sábado, 27 de setembro de 2008

As surpresas da semana

1 - A aventura da castanha e do medronho.

2 - Encontros "Amigos do Origami": próximo encontro dia 4 Outubro, das 14h-19h, na Videoteca Municipal de Lisboa.

3 - Uma boa notícia: Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) de Montejunto liberta primeira ave.

4 - Dubai: treze anos depois...

5 - O fim da macacada na Igreja de São Vicente de Fora.

6 - Para escolher nomes de bebés e saber os mais escolhidos ver aqui.

7 - Uma árvore muito bonita esta!

8 - Um cabide magnífico (imitando uma corda com laço tantas vezes usado no velho Oeste...) da dupla Johannes Hemann e Kai Linke.

9 - Urbstik - Criatividade autocolante!

10 - Uma receita deliciosa: Cubinhos de Batata Assada com Alecrim.

11 - "Indústria têxtil está na moda: Lanidor, Dielmar, Diniz e Cruz, Impetus, Salsa Jeans, Quebramar, Throttleman. Quem não conhece estes nomes? Têm em comum o facto de representar o esforço da indústria nacional do têxtil e do vestuário para se modernizar e o facto de terem conseguido obter resultados, hoje reconhecidos à escala internacional."

12 - Curiosidades sobre Insectos.

13 - Para saber a técnica oriental de como pintar libelinhas.

14 - Vende-se móveis alentejanos usados a um preço especial.

15 - Esta é uma verdade cruel mas real sobre os táxis no aeroporto de Lisboa.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ajude-nos a reflorestar a Serra de Sintra - 28 Setembro 2008
"Amigos, a floresta da Serra de Sintra requer manutenção. No próximo Domingo, dia 28 vamos levar a cabo uma acção de voluntariado ambiental. Vamos limpar as eras que sufocam algumas árvores e plantar novas. Para isso contamos consigo. Obrigado!
Esta actividade é Gratuita.
Inscrições: geral@papa-leguas.com

PAPA-LÉGUAS, Viagens e Turismo, Lda.
Rua Conde de Sabugosa, 3F
1700-115 Lisboa
Telf.: 21 8452689/90
Fax: 21 8452693
http://www.papa-leguas.com

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Jornadas Europeias do Património 2008
26, 27 e 28 de Setembro
Vários locais por todo o país
(ver programa)

"As Jornadas Europeias do Património (JEP2008) celebrar-se-ão, em Portugal, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. Com o tema proposto - "no património... ACONTECE" - pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua re-apropriação com um carácter efémero. Propos-se às várias entidades, por isso, que fosse feito um especial investimento na implementação de actividades que estimulem a aproximação e o envolvimento da população com o património, com o objectivo a dar a conhecer as potencialidades, de incentivar o acesso à oferta cultural e o usufruto dos espaços patrimoniais. Com este objectivo, o IGESPAR convidou todas as entidades detentoras e gestoras do património a colaborar nesta iniciativa, através da apresentação de propostas concretas, enquadradas no tema proposto, a desenvolver nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. As actividades estão disponíveis no Programa."

Para mais informações contactar:
21 361 43 36; 21 361 42 00
Teresa Mourão (tmourao@ippar.pt), Catarina Parada (cparada@ippar.pt) ou Jorge Alves (jalves@ippar.pt).

In site IPPAR

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Galerias Romanas da Rua da Prata
26, 27 e 28 de Setembro 2008, das 10h às 18h00.
Rua da Conceição (junto ao nº 77)
Lisboa

Devido à grande adesão do público, a fila é normalmente encerrada às 15h30 para garantir entrada. Não se efectuam marcações.
Telf.: 217 513 200
Fax: 217 571 858
E-mail: museudacidade@cm-lisboa.pt
A entrada é livre

"Durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande Terramoto de 1755, ouviu-se pela primeira vez falar da existência de um conjunto de Galerias Romanas no subsolo da Baixa. Infelizmente, nessa altura as técnicas eram poucas e incipientes e foi só em 1859 que as obras de saneamento permitiram, pela única vez, observar os restos das construções romanas que se erguiam sobre as Galerias. Nessa altura, foi feito um levantamento exaustivo das ruínas pela mão de José Valentim de Freitas.
A função original desta estrutura romana foi constantemente estudada e interpretada e as teses que se apresentam são quase unânimes em identificá-la como sendo um criptopórtico. As suas características, tipologia e materiais sugerem uma construção da época de Augusto, datada entre o século I a.C e o século I d.C.
A partir dos anos 80 abririam finalmente ao público com o aval da Câmara Municipal de Lisboa que conseguiu criar condições restritas de acessibilidade ao monumento. Actualmente são visitáveis uma vez por ano, pois encontram-se com um nível de água elevado, cuja bombagem é um processo demorado e que levantaria problemas se retirada com mais frequência.
Hoje, a parte visitável é constituída por uma rede de galerias perpendiculares, com pequenos compartimentos que poderão ter sido utilizados na época romana como áreas de armazenamento; arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada, técnica típica da época imperial romana, abóbadas e a “Galeria das Nascentes”, também chamada “dos Olhos de Água”, que ostenta a fractura que divide em dois a parte hoje visitável do monumento.
As visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade. Este ano, a abertura está marcada para os dias 26, 27 e 28 de Setembro, das 10h às 18h, numa iniciativa que se associa às Comemorações das Jornadas Europeias do Património 2008."

In site Myguide.Pt
Para adopção - 4 cachorrinhos (22 Setembro 2008)

As fotografias em baixo são de cachorros para adopção que foram encontrados no mato sem mãe. Têm cerca de 2 meses e estão todos saudáveis e já autónomos.
São 2 fêmeas pretas e brancas e 1 macho e 1 fêmea em tons de beige. Encontram-se em Gondomar.
Para adoptar um destes cachorros o adoptante deverá custear o preço das vacinas e chip no total de 25€.
Os contactos para adopção são:
Teresa - 917995038, vivanimal@gmail.com
ou Ana - 938376250, ana.mota@animaisderua.org

Obrigada pela divulgação.
Ana Mota
clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Rifas on-line - Bola de futebol autografada pela equipa do SL Benfica
http://www.bianca.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=396&Itemid=122
A favor da Associação Bianca - Apoio aos animais abandonados de Sesimbra
Apartado 55
2971-909 Sesimbra
Telf.: Ana Duarte – 96 4423018 / Rosa Zegre – 96 9174268
Geral: sesimbra.bianca@gmail.com
http://www.bianca.pt

"Será sorteado regularmente uma peça no website da Bianca, como forma de angariar verbas para financiar algumas despesas com os nossos animais.
Dependendo do valor (relativo) da peça, assim será o número de rifas.
Cada rifa tem o valor de uma "pata". A cada pata corresponde um número. Por exemplo, são adquiridas 5 rifas num dia, à primeira pata" corresponde a rifa nº 1 e assim sucessivamente. Não podem ser escolhidos os números das rifas.
Quem adquirir uma rifa terá de enviar o comprovativo do pagamento para o endereço rifasonline@bianca.pt. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar. Deve também informar o nome completo, localidade e o contacto telefónico.
Depois de recebermos o comprovativo do pagamento será colocado no website, no final de cada dia, o nome e localidade, ao lado do número da rifa.
Adquirido o número de rifas propostas no website, fecha a aquisição das rifas e a Direcção da Bianca, fará o sorteio no dia imediatamente seguinte, sendo colocado no website o nome do/a vencedor/a.
É interdita a aquisição de rifas aos membros da Bianca e aos colaboradores efectivos.
A primeira peça a sortear será uma bola de futebol autografada pela equipa do SL Benfica. Justificam-se 300 rifas!!!
Atenção que a próxima será uma bola do Sporting CP."

In site Bianca

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Feliz Outono - 22 de Setembro 2008

"Tempo: Outono começa hoje às 16:44 em Portugal continental
O Outono começa hoje quando forem 16:44 em Portugal continental, acompanhado por condições meteorológicas características desta estação do ano, como aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.
O Outono vai prolongar-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17:04, em Portugal continental.
A chegada do Outono antecede a alteração da hora, que acontece no próximo dia 26 de Outubro, dando início à chamada Hora de Inverno.
Nesse dia, quando forem 02:00 em Portugal continental, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos.
O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o «instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste», de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa.
Equinócio é uma palavra de origem latina que significa «noite igual ao dia», dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração, precisa ainda a mesma fonte.
Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado, aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e queda de granizo e ainda uma pequena descida da temperatura máxima."

In site Diário Digital

domingo, 21 de setembro de 2008

As imagens da semana

Um final-de-semana doce, doce, doce.
Fui ver a exposição (Bolos na Cidade) de Mupis da Fabrico Próprio (Arcada Sul do Terreiro do Paço - Lisboa) na sequência do magnífico Livro elaborado por eles e já em comerciaização.
Ficamos com imagens, sabores, cheiros e recordações no coração....
Tantas, tantas saudades também...
E terminamos o dia com um chá de Cidreira e a conhecer o bolo Indiano (estava num dos cartazes e eu nunca tinha provado!) na Confeitaria Nacional (local que gosto muito, muito!).
Agora, vamos pensar só na dieta e em perder peso...
Parabéns à Fabrico Próprio por partilhar a sua arte com todos!
























"O sucesso é para ser medido não tanto em função da posição que alguém atingiu na vida mas antes pelos obstáculos que essa mesma pessoa teve que enfrentar enquanto tentava ser bem sucedido"
B.T.Washington