As casas de Óbidos são caiadas de branco mas têm rodapés com duas cores: azul e amarelo. A escolha tem a ver com as cores do brasão da vila e com crenças dos obidenses, que acreditavam que o azul atraía os bons espíritos e o amarelo afastava os maus. Diz-se ainda que o azul era para casas institucionais e o amarelo para o povo."
Fiquei impressionada com estas palavras sobre o rodapé azul e não consegui conter alguma alegria.
Apesar de não pertencer a Óbidos e sim à zona saloia, desde sempre lembro da casa dos meus avós maternos caiada de branco e com um rodapé azul, assim como tantas outras que a rodeavam... azul e não amarelo.
Com o "progresso", a maior parte das casas foram demolidas e modificadas, tornando-se gigantes de cores fortes ou inovadoras. Quando reconstruímos a casa dos meus avós, muito foi destruído... a madeira desapareceu, as pedras, as janelas com postigos, o palheiro, o sotão... Apesar do tamanho/dimensão da casa se manter (pequenina!).
Estava programada a cor branca com rodapé amarelo, mas reagi e recusei, seria azul (a minha cor preferida!), porque era a cor que a minha avó utilizava para pintar o respectivo (comprava em pó e diluía em líquido). Mais tarde, fiz alguma pesquisa pelos arredores e observei as poucas casas antigas, ainda com vida, em que o rodapé permanece em tons azuis...
A minha aldeia, pelas casas brancas com rodapé azul, tentava atrair os bons espíritos e a minha casa permanece fiel à tradição que os antigos deixaram.
Seja bem-vindo quem vier por bem!

O meu olhar azul como o céu
É calmo como a água ao sol.

É assim, azul e calmo,
Porque não interroga nem se espanta ...

Se eu interrogasse e me espantasse
Não nasciam flores novas nos prados
Nem mudaria qualquer cousa no sol de modo a ele ficar mais belo...

(Mesmo se nascessem flores novas no prado
E se o sol mudasse para mais belo,
Eu sentiria menos flores no prado
E achava mais feio o sol...

Porque tudo é como é e assim é que é,
E eu aceito, e nem agradeço,
Para não parecer que penso nisso...)
Alberto Caeiro