segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Compromisso para um Mundo Melhor

"Chegámos ao fim de 2008 e 2009 está aí à porta. Geralmente esta é a altura do ano em que é habitual pedir-se às pessoas que reflictam sobre o que de melhor se passou no ano que finda e o que esperam para o ano que está a chegar.
Pois bem, nós decidimos fazer algo diferente. Sabemos que 2008 foi um ano pródigo em coisas más e que todos queremos que em 2009 a crise acabe, o aquecimento global seja reduzido e a perda de biodiversidade desacelere. O que queremos saber é o que vai fazer para melhorar o ambiente. Sim, estamos a falar directamente consigo, comum mortal cidadão deste país à beira-mar plantado.
Os grandes problemas mundiais só podem ser resolvidos com compromissos internacionais em grande escala (daqueles assinados em cerimónias que concentram chefes de estado, suas comitivas e mais um milhão de jornalistas e têm emissões de gases com efeito de estufa semelhantes aos de uma pequena nação em desenvolvimento). No entanto as mudanças na sociedade dificilmente vêm de cima para baixo, dos governantes para os cidadãos. Geralmente passa-se o inverso, quanto mais cidadãos pensam (e agem) do mesmo modo, mais probabilidades existem para os políticos proporem políticas que generalizem o ponto de vista dos cidadãos.
Por isso o desafio que vos propomos não é pensar no passado e desejar mudanças para o futuro. Vale pouco desejarmos a redução das emissões de gases com efeito de estufa ou o fim da extinção das espécies se, a um nível pessoal, nada fizermos para ajudar a alcançar este objectivo. Propomos-lhe é que assuma um compromisso consigo próprio (e com o resto do mundo) de participar activamente na melhoria do Ambiente e na conservação da Natureza. Assuma o compromisso publicamente e estabeleça uma meta para o guiar na sua heróica demanda por mundo melhor (se quiser ser perfeccionista estabeleça também um conjunto de indicadores e prazos a cumprir).
Para o ajudar ficam aqui dez sugestões para começar:
- Mude para meios de transporte mais amigos do ambiente (e por consequência mais amigos do Homem). Comece introduzindo a mudança uma vez por semana e vá aumentando a frequência. Se habitualmente anda de carro passe a andar de transportes públicos. Se já é cliente assíduo dos transportes públicos, passe a andar mais a pé ou de bicicleta (além do mais é bom para a saúde). Se já se desloca habitualmente a pé (ou de bicicleta) parabéns, nada tem a mudar, tente um dos outros nove compromissos.
- Use um balde para recolher a água fria que sai do chuveiro (não toma banho de imersão, pois não) antes de atingir a temperatura desejada e utilize posteriormente nos sanitários ou para regar as plantas.
- Declare as quartas-feiras como dia vegetariano (poupa na carteira, provavelmente descobre novos sabores de que gosta e ainda por cima é bom para a saúde).
- Visite uma reserva ou parque natural fora da época turística (o objectivo é conhecer a parte natural do parque, não é passar o fim-de-semana num hotel na Ria Formosa, que apenas tecnicamente faz parte de uma área protegida).
- Separe os resíduos em sua casa e coloque-os nos contentores adequados (a inexistência de Ecoponto da sua zona de residência não é desculpa, reclame com quem de direito).
- Consuma bacalhau apenas em dias festivos (dos mesmo festivos, com direito a feriado nacional).
- Prefira produtos locais e fruta da época (sai mais em conta, ajuda a economia nacional que bem precisa e o vegetal não teve que percorrer o mundo a emitir CO2).
- Mantenha-se informado e envolvido nas questões ambientais que afectam a sua comunidade, escreva cartas, mande mensagens electrónicas, questione os seus representantes, participe em debates (a resposta à sua próxima questão é sim, o aquecimento global e a perda de biodiversidade são questões ambientais que afectam a sua comunidade).
- Associe-se a uma ONGA e participe nas suas actividades (não é apenas pagar a quota e continuar com o seu dia-a-dia como se nada fosse, o tempo da aquisição de indulgências já passou).
- Dê o exemplo. Cada uma das suas acções influencia as pessoas à nossa volta, se realizar acções positivas para o ambiente, provavelmente, ajudará a induzir mudanças positivas nos que o rodeiam (se realizar acções negativas poderá ter azar e uma das pessoas que o rodeiam poderá querer fazer uma boa acção dando-lhe uma merecida lição pública sobre comportamentos correctos).

Esta lista não pretende ser minimamente exaustiva e certamente que consegue pensar em pelo menos outros dez aspectos do seu comportamento que, a bem do Ambiente, poderiam (e deveriam) ser melhorados. Encare este texto apenas como um conjunto de sugestões. O importante é que assuma um compromisso e que o cumpra. Vai ver que não custa nada. O mundo inteiro vai agradecer-lhe.
Feliz 2009!"

LPN - Liga para a Protecção da Natureza
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa
Tel: +351 217 780 097 /+351 217 740 155
Tlm: +351 964 656 033
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt
www.lpn.pt

In site LPN

2 comentários:

msg disse...

Muito bom dia,Maria Lua

Esta minha cabeça. Em vez de deixar aqui o comentário,coloquei-o nas Imagens da semana. Desculpe. Esta minha cabeça.
Muito boa saúde.

Maria Lua disse...

Bom dia MSG e obrigado pelo comentário.
Muita saúde para si também.
:-)