sábado, 18 de fevereiro de 2012

As surpresas da semana

1 - Poema de "A criança em ruínas", lido por José Luís Peixoto

2 - A igreja da paróquia do Estoril, concelho de Cascais, a capela de Santa Ana na paróquia de São Pedro de Canedo, Santa Maria da Feira, e a capela Árvore da Vida, no Seminário Conciliar de Braga, são semifinalistas da categoria de espaços religiosos da edição de 2011 dos prémios de arquitetura ArchDaily, site que reivindica o título de mais visitado da especialidade.

3 - Passatempo Nestlé Fitness: todos os participantes ficam habilitados a ganhar um dos 5 Workshops de Culinária que serão atribuídos aleatoriamente (participa até 27 Fevereiro 2012).

3 - Camaleão mais pequeno mundo encontrado em Madagáscar: Ilha de Nosy Hara alberga espécie que é um exemplo de nanismo insular

4 - Dia dos Namorados: sentimentos, olhares e afetos

5 - Passatempo: na compra de produtos Purina, ganha automaticamente uma experiência de bem-estar ou um desconto no ginásio, e ainda se habilita a uma noite num hotel com o seu pet (participa até 31 de Março 2012).

6 - O Augustus é um gato muito ternurento e que pede mimos com todo o seu peso! Está a viver na AZP há muito meses pois entrou com uma ferida muito grande na parte do pescoço que teve uma evolução muito lenta tendo sido necessário fazer uma cirurgia para resolver o problema.

7 - O projecto Sinal de Alarme, que tem andado a distribuir flores e mensagens de amor pelo Metro de Lisboa, convida agora à participação global: a ideia é deixar uma flor e uma carta de amor, em qualquer transporte público, no Dia dos Namorados.

8 - Passatempo saber viver/Bioseivas Repair: ganhe 6 packs de prémios com produtos para o cabelo, uma écharpe e um porta-malas (participa até 28 de Fevereiro 2012).

9 - Vídeo: Visto Assim - Time Lapse (Porto-Portugal) 2011

10 - Vídeo: O beijo

11 - Passatempo: a Becel oferece um pacote A Vida é Bela "In Love" (participa até 26 Fevereiro 2012).

12 - UAveiro produz vinho branco à prova de alergias

13 - Beleza 100% Portuguesa - Spausa Kosméticos

14 - Passatempo: a Velvet-bag-com juntou-se à Beauty UK para oferecer 5 kits com produtos de maquilhagem no valor de 25 € (participa até 27 Fevereiro 2012).

15 - Já está disponível para download gratuito a 7ª edição (de outubro de 2011) da Revista Vegetariana (revista do Centro Vegetariano).

16 - Portugueses descobrem ser vivo mais antigo à face da Terra: Posidónias oceânicas com dez mil e cem mil anos

17 - Passatempo: a Vodafone oferece aos 15 grupos com a participação mais original um passe de 4 pessoas para a Estância Vodafone, durante 3 dias (participa até 26 Fevereiro 2012).

18 - A cultura portuguesa é conhecida por ser rica em contos e lendas, mas alguns deles não têm o final mais desejado. Leia os contos populares "A águia e a coruja" e o "Mocho e o logo" inseridos no site da SPEA, no âmbito do grupo de trabalho das Aves Noturnas.

19 - O projeto solidário português “Maior Estendal do Mundo” entrou para o Guinness. No espaço de dois meses, chegaram aos pontos de recolha mais de 100 mil peças de vestuário. Um número recorde conseguido em tempo recorde.

20 - Vídeo: Oswaldo Montenegro - Metade (com letra).

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Petição Contra a Mini-hídrica do Rio Mondego

http://www.ep-empower.eu/epetitions/pt/As_nossas_ePeti%C3%A7%C3%B5es/Aberto_ePeti%C3%A7%C3%B5es/cntrlid/view/petitionID/65.aspx

Esta petição destina-se a travar a construção da Mini-Hídrica no Rio Mondego. A Plataforma Mondego Vivo, os Municípios de Penacova, Vila Nova de Poiares e Coimbra, as Juntas de Freguesia de Lorvão, Penacova, Torres do Mondego e Santa Maria de Arrifana, a Confraria da Lampreia de Penacova, as Empresas de Canoagem e de Animação Turística, as Associações Ambientalistas Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Associação dos Amigos do Mondego, as várias Colectividades, os Restaurantes e os cidadãos abaixo assinados, vêm, no exercício do direito de petição constitucionalmente consagrado e com base na Lei nº 43/90, de 10/08, alterada pela Lei nº 6/93, de 01/03, pela Lei nº 15/03, de 04/06 e pela Lei nº 45/07, de 24/08, dirigir a presente petição, com os objectivos que aqui destacamos:
  1. Que se cancele imediatamente o projecto de construção da Mini-Hídrica no Rio Mondego, a montante do Açude-Ponte de Coimbra, intransponível obstáculo não só para os peixes migradores, como também para o desenvolvimento económico (turístico, gastronómico, etc.) desta região;
  2. Se trave a progressiva degradação deste ecossistema e se preserve a sua unidade e continuidade biológicas, onde coexistem espécies florísticas e faunísticas autóctones, muitas delas endémicas do nosso País;
  3. Se defendam as espécies piscícolas deste curso de água, tais como a lampreia, a enguia e o sável, que com a rectificação da escada de peixe, se espera possam voltar ao rio Mondego e seus afluentes a montante do Açude-Ponte, para desovar e prosseguir o seu ciclo de vida.
Os Signatários

Alentejo teve em 2011 o melhor ano turístico de sempre

A Turismo do Alentejo anunciou ter registado um crescimento de 5,9% no número de dormidas em 2011 na região, o que se traduziu no “melhor ano turístico de sempre”.
“Este é o resultado de um trabalho de equipa ao longo dos tempos. Um trabalho estruturado e em parceria”, enalteceu o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva, em declarações à Lusa.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2011, o Alentejo registou 1,241 milhões de dormidas, contra 1,173 milhões no ano anterior. Com estes números, o Alentejo apresenta “o segundo melhor desempenho” nacional, logo a seguir ao Algarve.
Os dados do INE indicam ainda que em Dezembro de 2011 o Alentejo foi também a região que registou o maior número de dormidas, apresentando uma subida de 6,3 por cento, face ao período homólogo do ano passado: somou 66,9 mil dormidas (contra 62,9 mil em Dezembro de 2010).
A Turismo do Alentejo avançou ainda que, no que respeita aos proveitos, os dados do INE indicam que o Alentejo foi a “única região nacional” com um desempenho “positivo”, com uma subida de 1,5 por cento, sendo o crescimento na área do aposento de 7,6 por cento.

in Fugas Público

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

M&M’s oferecem Bilhetes de Cinema Zon Lusomundo

Podem trocar as embalagens vazias de M&M's – duas de 250g, ou quatro de 125g ou ainda seis de 45g - por um bilhete de cinema Zon Lusomundo
Até 15 Março 2012

Ao contrário do que diz a publicidade alheia, o chocolate que dá prazer a dobrar é o M&M. O primeiro momento de prazer é o da degustação, o segundo é poder trocar os pacotes vazios por bilhetes de cinema em qualquer espaço Zon Lusomundo. Duas embalagens de 250 gramas valem uma entrada.

in Lifecooler

A Invenção de Hugo

Título original: Hugo
De: Martin Scorsese
Género: Drama, Fam, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: GB/EUA, 2011, Cores, 126 min
Site Oficial: http://www.hugomovie.com

Paris, 1930. Hugo Cabret, de 12 anos, foi criado pelo pai viúvo, cujo trabalho era cuidar do grande relógio da estação de comboios de Montparnasse. Quando este morre inesperadamente num incêndio, Hugo vai viver com o seu tio. Mas, pouco tempo depois, o parente desaparece sem deixar rasto. O rapaz vê-se então obrigado a viver em segredo no interior das paredes da gare.
Enquanto sobrevive à custa de esmolas e pequenos roubos, tenta arranjar o autómato do seu pai, seguro de que depois de terminado lhe trará uma mensagem. É então que conhece Isabelle, uma menina que, tal como ele, vive em quase reclusão e abandono em casa do seu tio, um misantropo e sorumbático dono de uma loja de brinquedos. Estranhamente, Isabelle tem a chave em forma de coração que encaixa na pequena fechadura do autómato. Assim, com a amizade de Isabelle, Hugo acaba por viver a maior aventura da sua vida e aprender uma lição muito importante sobre os outros e sobre si mesmo. Realizado por Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo" é baseado no best-seller de Brian Selznick, que se inspira na verdadeira história do cineasta Georges Méliès (1861-1938). Depois de ganhar o Globo de Ouro para melhor realizador, está nomeado para 11 Óscares, entre os quais melhores filme, realizador e argumento adaptado.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Azul Caramelo - Made in Portugal

http://www.azulcaramelo.pt

Nome de uma marca 100% portuguesa que trabalha com artistas nacionais e que tem na sua base ilustrações do país. Usando a imaginação e muita cor, a ideia é chegar a um público mais vasto, fora dos suportes convencionais da ilustração. No site pode encomendar cadernos, carteiras ou até mesmo individuais para a mesa, tudo produtos quotidianos que vão alegrar o nosso dia-a-dia com ilustrações modernas e imaginativas. Para já Porto, Guimarães, Coimbra, Lisboa e Évora são as cidades ilustradas. As compras fazem-se aqui.

in Lifecooler

Portugal, um país cada vez mais seco

O mês de Janeiro de 2012 foi o sétimo mais seco desde 1931, segundo o Instituto de Meteorologia, que revela também que até ao final do século é de esperar uma diminuição geral da precipitação em Portugal.
Nesta quinta-feira, o Instituto de Meteorologia revelou previsões que sugerem que no final do século XXI deverá manter-se uma tendência de “diminuição da precipitação em todo o território (...), com especial incidência na região sul”. Além disso, a temperatura em Portugal deverá aumentar, em média, entre 2,5ºC e 4ºC, conforme os dois cenários climáticos desenvolvidos, um menos gravoso (admitindo o controlo do aumento das emissões dos gases de efeito de estufa) e um outro mais gravoso resultante de um crescimento contínuo nas emissões durante o séc. XXI.
Estes cenários globais para o clima de Portugal continental – cujos resultados serão integrados no próximo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) – foram desenvolvidos em parceria com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e integrado no consórcio Europeu ECEARTH.

Janeiro foi extremamente seco
Os meses de Janeiro de 2012 e de 2011 foram menos chuvosos do que a média de 1971-2000, registando anomalias de -96.9mm e -14.7mm, respectivamente.
Este ano, Janeiro terminou com níveis de precipitação “muito inferiores” aos valores normais, com um total mensal de 20.4mm – sendo, por isso, classificado como o sétimo mais seco desde 1931 (o menor valor foi de 2.8mm em 1935). O mês de Dezembro tinha registado um valor médio de precipitação de 41.2mm.
Segundo o Instituto de Meteorologia, o mês de Janeiro foi “muito seco a extremamente seco” e agravou a situação de seca meteorológica. Actualmente, 76% do território continental está em seca moderada, 13% em seca fraca e 11% em seca severa. Ainda assim, o país está longe da situação registada em 2005, ano de grave seca meteorológica. A 31 de Janeiro desse ano, o país estava com 25% do território em seca moderada, 53% em seca severa e 22% em seca extrema.
A escassez da precipitação está a ser acompanhada por uma task force do Ministério da Agricultura, disse a ministra Assunção Cristas. O grupo está a “identificar os casos de prejuízo e as soluções possíveis para essas situações, nomeadamente com recurso aos mecanismos comunitários que possamos accionar”, afirmou Assunção Cristas à Lusa, na terça-feira.
Para já, a agricultura é o sector mais afectado. No início deste mês, João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse ao PÚBLICO que as maiores preocupações são a falta de pastagens para o gado e os impactos no desenvolvimento dos cereais de Inverno, como o trigo. As zonas mais afectadas são o Alentejo, partes do Ribatejo, Beira Interior e Trás-os-Montes. A responsável pela pasta da Agricultura salientou que Portugal vai ficar “muito vulnerável às situações de seca” devido às alterações climáticas e salientou que o Governo está a trabalhar nas estratégias de adaptação e no desenvolvimento do regadio.

Helena Geraldes
in Ecosfera

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Feliz Dia de São Valentim

Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas;
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!

Florbela Espanca

NASA: Imagem da Terra com a mais alta resolução

Para para aceder à imagem e fazer download em alta resolução: http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2159.html


clique na imagem para ampliar

A Nasa divulgou, esta semana, aquela que diz ser a imagem da Terra com a mais alta resolução de sempre. Com 8000 por 8000 pixels, a imagem é composta por várias fotografias geradas pelas lentes do satélite de observação Suomi NPP.
A imagem foi obtida dia 4 de janeiro e destaca a América do Norte e a América Central. A Nasa batizou a foto de "Blue Marble" (berlinde azul, em português), numa referência à célebre imagem tirada em 1972 pela missão Apollo 17 com o mesmo nome.
A Blue Marble original retrata o continente africano e o Médio Oriente. A foto de 1972 foi capa de inúmeros jornais e revistas e é famosa ainda hoje, servindo, por exemplo, de plano de fundo para produtos da Apple, como iPhones e iPads.
O Suomi NPP tem a função de monotorizar o nosso planeta e tem como principal objetivo estudar as mudanças climáticas na Terra.

in Boas Notícias

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MIMA - Uma Casa Portuguesa

http://mimahousing.pt

MIMA é o nome de uma casa prefabricada criada por dois jovens arquitetos lusos - Marta Brandão e Mário Sousa – e que demora apenas dois meses a ser construída. Inspirada na arquitetura tradicional japonesa, a MIMA está assente numa estrutura metálica com caixilharia em madeira ou metal e acabamentos interiores em madeira. Personalização e flexibilidade são dois dos seus maiores atributos e por isso a qualquer altura os residentes podem adicionar mais divisões à casa, colocando ou tirando paredes. São dois os tipos de casa existentes: a MIMA Studio com 18 m2 e a MIMA Loft com 36 m2. O valor base ronda os 45 mil euros. Lar, doce lar…

in Lifecooler

Oração pelos amigos

Obrigado, Senhor, pelos amigos que nos deste.
Os amigos que nos fazem sentir amados sem porquê.
Que têm o jeito especial de nos fazer sorrir.
Que sabem tudo de nós, perguntando pouco.
Que conhecem o segredo das pequenas coisas que nos deixam felizes.
Obrigado, Senhor, por essas e esses,
sem os quais caminhar pela vida não seria o mesmo.
Que nos aguentam quando o mundo parece um sítio incerto.
Que nos incitam à coragem só com a sua presença.
Que nos surpreendem, de propósito, porque acham mal tanta rotina.
Que nos dão a ver um outro lado das coisas (...).
Obrigado pelos amigos incondicionais.
Que discordam de nós, permanecendo connosco.
Que esperam o tempo que for preciso.
Que perdoam antes das desculpas.
Essas e esses são os irmãos que escolhemos.
Os que colocas a nosso lado para nos devolverem a luz aérea da alegria.
Os que trazem até nós o imprevisível do teu coração, Senhor.

Pe. Tolentino de Mendonça