sábado, 21 de fevereiro de 2009

As surpresas da semana

1 - Passatempo Um Dia Mal-Humorado (até dia 2 Março 2009).

2 - O chá ideal para cada signo (e não é que o meu corresponde ao chá que mais gosto e bebo: Cidreira!).

3 - Australian Bushfire Photos.

4 - O que é Nacional, é bom: Design do Norte.

5 - A MUUDA procura Jovens Artistas (Cerâmica, Joalharia, Artesanato Urbano e Moda).

6 - Blogues: O que são e como funcionam?

7 - Para participar com registos/observações da chegada de algumas aves ao território português, após o Inverno: Spring Alive (eu já vi as minhas primeiras andorinhas e ouvi o meu primeiro Cuco e fiz o meu registo!).

8 - Passatempo ASA: responde a uma questão com criatividade e podes ganhar um dos três 3 livros Lili la Tigresse.

9 - Palavras muito bonitas para ler no blogue Algures neste Vale.

10 - Palavras cruzadas para recordar: Auto da Barca do Inferno.

11 - Pela marca portuguesa Coats: Cursos de Lavores da Academia Anchor.

12 - Espantoso!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

44º SOSAnimal
22 Fevereiro 2009
Parque do Alvito - Monsanto
Horário: das 11h00 às 17h00

Vai decorrer no próximo dia 22 de Fevereiro de 2009 (Domingo) a 44ª edição SOSAnimal - Alvito, promovida pela equipa do SOSAnimal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento vai-se realizar no Parque do Alvito, em Monsanto - Lisboa.
Pedimos a todos que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!
ATENÇÃO QUE ESTE EVENTO PODE SER ADIADO DEVIDO AO MAU TEMPO!
Teremos animais do Canil Municipal de Lisboa e de diversas FAT’s para adopção.
Estaremos também a recolher donativos, tais como:
Medicamentos diversos para animais;
Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensilios e produtos de limpeza, tais como:
Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
Sacos do Lixo,
Lixivias, detergentes, trigene e outros;
Rolos de papel de cozinha, Toalhetes humidos para bebé, pó de talco;
Alcool, betadine e outros desinfectantes;
Sacas de ração para Cão e Gato.

Como lá chegar:
Estrada do Alvito, na zona sul do Parque Florestal de Monsanto - melhor acesso por Alcântara, junto ao Centro de Ténis de Monsanto OU através da A5 - sentido Cascais - Lisboa, Saida para Alvito.
Para quem vem pela A5 direcção Cascais -> Lisboa, sai na saida que diz “Monsanto”, segue em frente na Rotunda e o parque do Alvito é cerca de 500m mais à frente.
Autocarros (Carris): n.24

Este evento tem o apoio e colaboboração de:
Câmara Municipal de Lisboa
Pet Emotions - Pet Food Center

clique na imagem para ampliar

In Newletter SOSAnimal (22.02.2009)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bolsa do Voluntariado
Estação CP Alcântara Terra, Arz 1 · Av. de Ceuta
1350-353 Lisboa
Telf.: 2136204176
www.bolsadovoluntariado.pt

"Ser voluntário é empenhar-se em causas de interesse social e comunitário, com reflexos positivos tanto a nível pessoal como para a comunidade como um todo.
A Bolsa do Voluntariado foi lançada pela ENTRAJUDA há precisamente 2 anos. Mais de 8 mil pessoas de boa vontade, inscreveram-se no site e colocaram o seu tempo e talentos ao serviço da comunidade.
A todos quantos, inscrevendo-se na Bolsa do Voluntariado, enviamos hoje uma mensagem de agradecimento.
560 Instituições inscritas na Bolsa do Voluntariado, localizado por todo o país, precisam de si! Seja Voluntário e contribua para um mundo melhor.

Recordamos alguns pontos:
- o contacto entre os voluntários e as instituições deve ser feito directamente.
Para isso: pesquise o site, veja as novas oportunidades de voluntariado específicas criadas pelas Instituições, colmate novas necessidades. E, no caso de encontrar alguma Instituição cuja necessidade vá ao encontro dos seus interesses estabelaça contacto directo.
- pode escolher: por zona (freguesia, código postal), de acordo com as suas aptidões, disponibilidade de tempo, áreas de interesse.
- pode seleccionar uma causa ou uma necessidade social
- pode ainda participar numa acção pontual

Obrigado."

In newsletter Bolsa do Voluntariado (5 Dezembro 2008)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sons

Caetano Veloso and Lila Downs - Burn It Blue

Frida: um filme arrebatador com a melhor banda sonora de sempre!
Cinema
O VISITANTE (The Visitor)
Um filme de Thomas McCarthy, com Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Hiam Habbass e Danai Jekesai Gurira.
www.castellolopesmultimedia.com/ovisitante

"Numa cidade cosmopolita como Nova Iorque, tudo pode acontecer. Incluindo, voltar ao nosso apartamento depois de uma longa ausência e descobrir que este é agora habitado por um jovem casal de imigrantes ilegais. É o que acontece ao pacato professor Walter Vale (Richard Jenkins), viúvo há 5 anos, e forçado a voltar à cidade para uma conferência. Os novos ocupantes ficam tão espantados com a entrada do professor quanto o próprio e depois de desfeitos os equívocos, o jovem casal é convidado a ficar até conseguir encontrar um novo local para morar.
Desta convivência inesperada, surge uma verdadeira amizade entre o professor e Tarek (Haaz Sleiman), um jovem músico. Apreciador de música clássica, o professor Vale vai ver-se de repente a aprender a tocar djambé com um professor muito talentoso, o seu novo inquilino. As coisas complicam-se quando Tarek é preso injustamente e se defronta com a possibilidade de ser deportado. Nessa altura, Vale inicia uma verdadeira cruzada para libertar Tarek e evitar o pior. Quando abriu a porta de casa, o professor estava longe de imaginar que aquele pequeno gesto iria mudar o resto da sua vida para sempre.
O Visitante é um filme comedido que dá ao espectador as doses exactas de emoção, drama e comédia sem nunca deixar transbordar nenhuma delas. O resultado é uma obra extremamente bem escrita sobre a multiculturalidade e a condição humana. Contenção é também a palavra-chave para descrever a interpretação de Richard Jenkins, nomeado para o Óscar de Melhor Actor, habitualmente escolhido apenas para papéis secundários e que prova aqui ser capaz de conduzir um filme com extrema elegância."

In Newsletter Castello Lopes Multimédia (17.02.2009)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Passatempo Bichos Diversos em Versos

Responda a uma questão e ganhe 10 livros Bichos Diversos em Versos.
O passatempo decorre até dia 27 de Fevereiro 2009.
Para participar: link.

In site Sapo Família
Nova espécie de raia no Oceanário: Viola-de-espinhos
Únicos exemplares na Europa
Oceanário de Lisboa
Esplanada D. Carlos I - Doca dos Olivais
1990-005 Lisboa Portugal
www.oceanario.pt
Telf.:+351218917002 / +351218917006

"O Oceanário de Lisboa é o único aquário da Europa a exibir uma espécie exótica de raia, semelhante a um tubarão, que enfrenta, a médio prazo, elevado risco de extinção.
As novas raias chegaram ao Oceanário em Junho de 2007, onde cumpriram 19 meses de quarentena mas já se encontram no tanque central a aguardar a visita de todos.
Baptizada pelo Oceanário como Viola-de-Espinhos, a raia, de uma espécie originária do Indo-Pacífico, possui uma cabeça larga e arredondada, barbatanas dorsais semelhantes às dos tubarões, cristas de espinhos sobre os olhos, na cabeça e no dorso, mandíbulas com diversas fileiras de dentes em placa e dorso cinzento ou castanho. Estas raias podem atingir os três metros, pesar até 135 kg e estão cobertas de pintas pretas na cabeça e pintas brancas nas barbatanas, dorso e cauda.
Esta raia, facilmente confundida com um tubarão, pertence a uma família com 59 espécies e habita os mares do Indo-Pacífico. Pode ser encontrada do Mar Vermelho à África Oriental até à Papua Nova Guiné, e do Japão até à Austrália, em zonas costeiras e junto a recifes de coral com fundo de areia e lodo. Alimenta-se essencialmente de crustáceos e moluscos. A maior ameaça que enfrenta, a par da pesca e destruição de habitat, reside na captura para obtenção das barbatanas.
O Oceanário de Lisboa recebeu, nos últimos cinco anos, cerca de 40 novas espécies e dá hoje a conhecer aos visitantes 8.000 animais e plantas divididos por 500 espécies diferentes."

In site Oceanário de Lisboa

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Compromisso para um Mundo Melhor

"Chegámos ao fim de 2008 e 2009 está aí à porta. Geralmente esta é a altura do ano em que é habitual pedir-se às pessoas que reflictam sobre o que de melhor se passou no ano que finda e o que esperam para o ano que está a chegar.
Pois bem, nós decidimos fazer algo diferente. Sabemos que 2008 foi um ano pródigo em coisas más e que todos queremos que em 2009 a crise acabe, o aquecimento global seja reduzido e a perda de biodiversidade desacelere. O que queremos saber é o que vai fazer para melhorar o ambiente. Sim, estamos a falar directamente consigo, comum mortal cidadão deste país à beira-mar plantado.
Os grandes problemas mundiais só podem ser resolvidos com compromissos internacionais em grande escala (daqueles assinados em cerimónias que concentram chefes de estado, suas comitivas e mais um milhão de jornalistas e têm emissões de gases com efeito de estufa semelhantes aos de uma pequena nação em desenvolvimento). No entanto as mudanças na sociedade dificilmente vêm de cima para baixo, dos governantes para os cidadãos. Geralmente passa-se o inverso, quanto mais cidadãos pensam (e agem) do mesmo modo, mais probabilidades existem para os políticos proporem políticas que generalizem o ponto de vista dos cidadãos.
Por isso o desafio que vos propomos não é pensar no passado e desejar mudanças para o futuro. Vale pouco desejarmos a redução das emissões de gases com efeito de estufa ou o fim da extinção das espécies se, a um nível pessoal, nada fizermos para ajudar a alcançar este objectivo. Propomos-lhe é que assuma um compromisso consigo próprio (e com o resto do mundo) de participar activamente na melhoria do Ambiente e na conservação da Natureza. Assuma o compromisso publicamente e estabeleça uma meta para o guiar na sua heróica demanda por mundo melhor (se quiser ser perfeccionista estabeleça também um conjunto de indicadores e prazos a cumprir).
Para o ajudar ficam aqui dez sugestões para começar:
- Mude para meios de transporte mais amigos do ambiente (e por consequência mais amigos do Homem). Comece introduzindo a mudança uma vez por semana e vá aumentando a frequência. Se habitualmente anda de carro passe a andar de transportes públicos. Se já é cliente assíduo dos transportes públicos, passe a andar mais a pé ou de bicicleta (além do mais é bom para a saúde). Se já se desloca habitualmente a pé (ou de bicicleta) parabéns, nada tem a mudar, tente um dos outros nove compromissos.
- Use um balde para recolher a água fria que sai do chuveiro (não toma banho de imersão, pois não) antes de atingir a temperatura desejada e utilize posteriormente nos sanitários ou para regar as plantas.
- Declare as quartas-feiras como dia vegetariano (poupa na carteira, provavelmente descobre novos sabores de que gosta e ainda por cima é bom para a saúde).
- Visite uma reserva ou parque natural fora da época turística (o objectivo é conhecer a parte natural do parque, não é passar o fim-de-semana num hotel na Ria Formosa, que apenas tecnicamente faz parte de uma área protegida).
- Separe os resíduos em sua casa e coloque-os nos contentores adequados (a inexistência de Ecoponto da sua zona de residência não é desculpa, reclame com quem de direito).
- Consuma bacalhau apenas em dias festivos (dos mesmo festivos, com direito a feriado nacional).
- Prefira produtos locais e fruta da época (sai mais em conta, ajuda a economia nacional que bem precisa e o vegetal não teve que percorrer o mundo a emitir CO2).
- Mantenha-se informado e envolvido nas questões ambientais que afectam a sua comunidade, escreva cartas, mande mensagens electrónicas, questione os seus representantes, participe em debates (a resposta à sua próxima questão é sim, o aquecimento global e a perda de biodiversidade são questões ambientais que afectam a sua comunidade).
- Associe-se a uma ONGA e participe nas suas actividades (não é apenas pagar a quota e continuar com o seu dia-a-dia como se nada fosse, o tempo da aquisição de indulgências já passou).
- Dê o exemplo. Cada uma das suas acções influencia as pessoas à nossa volta, se realizar acções positivas para o ambiente, provavelmente, ajudará a induzir mudanças positivas nos que o rodeiam (se realizar acções negativas poderá ter azar e uma das pessoas que o rodeiam poderá querer fazer uma boa acção dando-lhe uma merecida lição pública sobre comportamentos correctos).

Esta lista não pretende ser minimamente exaustiva e certamente que consegue pensar em pelo menos outros dez aspectos do seu comportamento que, a bem do Ambiente, poderiam (e deveriam) ser melhorados. Encare este texto apenas como um conjunto de sugestões. O importante é que assuma um compromisso e que o cumpra. Vai ver que não custa nada. O mundo inteiro vai agradecer-lhe.
Feliz 2009!"

LPN - Liga para a Protecção da Natureza
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa
Tel: +351 217 780 097 /+351 217 740 155
Tlm: +351 964 656 033
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt
www.lpn.pt

In site LPN

domingo, 15 de fevereiro de 2009

As imagens da semana

Esperei tanto tempo por este Livro e finalmente chegou!
É mais bonito que pensava e fico perdida a olhar cada página branca, com alguns riscos a preto e um fio vermelho.
Para quem esperou, espera e esperará, este é um pequeno tesouro para compreender e apreciar a Arte da Espera.
Num Mundo em constante corrida, saber esperar é um Dom.
Muita coragem para todos os que esperam e acreditam!








































Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.

Eugénio de Andrade (19.01.1923 - 13.06.2005)