sábado, 8 de maio de 2010

As surpresas da semana

1 - O National Geographic apresenta uma infografia sobre a baleia azul que é um regalo para quem gosta de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Nesta infografia verdadeiramente interactiva pode saber pormenores sobre o tamanho, a anatomia, o comportamento e as ameaças à baleia azul.

2 - Aprendei da Comparação Tirada da Figueira.

3 - Já é possível às famílias carenciadas e famílias numerosas residentes no Concelho de Cascais requerer o tarifário especial aprovado a 22 de Março em sede de Assembleia Municipal, no âmbito da revisão do Contrato de Concessão celebrado entre a Câmara Municipal de Cascais e a empresa Águas de Cascais, SA.

4 - A mancha de crude no Golfo do México transformou-se num grande desastre ecológico. O “The New York Times” explica como começou e se espalhou o petróleo que, neste momento, se tornou um pesadelo para as populações próximas do local.

5 - Passatempo Van Dog: Qual a melhor legenda para esta imagem? Participe até dia 31 Maio 2010.

6 - A emocionante história do gato Simba.

7 - Delicadas rendas em branco e rosa adornadas com a elegância e graciosidade das flores, fazem as delícias das amantes de um visual suave e feminino. Se por acaso se encontra neste grupo vai adorar as nossas sugestões, bonitas rendas de croché que poderá usar para criar variadíssimas peças.

8 - Esta é a oliveira (Olea europaea L.) com o tronco de maior perímetro que medimos até ao momento. Depois da proposta por nós apresentada à Autoridade Florestal Nacional, e na sequência da concordância da Câmara Municipal de Serpa, esta árvore foi recentemente classificada como Árvore de Interesse Público.

9 - No dia 30 de Maio a NGC vai estrear um documentário com o nome ‘Os Gémeos de Mengele’, que relata a historia de Josef Mengele, o médico conhecido como o ‘Anjo da Morte’ dos campos de concentração nazis. Este documentário serve de base para um passatempo, em que o National Geographic Channel oferece 5 Livros sobre o mesmo tema, da Editora Esfera dos Livros. Para participar basta que se registe e submeta uma texto criativo, com um máximo de 150 palavras, onde descreve ‘o que pensa sobre a manipulação genética’ (até 6 Junho 2010).

10 - Itinerários de Mudança - O melhor que se faz no Mundo para um Mundo melhor.

11 - Muito mais do que livros.

12 - APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

13 - Base de Dados Mundial de Felicidade (para ver estudos, bibliografia e ideias sobre as questões da felicidade).

14 - Compre em Lojas de Comércio Justo. O comércio justo é definido como uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, de forma a aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. Em Portugal há várias lojas de comércio justo, esteja a par de tudo nesta área através do site Territórios Sustentáveis.

15 - Actividades lúdico-desportivas continuam a dar a conhecer as Linhas de Torres Vedras. Passeios pedestres integrados no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município têm proporcionado o conhecimento de locais relacionados com este sistema de fortificações.

16 - Aves de Portugal: este é o melhor site sobre as aves existentes em Portugal, fala de cada espécie e onde a podemos observar e em que altura do ano (com muitas fotografias). E ainda informam sobre aves que não são muito comuns em Portugal: chamadas Raridades.

17 - Passatempo Iron Man 2: a FOX dá-te a oportunidade de te sentires como uma estrela. Vive como o Tony Stark de IRON MAN numa viagem de luxo de 4 noites e 5 dias para Monte Carlo para 2 pessoas (participa até 17 Maio 2010).

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Convite/Solidariedade
Dê a mão por um mundo melhor – Aldeias SOS
8 Maio 2010, 15h00
Praça junto ao El Corte Inglês de Gaia

www.coatscrafts.com.pt

"A Anchor tem o prazer de a convidar a participar no evento de rua associado ao projecto de solidariedade social "Dê a mão por um mundo melhor - aldeias SOS", que conta com o apoio do Município de Gaia e a Gaianima, onde nos propomos vestir as casas das crianças das aldeias SOS de Portugal. Para este projecto, pedimos a realização de pequenos quadrados em crochet, que depois de enviados para a Coats, iremos unir e realizar peças têxteis: colchas, almofadas, tapetes, aventais, toalhas, individuais, etc.
É tão simples ajudar
Junte-se a nós no dia 8 de Maio na praça junto ao El Corte Inglês de Gaia a partir das 15h e com o apoio de monitoras Anchor e oferta de amostras, vamos realizar pequenos quadrados em crochet, contribuindo assim para ajudar as crianças das nossas Aldeias SOS.
Anchor e as crianças das Aldeias SOS agradecem a sua mão por esta causa."

Cristina Alves
In Coatscrafts
Portugal entre os melhores países para as mulheres terem filhos

"Portugal em 19.º lugar no ranking da organização Save the Children. Mães norueguesas são as mais felizes e as afegãs estão em último

Para quem está convencido de que os portugueses estão sempre entre os últimos, o relatório anual da Organização Save The Children trouxe ontem boas notícias. Portugal está entre os 20 melhores países para as mulheres serem mães. O ranking intitulado "Estado das mães do mundo 2010" avaliou 160 países e colocou o nosso à frente do Canadá, dos Estados Unidos, da Áustria, do Luxemburgo ou do Japão. Os resultados têm como base a melhor combinação entre dez critérios que vão desde a esperança de vida das mães e dos bebés, partos medicamente assistidos, escolaridade feminina, incentivos à natalidade ou taxa de mortalidade infantil.
Há sempre outras leituras que se podem fazer da mesma tabela. Ao juntar numa só lista países desenvolvidos e países em desenvolvimento, a Save The Children agrupou dois campeonatos distintos - 43 Estados ricos e 117 pobres. O resultado acabou por revelar o óbvio: países do Norte da Europa como Islândia, Suécia, Dinamarca ou Finlândia estão entre os melhores e os chamados países do terceiro mundo como Nigéria, Chade, Guiné-Bissau, Iémen, Mali, Sudão ou Eritreia estão no fundo da lista.
E, no grupo dos Estados com o melhor nível de vida, Portugal surge a meio da tabela, atrás da Estónia, Eslovénia, Espanha, Itália ou Reino Unido. Significa isto que, quando o universo se reduz aos países desenvolvidos, os portugueses descem no ranking, como mostra, por exemplo, o mais recente relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE): dos 30 países avaliados no estudo "Taxing Wages 2007-2008", Portugal é o que menos estímulos fiscais oferece às famílias. Na Europa, apenas Espanha e Polónia têm incentivos mais baixos. No extremo oposto, Luxemburgo, Alemanha, França, Bélgica ou Áustria são os Estados onde mais compensa ter filhos.
O estudo analisou a carga fiscal a que estão sujeitas famílias de diferentes composições e rendimentos nos 30 países e conclui que as medidas portuguesas de apoio à natalidade tiveram alcance limitado em comparação com outros estados da OCDE. O governo, porém, contrapôs o relatório com as medidas lançadas nos cinco últimos anos - subsídio para grávidas com baixos rendimentos, abonos de família majorados para os agregados mais numerosos, duplicação do valor dedutível ao IRS, aumento de 20% do abono para famílias monoparentais ou subsídio social de maternidade são apenas algumas das políticas que foram adoptadas com o objectivo de aumentar o número de nascimento.
O primeiro e o último Mas, qualquer que seja o ângulo escolhido para avaliar o ranking dos 160 países avaliados no estudo da organização Save The Children, a Noruega surge sempre como o melhor país do mundo e o Afeganistão como o pior para as mulheres criarem os seus filhos. A distância entre um e outro avalia-se em números. Uma mãe norueguesa tem em média 18 anos de escolaridade e uma esperança de vida até aos 83 anos, sendo que apenas uma em 132 mães corre o risco de perder o seu filho antes dos cinco anos. Uma mãe afegã, por seu turno, tem em média a escolaridade primária, uma esperança de vida de 44 anos e a probabilidade do seu filho morrer antes do 5º aniversário é superior a 25%.
No campeonato dos países em desenvolvimento, Cuba é o que melhor condições oferece para a maternidade, à frente de Israel, Argentina, Uruguai, Costa Rica ou Brasil. A organização no entanto preferiu dar maior ênfase às distâncias entre ricos e pobres para expor as desigualdades que existem no mundo. O estudo aponta vários exemplos e termina com uma comparação entre um país europeu e um africano: "Na Etiópia, apenas 6% dos nascimentos são medicamente assistidos, enquanto que na Noruega todos os nascimentos contam com a presença de profissionais", conclui o relatório."

In Jornal I

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pelos Trilhos da Natureza e do Património
1º Percurso Pedestre
23 Maio 2010, às 9h00
Bucelas
ADAL - Associação Defesa Ambiente de Loures
Telf.: 918835005
E-mail: adaloures@gmail.com
Inscrições até 20 Maio 2010
www.adaloures.org

clicar na imagem para ampliar

In Newslleter ADAL - n.º 2 (5 Maio 2010)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

ELO SOCIAL
Serviços de Carpintaria, Estofamento e Restauro
Av. Dr. Alfredo Bensaúde, 1
1800-423 Lisboa (junto ao Ralis)
Telf. 218540360 Fax. 218540361
2ª a 6ª - 9.00/ 13.00 14.00/17.00
www.elosocial.org

"A Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto, vocacionada para o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental, nos vectores de formação, emprego, apoio ocupacional e apoio residencial, tendo como grande objectivo promover a sua integração social e profissional.

Colegas e Amigos,

A Associação ELO SOCIAL presta diversos serviços, através do Emprego Protegido, a custos reduzidos e de qualidade garantida. Entre eles, têm a Secção de Carpintaria, Estofamento e Restauro.
Sofás e cadeiras que necessitem de ser estofados e consertados podem entregar-lhes esse trabalho com a certeza de que vos irá surpreender quanto à qualidade e preço. Neste momento, por falta de adequada divulgação estão quase sem trabalho - daí estarem a fazer uma promoção na redução do seu preço de tabela até 30%!
Para aqueles que residam na área de Lisboa, eles vão a casa gratuitamente buscar e entregar, como apresentam orçamento para a reparação. Trabalham igualmente para empresas.
Peço que divulguem também esta mensagem junto dos vossos amigos e conhecidos.

Obrigado!"
Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina:
Agricultura intensiva é o Inimigo n.º 1


"O aproveitamento hidroagrícola do Mira abrange cerca de 21% da área terrestre do Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Na última década, os valores de biodiversidade do Parque têm sido progressiva e rapidamente destruídos pelas práticas agrícolas intensivas no Perímetro de Rega do Mira (PRM).

Um estudo científico recente confirma que a agricultura intensiva praticada no PRM tem sido responsável pela destruição de habitats e espécies protegidos. As taxas de desaparecimento de lagoas temporárias (nas quais ocorrem vários habitats e espécies protegidas) entre 1991 e 2009 foram muito elevadas no interior do PRM (57,6%), tendo sido em 2010 registada destruição adicional.
Em 2005, o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) elaborou um relatório sobre os valores de biodiversidade na área do PRM, no âmbito da preparação do Programa Sectorial Agrícola do PRM (PSAM). Este relatório evidencia os valores de conservação, com espécies e habitats únicos no mundo. Os pareceres do ICNB foram ignorados, as suas sugestões de cartografia parcialmente ignoradas, e em 64% da área destinada a agricultura amiga da biodiversidade foi permitida uma agricultura intensiva de regadio.
A proposta de Plano de Ordenamento do PNSACV, em discussão pública, só piora esta situação, assumindo que existe apenas cerca de 1 dezena de lagoas (em vez das 170 referidas no estudo). Além disso, grande parte do PRM vem classificado como Protecção Complementar II (“áreas agrícolas do PRM”) e destina-se à “produção agrícola em regadio”, incluindo estufas para produção intensiva.
A LPN lamenta a insensibilidade ambiental do Ministério da Agricultura e a apatia inaceitável do Ministério do Ambiente. Enviou ao Secretário de Estado do Ambiente um memorando que será enviado à Comissão Europeia, evidenciando a degradação contínua desta área e a destruição progressiva de habitats e espécies protegidos por legislação europeia e internacional.
Como reverter esta situação?
A LPN considera que as medidas mínimas de protecção da biodiversidade na área do PRM devem ser incluir (a) a reclassificação de uma parte substancial do PRM (pelo menos 40%) em categorias de protecção mais elevadas, no ambito da revisão do Plano de Ordenamento do PNSACV; (b) a implementação de um programa agro-ambiental atractivo para os proprietários (revendo a actual ITI), que compense as perdas económicas pelo fim das actividades de agricultura intensiva."

Lisboa, 20 de Abril de 2010
A Direcção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza


In
LPN

terça-feira, 4 de maio de 2010

Número de abortos registados em Portugal aumentou em 2009

"De acordo com um relatório da Direcção Geral da Saúde, o número de interrupções voluntárias da gravidez foi no ano passado de cerca de 19 mil, mais um milhar que no ano anterior.
São elementos conhecidos na altura em que passam dois anos sobre a publicação da lei que legalizou a interrupção voluntária da gravidez.
Os hospitais públicos realizaram quase 70% das intervenções, o sector privado os restantes 30%. Os dados oficiais revelam ainda que uma em cada quinze mulheres realizaram já aborto a pedido pela segunda vez, uma situação que é fortemente criticada por Luís Graça, director do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria.
“É uma situação que lamentamos. A meu ver isto significa uma grandíssima falta de informação sobre os métodos anti-conceptivos, e até uma falta de respeito da mulher pelo seu corpo. Nós aceitamos sempre, como o povo diz, à primeira qualquer cai, à segunda cai quem quer, por isso é aceitável para que se tenha de resolver uma situação de uma gravidez inesperada por as pessoas não estarem a fazer anti-concepção devida. Mas uma segunda, terceira ou até quarta interrupção no mesmo ano, como já aconteceu, significa um desrespeito destas mulheres por si próprias
Luís Graça defende que a lei devia ser alterada para impor o pagamento de taxas moderadoras em casos de aborto, sobretudo nos casos em que as mulheres pedem para interromper uma segunda gravidez.
A Renascença tentou obter esclarecimentos junto do Ministério da Saúde, mas nem a ministra Ana Jorge, nem o Coordenador Nacional da Saúde Reprodutiva Jorge Branco estiveram disponíveis."

In Agência Ecclesia

segunda-feira, 3 de maio de 2010

15ª Corrida Terry Fox Portugal
8 de Maio 2010, 11h
Parque das Nações (Lisboa)

clicar na imagem para ampliar

"Terry Fox era um jovem de 18 anos a quem foi diagnosticado cancro dos ossos e que, após internamento no hospital e contacto diário com o sofrimento de outros jovens igualmente com cancro, decidiu atravessar o Canadá a pé, com o objectivo de angariar fundos para a investigação, tratamento e cura desta doença. Esta sua “corrida” realizada em 1980 ficou conhecida por “Maratona da Esperança”.
Todos podemos ajudar na luta contra o cancro! Venha correr ou andar."

Local da Partida: Parque das Nações (em frente ao Pavilhão de Portugal)
Inscrição: no local, a partir das 9h30
Início da Corrida: 11h00
Valor da Inscrição (donativo à Liga Portuguesa Contra o Cancro): 5 euros (com oferta de T-Shirt)

Para mais informações contactar:
Embaixada do Canadá - Telf: 213164600
Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS) - Telf: 217264099
Xistarca - Telf: 213616160

In Liga Portuguesa Contra o Cancro

domingo, 2 de maio de 2010

As imagens da semana

Fomos à Feira do Livro de Lisboa (no dia 1 de Maio), no Parque Eduardo VII, e gostei das novas alterações efectuados no recinto e nos stands.
Os livros estão mais próximos das pessoas, existe mais espaço entre os stands, mais locais de descanso, com quiosques de comidas/bebidas diversos, mais limpeza e simpatia.
Mais, Melhor e Muito Interessante!
A minha única compra foi um livro lindíssimo e muito desejado, a um preço fenomenal de 8 euros (o habitual é 22,00 euros): Sementes de Cabanas e, finalmente, provamos os Cupcakes (são bons, mas nada de impressionante...).
Uma Feira a não perder!
Boa semana.