sábado, 13 de dezembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Envie um postal de Natal electrónico da Nokia e estará a ajudar a Unicef.

2 - Gosto muito de Pêra Nashi.

3 - Planta considerada extinta foi descoberta nas Caldas da Rainha!

4 - Cursos de âmbito cultural gratuitos no El Corte Inglés.

5 - Presépios: Uma Abordagem Lusófona.

6 - Para comprar as prendas de Natal: Porta 16: uma casa cheia de mimos! Com artesanato e peças de autor na Rua do Século, 16 - Bairro Alto (Lisboa).

7 - No - Knead Bread: O pão mais Fácil do Mundo!

8 - Uma bela noite estrelada para iluminar a nossa escuridão.

9 - A não perder: Concerto de Natal no Palácio e Convento de Mafra, dia 13 Dezembro 2008, às 21h00 (entrada livre).

10 - Um magnífico Minigarden para transformar a sua casa num jardim!

11 - Animals Save the Planet.

12 - O terceiro livro da Editora Bruaá já está à venda: "A Grande Questão" e é uma excelente prenda de Natal para todas as idades.

13 - Era uma vez...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Coro da Universidade Nova de Lisboa oferece concertos de Natal
www.unl.pt/coro
clique na imagem para aumentar
"O Coro da Universidade Nova de Lisboa apresenta em Dezembro cinco concertos de Natal: dia 6, na Igreja de S. Nicolau às 19h00, com entrada livre; dia 7, na Igreja da Graça, às 16h00, com entrada livre; dia 10, na Reitoria da UNL, às 21h00, no campus de Campolide, entrada livre; dia 13, Convento dos Cardais (Príncipe Real), pelas 18h30, com entrada paga a reverter integralmente a favor da obra Social do Convento dos Cardais; dia 14, na Igreja de Santo Agostinho, Marvila, às 16h00, com entrada livre, assinalando o 50.º aniversário da Paróquia.
O programa será composto por uma primeira parte à Capella com peças de T. Victoria, A. Scarlati, A. Brukner, Aaron Copland, Ernst Krenek e Maurice Duruflé. Na segunda parte, já com acompanhamento pelo pianista Russo Alexey Shakitko, o Coro vai interpretar, Cum Sancto Spiritu (excerto da Missa em Sol menor, BWV235) de J.S. Bach; Dixit Dominus e Laudate Pueri (excertos das Vesperæ Solennes de Confessore, KV 339) de Mozart e um Magnificat de Autor anónimo."

In site Agência Ecclesia
Casa do Alentejo - Natal 2008
Ruas Portas de Santo Antão, 58
1150-268 Lisboa
Telf.: 213405140
Telm.: 963143906
E-mail: geral@casadoalentejo.pt
www.casadoalentejo.pt

Tardes Alentejanas, 15h30
Dia 13 Dezembro 2008
Rosas de Março de Ferreira do Alentejo - Cantares ao Menino
Dia 20 Dezembro 2008
Festa de Natal - Grupo Coral Infantil de Mourão

De 11 a 14 Dezembro 2008
Feira de Artesanato

In site Casa do Alentejo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Exposição - Venda de Presépios de Portugal
2 a 21 de Dezembro 2008, das 15h00 às 22h30
Auditório Municipal de Vila do Conde

"A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde inaugura, no dia 2 de Dezembro, uma Exposição/Venda de Presépios de Portugal. Esta mostra ficará patente ao público até ao dia 21 de Dezembro, podendo ser visitada todos os dias entre as 15 e as 22.30 horas, no Auditório Municipal de Vila do Conde.
Regista a particularidade de ultrapassar, este ano, o recorde de participações, contando com “mais de 500 presépios expostos, produto do trabalho dedicado de largas dezenas de artesãos de todo o País que continuam a reconhecer Vila do Conde como a «Capital do Artesanato Português»” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Nesta Exposição/Venda será possível apreciar presépios elaborados nos mais variados feitios e formas, com recurso a materiais igualmente diversos, citando-se a título de exemplo, os trabalhos em barro de Barcelos, as figuras de folhelho de Canas de Senhorim, as Rendas de Bilros de Vila do Conde e os trabalhos em osso de baleia dos Açores."

In site Agência Ecclesia

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Associação Animais de Rua
Esterilização e Protecção de Animais em Risco
www.animaisderua.org

"Olá a todos!

Colocámos vários artigos novos na Loja Virtual, muitos deles com motivos natalícios. Se ainda não tem presentes de Natal para os seus amigos e familiares, por favor visite a nossa Loja Virtual e ofereça aos seus amigos peças engraçadas e originais, ao mesmo tempo que nos ajuda a esterilizar mais animais de rua!
Em nome do staff Animais de Rua e de todos os animais que nos ajudaram a ajudar ao longo deste ano, desejo a todos um FELIZ NATAL!"

Associação Animais de Rua

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bolachinhas de Caril

Ingredientes
250g de farinha sem fermento
50g de manteiga
2 colheres de chá de caril em pó
1,5dl de água fria
1 colher de chá de sal fino (só coloquei uma pitada porque não utilizo sal na comida)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 190ºC (ligar o forno 10-15 minutos antes de colocar a massa).
Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de ir ao forno.
Numa tigela, misture (com as mãos) todos os ingredientes e amasse até conseguir uma massa homogénea.
Sobre a mesa de trabalho, estenda a massa (com um rolo) bem fina e corte bolachinhas com a ajuda de um copo pequeno ou de um corta massas.
Leve a cozer 10 a 15 minutos.

São ideais para aperitivos com queijo, patés, molhos, entre outros.
Uma delícia muito simples de fazer.


In site Lusitana

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Faça deste Natal o melhor de sempre!

"O frenesim do Natal já começou. Lá fora, as árvores das ruas vestem-se a rigor. Dentro das nossas casas nascem árvores também - de menor dimensão e artificiais, é certo, mas ainda mais desejosas de assumir protagonismo, ou não fosse esta a única altura do ano em que saem do caixote guardado no canto mais escuro da arrecadação para se adornarem de luzes e enfeites coloridos.
No meio dos preparativos para mais uma quadra natalícia, há um que nos traz sempre preocupações acrescidas e até uma certa angústia: as compras de Natal. Embora existam diferentes costumes consoante a região do País, sobretudo no que toca ao menú, se há tradição unânime e obrigatória é a de trocar presentes. Todos os anos nos queixamos da crise, das lojas apinhadas e até falta de ideias... mas seguimos nesta romaria que de religiosa não tem nada.
Neste Natal, esforce-se por recuperar um pouco do verdadeiro espírito da época. O amor, a solidariedade, a partilha - são esses os valores essenciais que devem estar presentes nas suas acções. Não ofereça presentes só por oferecer! Contribua para os peditórios que várias associações organizam, adquira produtos que revertem a favor de causas que mais lhe importam, apoie o comércio justo das comunidades desfavorecidas de países em vias de desenvolvimento. Faça da internet a sua grande aliada para pesquisar e comprar de forma consciente e solidária. Acredite que este Natal será mesmo o melhor de sempre - porque estará em paz consigo e com o Mundo!"

Boas Festas
SOSAnimal
www.sosanimal.com
Amnistia Internacional - Portugal
Este Natal ofereça um Mundo Mais Justo!
www.amnistia-internacional.pt

clique nas imagens para aumentar

clique nas imagens para aumentar

domingo, 7 de dezembro de 2008

As imagens da semana

Estava a andar por Lisboa e no cruzamento da Rua Pinheiro Chagas com a Rua Dr. António Cândido, reparei numa árvore diferente...
"Diferente" porque há muito deixou de ser árvore, no verdadeiro sentido da palavra, e foi cortada, mas (e sabendo do amor que o povo português nutre por elas, especialmente quando se trata de podas...) o cepo continua no mesmo local (e no mesmo passeio estão dois cepos, ambos sofreram igual fúria destruidora) e voltou a rebentar!
Fiquei sem reacção porque a ignorância, arrogância e malvadez humana são impressionantes. E quem faz esses actos são funcionários/técnicos (especializados?????) pertencentes ao departamento de ambiente e zonas verdes dos serviços camarários... Valha-nos Deus!
Essa "árvore" serve de local para alimentar alguma colónia de gatos, porque ao lado do seu tronco estão dois recipientes em plástico, um com água e outro vazio provavelmente para comida.
A zona é propícia à destruíção, porque nas duas esquinas do cruzamento existem dois magníficos exemplares de arquitectura antiga (tipo palacete, um deles com um jardim considerável) abandonados e com um cartaz mencionando que o processo se encontra em fase de licenciamento para restaurar (atenção, porque em Lisboa restaurar quer dizer destruir e fazer uma atrocidade...).
Fiquei ali algum tempo a contemplar tamanha tristeza e a pedir a Deus que salve este país, este povo, esta árvore (tenho cá para mim que Deus também ama muito as árvores)...
Voltarei a visitá-la (Esperança de seu nome!) para dizer que é uma heroína, que faz crescer a motivação/alento a todos os fracos e oprimidos desta sociedade corrupta, egoísta, incompetente, cruel e sem respeito pelos outros (quer sejam humanos, animais ou vegetais). Voltarei para dizer-lhe que admiro a sua nobreza de tentar resistir quando tem tudo e todos contra si... E que os seus braços estão quase a tocar o céu, para não desistir, porque um dia (tenho a certeza) ela cumprirá o seu sonho!
Emocionei-me e emociono-me por esta Esperança, porque também eu estou a tentar resistir e acreditar que um dia serei feliz.
Se tiverem tempo, vão visitá-la e aprendam uma grande lição de Vida.








"Descobríamos que a vida não tem sentido se não nos trocamos pouco a pouco. A morte do jardineiro não é coisa que lese uma árvore. Mas, se tu ameaças a árvore, então o jardineiro morre duas vezes."
Saint-Exupéry, "Cidadela", ed. Presença, trad. Ruy Belo