sábado, 18 de junho de 2011

Tutti-Frutti de Joana Vasconcelos Inaugura Arte «Allgarve’11»

Uma escultura, quatro metros de altura, centenas de formas de praia em plástico e o título Tutti-Frutti. Tudo isto resume uma das mais recentes peças da artista Joana Vasconcelos que ficará exposta no aeroporto de Faro a partir do dia 1 de Junho. A exposição do gelado gigante em aço será a primeira da programação de arte contemporânea «Allgarve’11».
Já esteve no stand do Turismo de Portugal durante a Bolsa de Turismo de Lisboa 2011 e agora chega ao Algarve para encher a vista – nos seus quatro metros de altura e mais de dois de largura – de todos os que passarem pelo aeroporto de Faro. A escultura Tutti-Frutti é colorida, alegre e sedutora. Adjectivos à parte, apresenta-se na forma de um enorme gelado de cone construído através de inúmeros moldes de plástico usados normalmente para brincar na praia.
E o impacto visual da peça é impressionante, garante o atelier de Joana Vasconcelos: «À distância, o gigantismo e o colorido captam a imediata atenção do público, e a escala inusitada surge como um convite para a entrada num mundo de ilusão e de fantasia».
Esta escultura pode ser vista até 30 Setembro e mostra de forma hiperbólica a ambiguidade e a ilusão de muitas das opções consumistas que as pessoas fazem todos os dias.
A artista plástica Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa e já conquistou vários prémios: em 2006 recebeu o «The Winner Takes It All», da Fundação Berardo, com a obra Néctar, actualmente instalada no Museu Colecção Berardo; em 2003, foi-lhe atribuído o prémio «Fundo Tabaqueira Arte Pública» para o projecto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes, em Lisboa; e em 2000 venceu o «Prémio EDP Novos Artistas», reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional.
Joana Vasconcelos expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro desde 1994 e tem o seu trabalho representado em diversas colecções públicas e privadas, dentro e fora do país.

in Vai Passear

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dente-de-leão

"Erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância.
Esta planta faz as delicias das crianças no Verão que sopram as suas sementes brincando ao jogo O teu pai é careca? e ajudando assim a disseminar o dente-de-leão, erva considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios.
Mas o que muitos parecem não saber é que esta erva daninha é uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais.
É utilizada há séculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos nós temos memória de a ver por todo o lado nos jardins, quer vivamos num ambiente urbano ou rural. É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêem pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados de rua.

Qualidades nutricionais do dente-de-leão:
O aporte calórico do dente-de-leão é mínimo - 1 chávena tem apenas 25 calorias - enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro. Uma chávena de taraxaco fornece a mesma quantidade de cálcio do que ½ copo de leite!

Benefícios para a sua saúde:
O fígado é o órgão que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.
A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular.
O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O Journal of Planta Medica publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma acção diurética poderosa no corpo humano, acção esta estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição.

Como preparar:
Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e raízes. As folhas são colhidas na Primavera até ao final de Maio; as flores podem ser consumidas quando desabrocham e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno.
Colha as folhas mal elas começam a despontar; enquanto jovens elam mantêm um sabor mais suave, que se torna mais amargo à medida que crescem e se desenvolvem. Tenha cuidado para não apanhar os dentes-de-leão em locais onde pesticidas possam ter sido utilizados.
As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos (o óleo usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas com com se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes intactos. Na Primavera, adicione dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários e repare nas mudanças positivas no seu nível de energia, vitalidade e bem-estar.

Uma última nota sobre plantas selvagens: em geral, os alimentos selvagens têm mais nutrientes do que os vulgarmente encontrados nas lojas ou cultivados na sua horta, mesmo os de qualidade biológica. São intocados pelo homem e não necessitam de qualquer ajuda exterior para crescerem, quer seja de fertilizantes químicos ou naturais. Sem fertilizantes externos, a plantinha vai alimentar-se do que a terra lhe fornece, acumulando assim dentro de si uma reserva altíssima de nutrientes que depois são passadas à pessoa que a come. Era assim que acontecia antes do advento da agricultura e continua a ser assim em muitas áreas dos mundo, onde comunidades tradicionais se alimentam de plantas selvagens diariamente, trazendo enormes benefícios à sua saúde. Se juntarmos a isto, o prazer de colher as plantas, o contacto directo com a natureza, com o alimento que irá para o nosso prato, mais o exercício físico, ar puro, tudo isto faz da colheita uma actividade prazerosa que está ao alcance de todos nós. Bem mais interessante do que passar o domingo no supermercado. E é grátis!
No entanto, se viver num local onde não consegue encontrar dente-de-leão selvagem, poderá cultivá-lo no seu jardim; dá-se muito bem em relvados, quando estes são deixados sem cortar pelo menos 15 dias, dando tempo para as plantas se se desenvolverem o suficiente e serem colhidas com um tamanho razoável."

Referências:
http://www.herbs2000.com
http://www.naturalnews.com
http://www.pfaf.org
http://www.wildman.com
The Herb Book, Lust, John, 1974, Benedict Lust Publishing
The Encyclopaedia of Healing Foods, Murray, Michael and Pizzorno, Joseph, 2006, Time Warner Books

in Centro Vegetariano

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pico entre as 5 melhores ilhas secretas do mundo

A ilha do Pico, nos Açores, está entre as cinco melhores ilhas secretas do mundo, classificação atribuída esta sexta-feira, pela BBC. O património classificado pela UNESCO e a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico (cultivada em chão de lava) são algumas das características que, segundo a BBC, tornam a ilha especial.
Christine Ciarmelloo, jornalista da BBC, sublinha que a ilha "permanece virtualmente desconhecida" e enaltece a beleza da ilha, que fez parte de uma das expedições de Colombo, destacando a paisagem predominante assente em chão de lava.
A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, uma área com 987 hectares, foi classificada património da UNESCO em 2004. A zona inclui uma paisagem de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa, onde as vinhas são cultivadas em chão de lava negra.
A BBC destaca ainda um dos locais da ilha que permaneceu inalterado com a passagem dos tempos, a Baía do Pocinho, uma zona balnear, no lugar do Monte, do concelho da Madalena do Pico.
As melhores ilhas secretas do mundo classificadas pela BBC são sempre cinco, sendo o critério de classificação a manutenção do estado natural destes territórios. Além do Pico, este ano a BBC enumera ainda as seguintes ilhas: Scrub (nas ilhas virgens britânicas), Con Dao (Vietnam), Sandön (Suécia) e Gili Trawangan (Indonésia).

in Boas Notícias

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lista Vermelha para as aves coloca 1253 espécies à beira da extinção

No espaço de um ano, mais 13 espécies de aves entraram para a Lista Vermelha das espécies ameaçadas, que este ano totaliza 1253, em todo o mundo, revelam a União Internacional para a Conservação (UICN) e a federação Birdlife International.
Estas 1253 espécies representam 13 por cento de todas as espécies de aves conhecidas, de momento, para a comunidade científica.
“Esta é uma tendência perturbadora”, considerou esta terça-feira Jean-Christophe Vié, director do Programa Global de Espécies da UICN, em comunicado. “As aves são como uma janela para o resto da natureza. São indicadores muito úteis da saúde dos ecossistemas: se estão mal, então também está mal a vida selvagem de uma forma geral”, comentou Stuart Butchart, responsável da Birdlife Internacional, que ajudou a compilar a informação para a Lista Vermelha das Aves.
As aves de grande porte são das mais ameaçadas. À lista surge a grande abetarda indiana (Ardeotis nigriceps), que passou da categoria Em Perigo para Criticamente em Perigo, o nível de ameaça mais elevado. Hoje estima-se que existam apenas no mundo 250 indivíduos, por causa da caça, perturbação e perda e fragmentação de habitat. Esta abetarda, com um metro de altura e 15 quilos, já chegou a distribuir-se por toda a Índia e Paquistão; hoje está limitada a fragmentos isolados de habitat.
“Num mundo cada vez mais populoso, as espécies que precisam de mais espaço, como a grande abetarda indiana, estão a perder terreno. No entanto, somos nós quem vai perder a longo prazo, à medida que desaparecem os serviços que a natureza oferece”, comentou Leon Bennun, da Birdlife International.
Mas nem tudo são más notícias e a actualização feita este ano dá conta dos progressos de alguns projectos de conservação que conseguiram fazer a diferença. O pombo-trocaz, ou pombo da Madeira (Columba trocaz), é uma das espécies referidas, graças aos trabalhos de recuperação dos habitats. De acordo com o Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005), a população da espécie, endémica daquele arquipélago, “decresceu à medida que o seu habitat foi sendo destruído”. Em 2003 estimava-se a sua população em 7000 indivíduos. O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal considera a “caça e o envenenamento continuado, devido aos estragos que causa nos campos agrícolas” como os principais factores de ameaça. A espécie tem beneficiado da protecção dada à floresta laurissilva, Património Mundial Natural da Humanidade, e de medidas de gestão no terreno.

Helena Geraldes
in Ecosfera

terça-feira, 14 de junho de 2011

Novos Segredos de Beleza para as suas Mãos

Tratamento Hidratante Intensivo - Se tem as mãos muito secas, há um tratamento infalível que pode fazer sempre que sentir necessidade. Ao deitar, aplique um bom creme hidratante para as mãos ou creme gordo e calce umas luvas de algodão. Durma com elas e sinta a diferença logo de manhã.

Máscara Exfoliante Hidratante - Misture uma colher de açúcar, uma colher de mel e três colheres de iogurte natural. Massaje suavemente as mãos e deixe ficar durante 15 minutos a meia hora. Lave com água morna.

Receita Antienvelhecimento - Descasque um pepino e coloque-o no copo da sua Minipimer. Adicione o sumo de um limão e uma mão cheia de salsa fresca e uma colher de sopa de farinha de trigo. Passe tudo até ficar uma pasta homogénea, esfregue bem as mãos e deixe actuar durante 15 minutos. Pode fazer isto 3 vezes por semana ou todos os dias se lhe souber bem.

in Revista PARA MIM - Primavera 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Letras

Olhes para onde olhares, no mundo tudo é vão!
O que hoje este constrói, um outro arrasará;
Onde hoje se erguem cidades, um prado nascerá
E nele um pastorinho e o gado saltarão.

O que hoje cresce viçoso, breve será pisado,
O que hoje tem vida e força será cinza letal;
Aqui nada é eterno, nem mármore nem metal,
Hoje a sorte sorri-te, amanhã cais prostrado.

Desfaz-se como um sonho a glória de altos feitos.
Vence o jogo do tempo, e os homens imperfeitos.
Ah, como é nada tudo o que quer valer mais,

Medíocre e mesquinho, sombra, vento e poeira,
Como uma flor do campo a que se perde a esteira!
Não se mostra o eterno aos olhos dos mortais!

Andreas Gryphius (1616-1664)
in O Cardo e a Rosa - Poesia do Barroco Alemão
(selecção, tradução e prefácio de João Barreto)

domingo, 12 de junho de 2011

As imagens da semana


A porta mora à espera
De perfil se ensombra
E descansa

O degrau é paciência
O umbral anúncio
O silêncio é o lugar
Onde baterão as mãos

Daniel Faria, "Explicação das Casas"
"Explicação das Árvores e de Outros Animais", in Poesia, Edições Quasi, 2003