sábado, 19 de maio de 2012

As surpresas da semana

1 - Uma "multidão imensa", como foi descrita pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, assistiu ontem às celebrações finais da peregrinação à Cova da Iria e rezou pelos portugueses, sobretudo os jovens, que "vivem apreensivos relativamente ao futuro", por causa da falta de emprego e de oportunidades. Os 300 mil peregrinos preenchiam todo o recinto de oração, formando uma "paisagem admirável e emocionante".

2 - A Conferência de Institutos Religiosos de Moçambique escreveu uma carta aberta na qual manifesta publicamente a sua “indignação e protesto” perante os ataques de que os seus membros têm sido vítimas no país lusófono.

3 - Ganha uma Caricatura Grátis com Samsung Galaxy Note: a Samsung tem um novo aparelho móvel, o Samsung Galaxy Note, um gadget que, entre muitas outras características, permite desenhar à mão livre.Como forma de promover o seu novo aparelho, a Samsung lançou a iniciativa Vamos Caricaturar Portugal que oferece caricaturas feitas num Galaxy Note a todas as pessoas que, através de um aplicação do Facebook, enviem a sua fotografia. O processo é muito simples, basta instalar a aplicação da Samsung no Facebook, enviar a foto e esperar alguns dias para receber por email a caricatura grátis.

4 - Elogiado pelo New York Times, António Zambujo lança disco nos Estados Unidos

5 - Festas de Lisboa 2012 vão ser dedicadas a Bernardo Sassetti

6 - Passatempo: o O&E e a Booksmile oferecem 12 livros "As aventuras de Babar e Badou" (participa até 5 Junho 2012).

7 - Apesar da crise, o espírito solidário dos portugueses continua a aumentar. Este ano, as doações para instituições culturais e sociais, através do IRS, duplicaram em relação a 2011. Dados do Ministério das Finanças indicam que, em 2011, 199.803 contribuintes consignaram 0,5% do seu IRS a instituições, o que resulta num total de 6,67 milhões de euros doados a cerca de 850 instituições. Em 2010, este valor representava cerca de metade: 100.194 contribuintes doaram 3,52 milhões de euros.

8 - A Associação Nacional de Proprietários (ANP) representa cerca de 10 mil senhorios, sensivelmente metade no Norte e metade no Sul, a maioria pequenos proprietários, com uma média de seis inquilinos. Há associados donos de prédios, de ruas inteiras e até de quarteirões, mas também aqueles que são apenas donos do andar que habitam. A grande fatia são mulheres. É que há muitos anos atrás os prédios eram deixados às filhas ou viúvas. Mas desde esse tempo para cá muita coisa mudou e hoje, na Europa, apenas Espanha tem mais proprietários de imóveis que Portugal. António Manuel Frias, presidente da associação, fala de colapso e subversão das regras do mercado. Há 800 mil casas para venda no país, cerca de 65 mil para arrendar, mas não há garantias. O governo quer legislar sobre o tema mas não aceitou nenhuma das sugestões propostas porque interesses mais altos se levantam.

9 - No Facebook da L'Óreal é possível imprimir um vale de 1 euro para comprar o novo Elvive Arginia.

10 - Top 10 das dívidas das câmaras

11 - É um aviso solene a Portugal. O investimento directo angolano em Portugal deixou de ser prioritário, disse esta semana em Luanda o ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente. E forte golpe nas tentativas diplomáticas portuguesas de interessar o governo de Luanda nas privatizações previstas no Memorando da troika.

12 - Passatempo: a L'Oréal oferece com a MTV um kit Rouge Caresse!

13 - Sólo una vida sustentable garantizará el alimento, el agua y la energía hacia 2050

14 - Planeta pressionado por excesso de consumo e população. Os altos níveis de consumo dos países industrializados e o excesso de população em países em desenvolvimento são dois dos principais problemas referidos no relatório «People and the Planet», publicado ontem pela Royal Society de Londres.

15 - Passatempo Adega do Feitor: a Adega do Feitor tem para oferecer um conjunto com três garrafas da gama premium (tinto, rosé e branco frisante). Participa até 3 Junho 2012.

16 - Lawrence Anthony, o "Encantador de Elefantes" morreu a 7 de Março. Duas manadas de elefantes sul-africanos percorreram o caminho que os separava durante mais de 12h para se despedirem. Uma história comovente e mais uma grande lição sobre as relações entre animais humanos e não-humanos.

17 - Os cavalos não esquecem. Um estudo britânico, publicado na Prodeedings of the Royal Society B, demonstrou que os cavalos são capazes de se lembrarem de rostos e vozes.

18 - A Pans tem uma caderneta de descontos para imprimir (pode utilizar até 31 de Agosto 2012).

19 - Saiba se compensa subscrever um seguro de saúde

20 - 900-Year Old Church Goes 100% Renewable

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Smoothie de Morango

Ingredientes
6 Morangos
1 Iogurte grego açucarado
1 Folha de Manjericão
2 Cubos de gelo
2 Colheres de chá de açúcar mascavado escuro (opcional)

Preparação
Numa liquidificadora colocar os morangos cortados ao meio, o iogurte, os cubos de gelo, a folha de manjericão e o açúcar.
Liquefazer tudo muito bem até ficar cremoso.

Sugestão: o ácido do manjericão corta um pouco o doce dos morangos. Para acentuar o doce, acrescenta-se o açúcar indicado.

in Sabores Sapo

Produtos para emagrecer: só a carteira perde peso

Alguns não têm efeito, outros contêm substâncias diuréticas ou laxantes, incompatíveis com um emagrecimento real. Para reduzir os quilos a mais, não há milagres: dieta equilibrada com 1200 a 1500 quilocalorias diárias e exercício físico.

À venda em supermercados, lojas de dietética e parafarmácias, combinam plantas, frutos ou legumes, são enriquecidos com vitaminas ou sais minerais e reclamam superpoderes contra os quilos em excesso. Para convencerem, recorrem a um discurso pretensamente científico, mas, com frequência, repleto de erros.
Analisámos a composição anunciada e as alegações de 20 destes produtos com base na rotulagem. A maioria utiliza substâncias com efeitos nem sempre comprovados. Outros contêm substâncias que, em elevadas concentrações, podem ser perigosas. É o caso dos estimulantes, que elevam o ritmo cardíaco. Além disso, o preço é elevado: encontrámos produtos a custar entre 6 e 40 euros por embalagem.
Para perder peso e manter a saúde, a dieta deve ser variada, eliminar os alimentos hipercalóricos, contemplar 1200 a 1500 quilocalorias diárias e incluir exercício. Mas, antes de avançar, analise o seu caso. Não existe um peso ideal e, sim, valores de referência. Calcule o índice de massa corporal (IMC), que relaciona peso e altura. Basta dividir o primeiro, em quilos, pelo quadrado da segunda, em centímetros. Se não quiser fazer contas, use o nosso simulador.

Perda de água em vez de gordura
  • Alguns produtos analisados propõem o emagrecimento com o recurso a diuréticos e laxantes, que fazem perder água e fezes em vez de gordura. Outros contêm cafeína, substância estimulante, presente, por exemplo, no chá verde e no guaraná. Mas seriam necessárias quantidades elevadas para permitirem a perda de peso. E, em tais quantidades, existe o risco de alterações ao nível do batimento cardíaco.
  • Outra estratégia de sedução é o uso de uma linguagem com aparência científica. Vejamos um exemplo. “Variam as diferenças morfológicas (metabólicas) individuais: obstipação, retenção de líquidos, excesso de apetite (...)”. Uma coisa é a morfologia de um indivíduo (alto, baixo, etc.), outra as suas características metabólicas, ou seja, a forma como transforma e elimina, por exemplo, as gorduras e os hidratos de carbono.
  • A este suposto rigor científico, junta-se o recurso a substâncias ditas naturais, mas sem provas dadas na perda de peso. A lista é vasta e varre desde o incontornável aloe vera até frutos exóticos brasileiros, como o açaí, passando pelo ginseng, típico da medicina oriental. Mas a eficácia real destas substâncias, nas doses propostas, está por demonstrar. Além disso, os produtos ditos naturais não estão isentos de riscos. Por exemplo, se tomadas em conjunto com certos medicamentos, algumas plantas podem causar interações com consequências para a saúde.
Sinais de alerta
  • Desconfie dos produtos ou dietas que prometam uma perda de peso fácil e sem esforço. Tenha o mesmo cuidado face a alegações de conhecimento científico, cura milagrosa, ingrediente com segredo e remédio tradicional.
  • Termos como “sensação de saciedade” ou “termogénese” também devem fazer soar as campainhas.
  • Produtos que afirmem ser seguros, sobretudo por conterem substâncias ditas naturais, ou incluam histórias não documentadas, com testemunhos de consumidores ou médicos, reclamando resultados fantásticos, são ainda de rejeitar.
in Proteste

quinta-feira, 17 de maio de 2012

18 de Maio de 2012 - Dia do Fascínio das Plantas

A Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e a Ciência Viva organizam esta iniciativa e oferecem neste dia um Programa nacional de eventos
http://www.facebook.com/aquihaplanta

Programa: http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/plantas/participantes.asp


Venha descobrir como as plantas desempenham um papel fundamental na sua vida. São cerca de 100 eventos em todo o país.
Da investigação fundamental à agricultura, da jardinagem à conservação ambiental são muitos os tópicos a abordar com os especialistas. Os impactos das alterações climáticas na biodiversidade vegetal, os bioprodutos inteligentes ou a educação & arte na divulgação das plantas são também temas atuais a explorar neste dia.

in Ciência Viva

Contacto com natureza diminui risco de asma e alergias

Environmental biodiversity, human microbiota, and allergy are interrelated

A grande mobilização de pessoas do campo para a cidade pode estar na origem do crescimento da taxa de incidência de asma e outras alergias. A conclusão é de um estudo finlandês que acredita que o contacto com a natureza pode diminuir a tendência para o aumento de doenças respiratórias.
Os investigadores descobriram que certas bactérias, apontadas em outros estudos como benéficas para a saúde humana, são encontradas em maior abundância em ambientes rurais do que em ambientes urbanos. Esses micro-organismos são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico.
"Existem micróbios em todo o lado, inclusive em áreas urbanas, mas os micróbios de ambientes naturais são mais benéficos para nós", disse à BBC Ilkka Hanski,da Universidade de Helsínquia, um dos autores do estudo.
O trabalho foi levado a cabo através da colheita de amostras de pele de 118 adolescentes finlandeses e revelou que aqueles que vivam em quintas ou perto de florestas tinham maior diversidade de bactérias no organismo e eram menos sensíveis a alergias.
Para Hanski, os micro-organismos são importantes porque ajudam a formar uma camada de micróbios protetores - a microbiota -, que contribuem "para o desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico".
O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, também permitiu que a equipe identificasse um grupo de bactérias, conhecidas como gama proteobactérias, associadas "ao desenvolvimento de moléculas anti-inflamatórias".

É importante ter cidades com espaços verdes
"A urbanização é um fenómeno relativamente recente, durante a maior parte do nosso tempo (de evolução da espécie humana), temos interagido em uma área que hoje chamamos de ambiente natural", referiu o investigador, acrescentando que a movimentação pode ser pode ser vista como "uma oportunidade perdida, para muitas pessoas, de interagir com o meio natural e sua biodiversidade, inclusive as comunidades de micróbios".
Hanski admite que não é possível reverter a tendência global de urbanização, mas disse que há uma série de opções para aumentar o contacto com ambientes naturais. "Além de preservar áreas naturais fora de áreas urbanas, acho que é importante fazer um planeamento de cidades que inclua espaços verdes"

in Boas Notícias

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MIDWAY - Message From The Gyre

http://www.midwayfilm.com

A film by Chris Jordan
Chris Jordan’s website and contact info: www.ChrisJordan.com

Os teus plásticos matam!

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus / 19 Maio - Noite dos Museus

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus
19 de Maio - Noite dos Museus
Por todo o país
http://www.imc-ip.pt/pt-PT/dia_museus_2009_2012/ContentDetail.aspx

Entrada gratuita
18 de Maio - das 10h00 às 18h00
19 de Maio - das 18h00 até por volta das 24h00

Consulte aqui a agenda de atividades disponível por regiões


O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) associou-se mais uma vez aos festejos do Dia Internacional do Museus – 18 de maio e da Noite dos Museus – 19 de maio. O tema do 35º aniversário celebrado em 2012 é MUSEUS NUM MUNDO EM MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações. Os museus e palácios do IMC e outros da Rede Portuguesa de Museus (RPM) estarão abertos nestas ocasiões proporcionando aos visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas, com entrada gratuita.
Em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Desde então, este acontecimento tem beneficiado de uma popularidade crescente, sendo celebrado em todos os continentes.
A Noite dos Museus, iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, realiza-se este ano a 19 de maio, sábado.
Muitos outros espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus aderem igualmente a estas comemorações, oferecendo aos públicos de todas as regiões do País, incluindo a Madeira e os Açores, um leque muito variado de atividades.

in IMC

terça-feira, 15 de maio de 2012

Colher Para Semear - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais

Colher Para Semear
Quinta do Olival, Aguda
3260 Figueiró dos Vinhos
José Miguel Fonseca - 236 622 218
Graça Ribeiro - 91 490 9334
colherparasemear@gmail.com
https://colherparasemear.wordpress.com

Porquê Preservar Variedades Tradicionais?
A perda da biodiversidade agrícola, em todo o mundo, é da ordem dos 75%, segundo estudo da FAO em 1984. A situação portuguesa contribui certamente para este panorama, tendo em conta o número de variedades desaparecidas nas últimas décadas das nossas hortas e pomares. Poderemos apontar várias razões para esta situação.
A generalização do uso de sementes híbridas na agricultura contribui para aumentar a pobreza varietal e também para a dependência dos agricultores: devido à degeneração e perda natural de vitalidade destas sementes logo à segunda geração, a sua compra anual torna-se necessária. O comportamento actual dos agricultores que deixam de colher sementes das suas culturas, preferindo comprar os lindos pacotes que os cativam com as fotografias e as promessas de boas colheitas, é outra destas razões.
Por outro lado, a aglutinação das pequenas casas de sementes, geralmente por parte das multinacionais do ramo, reduziu drasticamente a oferta de variedades regionais e tradicionais, pois estas não têm qualquer interesse económico num sistema globalizado. Por essa razão, hoje cultivam-se as mesmas variedades por todo o mundo, não se adaptando estas, como é óbvio, a todos os climas, microclimas e tipos de solos existentes. Consequentemente, necessitam de uma gama enorme de biocidas para completar o seu ciclo, contribuindo assim para os efeitos sobejamente conhecidos de poluição a vários níveis, e para a redução da qualidade alimentar
As variedades que empreenderam uma viagem ao longo de inúmeras gerações para chegarem até nós, foram cuidadosamente criadas e acompanhadas, muitas vezes com grandes sacrifícios, pelos nossos antepassados. São a nossa herança mais preciosa, elas são a vida em forma de semente, são o nosso passado sem o qual não existiria vida em nós. Cabe-nos portanto dar continuidade a essa herança que nos foi tão generosamente cedida, semeando estas variedades, dando-lhes vida e utilidade, podendo assim ser vistos com orgulho por aqueles que nos antecederam, e também pelas gerações vindouras.

Objectivos da Associação
  • Inverter a situação actual de contínua perda de biodiversidade genética agrícola, por meio da recolha, cultivo e catalogação das variedades tradicionais ainda existentes;
  • Formar e incentivar os agricultores para a recolha anual das suas próprias sementes, assim como estimular a sua troca, assegurando-lhes uma independência e autonomia em termos de sementeiras;
  • Contribuir para o conhecimento do nosso património vegetal, promovendo e participando em colóquios e feiras com exposição de sementes, levando o tema onde for necessário;
  • Promover o uso de variedades tradicionais em agricultura biológica por estas estarem melhor adaptadas ao local de cultivo e terem menos problemas fitossanitários;
  • Estimular o uso de legumes esquecidos, para uma maior diversidade alimentar e uma culinária mais rica, atractiva e completa;
  • Dar a conhecer aos jovens a herança que nos foi transmitida pelos nossos antepassados, pois cada semente tem um percurso e uma história própria;
  • Defender a segurança alimentar continuando a semear as nossas variedades tradicionais de polinização aberta, perfeitamente adaptadas ao seu meio de origem, em detrimento das práticas actuais que usam as sementes híbridas e, no pior dos cenários, as sementes transgénicas ou geneticamente modificadas.
Como Contribuir?
Para concretizar estes objectivos, que são do interesse de todos nós, é necessária a contribuição do maior número de pessoas. De que modo?
  • Através da inscrição como sócio;
  • Pela oferta de donativos ou géneros;
  • Voluntariado em diversas áreas: parte administrativa, pesquisa e trabalho de campo, recolha e propagação de sementes, inventariação, outras áreas relacionadas com as actividades da associação;
  • Ser sócio guardião de sementes: comprometendo-se a multiplicar a(s) variedade(s) que apadrinhar, devolvendo à associação parte da sua colheita anual, devidamente seleccionada. Este sócio deve ter assistido previamente a uma oficina de formação sobre recolha, caracterização e propagação de sementes. O sócio guardião é mencionado no catálogo de variedades como reprodutor da semente que apadrinhar.
in Colher Para Semear

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ganhe Prémios Exclusivos dos Jogos Olímpicos

Ganhe Prémios exclusivos dos Jogos Olímpicos que pode encomendar com os pontos que acumular na compra dos produtos das marcas P&G
Até 30 Setembro 2012
http://www.paramim.com.pt/pg-olympics/home.aspx

Guia de Bolso

Como participar
  • Compre qualquer artigo das marcas P&G associadas e guarde os talões, assinale as marcas P&G em cada um deles.
  • Entre na sua conta P&G Jogos 2012 e preencha os detalhes dos seus talões para receber pontos para serem imediatamente acrescentados à sua conta. Data da promoção: início a 03.04.2012, data-limite para pedidos de prémios a 30.09.2012, só serão aceites recibos recebidos até 31.10.2012.
  • Escolha e seleccione prémios da nossa gama exclusiva Jogos 2012
  • Assim que escolher os seus prémios, imprima o formulário de encomenda, etiqueta de envio e acrescente os talões necessários. Envie-os e receba os seus prémios em 28 dias.
  • Os seus prémios exclusivos serão entregues em sua casa, verifique o estado das suas encomendas.

in Para Mim Jogos Olímpicos

Os portugueses já são dos mais gordos da UE

Os portugueses estão a aumentar de peso e a nossa linha alterou-se nos últimos anos. Mais de metade dos homens e um terço das mulheres têm quilos a mais e consomem em média 3741 calorias por dia, quando nos anos 60 do século passado a média ficava-se pelas 2473. Os dados são comprovados por um estudo da OCDE que diz que os portugueses já são dos mais pesados da União Europeia.
E nem os adolescentes escapam a esta tendência. Segundo um estudo internacional sobre os hábitos das crianças e adolescentes, que reúne dados de 200 mil jovens, os adolescentes portugueses estão entre os europeus que mais tomam pequeno-almoço, comem mais fruta e menos fumam. Mas o estudo demonstra que os nossos jovens praticam pouco exercício e são dos que apresentam mais excesso de peso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo seja responsável todos os anos pela morte de dois milhões de pessoas. As doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, são a principal causa de morte, de incapacidade e de perda de qualidade de vida, sobretudo nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, a OMS recomenda um estilo de vida saudável, que inclua actividade física regular. Com a chegada do sol e das temperaturas que convidam a passar o dia na praia, chegam também as preocupações com a sua forma física.
Aproveite a ocasião. "Nunca é tarde", diz Hugo Pereira, mestre em saúde e bem-estar e personal trainer na clínica Coração de Jesus (Lisboa). O especialista refere que "são três os vectores que permitem ficar em forma: exercício físico, alimentação saudável e modificação dos hábitos de vida". O exercício físico, como andar a pé, subir escadas ou praticar outra actividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e ajuda a prevenir várias doenças, como a obesidade.

in Correio da Manhã

domingo, 13 de maio de 2012

As imagens da semana


As bênçãos

Não tenho a anatomia de uma garça pra receber
em mim os perfumes do azul.
Mas eu recebo.
É uma bênção.
Às vezes se tenho tristeza, as andorinhas me
namoram mais de perto.
Fico enamorado.
É uma bênção.
Logo dou aos caracóis ornamentos de ouro
para que se tornem peregrinos do chão.
Eles se tornam.
É uma bênção.
Até alguém já chegou de me ver passar
a mão nos cabelos de Deus!
Eu só queria agradecer.

Manoel de Barros
in Poesia Completa (2011) - Editorial Caminho