sábado, 27 de fevereiro de 2010

As surpresas da semana

1 - Quaresma. Viagem no deserto.

2 - Por cada Euro, um novo Sobreiro na Serra do Caldeirão.

3 - "História Trágica com um Final Feliz", um filme magnífico de Regina Pessoa (foi um dos filmes portugueses mais premiados).

4 - Passatempo Compal: Defende as ameixas. Participa num dos 3 desafios e ajuda os agricultores a proteger as ameixas. A cada desafio habilitas-te a ganhar um iPod Nano 5Gb ou um pack Escapada Pitoresca Smart Box. No desafio final tens de conseguir a maior pontuação ao longo dos 3 primeiros desafios - ganhas a Vespa (até 11 Maio 2010).

5 - O Montado dos Aviceiros foi destruído pela catástrofe que se abateu na Madeira, mas a minha amiga Betty e todos os seus, estão sãos. Agora, há que recomeçar com muita coragem!

6 - Projectos de Lavores para a Páscoa da Coats.

7 - Somos como árvo­res.

8 - Apresentamos-lhe o Widget da Água: com uma imagem moderna e atraente, a partir de agora não terá desculpas para não ingerir, ao longo do dia, pequenas quantidades deste precioso líquido e prefazer no total diário os tão ambicionados 1 a 2 litros. Determine de quanto em quanto tempo quer que o alarme apareça no ecrã do seu computador e usufrua desta potencialidade que criamos especialmente para si.

9 - Quercus contra construção da barragem de Fridão. Prejuízos ultrapassam largamente os benefícios.

10 - Passatempo E&O e o restaurante La Paparrucha (participa até 6 Abril 2010): têm 3 Almoços de Família (4 pessoas) para oferecer.

11 - Para perder a cabeça pela beleza de todos os artigos: Smarin Design.

12 - Cáritas pede cancelamento da dívida do Haiti.

13 - Estou em "pulgas" para ver este filme: Alice no País das Maravilhas.

14 - 1117 prédios em Lisboa em sério risco de ruírem.

15 - Guia do Vinho.

16 - Para si que já escreveu um livro, queremos que faça parte do nosso projecto: Editora Objectiva.

17 - A Estrelas & Ouriços têm 10 Packs de cremes E45 Lutsine Xeramance aos mais criativos (participa até 15 Março 2010).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Documentário - Sabor da Despedida
RTP 2, pelas 21h
27 Fevereiro 2010

"Estreia na RTP 2, dia 27 de Fevereiro, pelas 21 horas, o documentário "Sabor da Despedida". Um documentário sobre a construção da Barragem do Baixo Sabor e consequente fim do último rio selvagem do país."

LPN-Liga para a Protecção da Natureza
Sede Nacional
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa - Portugal
Telefone: +351-21 778 00 97
E-mail: lpn.natureza@lpn.pt
www.lpn.pt
Campanha de solidariedade: Apoie a AI com 0,5% do seu IRS, a custo zero!

Basta colocar o nosso NIF 501 223 738, no campo 9 - anexo H do Modelo nº 3 do IRS. Não tem custos, e faz toda a diferença!
Pode escolher o destino de 0,5% do IRS e esse destino pode ser a Amnistia Internacional, que não recebe fundos públicos para garantir a sua independência e autonomia das posições que toma em promoção dos Direitos Humanos e na denúncia das suas violações!
Visite o vídeo da campanha: www.irs2009amnistia.com e divulgue!
Qualquer dúvida contacte : +351213861652 /+351213861664
Obrigado.

clicar na imagem para ampliar

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

3ª edição da Lisboa Restaurant Week
24 de Fevereiro a 6 de Março 2010
www.lisboa-restaurantweek.com


"A Lisboa Restaurant Week by Sabor do Ano apresenta algumas novidades e vai decorrer até ao dia 6 de Março, contando com a participação de mais de 40 dos mais reputados locais gastronómicos da cidade: Eleven, Olivier, Vela Latina, Flores, Panorama, Varanda, Il Gattopardo, Arola, Ad Lib, L´Appart, Gemelli, Kais, Suite, entre muitos outros.
As grandes novidades desta edição da Lisboa Restaurant Week relacionam-se com as ementas. Através de uma parceria com a iniciativa “Peixe em Lisboa”, os restaurantes apresentam no cardápio Restaurant Week um novo menu. O Menu sugestão “Peixe em Lisboa” tem um custo ligeiramente superior (25 euros) e terá uma sugestão de Peixe ou Marisco, contemplando os mesmos princípios de contributo social do já habitual Menu Restaurant Week (20 euros).
Tratando-se, também, de uma iniciativa solidária, a Lisboa Restaurant Week contribui com o donativo de 1 euro, por refeição, a favor das instituições parceiras – Associação Viver a Ciência e Cais.
Recorde-se que, nas primeiras edições da Lisboa Restaurant Week, foram servidas cerca de 15 mil refeições, que reflectiram a essência da iniciativa: “Possibilitar o acesso democrático à restauração, oferecendo a todos o acesso à gastronomia de qualidade sob um preço convidativo, tornando acessíveis restaurantes muitas vezes inacessíveis.”
O menu é constituído por entrada, prato principal e sobremesa, de fora ficam as bebidas.
Agora, já sabe. Mas, antes de ir, faça sempre a reserva da sua mesa!"

Restaurantes participantes: Ad Lib; Alecrim às Flores; Associação Naval de Lisboa; Brasserie Flo Lisboa; Bubbly; Casa da Comida; Clara Jardim Restaurante; Coffee Shop do Real; Coisas de Comer; Conventual; Cop'3; Eleven; Faz Figura; Flores; Fontana Park Hotel- Restaurante Bonsai; Fontana Park Hotel- Saldanha Mar; Gemelli; Guarda Real- Hotéis Real Portugal; Il Gattopardo; Kais; L'Appart; Lapa; Mezzaluna; Momento Gourmet; Olivier Café; Panorama- Sheraton Lisbon Hotel; Petra Rio; Pratus; Quinta dos Frades by Chakall; Restaurante Aviz; Restaurante El Corte Inglés; Sessenta; Sofisticato; Spot Lx; Spot São Luiz; Suite- Food and Dance; Tágide; Terraço; Varanda; Varanda de Lisboa; Vela Latina; XL.

In Expresso

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ele está no meio de nós: orações num iPod perto de si
É a igreja dos tempos modernos. A partir de hoje, os fiéis podem descarregar diariamente orações para o iPod e rezar no metro ou no trânsito. O projecto, falado em português, chama-se "
Passo a rezar"

"Quando Bento XVI aterrar em Portugal, no dia 11 de Maio, poderá encontrar muitas pessoas com quem partilhar um dos mais recentes vícios de que tem desfrutado nos corredores do Vaticano. Desde 2006, o Santo Padre não larga o seu iPod nano de 2GB, oferecido por um grupo de funcionários da Rádio Vaticano na primeira visita de Bento XVI à estação, quando esta celebrava 75 anos de existência.
O Papa até está nomeado para um Brit Award - na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica, uma vez que participa no disco "Alma Mater, Music from the Vatican" -, mas o seu iPod tem muito mais do que música. Bento XVI é um dos muitos fãs no mundo inteiro que se renderam ao projecto "Pray as you go", desenvolvido por jesuítas britânicos. O conceito, com milhares de seguidores diários, chega hoje a Portugal, falado em português. Chama-se "Passo a rezar" e traduz-se em dez minutos de oração diária em MP3. O objectivo da Igreja é acabar com a típica - e provavelmente mais repetida - desculpa dos fiéis para não rezar: falta de tempo.
Com a palavra de Deus no iPod, a oração passa a poder fazer-se individualmente em transportes públicos, no trânsito, no trabalho ou até durante outras actividades prosaicas como a corrida matinal ou as tarefas domésticas. O serviço é gratuito e os conteúdos são disponibilizados no site www.passo-a-rezar.net, em formato MP3 e WMA. A oração diária inclui um trecho do Evangelho, seguido de uma meditação. Tudo acompanhado com música de fundo - desde música sacra contemporânea, a música do mundo, incluindo portuguesa.
Modernizar a Igreja
O site ainda não estava disponível e já tinha recebido, a meio da tarde de ontem, mais de 2 mil pré-inscrições de utilizadores interessados em receber os conteúdos. "A maioria já seguia a versão inglesa", garante um dos mentores do projecto, o jesuíta Francisco Martins.
O conceito português apresenta algumas inovações. Desde logo, não é obrigatório fazer o download dos ficheiros - ao contrário do que acontece em Inglaterra. "Estão disponíveis para ouvir na hora, o que poupa tempo a quem estiver ao computador", explica. Por outro lado, o download pode fazer-se em duas modalidades: descarregando um conjunto de orações semanal, ou diariamente, ficheiro a ficheiro.
O conceito, garantem os jesuítas, assenta na noção de mobilidade. E está ajustado ao estilo de vida urbano. "As pessoas já não rezam só na igreja. Queremos responder à necessidade de rezar onde o ritmo da vida o impõe", justifica Francisco Martins ao i. Até porque, garante, "a ida para o trabalho já é propícia a uma certa reflexão e introspecção. O que queremos é que essa meditação passe a ser feita através do encontro com Deus".
Castings
O trabalho da Companhia de Jesus, através da obra do "Apostolado da Oração", começou nos estúdios da Rádio Renascença em Setembro. O jornalista da SIC Paulo Nogueira e 17 voluntários - "advogados, gestores, empresários" - emprestaram a voz às orações. No final de Novembro, arrancava a fase de castings para escolher as melhores vozes - dos 50 candidatos iniciais, sobraram menos de 20 colaboradores, depois das provas vocais. "O conceito pode parecer demasiado simples, mas o projecto deu muito trabalho, desde as gravações até ao licenciamento das músicas, passando pelos testes de conteúdos", recorda o jesuíta.
Ontem, ao final da tarde, ficaram disponíveis para download os primeiros ficheiros, com as orações diárias das próximas duas semanas. A partir de agora, a equipa responsável pelo projecto compromete-se a continuar a propor aos fiéis que substituam a música e o auto-rádio nas viagens de carro por orações. Duas vezes por mês - uma em Lisboa e outra no Porto - serão gravados os conteúdos para o mês seguinte.
Só não há orações para os fins-de-semana. Deus tira folga aos sábados e domingos? Francisco Martins garante que não. "O projecto é pensado para o frenesi dos dias úteis e aos fins-de-semana há outra forma de cultivar a vida cristã", esclarece."

In Jornal I

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Portugal Solidário - Ajuda a Madeira
Se quiser contribuir pode fazê-lo ligando para o 760 100 999 (Custo da chamada: 0,60 €+IVA dos quais 0,50 revertem para a Cáritas).
Conta Cáritas Ajuda a Madeira NIB: 003600009910587824394 /entidade 33333 /referência 333 333 333.

"TVI, a Rádio Comercial, a M80, o Rádio Clube Português, a Cidade FM, o Cotonete e o IOL, associaram-se para angariar donativos para ajudar a Região Autónoma da Madeira.
Os donativos angariados através da linha solidária serão entregues à Cáritas Portuguesa, que já disponibilizou 25.000 euros à Cáritas funchalense (a entidade mais directamente envolvida no terreno, que está neste momento a apoiar o realojamento dos desalojados e, em articulação com a Protecção Civil, a disponibilizar alimentos e agasalhos).
Se quiser contribuir pode fazê-lo ligando para o 760 100 999 (Custo da chamada: 0,60 €+IVA dos quais 0,50 revertem para a Cáritas) - SERVIÇO: TVI/SONAECOM/CÁRITAS, ou através da Conta Cáritas Ajuda a Madeira (NIB: 003600009910587824394 /entidade 33333 /referência 333 333 333)."

TVI, Televisão independente
www.tvi.iol.pt

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Petição pela salvaguarda do complexo das Sete Fontes, em Braga
www.peticao.com.pt/sete-fontes


"O Complexo das Sete Fontes é uma obra de engenharia hidráulica única, datada do século XVIII, com inestimável valor histórico, ambiental, cultural e arquitectónico, classificado desde 2003 como Monumento Nacional e actualmente em fase final de classificação como Zona Especial de Protecção (ZEP).
Durante séculos o complexo manteve-se funcional e preservado, abastecendo de água grande parte da cidade de Braga, mas, nos últimos anos, tem sido sujeito a constantes agressões à sua integridade, conforme tem sido denunciado por várias associações de protecção do património e ambiente, várias forças políticas, comunicação social e população Bracarense em geral.
À elevada pressão urbanística já existente, junta-se agora, a ameaça da edificação de um ou mais viadutos de acesso ao novo Hospital Central de Braga, atravessando o Complexo das Sete Fontes. A construção do viaduto contraria as medidas de protecção que advêm da classificação como Monumento Nacional e futura Zona Especial de Protecção.
Esta é, talvez, a última oportunidade que temos para AGIR. Num futuro próximo pode não restar nada para proteger.
Nós cidadãos, abaixo assinados, exigimos:
1.Preservação, restauro e manutenção deste património único, incluindo todas as seis (outrora sete) Mães-d’Água, minas, galerias e condutas.
2.Proibição de construção nas imediações do Complexo das Sete Fontes, incluindo o(s) viaduto(s) previstos e realização de estudos de acessos alternativos ao futuro Hospital. A execução destes acessos deve conter a obrigação de contornar o Complexo, não o invadindo e respeitando assim a ZEP.
3.Aumento da área da ZEP e do nível de protecção, incluindo zona non edificandi, salvaguardando os veios de água, a vital exposição solar e a manutenção do tapete vegetal.
4.Exposição pública e detalhada do estudo de impacto ambiental dos acessos, com os respectivos estudos hidrogeológico e arqueológico da área circundante.
5.Devolução da fonte mais alta ao seu conjunto arquitectónico, excluindo-a dos terrenos do novo Hospital Central de Braga.
6.O reaproveitamento, já prometido pelo actual executivo camarário da água, com respectiva recondução para fins públicos (fontes e fontanários) e privados (mediante pagamento).
7.A concretização de uma promessa, há muito anunciada pela C.M. de Braga, de criação do futuro “Centro Interpretativo da História da Água” no Complexo."

Os Peticionários
www.peticao.com.pt/sete-fontes

domingo, 21 de fevereiro de 2010

As imagens da semana

O meu estado de saúde, entre outras coisas, não permitiu passeios ou descobertas estas duas últimas semanas, por isso, ficam algumas imagens do meu Feliz (um grande reguila que morde imenso - deve pensar que é um cão!) iluminado por um tímido Sol de Inverno.
Boa semana.